segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Jayme Piva comenta sobre Idiossincrasias Amalgamadas

0 comentários
"Caro amigo. Acabei de terminar a leitura de festejada obra Idiossincrasias Amalgamadas. Nela, são se sabe o que mais apreciar: textos belíssimos, subdivididos em capítulos bem ordenados, abarcando um universo existencial calcado nas tuas vivências do cotidiano. Destaques para O Romantismo das Noites de Inverno, Flores de Ipês, O Locutor e O Guri, e tantos outros textos que colocam a nu a sensibilidade de uma alma poética encantada pelos meandros e sinuosidades da vida. Abraço de parabéns!"

Obrigado pela leitura e apreciação, querido amigo Jayme.

Gravidade

1 comentários

Que filme fenomenal. Aliás, que filme que nada. Me senti lá, no espaço, vendo a imensidão do planeta Terra, acompanhando de perto a missão da doutora Ryan Stone, intensamente interpretada pela Sandra Bullock. Senti cada momento de aflição, de terror e fiquei sem ar, apavorado com a morte respirando no espaço infinito. Não. Isso aqui não é um filme. É um documentário. Ou uma transmissão ao vivo, de algo real, que está acontecendo de verdade. É indescritível, aterrorizante, emocionante, apoteótico, fantástico. Pra mim, O MELHOR FILME de 2013.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Santiago tem Livraria!

0 comentários
Sim, a nossa cidade tem uma ótima livraria. A Inove, que fica na rua Bento Gonçalves, nº 1974. Fone 3251-6987.. É super diversificada, muito bem atendida, um lugar muito aconchegante e de boas vibrações.

Perdi as contas de tantos livros bons já comprei por lá e sempre recomendo muito aos amigos para que visitem, conheçam e se deixem envolver pelo maravilhoso mundo da leitura.

Neste sábado, a partir das 14h, estarei lá na Inove autografando meus livros e, para quem quiser, dar alguma dica, indicando leituras gostosas. Lá na Inove tem livros muito bons a partir de 10 reais, além dos lançamentos que estão badaladíssimos.

Livro é um presente sempre inteligente. Passe lá na Inove e deixe que um bom livro o escolha e leia você.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Vídeo: uma fala sobre leitura e cultura

0 comentários

Na última quinta, 05 de dezembro, estive participando da programação de aniversário do Centro Cultural de Santiago, autografando dois de meus livros, O Clube dos Monstros e 10 Segundos. Foram momentos muito bons, onde conversei com alguns amigos que lá estiveram. Acima, um vídeo gravado pelo Éder Alves, que mostra a minha fala no evento.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Minhas leituras...

1 comentários
Terminei de ler há poucos dias os livros O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman e Em Chamas, de Suzanne Collins. Agora, estou mergulhado nos contos fantásticos de Stephen King em Tudo É Eventual, alternando com a leitura de Ovelhas Negras, de Caio Fernando Abreu. Minhas próximas leituras são A Ciência da Burrice, de Jayme Piva e, em seguida, retomo a leitura de Máquinas que Pensam, coletânea de contos de ficção científica organizada por Isaac Azimov (do qual só li o conto do Azimov, que adoro de paixão, dos outros autores ainda não). Termino nos próximos dias e antes do final do ano quero ler ainda Jogo Perigoso, do Stephen King e Poesia, de Froilam Oliveira e Erilaine Perez; Bemquerer dos Adondes, de Tadeu Martins e ao menos iniciar Orgulho e Preconceito, da Jane Austen ou Morte Súbita, da J.K Rowling.. Vou lendo de dois, alternadamente, mesmo que um livro não tenha a ver com o outro, mas ajuda a memória a trabalhar e a se localizar dentro dos gêneros.

Antes do final do ano, publicarei minha lista de leituras e de filmes assistidos em 2013.

Na Feira do Livro de São Luiz...

0 comentários
A Selina e eu, na livraria Magia das Letras.

Na sexta e no sábado últimos estive em São Luiz Gonzaga, onde acontecia a 37ª Feira do Livro da cidade. Foi um momento muito bacana para estar em contato com livros e com leitores, ambiente ideal para ampliar os círculos de amizade. Pude conhecer de perto a variadíssima livraria Magia das Letras, da dinâmica Rose Della Flora, e passear pela cidade missioneira, que muitas vezes visitei quando criança, desfrutando da hospitalidade da querida tia Maria, da prima Irene Gomes e demais familiares. Gosto muito de São Luiz e esse novo contato cultural me levará a estar por lá mais vezes.

 Com a Rose, visitando o estande da Magia das Letras, na Feira do Livro.
Clube dos Monstros entre os lançamentos da Feira.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Uma pequena grande leitora...

0 comentários
Não exagero quando digo que a Selina, que está com um ano e dois meses, já é uma leitora voraz. Ela senta com seus livros e os folheia com o mesmo gosto com que brinca com seus ursinhos e bonecas. Encanta-se com cada página, sorri, aponta, mostra alguma coisa, viaja na sua imaginação. Desde os sete meses dela, quando adquiriu firmeza corporal e dedica maior atenção às coisas que lhe são mostradas, a Tainã e eu passamos a lhe apresentar livros infantis. 

Colocamos ela no colo, lemos as histórias, cantarolamos, nos divertimos e a deixamos manusear os livros. Inicialmente, os de página grossa para que não houvesse o perigo de rasgar as páginas, devido a coordenação motora em seus estágios iniciais. Hoje em dia, já manuseia livros de "página fina" e os folheia delicadamente. Se, por acaso, "comete" algum rasgo não é por gosto e, sim, pela falta de jeito.

Mas a Selina já tem sua pequena biblioteca, de uns 10 livros ou mais. E os aprecia verdadeiramente, até mesmo porque sempre nos vê, a Tainã e eu, lendo alguma coisa. Creio que o incentivo para gostar de ler se dá desde esses primeiros momentos da vida. Gostar de ler está muito ligado a fazer disso algo prazeroso, lúdico, transformador.


Voltar à página inicial.

Lançamento em dose dupla

0 comentários
Nesta quinta-feira, 05 de dezembro, às 20h, dentro da programação de aniversário do Centro Cultural de Santiago, em seus 26 anos, acontecerá um coquetel com lançamento de meus livros "O Clube dos Monstros" (infantil) e "10 Segundos" (contos). Um pouco sobre eles:

O Clube dos Monstros 
Conta a história de um grupo, formado por um vampiro, um lobisomem, um Fantasma e outros seres assustadores, que resolvem se unir para fazer a humanidade ter muito medo deles. Acontece que na época atual, os medos que as pessoas sentem são outros. Um livro para crianças de 07 a 12 anos engraçado, lúdico, envolvendo e com uma mensagem que vai encantar crianças e adultos. Esse é baseado numa peça de teatro que escrevi aos 16 anos e que foi transformado num livro. Tive a sorte dele ter sido um dos mais autografados da última Feira do Livro de Santiago

10 Segundos
É um livro que reúne 37 contos, que atravessam uma variedade de temas, incluindo contos românticos, eróticos, insólitos, engraçados, tristes, monótonos, irônicos, com abordagem irônica, humorada ou dramática, variando de acordo com cada segmento. Em verdade, estou relançando este livro, em sua terceira edição. Originalmente, foi lançado na Feira do Livro de Santiago em 2010 e na de Santa Maria em 2012. Mas como eu considero "meu melhor" livro, estou relançando ele. Até porque nunca tinha feito uma recepção aos amigos, a não ser em feiras.

Pois bem, na sexta, estarei participando da programação da 37ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga, que acontece na praça da Matriz.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bate-papo literário e lançamentos de livros

0 comentários

Na semana passada estive na cidade de Jaguari, conversando com alunos das escolas municipais São José e Antonieta Reguelin, abordando sobre a importância da leitura na construção do conhecimento, do despertar da inteligência. Foram momentos muito bacanas, proporcionados através da secretária de Cultura, Elimar Frasson. Nesta quinta-feira, 05, às 20h, estarei autografando os livros O Clube dos Monstros e 10 Segundos, dentro da programação de aniversário do Centro Cultural de Santiago. (Convidado aos amigos para se fazerem presentes e degustarem um delicioso coquetel). Já na sexta-feira, 06, estará em São Luiz Gonzaga autografando livros dentro da programação da 37ª Feira do Livro, que acontecerá na praça central. Minha participação se dará junto ao estande da livraria Magia das Letras.