quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Moonrise Kingdom

0 comentários
Doce e melancólico, Moonrise Kingdom apresenta personagens que parecem habitar o mesmo mundo de Os Excêntricos Tenembauns, obra-prima dirigida pelo mesmo Wes Anderson. Um cineasta autêntico, que criou o seu estilo único de compor imagens pitorescas, com ambientações que parecem complementar os saborosos diálogos. A tocante história acompanha duas crianças tidas como "estranhas" por familiares e colegas, que fogem para ficar juntas. Inicia-se uma pequena e inocente aventura que envolve e emociona neste despretensioso (mas majestoso) retrato do princípio da adolescência.


Country Strong

0 comentários

Em Country Strong (batizado de Onde o Amor Está), a atriz Gwyneth Paltrow interpreta Kelly Carter, uma talentosa cantora e compositora de música country que está tentando retomar o rumo de sua carreira, outrora de muito sucesso, mas que foi arranhada por problemas recentes. Especialmente, por causa de seu alcoolismo e os traumas que surgem por causa disso. Sua carreira é dirigida de maneira firme por seu marido ( Tim McGraw), mais focado nos negócios do que no afeto, deixando essa parte ser cumprida por um parceiro musical (e sexual) de sua mulher, encarnado por Garrett Hedlund. 

Fecha o quarteto uma jovem - e inicialmente desajeitada- cantora, vivida por Leighton Meester, que combina ambição, meiguice e tem um talento latente, o que desperta o ciúme de Kelly. A inicial sensação de "já vi esse filme", vai sendo disseminada pelo elenco cativante e pela excelente trilha sonora, fazendo a história tomar rumos inesperados. Ao final, Country Strong acaba sendo um filme do tipo "Sessão da Tarde". Mas no bom sentido.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Artemágika apresentará "Sacrilégio"

0 comentários
O grupo de teatro Artemágika vai comemorar os seus 25 anos em cima do palco. E o público santiaguense é convidado a assistir à montagem da peça “Sacrilégio”, no próxima sexta, 30 de agosto, às 20h30, no Centro Cultural. O texto e a direção é de Renato Polga e o elenco traz os talentosos Adriana Pizoloto, Dilnei Chagas e Luciele Bonoto.

Voltar à página inicial.

As vantagens de ser Invisível

0 comentários
Li o livro e vi o filme. E não vou comparar um com o outro, porque evidentemente uma adaptação cinematográfica de uma obra literária sempre toma rumos diferentes por questões práticas. O único pecado porém que aponto é que no livro a música é um elemento muito mais presente do que no filme, que acaba por também não dar a devida importância para um certo trauma do personagem principal, o que acaba por não impactar tanto o espectador quanto o livro faz com o leitor. Mas, considerando que o diretor do filme é o próprio autor, Stephen Chbosky, respeita-se, pois, as suas decisões. o trio principal está muito bem em seus papeis. E, por isso mesmo, a personagem de Emma Watson merecia ter ganhado maior importância. Como cinema, As Vantagens de Ser Invisível mostra um universo adolescente crível e bem distante daquelas comédias besteirol que só mostram um bando de descerebrados. Aqui, o nível é outro e dialoga com a universalidade. Gostei, com 4 estrelinhas.

Leia mais resenhas de filmes

Voltar à página inicial do blog

19 cantoras numa só

0 comentários

Perdi as contas de quantas vezes assisti ao vídeo acima. Mostra uma parte do show da cantora e atriz Christina Bianco em que ela interpreta a canção Total Eclipse of the Heart, que ficou famosa na voz de Bonnie Tyler. Mas Christina comenta que é uma pena que uma canção tão bonita não tenha ganhado outras versões e, assim, mostra no palco como seria Total Eclipse of the Heart na voz de estrelas da música como Adele, Cher, Alanis Morissete, Shakira, Britney Spears, Norah Jones, Barbra Streisand, Christina Aguilera, Celine Dion, Edith Piaf e outras. Imitando os trejeitos e o mesmo timbre de voz de 19 divas, Christina Bianco mostra muito talento, versatilidade e bom humor. Impossível não rir, sorrir e procurar a original de Total Eclipse of The Heart no playlist.

Voltar à página inicial do blog.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Oblivion

0 comentários

Pegando emprestado os acordes da trilha sonora de Tron: O Legado e algumas ideias de vários outros filmes e livros de ficção científica, o diretor Joseph Kosinski constrói o seu novo filme com esmero na produção, bons efeitos especiais e um Tom Cruise sempre disposto a dedicar o seu melhor na construção de mais um "Jack" em sua carreira. Apesar de ser simples, o roteiro fica jogando ruminando pedaços aqui e ali, que podem passar despercebidos justamente por causa da ação, criando uma certa confusão ao espalhar tantas ideias. Mas Oblivion desenvolve-se com bom ritmo bem e segura-se como espetáculo.

Homem de Ferro 3

0 comentários
Na próxima semana chega às locadoras Homem de Ferro 3. E não se engane com o título. Na verdade, o filme é muito mais de Tony Stark do que do Homem de Ferro. O gênio, bilionário e filantropo interpretado por Robert Downey Jr chega em sua terceira parte no cinema, consagrado por ter inaugurado a Era Marvel nos cinemas, que resultou em sete filmes que, somados, arrecadaram mais de 4 bilhões nas bilheterias mundiais. Homem de Ferro 3 tem muito mais história do que o segundo filme. É envolvente, é divertido e surpreende em alguns momentos. 

As cenas de ação são muito boas, os diálogos são precisos e o elenco é excepcional. No entanto, acaba também decepcionando em alguns pontos, especialmente no tocante à expectativa que se tinha com relação ao vilão e ao uso da saga Extremis, uma das mais marcantes nos quadrinhos, mas que em sua versão cinematógrafica perde a força e deixa brechas. O primeiro filme era nota 10. O segundo mereceu um 7 e esse fica no meio caminho: nota 8.

...E Tony Stark voltará em Vingadores 2 e 3.


Leia mais resenhas de filmes.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Somos tão jovens

0 comentários
No mesmo ano, o cantor e compositor Renato Russo ganhou duas homenagens em forma de cinema. O primeiro a ser lançado e que já está nas locadoras é o Somos Tão Jovens, que conta o início da história artística da vida do cantor, mostrando suas primeiras performances no palco, com a banda Aborto Elétrico e dando início a Legião Urbana. O segundo filme é Faroeste Caboclo, inspirado numa famosa canção escrita por Renato em 1979, que a interpretou em alguns shows solo, mas que só foi lançada oficialmente em 1987 como parte do disco  "Que País é Este?", da Legião Urbana. Ainda não vi esse e estou curioso. Mas posso falar sobre o "Somos Tão Jovens".

Pontos bons do filme: o esforço do ator Thiago Mendonça em emular o Renato Russo em suas falas e trejeitos, a competente direção de arte, que recriou com esmero a Brasília do final dos anos 1970 e início dos anos 1980 e a excelente trilha sonora, claro.

Pontos ruins: roteiro travado, diálogos pouco inspirados que buscam alguma inteligência ao evidenciar trechos de canções da Legião Urbana, atores que interpretam como se estivessem numa peça de teatro (cinema é outra linguagem, não?), direção careta (que evita focar em pontos polêmicos) e enquadra como se estivesse filmando pra TV, construções de personagem pouco verossímeis e um ritmo acelerado que não se explica (o roteiro parece ter pressa para...chegar em lugar algum. Quando chega, termina). 

Sabe aquele episódio daquela programa da Globo, o Por Toda a Minha Vida, que falou do Renato Russo? Foi bem mais emocionante do que este burocrático Somos tão Jovens. A impressão que dá é que o roteiro
foi construído a partir da Wikipedia...

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Thedy Corrêa na Feira do Livro de Santiago

0 comentários
O músico e escritor Thedy Corrêa, vocalista da banda Nenhum de Nós, será um dos participantes da 15ª Feira do Livro. Considerada como a grande festa local à literatura, a feira será de 24 a 27 de outubro em frente da Estação do Conhecimento. Além dele, outros famosos que marcarão presença são Jane Tutikian, Léia Cassol, Claudio Levitan, Paulo Bocca e Alcy Cheuich. As livrarias confirmadas são Colisa, Cultura na Estrada, Nobel, Distribuidora de Livros Santa Rita, Livraria Planeta Livros, Santa Rosa, Livraria da Seicho-no-ie; Livraria Santiago, Sebo, Livraria da União Espírita, Livraria Católica, Inove e a Casa do Poeta. Neste ano, o patrono da Feira do Livro é o escritor Froilan Oliveira e o lema do evento é "Ler: Um Passaporte para a Sabedoria".

Voltar à página inicial do blog.

Livro de santiaguense é indicado no Faustão

0 comentários

No último domingo, o livro Millôres Dias Virão foi apresentado com dica de leitura pelo apresentador Faustão, durante o seu programa na Globo. "Esse livro é fantástico. De Breno Serafini, Millôres Dias Virão, uma homenagem ao inesquecível humorista, jornalista Millor Fernandes que deixou uma obra inestimável", disse o apresentador mostrando a capa do livro aos telespectadores. Millôres Dias Virão faz um estudo sobre parte da produção literária de Millôr Fernandes, especialmente no período em que ele foi colunista da revista Istoé, analisando também fatos da vida do artista e relacionando ao período histórico e a coragem que Millôr tinha de enfrentar quaisquer sistemas de amarras do pensamento. O livro foi lançado há poucos meses em Santiago durante o Fórum de Literatura, promovido pela Casa do Poeta e tornará a ser levado ao público na 15ª Feira do Livro, em outubro. Está à venda na livraria Inove, que fica na Bento Gonçalves, 1974. Fone 3251-6987.

Confira o vídeo do livro sendo indicado pelo Faustão

Voltar à página inicial do blog.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pelo sim, pelo não...

0 comentários
Com tanta coisa acontecendo no Brasil, a polêmica do momento é quanto a (não) depilação da atriz Nanda Costa no ensaio para a Playboy. Vale a pena opinar a respeito?? Sim! Vale!

Corajosa, a moça ousou enfrentar os ditames das clínicas estéticas e expôs a sua feminilidade in natura. E mostrou que é linda e tem personalidade. Vi as fotos e ficaram lindas. Polêmicas à parte, pelo sim, pelo não, sou a favor do “pelo sim”. Até porque dá uma personalidade pra...

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Espero ser merecedor...

1 comentários
Recebi o título do presidente da Câmara, Sandro Palma.

Tive a oportunidade de viver momentos especiais durante a sessão solene de 129 anos da Câmara de Vereadores, que fez a entrega de títulos de Cidadania e Benemerência. Fui um dos três indicados para receber a láurea de Cidadão Benemérito, pelo fato de estar ligado aos movimentos culturais de nossa cidade e ser um dentre tantos "agitadores". Em verdade, desde os meus 15 anos eu habito o Centro Cultural, sou rato de livrarias e bancas de revista, grilo em fóruns de literatura, morcego de teatros e cinemas e cachorro em procissões, feiras de livro e eventos assemelhados. 

No quesito relacionamento social, sou uma china mesmo e me dou com todo mundo e gosto de todo mundo até de quem não gosta de mim. E se eu chego a não gostar de alguém é por 5 minutos e depois fica tudo bem. 

Agradeço às manifestações recebidas lá na Câmara, na rua, via telefone, e-mails, Facebook, mensagens de fumaça etc. (PS: Froilam, fiquei elevadamente emocionado com a sua postagem. Muito obrigado). Espero ser merecedor de tantos afagos.

Não sou de falar de mim, até porque não sou um só. O pouco que sou é a soma do muito que aprendo com as pessoas que tenho o privilégio de conviver, como o Sidnei Garcia, o Jones Diniz, o João Lemes, a Sandra Siqueira, a Fátima Friedriczewski, a Tainã, a Lígia Rosso, a Augusta Velasco, o Chico Diello, a Enadir Vielmo, o Vanderlei Mchado, o Éldrio, o Davi Damian, o Rodrigo Neres, o Giovani Pasini, o Oracy Dornelles, o Breno Serafini, o PC Cipolatti, o Marcus Manzoni, enfim, muitos e muitos amigos, alguns perto, outros longe dos olhos e perto do coração. E minha honra reside nisso e, principalmente, por ter nascido em Santiago. Ser santiaguense é, senão, a qualidade maior que tenho.


Voltar à página inicial

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Para votar pela Cultura e Educação:

0 comentários

Amigos, tenho a certeza de que a Cultura e a Escola Técnica estão pontuando bastante na votação do Sistema Estadual da Participação Popular e Cidadã 2013. A todos que atenderam os nossos pedidos via Facebook e ajudaram a divulgar, muito obrigado.

Mas a campanha segue: nesta quarta-feira, 07, ainda dá para votar pelo site http://participa.rs.gov.br/ e também haverá urnas por toda a Santiago. (confira o modelo)

Entre as demandas que você escolher para sua cidade e região, aposte também na Cultura e Educação, instrumentos transformadores da sociedade.

Voltar à página inicial

Hora de ajudar a Cultura e Educação

0 comentários

Amigos, peço a licença para fazer essa divulgação e pedido: nesta terça-feira, 06 de agosto, inicia a votação da Participação Popular e Cidadã. Peço aos amigos que, dentre as prioridades a serem votadas, ajude a eleger a CULTURA e a ESCOLA TÉCNICA, para que recebam mais investimentos estaduais e o município cresça nessas áreas, fundamentais para a evolução de uma sociedade.

Acesse o site www.participa.rs.gov.br e ajude a votar nas demandas CULTURA e INCLUSÃO DIGITAL e EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TÉCNICA. A votação se estende até quarta-feira, 07 de agosto. Ajude!


Voltar à página inicial

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Santiago terá um hospital veterinário

0 comentários
Neste espaço costumeiramente abordo questões mais ligadas a ações culturais. Hoje o assunto é sobre algo muito importante para Santiago e que é também uma questão de cultura, de consciência. Trata-se da construção de um Hospital Veterinário no Centro de Zoonose de Santiago, popular Canil. Um sonho? Que nada. O pessoal da Associação de Conservação de Proteção dos Animais (ACPA) já conseguiu quase tudo o que é necessário: os equipamentos veterinários e também muito do material de construção (com exceção de fios, telhas e madeiras), graças ao apoio do Juizado Criminal de Santiago, que liberou dinheiro suficiente para o projeto. 

Veja só a planta do futuro hospital veterinário





Então, o que falta? 
Conforme a presidente da ACPA, Fátima Friedriczewiski, para que a planta (criada pelo curso de Arquitetura da URI) se transforme em algo material o que precisa é da mão-de-obra. Para tentar conseguir isso, a entidade está pedindo o apoio dos quarteis (sabendo do comprometimento comunitário do general Valério Stumpf), das associações comunitárias, construtoras, prefeitura, enfim.

É muito importante que essa obra seja feita, pois trará grandes benefícios para a cidade. Primeiro, na questão da saúde pública. Pois o canil abriga mais de 200 animais sem dono (imagine se eles estivessem soltos nas ruas), que recebem tratamento veterinário dedicadíssimo, a cargo da doutora Eva Müller. E, segundo, imagine que Santiago se tornará das poucas cidades do interior do Estado a ter um Hospital Veterinário. E isso abre muitas possibilidades de futuro. Sabendo do envolvimento da URI no projeto, é bem possível imaginar...

Apoiadores
A ACPA agradece o apoio de vários de seus apoiadores, entre tantos, o Restaurante do Mário (na figura da empresária Elisabete Walter, a Beca), a Cerâmica Vielmo, o curso de Arquitetura da URI, o Fórum de Santiago, a Vara Federal, Ieda Pinto, Eloísa Ferreira Martins Gomes, Alair Cassol. Interessados em ajudar podem ligar para o fone 3251 2445.

Voltar à página inicial.