quinta-feira, 25 de julho de 2013

Para os gringos aprenderem o "brazilian way"

0 comentários
Depois de conviver 15 anos no Brasil, o americano Steve Luttmann se sentiu em condições de divulgar o nosso modo de vida pelo mundo afora. E aproveitando que a gente está com a bola toda (e não só por causa da Copa), ele lançou nos Estados Unidos um livro chamado How to be a Brazilian (Como ser um Brasileiro). O autor revela desde hábitos exclusivos dos brasileiros, gírias e até receitas culinárias.

Ensina como os brasileiros paqueram, reúnem os amigos, fazem churrasco ou feijoada, enfim, ele desvenda a nossa cultura. "Fiz um guia prático e divertido para ajudar os estrangeiros a entenderem o jeitinho brasileiro e conhecer mais desse país, que está conquistando os corações do mundo. Morando em Nova York sinto uma falta enorme do Brasil que nem sei definir", disse Luttmann. 

Isso se chama saudade, my friend...


Voltar à página inicial.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Vem aí "77", o novo livro do Pasini

0 comentários
O escritor Giovani Pasini vai lançar o livro “77”, que é o número de crônicas e contos seus publicados no jornal Expresso Ilustrado, onde assina uma coluna. Em Santiago, o lançamento de sua oitava obra literária será na Estação do Conhecimento, no dia 16 de agosto, às 19h. Apoio da SMEC, Cilan e Casa do Poeta Brasileiro (Poebras). Depois disso, Pasini deverá lançar “77” na Feira do Livro, que acontecerá de 24 a 27 de outubro.

Voltar à página inicial.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Homem de Aço é um filmaço. Mas com ressalvas...

0 comentários
O primeiro filme que vi na TV em minha vida foi Superman, o clássico dirigido por Richard Donner, uma vez que passou na TV. De lá para cá, vi o filme umas 20 vezes e sempre acho emocionante aquela que foi a cena que me marcou lá na infância: a Lois despencando do alto de um prédio, onde o helicóptero em que ela estava havia ficado preso. Poucos segundos antes, um homem de óculos e chapeu abria caminho em meio à multidão de curiosos na calçada para se transformar no Superman. E, embalado pela trilha de John Willians desafia as leis da gravidade, tomando a repórter nos braços vários metros acima do solo. "Você me salvou! Mas...quem salvará você?", diz ela incapaz de acreditar num homem que pode voar. Antes de alcançar o topo do prédio, o Super abaralha outra coisa despencando: o helicóptero que estava preso num cabo e atingiria a multidão, não fosse ele capaz de dar conta do recado. Uau, que cena!


*******
(Comentários sem spoilers)

E eis que há poucos dias assisti no cinema do Royal, o filme "O Homem de Aço", a sexta aparição do Superman nos cinemas, agora numa nova roupagem, menos na linha aventuresca e mais como ficção científica. Gostei bastante do primeiro ato da película, que mostra mais de Krypton do que já tinha sido mostrado no cinema, ainda que se inspirando bastante nas clássicas cenas de Marlom Brando. Os roteiristas se basearam em ótimas HQs para construir um roteiro coeso, ainda que com algumas soluções apressadas ao longo da história. Aplaudi a decisão de, assim como na saga O Legado das Estrelas (das HQs), existe um impacto mundial quando se descobre que existe vida em outros planetas e que ela está representada no Superman, que é visto como desconfiança e não como um salvador. O segundo ato apresenta essa ideia que é muito bacana, mas não chega a ser melhor desenvolvida, o que é uma pena. Essa ideia merece ser melhor explorada nas continuações. (Já foi noticiado que o segundo filme terá a presença do Batman, inclusive. Estreia em 2015).


Gostei do estilo realista, da filmagem com cara de filme independente em alguns momentos.Os flashbacks foram filmados com muito capricho e talento, mas editados de forma intrusiva em alguns momentos, quebrando o ritmo. O roteirista David Goyer faz um bom trabalho de construção de roteiro, mas continua cometendo o pecado de criar diálogos expositivos (e repetitivos) e também forçou a barra nas referências religiosas, que poderiam ter sido mais sutis. 

Tem algumas soluções aceleradas que poderiam ter ganhado uma explicação melhor, caso o terceiro ato do filme não ficasse tão centrado nas cenas de destruição. O elenco está muito bem em seus papéis, em especial Kevin Costner e Russel Crowe. O novo Superman, interpretado por Henry Cavill, ficou ótimo, assim como a Lois Lane, de Amy Adams. 

O Homem de Aço é inegavelente um bom filme, mas que apesar de suas qualidades técnicas, mesmo com todo seu aparato de superprodução e as mentes criativas envolvidas não foi capaz de criar uma daquelas cenas icônicas, diginas de figurar na história do cinema. Ou, pelo menos, na mente de uma criança de cinco anos.

Voltar à página inicial.

Cientistas criam o cérebro para robôs

0 comentários
Uma equipe de cientistas suiços criou microprocessadores que imitam o funcionamento do cérebro por meio de circuitos eletrônicos, capazes de processar informação em tempo real. Os chips poderão ser inseridos na fabricação de robôs, permitindo que tenham autonomia para se comunicar e agir, sem serem teleguiados para tal. 

O que acho surpreendente é que se você ler alguns dos livros do escritor Isaac Azimov, escritos lá pelas décadas de 1940 ou 1950, verá o quanto ele foi visionário, prevendo muitas das tecnologias hoje existentes e que ainda estão para surgir, na área da robótica.  Poucos cientistas do passado conseguiram ter uma visão tão clara e lógica dessa evolução quanto ele. Em livros seus das décadas de 1940 e 1950 previu muito da sociedade atual e coisas que ainda estão para acontecer, mas que começam a ser (r) evolucionadas desde já. Ainda não leu nada dele? 

Recomendo: A Relatividade do Erro, Histórias de Robôs, O Homem Bicentenário, Eu Robô e, claro, a trilogia Fundação. Já li e tenho alguns, quero mais!

Voltar à página inicial.

Veja só: os Hobbits existiram!

0 comentários
Quem leu os livros O Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis (que também viraram filmes de sucesso), sabe o quanto o autor J.R.R.Tolkien pesquisava profundamente sobre culturas antigas. E pra quem achava que os Hobbits eram criaturas nascidas da fértil imaginação do escritor, veja só a descoberta: eles existiram há 17 mil anos. Eram homens pequenos, com crânios maiores do que a humanidade atual, remanescentes da espécie do gênero Homo floresiensis. O estudo surgiu a partir de fósseis de crânio encontrados numa caverna numa ilha da Indonésia. O Tolkien sabia das coisas...

Voltar à página inicial.

A Terra vista de Saturno

0 comentários
A Nasa divulgou essa foto que mostra a nossa casa, a Terra, vista de perto do planeta Saturno (note os anéis, que são formados por poeira, água congelada e rochas). O registro inédito, captado por satélite, só foi possível porque o Sol estava bloqueado por Saturno, o que permitiu que se visualizasse a Terra, um pontinho perdido no meio da Galáxia. Assim como os nossos egos e problemas...

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Arlete Gudolle Lopes lançará seu livro

3 comentários
O Inquietante Perfume de Cravos é o nome do primeiro livro da professora Arlete Gudolle Lopes e será lançado no dia 03 de agosto, às 19h, no Centro Cultural. Apesar de ser a sua estreia como autora de um livro, Arlete já é uma veterana no universo das letras, uma excelente poetisia e uma exímia contadora de histórias. E é sua faceta como contista que está evidenciada em O Inquietante Perfume de Cravos, que reúne vários contos de amor e vida. Recebi, com muito gosto, o convite para ir ao lançamento.

Voltar à página inicial.

Um livro simples e arrebatador...

0 comentários
Tô nas últimas páginas e quase me despedindo de A Culpa é das Estrelas, de  John Green. É um livro sensível que narra o romance de dois adolescentes que se conhecem e se apaixonam em um Grupo de Apoio para Jovens com Câncer: Hazel, uma garota de 16 anos que sobrevive graças a uma droga que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de 17, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para um osteosarcoma. Ambos são inteligentes, questionadores e que enfrentam a tudo com senso de humor e altas doses de filosofia. É um livro inspirador e arrebatador, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. Se interessou? Em Santiago, você encontra na Livraria Inove. Que fica na Bento Gonçalves, 1974. Fone 3251-6987.

Voltar à página inicial.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Melhores Diálogos de filmes (5)

0 comentários
- Existem outras pessoas no universo?
- Boa pergunta.
- O que você acha?
- Eu não sei.
- O mais importante é vocês buscarem suas próprias respostas. Mas te digo uma coisa sobre o universo:
...é um lugar muito grande...maior do que qualquer coisa...que qualquer um
possa sonhar. Portanto, se só nós existíssemos...
...seria um tremendo
desperdício de espaço.

******
Contato, com Jodie Foster



Outros diálogos

Voltar à página inicial.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Bons hábitos alimentares desde cedo...

1 comentários
Toda a responsabilidade sobre os bons hábitos de uma criança recaem sobre os pais. Seja na questão da educação, seja na alimentação. A Selina, por exemplo, aos 10 meses está longe de conhecer o que açúcar, sal, salgadinhos, doces etc. Mas já sabe muito bem o que é brócolis, kiwi, couve-flor e várias outros legumes, hortaliças e frutas. E ela adora. Duvida? Veja o vídeo.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

What wonderful universe...

0 comentários
Mais um feito histórico para a Ciência: o telescópio Hubble registrou, pela primeira vez, a verdadeira cor do exoplaneta HD 189733b, que fica na órbita de uma estrela distante de nosso Sol. O planeta tem a cor azul cobalto e até parece com a Terra, vista do espaço. A diferença é que a temperatura por lá é de 1000 ºC e chove vidro em partículas, carregadas por ventos de 7 mil km por hora, o que dá essa coloração azulada. Esse planeta fica numa distância de 63 anos-luz da Terra.

sábado, 6 de julho de 2013

Santiago lançou o seu novo livro

1 comentários
 Não sei se o cartunista Neltair Abreu, o Santiago, é fã do lendário Will Eisner. Mas aquilo que o criador do Spirit fez em Ao Coração da Tempestade, sua autobiografia em quadrinhos, Santiago o faz também brilhantemente em Causos do Santiago. Claro que no trabalho de Eisner imperam os traços realistas e um tom dramático, que combina com a história, com muito drama e superação, mostrando os horrores da II Guerra e outras transformações sociais.

Já em seu novo livro, Santiago recorda o passado com altíssimas doses de humor, ironia, crítica e saudosismo. E seu traço é no seu estilo cartunesco e de linhas rápidas e elegantes. 

Causos do Santiago foi lançado na manhã deste sábado na Estação do Conhecimento (outrora Estação de Trem) em Santiago, cidade-natal do cartunista Neltair Rebés Abreu, da qual ele tomou o nome emprestado. Em troca, o Santiago artista deu à Santiago, a cidade, reconhecimento nacional e internacional. Fez trabalhos para grandes jornais, revistas, publicou livros em diversas grandes editoras e foi vencedor de prêmios no Canadá, na Bulgária, no Japão e em outros rincões.

Como o bom filho à casa torna, volta e meia, o Neltair toma o rumo da BR-287 para chegar à sua Santiago, para rever seus familiares, amigos e relembrar as histórias. E boa parte delas, está representada em seu novo livro, onde retratou causos de personagens folclóricos com quem conviveu, conheceu ou ouviu falar, além de retratar momentos históricos para a cidade, muitos dos quais, acompanhou. O livro deste desenhista-escritor não se prendem a um espaço-tempo determinado, pois ele trata de muitos temas universais. E a graça contidas neles.

E se Causos de Santiago me fez enxergar familiares com Ao Coração da Tempestade, não é só pelo fato de também ser um livro de memórias, autobiográfico. Mas porque ambos são trabalhos de gênios.
Neltair Rebés Abreu, o cartunista Santiago.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Conheça o blog Equipe HQG

0 comentários
Pra quem gosta de histórias em quadrinhos, cinema e séries de TV, a boa pedida é acompanhar o blog Equipe HQG. Diariamente, atualizado com notícias do universo pop e artigos analisando os últimos lançamentos. O blog é uma iniciativa do Gelson Weschenfelder e do Fábio Martins.

Para acessar, clique na imagem acima. Ou aqui mesmo...

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Google Kafkaniano

0 comentários
Para quem acessou o Google hoje e estranhou o desenho acima, trata-se de uma homenagem a uma das mentes mais criativas da literatura: o alemão Franz Kafka, pela passagem dos 130 anos de seu nascimento. Kafka nasceu em 03 de julho de 1883 e morreu em 1924, aos 41 anos. O "Doodle" acima faz referência a mais conhecida obra de Kafka, que é "A Metamorfose", sobre um sujeito que se transforma numa barata. Ele também é autor de "O Processo" e "Carta ao Pai" (que tenho em minha pequena biblioteca). Vale muito a pena ler e se surpreender. Se você mora em minha cidade, procure a Livraria Inove, que fica na Bento Gonçalves, 1974. Fone 3251-6897.


Santiago em Santiago

2 comentários
A Estação do Conhecimento foi o local escolhido pelo cartunista Neltair Abreu, mais conhecido como Santiago, para lançar o seu novo livro. Causos do Santiago é um álbum com histórias em quadrinhos autobiográficas que tomam emprestados cenários, lendas, histórias e personagens que marcaram a cidade e a vida do cartunista. O lançamento do novo livro será neste sábado, dia 06, às 10 da manhã. O livro está saindo pela editora Zarabatana Books.

De maneira alguma que vou perder o lançamento de Causos do Santiago, pois sou fã deste fantástico e talentoso artista - que, além de ter quase 20 livros lançados, mais de 30 anos de carreira, premiado em salões de humor por diversos países (Japão, Bulgária, Canadá), trabalhou para várias publicações nacionais, sempre apresentando seu traço requintado e seu humor irônico e inteligente- possui ainda uma grande qualidade reservada para poucos neste mundo: ele é santiaguense.

Voltar à página inicial.

Coletivamente falando...

0 comentários
Essa história de querer exigir transporte público de graça precisa ser analisada e eu faço o seguinte raciocínio: hoje, há uma empresa em Santiago (a Centro-Oeste) que presta este serviço, que você só paga quando usar. Se o serviço fosse público, teríamos que ou ter uma frota municipal (que teria de ser comprada e mantida e isso não é tão simples) ou contratar uma empresa de transporte para prestar o serviço gratuitamente (como ocorre com o recolhimento de lixo, por exemplo). Só que, usando o transporte ou não todos teriam de pagar por ele, via IPTU (que iria aumentar bastante, é lógico), de forma literal, coletivamente.

Perguntas: você estaria disposto a deixar seu carro na garagem e só andar de ônibus? Se, sim, quantas vezes fez isso no último mês, ano ou década? De fato, seria muito sensato e importante para o meio ambiente se o transporte coletivo fosse mais usado do que os veículos de passeio. Mas e aí, será mesmoa que aquela frota de mais de 20 mil carros que temos em Santiago, ficaria lá parada na garagem?

Manifestar a opinião é simples, Defendê-la é muito positivo e praticá-la, requer um esforço contínuo. Quem, verdadeiramente, se habilita?

Voltar à página inicial.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Escolhido o patrono da Feira do Livro de Santiago

0 comentários
O escritor Froilam Oliveira será o patrono da 15ª Feira do Livro de Santiago, que acontecerá de 24 a 27 de outubro. A escolha aconteceu nesta terça-feira, à noite, em reunião na Estação do Conhecimento, com a participação de vários escritores locais e representantes de entidades culturais. A indicação do nome de patrono partiu de Fátima Friedrieczewski, que foi patrona da feira no ano passado, e todos concordaram. Froilam se mostrou surpreso com a acolhida e disse que trabalhará pelo sucesso do evento, reconhecendo-se um apaixonado pela literatura e revelando que possui uma biblioteca com mais de 200 livros. Froilam de Oliveira é autor dos livros Ponteiros de Palavras, Vozes e Vertentes e O Fogo das Palavras.

Voltar à página inicial.