quinta-feira, 27 de junho de 2013

Melhores diálogos de filmes (4)

0 comentários
- Você é uma vampira?
- Vivo de sangue... Sim.
- Você......está morta?
- Não. Você não consegue perceber?
- Mas, você é velha?
- Tenho doze anos. Mas tenho doze já faz muito tempo...

****
Deixa Ela Entrar, (versão original sueca)

Hoje, lembranças de amanhã...

1 comentários
Tenho uma certa mania estranha, às vezes: ao perceber que estou vivendo um momento bom, penso nele como se fosse um lembrança. Como se eu estivesse no futuro, lembrando daquilo. E de como poderia estar arrependido se não tivesse aproveitado ao máximo, cada minúcia. O pensamento projetado no futuro, como se estivesse lembrando do passado me ajuda a aproveitar muito melhor o presente. Loucura minha?

Voltar à página inicial.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Melhores diálogos de filmes (3)

0 comentários
– Tudo fica bem mais complicado quando você tem filhos.
– É. Isso assusta.
– O dia mais apavorante da sua vida é quando nasce o primeiro.
– Ninguém te fala isso.
– A sua vida, como você conhecia, some. Nunca mais volta. Só que eles aprendem a andar e a falar e você quer estar junto deles. E eles acabam se tornando as pessoas mais encantadoras que você conhecerá em sua vida.

*****
Encontros e Desencontros, com Bill Murray e Scarlett Johansson

Voltar à página inicial.

terça-feira, 25 de junho de 2013

All you need is love...

0 comentários

O amor e a amizade independem de sexo, de idade ou de raça. Só o que é preciso é respeitar as diferenças e compreender que todos nós, que somos aquecidos pelo mesmo Sol, somos iguais. Humanos ou não.

Melhores diálogos de filmes (2)

0 comentários
- Os ensinamentos básicos de Jesus são bem bonitos, assim como era a intenção original de Karl Marx. O que poderia dar errado? Todos vivendo em igualdade. Fazer pelos outros. Democracia. O povo governando. São ótimas ideias, todas elas...mas todas sofrem de uma específica falha fatal.
- E qual é?
- Todas elas são baseadas na ideia falaciosa...de que as todas as pessoas são, essencialmente, decentes. Mas não são.

*****
Tudo pode dar certo, de Woody Allen, com Larry David, Evan Rachel Wood.


Voltar à página inicial.

Melhores diálogos de filmes (1)

0 comentários

- E a verdade é que há algo terrivelmente errado com esse país. Crueldade e injustiça, intolerância e opressão. Se antes você tinha liberdade de se opor...pensar e falar quando quisesse, agora você tem censores e câmeras, obrigando-o a se submeter. Como isso aconteceu? Quem é o culpado? Há alguns mais responsáveis que outros e eles vão arcar com as consequências. Mas, verdade seja dita: se procuram culpados basta vocês se olharem no espelho.


Do filme V de Vingança, com Natalie Portman e Hugo Weaving.

Voltar à página inicial.

Millôres Dias Virão

0 comentários
Comecei a ler Millôres Dias Virão, o novo livro do escritor Breno Serafini, lançado há poucas semanas em Porto Alegre e também em Santiago, durante a VI Semana Literária da Casa do Poeta. Trata-se de uma obra de singular importância por apresentar um estudo profundo estudo em crônicas escritas por Millôr Fernandes, um dos maiores gênios do humor que o Brasil já teve. Breno concentrou-se no período em que Millôr escreveu nas revistas Istoé e IstoéSenhor, durante o período de democratização do Brasil (mais conhecido como o final da ditadatura militar). É interessante de (re)descobrir o Brasil daquele período justamente sob a ótica de um crítico audaz e inteligente como Millôr, interpretado pelo Doutor em Literatura Breno Serafini. Em Santiago, Millôres Dias Virão está à venda na livraria Inove- Fone é 3251.6987.

Voltar à página inicial.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Confira vídeo sobre a Feira do Livro de Santiago

0 comentários
Muito legal o trabalho dos acadêmicos do curso de Jornalismo da Unipampa (de São Borja). No final do ano passado eles estiveram em Santiago durante a Feira do Livro, fazendo entrevistas e produziram um programa especial sobre o evento. Feito no capricho e com muito talento pelos futuros jornalistas, o vídeo apresenta entrevistas com Rodrigo Neres, gestor de cultura, com o escritor Gelson Weschenfelder e com leitores. Clique acima para assistir. 

 PS: Neste ano, a Feira do Livro acontecerá em outubro, novamente na Estação do Conhecimento.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

V, o personagem do momento!

0 comentários
"O povo não deveria temer seu governo. 
O governo é que deveria temer seu povo"

Seja nas ruas ou nas redes sociais, muitos dos protestos que estão acontecendo no Brasil são identificados com a máscara acima. É do personagem do fime V de Vingança, (de 2006) diriam alguns. É, sim. Mas a imagem surgiu primeiro na minissérie em quadrinhos escrita pelo genial Alan Moore e concebida pelo desenhista David Lloyd em 1982 e 1983. A máscara seria inspirada no rosto de Guy Fawkes, um soldado inglês que pretendia explodir o parlamento para incentivar um levante popular. A HQ ficou marcada por seu texto forte, crítico e visionário de Moore e pela paleta de cores empregadas por Lloyd, praticamente desprovidas de emoção, o que reflete muito daquela sociedade fria e apática.


A história de V de Vingança gira em torno de uma sociedade sufocada por um governo fascista (inspirado no governo de Margareth Tatcher) e que flerta um tanto com o totalitarismo representado no livro 1984, de George Orwell. Em meio à falta de liberdade e de idealismo surge uma figura controversa que lembra a todos de que a realidade só estava daquele jeito porque a sociedade permitiu e se anulou. Com seus atos de enfrentamento, "V" se torna uma figura que inspira a luta pela justiça, anarquizando com as estruturas apodrecidas e buscando tirar a sociedade de seu estado de inércia.

"Imagino que quando estava escrevendo 'V de vingança' pensava no fundo do meu coração: 'Não seria ótimo se essas ideias tivessem impacto?", diz Alan Moore, um subversivo em tempo integral e que adora ver seu personagem servindo de inspiração.


Não é a primeira vez que a famosa máscara surgiu em protestos. Em 2011, durante o movimento Occupy Wall Street o "V" estava multiplicado por lá, protestando contra o capitalismo selvagem do sistema financeiro. Mas antes, por diversas vezes, a máscara foi usada em protestos em Nova York, Londres, Moscou, em diversos países, cidades, manifestos. Foi usada por Julian Assange que bradou contra a perseguição ao Wikileaks e também se tornou símbolo dos hackers Anonymous.

Voltar à página inicial.

Os nerds também prostestam....

0 comentários
Cinema, literatura, HQs e séries de TV serviram de inspiração para os manifestos que acontecem pelo Brasil afora. A começar pela máscara do "V", personagem da obra V de Vingança (falarei especificamente disso na próxima postagem), que foi lançado na década de 1980 numa minissérie em quadrinhos escrita por Alan Moore e que, em 2006, foi transformada num filme.


No cartaz acima, está escrito The Alckmin Dead, uma crítica ao governador de São Paulo, sim, mas uma clara referência à série de zumbis The Walking Dead, que também surgiu primeiramente nas histórias em quadrinhos, escrita por Robert Kirkman.


Por fim, adorei esse cartaz aí, onde está simplesmente escrito Dracarys. Pode não parecer nada, pra quem não sabe as referências, mas diz muita coisa. É o comando (em Valiriano) dado pela guerreira Daenerys Targaryen para que seus dragões "toquem o horror" e botem fogo em tudo, como aconteceu num episódio da terceira temporada de Game Of Thrones, em que ela destrói a cidade de Astapor. É necessário dizer que Game é uma série de TV de muito sucesso exibida pela HBO e baseada na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R Martin?

Voltar à página inicial.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Sobre a VI Semana Literária...

0 comentários
Na última sexta e sábado, aconteceu a VI Semana Literária, promovida pela Casa do Poeta de Santiago.  Na primeira noite, tivemos aí um caloroso debate sobre o atual panorama cultural de nossa cidade, com a participação de Breno Serafini, Giovani Pasini (atual presidente da Casa do Poeta), Nívia Andres, Fátima Friederidczewski, Márcio Brasil (este que vos fala), Lígia Rosso e João Lemes.

Sim, pouca gente esteve por lá. Afinal de contas, literatura nem sempre é um tema atraente. Se formos contabilizar pelo público, a Semana Literária foi um fracasso e não reuniu nem 70 pessoas nos dois dias. Mas se analisarmos pelo conteúdo, pelas ideias debatidas, pelas provocações, pelos livros lançados (dos doutores Breno Serafini e Valdo Barcelos), o evento foi um sucesso.

As discussões e sugestões foram todas muito abranjantes e tiveram sua repercussão na última sessão da Câmara de Vereadores, onde alguns legisladores comentaram vários dos aspectos abordados nas palestras.

- Em minha fala, destaquei que Santiago tinha que dar um passo adiante e ousar criar uma Secretaria de Cultura. A partir daí, poderíamos desenvolver muito mais projetos não só na área da literatura, mas da música, do teatro, da dança, do Carnaval etc. A cultura é um tema muito amplo e já não cabe só num Departamento, o qual é bastante competente, mas sofre com limitações orçamentárias.

- Tudo bem que Santiago é reconhecida como "Terra dos Poetas". Mas esse é um título que glorifica o passado. E o passado, como já disse Elis Regina, "é uma roupa que não nos serve mais". O ideal é incentivar o hábito da leitura. Formarmos uma terra de leitores e estruturar melhor a nossa Biblioteca Municipal. De preferência, tirando ela do segundo piso de um prédio e possibilitando acesso a todos.

- Que no auditório cultural Caio Fernando Abreu, na Câmara (cuja construção foi uma sugestão minha), seja colocado um letreiro que o identifique, para o reconhecimento de todos. 

Entre outras questões possíveis de falar nos sete minutos propostos...

Movimento divulga cartaz

0 comentários
Está marcado: na próxima quinta-feira, 20 de junho, acontecerá uma manifestação intitulada Santiago em Movimento-Pelo Direito à cidade. A iniciativa partiu de jovens, mas pretende reunir todos que quiserem aderir e lutar por melhorias na saúde, na educação, na segurança pública etc. A caminhada sairá de frente da Estação do Conhecimento, às 18h.

Voltar à página inicial.

O Brasil acordou...

0 comentários
Gigante pela própria natureza, o povo brasileiro levanta o seu brado retumbante pelas ruas mil da Pátria amada Brasil. A luta é (e sempre foi) por igualdade, por justiça, por cidadania, por transporte, por desenvolvimento, por saúde, por dignidade. É contra a corrupção, contra a violência, a truculência, a inércia, a incoerência. É contra todo o tipo de abuso dos governantes, que permitiu a disseminação de inúmeras mazelas sociais, os descasos com a segurança (vide a boate Kiss), com a saúde (filas nos hospitais), a educação (catastrófica), com a cidadania e com a própria Constituição.

E é também por tantas a vezes em que o povo se viu indignado, sufocado, restringido, aviltado, debochado, contrariado, subestimado. Com braços fortes a geração cara limpa (20 anos depois da geração cara-pintada) vai às ruas mostrando que não foge à luta. O Brasil de verdade não é feito pelos aproveitadores. É dos trabalhadores.

Os brasileiros saem às ruas para mostrar que o Brasil é da Maria, do José, do Paulo, do Pedro, da Bruna, do Ricardo, da Patrícia, do Eduardo, da Fernanda, da Andreia, do Marcos, do Marcelo, do Cláudio, da Ângela, do Chico, da Geni. De todos os Silva, Santos, Cardoso, Souza e de milhões de famílias de bem. 

Conectados às redes sociais e, especialmente, compartilhando o ideal de justiça social, estudantes e trabalhadores saem às ruas para mostrar que amam o Brasil e clamam que o país passe a dar bons exemplos para o mundo. Porque dos maus, estamos cheios.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Carpinejar em Santiago nesta terça

0 comentários
O escritor gaúcho Fabrício Carpinejar estará em Santiago nesta terça-feira, dia 18. Ele fará uma palestra na URI, com o tema “Inovando no trabalho sem perder sua essência”, dentro da 19ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis. Esta será a segunda visita de Carpinejar à Santiago, que esteve aqui na Feira do Livro de 2011 e há pouco lançou o livro de crônicas “Borralheiro: Minha viagem pela casa”. Outros palestrantes da Semana Acadêmica são George Canfield (dia 17), Germano Rigotto (dia 18) e Salézio Dagostin (dia 20).

domingo, 16 de junho de 2013

Ouça o novo disco de Marcus Manzoni

0 comentários
Já dá para ouvir as músicas do novo CD do cantor Marcus Manzoni. O artista disponibilizou para dowload grátis em seu site (marcusmazoni.com). No vídeo acima, ele fala um pouco de seu trabalho e sua inspiração para produzir o álbum "2 Anos Depois", que nas próximas semanas estará disponível para compra física. Clique acima para assistir o vídeo. E aqui, para acessar o site e baixar o disco.

Voltar à página inicial.

E o Brasil grita...

0 comentários
Injustiça. Impunidade. Violência urbana. Corrupção política. Exploração. Miserabilidade. E o caos na educação. Indignação. E, na garganta dos brasileiros, isso tudo há anos é resumido numa só palavra, que é gritada com todo o ar dos pulmões:

- Gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooollllll!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cartunista Santiago lança novo livro

0 comentários
Um grande lançamento literário está marcado para o dia 19 de junho, em Porto Alegre. O cartunista Neltair Abreu, mais conhecido pela alcunha de Santiago, nome de sua terra-natal, estará lançando "Causos do Santiago". O livro é uma espécie de biografia da vida do autor, feita no estilo de história em quadrinhos,  com aquela dose maravilhosa de humor e ironia que tão bem são apresentadas nos trabalhos do cartunista. Há inclusive vários trechos que falam de personalidades de Santiago, como o Oracy Dornelles e o Arno Gieseler, do mito do Russo, além de cenários como a Estação e referências aos antigos cinemas. O lançamento de "Causos do Santiago" acontecerá na Casa de Cultura Mário Quintana, que fica na Rua Andrades, 736, na capital de todos os gaúchos. 

Desde já, estarei ansiosamente esperando para adquirir meu exemplar quando o Santiago vier para fazer o lançamento aqui, em nossa cidade, no dia 06 de julho, na Estação do Conhecimento.

Confira alguns trechos
 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Semana Literária inicia nesta sexta

0 comentários
Nesta sexta, 14, acontece a abertura da VI Semana Literária, promovida pela Casa do Poeta de Santiago. Às 19h no auditório da Câmara acontecerá um debate cultural com o tema "A intercultura na cidade educadora: como desenvolver a literatura em Santiago", envolvendo debate entre Breno Serafini, Nívia Andres (foto), Fátima Friedriczewiski, João Lemes, Márcio Brasil, Giovani Pasini e Lígia Rosso. No sábado, às 8h30 palestra "O que importa em Oracy", com palestra de Fátima Friedriczewski e exibição do filme "Vida e Obra de Oracy Dornelles", seguido de debate. Às 10h40, oficina interativa entre o público e escritores.


Lançamentos- Às 13h30, reabertura dos trabalhos com o painel "Intercultura, Invisibilidade e Memória na Cidade Educadora", com os palestrantes Fátima Friedriczewski, Márcio Brasil e Lígia Rosso. Às 15h30, oficina interativa. Às 19h, reabertura dos trabalho com a palestra "Antropofagia cultural e educação intercultural na Cidade Educadora", com o professor Valdo Barcelo e lançamento do livro "Uma Educação nos Trópicos", Às 21h, o escritor Breno Serafini autografará o seu novo livro "Millôres Dias virão". 

Inscrições- A participação na VI Semana Literária dá direito a certificado de 25 horas e as inscrições podem ser feitas no local. O evento tem o apoio da Activa Contabilidade, Câmara de Vereadores, Jornal Expresso, Padaria Fronteira, Marx Sonorizações, Ponto Cópias, Prefeitura de Santiago, SMEC e Rádio Central FM.

Voltar à página inicial.

Curtindo a Selina em slow motion

0 comentários
No dia 11, a Selina completou nove meses.
Contesto quando me dizem: "aproveite essa fase, que passa rápido". Não acho. Desde que a Selina nasceu, em setembro de 2012, meus dias se tornaram mais longos. Cada segundo dura um minuto, cada minuto, dura uma hora, cada hora dura...bem, você entendeu. É que estou procurando viver os momentos todos com ela no slow motion. Desacelerei. Tô na marcha lenta e com o freio puxado. Não quero que o tempo passe.

Assim, nossa! Esses nove meses dela demoraram muito pra chegar. Parece que estou convivendo há anos com ela, vivendo ansiosamente o momento de agora e aguardando os vindouros. Os primeiros sorrisos, os risos, as palminhas, os balbuciares, o engatinhar, ficar em pé etc. 

Nas cenas dos próximos capítulos, ela vai caminhar, falar e filosofar (questionar sobre o mundo). Tô no ritmo dela. Devagarinho, cena a cena, instante a instante. Curtindo cada detalhe, cada mínimo gesto, saboreando ao máximo e aprendendo muito.

Passa rápido? Tudo na vida passa. Olho para trás e tô lá na primeira série. Agora, estou cantarolando para uma bebê. Pra mim, a vida é sempre no presente. 

Game over... (por enquanto)

1 comentários
Chegou ao fim a terceira temporada de Game Of Thrones, exibida no último domingo pela HBO. Confesso que depois do impactante penúltimo episódio, quando houve a adaptação da passagem do casamento vermelho (sem spoilers pra ti, Sidão), eu esperava mais do último capítulo. E não me chame de exigente ou reclamão. É que Game Of Thrones é uma série que superou todas as expectativas e faz com que as perspectivas sobre os episódios sejam sempre elevadíssimas. (Além de ter despertado o voraz desejo de mergulhar no universo literário de George R.R, Martin). Portanto, depois do que aconteceu com o Robb Stark e sua mãe, fiquei esperando que o último episódio tivesse outros momentos de cair o queixo. 

Não teve, mas deu prosseguimento às consequências daquilo tudo e foi ótimo, terminando mais uma vez com a Daenerys Mother of the dragons Targaryen conquistando mais seguidores para seu crescente exército. Incluindo os espectadores. O brabo é esperar um ano para ver a quarta temporada. O inverno vai ser longo...

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Breno Serafini: prestigiado em novo lançamento

0 comentários
 Breno, ladeada por Sanserino e Slavutzky
Me diga com quem andas, que te direi quem és. Essa frase é sempre muito usada para indicar as qualidades de alguém, baseado nas companhias que ela mantém. E a uso, neste caso, para indicar o quão prestigiado foi o escritor e doutor em Literatura, Breno Serafini, durante o lançamento de seu terceiro livro, o Millôres Dias Virão, que aconteceu nesta quarta-feira, em Porto Alegre. Estiveram por lá pegando o seu exemplar autografado, o escritor e crítico Armindo Trevisan, o professor doutor Antônio Sanserino e o psicanalista Abrão Slavutzky. Só gente de peso!

O encontro com o escritor Armindo Trevisan.
O Breno, além de ser um excelente escritor tem uma outra grande qualidade: é santiaguense. E a julgar por seus dois primeiros livros (Mosaico Laico e Geração Pixel), é certo que Millôres Dias Virão é imperdível. Ele estará em Santiago no próximo dia 15, sendo um dos participantes da VI Semana Literária da Casa do Poeta (no auditório Caio Fernando Abreu, na Câmara) e estará autografando sua nova obra.

Gente nova na Central FM

0 comentários
Tá igual a coração de mãe, a nossa querida rádio comunitária Central FM. Lá, sempre cabe mais um programa, mais um apresentador. Especialmente, se atração for de qualidade e se o locutor tiver "café no bule". E é com toda a confiança que o diretor Éldrio Machado abriu espaço para o locutor Júlio Barcellos, que vai comandar de segunda a sexta, das 8h às 9h, o programa Santiagonews, que leva o mesmo do seu site noticioso. Certamente que a grade atrativa da Central FM ganhará em qualidade com o trabalho do gabaritadíssimo Júlio Barcellos. Sucesso.

Amigos de Beethoven fazem concerto

0 comentários
Neste sábado, 08, às 20h30, o Clube de Música Amigos de Beethoven fará um concerto aberto e gratuito no auditório do Cristóvão Pereira. Serão quase duas horas de músicas com Juliano Saldanha e Ana Luiza Andres (piano); Andrea Loreto (flauta), André Peixoto e Diogo Bonato (violão) e Guilherme Rosa (barítono). No repertório:  Haendel, Mozart, Chopin, Brahms e Nazareth. Para quem gosta de música em seu estado mais puro, será uma atração imperdível.

Valmir Monteiro: talento na ponta do lápis

0 comentários
Conheço o Valmir Monteiro desde que ele começou a riscar publicamente as primeiras folhas de ofício, fazendo caricaturas nas feiras do livro. E o rapaz está evoluindo a sua arte cada vez mais, refinando o seu traço e ganhando agilidade, sendo capaz de desenhar uma pessoa em poucos minutos. E, como um bom pai, está incentivando os filhos Matheus, 04 anos e Júlia, de 06, a soltar a imaginação e aprender a desenhar.
O artista viaja por todo o Estado desenhando em feiras, festas de aniversário, casamento, na praia, em shoppings ou praças. Com o talento na ponta do lápis, ele decidiu tomar o rumo da ExpoBento, feira comercial e industrial que inicia nesta quinta, 06 e se estende até o próximo dia 16, em Bento Gonçalves. Como dica: que tal dar um desenho de seu amor no Dia dos Namorados? Ligue pro Valmir e contrate o seu trabalho. Fone (55) 9965-3655.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Em breve...um disco genial!

0 comentários
Noite dessas, em que o frio já ensaiava as primeiras investidas sobre Santiago, eu estava conversando com o Marcus Manzoni via Facebook. Como somos vizinhos e a prosa estava promissora, decidimos ficar offline e conversar como se fazia "antigamente": ao vivo. E assim fizemos, em seu estúdio, com duas Stella Artois acompanhando nossas conversações, eivadas de reminiscências e idealizações. E foi aí nestas duas horas de diálogos, que tive o privilégio de ouvir mais atentamente algumas das faixas do novo CD do Marcus, chamado 2 Anos Depois, que nesta semana foi para prensagem e breve, breve será lançado.

Vou te contar...o disco está incrível, com letras muito bem construídas e uma experimentação musical diferente de qualquer coisa que já tinha ouvido. Em resumo: está genial! E estou ansioso de ter em mãos o novo CD do sensacional Marcus Manzoni.