quinta-feira, 25 de abril de 2013

Passagem para Marte (sem volta)

0 comentários

Uma organização holandesa pretende criar uma colônia em Marte em 2023. E está procurando gente que queira fazer uma viagem pelo espaço e ir até o planeta vermelho. Detalhe: a passagem é só de ida. Além da impossibilidade dos voluntários voltarem à Terra, todos terão que viver em pequenas moradias, encontrar água, produzir oxigênio e cultivar alimentos. Sem contar, claro, as próprias condições do ambiente e desconhecidos perigos. Marte é um grande deserto com atmosfera dominada por dióxido de carbono e a temperatura é de 63 graus negativos. A Mars One busca 24 voluntários de diferentes nacionalidades para fazer essa viagem, que pode se transformar numa grande reality show que ajudaria a custear o projeto. (Quer se inscrever? Clique aqui).

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Minha supernamorada...

0 comentários

Olha só: foi criado uma fanpage no Facebook chamada de Supernamorada (clique para acessar), que já tem mais de 104 mil curtições. O interessante é que a foto em destaque é a da minha supernamorada, a Tainã Steinmetz. Ela não é linda?

Cada dia, um pouco mais...

0 comentários

Como é ter uma filha? Como é amar uma filha? Para mim, assimilo que as coisas se comparam exatamente como se desenrola uma relação de amizade (ou de namoro). Ninguém se torna melhor amigo de alguém logo de cara, no primeiro contato. Tudo depende da afinidade, da convivência, das descobertas, das momentos que fazem chorar, dos momentos que fazem rir e por aí vai. 

Com a Selina tem sido assim. Nos primeiros dias, ela era apenas uma pessoa que, eu sabia, tinha uma ligação sanguínea comigo e a mãe dela, a Tainã, e que tínhamos que cuidar dela da melhor maneira possível. E, assim, aquele pequeno ser de poucos centímetros, frágil, necessitava de que agíssemos com muita delicadeza. E, desta forma, fomos nos refinando, nos adaptando a ela, lapidando a delicadeza de nossos gestos e aprendendo a apreciar os seus mínimos gestos. (Que são comemorados como se fossem o máximo...)

Com o passar dos dias, das semanas, dos meses, você vai conhecendo aquela pessoínha cada vez mais. E, tal qual como se dá numa relação de amizade, você já conhece bastante dela a ponto de ir gostando cada dia um pouco mais. E mais e mais e mais.

As afinidades se afloram, os sorrisos te conquistam, os choros te desesperam e os abraços te fazem esquecer do resto do mundo. Até que um dia, um belo dia, você olha para aquela pessoa e se vê completamente apaixonado. Nem sabe quando foi que aconteceu. Amanheceu assim.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mãe é mãe

0 comentários

Belíssima a imagem captada pelo fotógrafo Jayesh Mehta. Ele flagrou o instante em que uma elefanta ia para cima de um grupo de 12 perigosas ienas para defender seus filhotes. É a natureza das mamães de defender as suas crias.

sábado, 6 de abril de 2013

Para quem gosta de livros novos e usados...

0 comentários

Durante anos a internet era a única forma que tínhamos, em minha cidade, para comprar livros. Afinal, apesar de ostentarmos o título de Terra dos Poetas, não havia  uma livraria por aqui. A exceção era quando, uma vez por ano, a Feira do Livro trazia (e segue trazendo) vários livreiros para expor e vender obras literárias. Atualmente a cidade possui dois espaços com vendas de livros, um com as novidades e o outro com  algumas raridades.


Uma das opções é o Sebo do Girelli, que fica na praça do QG e possui uma variedade em livros usados e revistas. De lá, só no último mês garimpei os livros Ponto de Mutação (de Fritjof Capra), Jogo Perigoso (de Stephen King) , Entrevista com o Vampiro (de Anne Rice), Eram os Deuses Astronautas (de Erich von Däniken, uma raríssima 4ª edição lançada em 1970) e Irmãos Karamazov (de Dostoiévski). 

A inove fica na Rua Bento Gonçalves, 1974. O fone é 3251.6987.
A outra opção é a Livraria Inove, que completou um ano em Santiago vendendo livros novos. Já possui à venda mais de 1600 títulos entre obras clássicas e também os últimos lançamentos. Quando não encontro por lá o que eu quero, é só encomendar que em poucos dias está lá e pelo mesmo preço encontrado em livraria da internet -e sem precisar pagar frete. Da Inove, já comprei vários livros e também revistas em quadrinhos. Minhas mais recentes aquisições foram Jogos Vorazes (de Suzanne Collins), A Metaformose e Carta ao Pai (ambos de Kafka), O AntiCristo (de Nietzche), Manifesto Comunista (de Marx e Engels) e O Retrato de Dorian Gray (de Oscar Wilde). 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Site reinventa títulos de livros famosos

0 comentários

Sabe aquele sorriso amarelo de "hmmm, que legal?". Dá pra ter vários desses olhando o blog Better Book Titles, que tem uma proposta inédita: reinventar títulos para livros famosos, com frases que fazem sentido quando você conhece a história de cada obra. Veja algumas: (Estão em Inglês, mas gentilmente traduzi, num oferecimento do meu curso do CNA Idiomas...

Meu marido não faz sexo comigo desde 1998... (versão para 50 Tons de Cinza- o atual livro preferido das donas-de-casa, estudantes...)



Não fique muito apegado... (Versão para Game Of Thrones, de George R. R.Martin)


Os prós e contra dos programas de reabilitação de prisioneiros (versão de Os Miseráveis, de Victor Hugo)
Por que você não é mais parecida com sua irmã? (Versão de Razão e Sensibilidade, de Jane Austen)
Vampiros não entendem o mercado imobiliário (versão de Drácula, de Bram Stoker)

O Zumbi aprende francês (Versão de Frankenstein, de Mary Shelley)

E o melhor...(em homenagem ao Andrei Lopes)

Não namore garotos que brilham (versão de Crepúsculo)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Daniela & Malu

0 comentários

Numa época em que tantos discutem as declarações impensadas de gente que se pronuncia "contra" a união de pessoas do mesmo sexo e que muitos gastam saliva para tentar combater posições ignorantes, eis que a cantora Daniela Mercury surpreende ao manifestar, pela primeira vez, a sua intimidade. E veja que uma imagem vale mais do que mil protestos: de maneira singela, delicada e bela, a cantora Daniela Mercury divulgou uma foto expressando o amor que sente pela jornalista Malu Verçosa, a quem se referiu como esposa e inspiração para cantar. A foto mostra um momento terno, romântico, lindo das duas demonstrando o seu carinho. 

Da próxima vez em que você testemunhar as declarações de alguém que maldiz a união de seres que possuem o mesmo par de cromossomos, pense: tais pessoas estão sendo, simplesmente, contrárias ao mais nobre dos sentimentos: o Amor.

Imagine o céu sem as luzes...

0 comentários

 Rio de Janeiro.
 San Francisco (EUA)
Para mim um dos belos atrativos do distrito de Ernesto Alves é o céu à noite. Como se trata de um vilarejo distante da cidade e cercado por morros, as estrelas conseguem impor o seu brilho e serem percebidas de forma apaixonante. Por isso, achei interessante algumas imagens criadas pelo fotógrafo Thierry Cohen, que apresentou uma série de fotos imaginando como seria o o céu de algumas grandes cidades se não houvesse a poluição luminosa.
Tóquio (Japão)
São Paulo
Nova Iorque (EUA).
Como ele fez: Thierry Cohen fotografou a área urbana, anotando o ângulo, horário e coordenadas. Depois, fez cálculos e viajou para regiões remotas do mundo (como os desertos do Saara e de Black Rove) para fotografar aquele "mesmo" céu e inserir na imagem urbana. Para mostrar o céu do Rio e São Paulo, o fotógrafo foi até o deserto do Atacama, no Chile, por exemplo. O resultado é esse é deslumbrante.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Fórum provoca o exercício da cidadania

0 comentários


Na manhã desta terça, participei do 2º Fórum Pró-Desenvolvimento de Santiago, atraído pelas palestras sobre o fortalecimento do turismo e ações culturais. A convite do sempre amável Rodrigo Neres fui dinamizador em um dos grupos de discussão temática, podendo argumentar e acompanhar de perto as discussões comunitárias acerca de questões importantíssimas para o futuro de nossa cidade. A efervescência de ideias, no entanto, é inversamente proporcional ao tempo disponível para debater cada um dos assuntos que brotam em meio a tantas conversações. No entanto, é muito positivo de ver as pessoas sendo provocadas a pensar as políticas públicas e exercer sua cidadania, participando, sugerindo, criticando, discutindo. Que bom que, se a partir disso, o envolvimento de todos nas questões politico-comunitárias se torne maior e, desta maneira, também se ampliem as vozes e ações em benefício da coletividade.

Ah, sim: o Fórum segue até sexta. A programação completa você confere clicando aqui.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Crescimento mundial...

0 comentários

Sete bilhões de pessoas no planeta. E seis bilhões de celulares.

Viu só como não é todo mundo que tem?

Falando em 1º de abril...

0 comentários

...quando os supermercados vão repassar aos consumidores os valores reduzidos da cesta básica, que desde 08 de março está isenta de impostos federais? O Governo fez sua parte. Falta os empresários cumprirem com a sua ou a promessa ficará com cara de mentira.

O novo CD do Marcus Manzoni

0 comentários

O multitalentoso Marcus Manzoni está chegando com disco novo. Trata-se de um trabalho produzido no capricho, com muita experimentação de ritmos, letras que fazem o ouvinte se divertir e também refletir. O disco "2 Anos Depois" alia o virtuosismo técnico e o inesgotável talento musical do Marcus Manzoni que compôs as letras, criou as melodias e gravou tudo em seu estúdio. Só não dá pra dizer que fez barba, cabelo e bigode porque...né?