quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Uma pequena grande leitora...

Não exagero quando digo que a Selina, que está com um ano e dois meses, já é uma leitora voraz. Ela senta com seus livros e os folheia com o mesmo gosto com que brinca com seus ursinhos e bonecas. Encanta-se com cada página, sorri, aponta, mostra alguma coisa, viaja na sua imaginação. Desde os sete meses dela, quando adquiriu firmeza corporal e dedica maior atenção às coisas que lhe são mostradas, a Tainã e eu passamos a lhe apresentar livros infantis. 

Colocamos ela no colo, lemos as histórias, cantarolamos, nos divertimos e a deixamos manusear os livros. Inicialmente, os de página grossa para que não houvesse o perigo de rasgar as páginas, devido a coordenação motora em seus estágios iniciais. Hoje em dia, já manuseia livros de "página fina" e os folheia delicadamente. Se, por acaso, "comete" algum rasgo não é por gosto e, sim, pela falta de jeito.

Mas a Selina já tem sua pequena biblioteca, de uns 10 livros ou mais. E os aprecia verdadeiramente, até mesmo porque sempre nos vê, a Tainã e eu, lendo alguma coisa. Creio que o incentivo para gostar de ler se dá desde esses primeiros momentos da vida. Gostar de ler está muito ligado a fazer disso algo prazeroso, lúdico, transformador.


Voltar à página inicial.

Nenhum comentário: