domingo, 24 de fevereiro de 2013

Meus palpites para o Oscar 2013

Neste domingo, 24, acontecerá a entrega do Oscar 2013, que apontará os vencedores do mais importante prêmio do cinema numa das melhores safras dos últimos anos. Ainda estou assistindo alguns dos filmes indicados em diversas das categorias, mas já tenho meus palpites sobre quem vence. Antes de apontá-los, acredito que qualquer um dos nove indicados poderia perfeitamente ser laureado com o prêmio principal que não soaria algo vergonhoso (como foi nas edições vencidas por Crash-No Limite, em 2006, ou Shakespeare Apaixonado, em 1999). Neste ano, todos os nove concorrentes tem méritos. No entanto, é claro que o cinema tem muita política envolvida nos bastidores. Dito eis, eis meus palpites:


Melhor Filme
Eu aposto: Argo (o eletrizante filme dirigido por Ben Afleck, esquecido na categoria de Melhor Diretor)
Pode dar: O Lado Bom Da Vida (Uma divertida comédia sobre dois personagens desajustados, um ex-professor que flagra a esposa com outro homem e acaba sofrendo de transtorno bipolar e a jovem viúva ninfomaníaca. A delícia do filme é a interpretação de Bradley Cooper e Jeniffer Lawrence).


Melhor Diretor
Eu aposto: David O'Russel (que está cada vez melhor como diretor de atores. Foi com O Vencedor que Cristian Bale e Melissa Leo conquistaram seus Oscars. E desta feita, fez um excelente trabalho com O Lado Bom da Vida)
Pode dar: Steven Spielberg (Que está fazendo muito lobby pra ganhar com Linconl)


Melhor Ator
Certamente vai dar: Daniel Day-Lewis, por Linconl (Se o Cinema fosse Deus, Day-Lewis seria Jesus Cristo...)
Gostaria de desse: Bradley Cooper (que faz um ótimo trabalho em O Lado Bom da Vida, como um ex-professor bibolar)
Seria merecido: Joaquim Phoenix (que está absurdamente incrível em O Mestre).

Melhor Atriz
Eu aposto: Jeniffer Lawrence (pela ótima atuação em O Lado Bom da Vida, incluindo todos os suspiros, olhares, nuances e por dançar lindamente com uma calça branca apertada. Desde a indicação por O Inverno da Alma, ela está cada vez melhor)
Pode dar: Emmanuelle Riva (Pela emocionante performance em Amor, por ser a atriz mais velha a ser indicada em todos os tempos e porque o Oscar será entregue no dia do seu aniversário de 86 anos).

Ator coadjuvante
Eu aposto: Robert De Niro (que atua muito bem em O Lado Bom da Vida, como o pai supersticioso de Bradley Cooper).
Gostaria que fosse: Philip Seymour-Hoffman, por O Mestre (Sua presença carismática e ameaçadora é tudo).

Atriz coadjuvante
Eu aposto: Anne Hathaway (Ainda não vi o filme. Mas só o trailer com ela cantando I dreamed a dream me arrepiou).


Melhor Filme estrangeiro
Indiscutivelmente vai ganhar: Amor. (Mesmo que o brasileiro O Palhaço fosse indicado nesta categoria, não seria páreo para o poderoso filme de Michael Haneke, sobre o casal de idosos unidos até à morte).

Roteiro original
Eu aposto: Amor (Impossível não ser afetado pela história do casal de idosos que enfrenta uma doença terminal)
Pode dar: Django Livre (O saboroso faroeste de Quentim Tarantino).

Roteiro adaptado
Eu aposto: Argo (Como Ben Afleck não está sequer indicado a Melhor Diretor, o Argo merece ao menos o prêmio de roteiro adaptado).
Pode dar: O Lado Bom da Vida (Se ganhar Melhor Filme, leva essa também).
Melhor Animação
Vai dar: Detona Ralph

Fotografia
Vai dar: 007 – Operação Skyfall (Ei, é um filme dirigido por Sam Mendes, do esplendoroso Beleza Americana).
Pode dar: Linconl.

Edição
Eu aposto: Argo
Pode dar: A hora mais escura

Melhor Trilha Sonora original
Eu aposto: Argo
Pode dar: 007 


Canção original
Vai dar: 007 Skyfall (Ei, a canção é cantada pela Adele, que ganha tudo quanto o prêmio. O Oscar é fichinha...)


Efeitos especiais:
Eu aposto: As Aventuras de Pi (Que confirma mais uma vez que não há limites para o CGI)
Pode dar: O Hobbit (Que trouxe a Terra-Média de Tolkien novamente às telas. Pode ser prejudicado pela sensação de Deja Vú)

Edição de som
Eu aposto: Argo

Mixagem de som
Vai ganhar: Argo

Figurino
Eu aposto: Anna Karenina
Pode dar: Os Miseráveis

Design de produção
Eu aposto: Linconl

Maquiagem
Eu aposto: Os Miseráveis. 

Nenhum comentário: