sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O terremoto que parou Santiago por um dia

0 comentários
Oracy Dornelles e eu, na praça de nossa cidade.

Se você passear pela praça central de Santiago pela manhã, terá grandes chances de encontrar com o escritor Oracy Dornelles, personalidade lendária de nossa Santiago. No meu caso, marquei um encontro com ele esta manhã para conversarmos, justamente num dos locais que ele mais gosta. A praça onde ele brincava quando criança, hoje possui a sua marca, após a criação da Calçada da Fama, que ele inaugurou como o primeiro homenageado. Bem, o objetivo de nossa prosa será revelado mais adiante. Fizemos algumas filmagens, conversamos e rimos um pouco.

Uma história curiosa que ele me revelou: na década de 1980, ele trabalhava para a Prefeitura e era responsável por uma estação meteorológica que existia na pracinha. O então prefeito Cardinal soube de algo terrível que era noticiado pelas TVs e jornais: em tal dia havia a possibilidade de um terremoto acontecer em Santiago. 

Alvoroço na cidade. Expediente cancelado na prefeitura, alunos liberados das aulas na Fafis, lojas fechadas, as pessoas apreensivas em suas casas. Mas o terremoto não veio e, no dia seguinte, o prefeito lamentou a infeliz e irresponsável notícia divulgada pelas televisões, que causou suspense em nossa cidade.

Só depois é que se deram conta que a cidade de Santiago, divulgada nos noticiários, era aquela lá do Chile...

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Nasa capta estranha figura no Sol

1 comentários


 Por meio de uma sonda especial usada para monitorar o Sol (erupções, gases, estrutura etc), a Nasa captou uma imagem que está gerando muitas discussões no meio científico. Numa foto, aparece uma figura de luz que lembra uma nave ou um anjo aproximando-se da estrela (você sabia, né, que o Sol é uma estrela?). Seria um disco voador, um anjo real em forma de luz ou algum ser que vive na atmosfera solar? O bom é que é difícil de ter uma resposta e, portanto, podemos fazer inúmeras perguntas a respeito disso.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O que fazer com a tal liberdade de expressão?

0 comentários

Notícia em destaque hoje num grande portal, dando ênfase a uma semi-sub-celebridade. Me fez pensar que, na época da ditadura, a imprensa muito lutou pela liberdade de expressão para nunca mais ter de preencher espaços nos jornais com receitas gastronômicas. Em casos como esse aí, tais receitas seriam muito mais úteis...

Aliás, já pensou em quantas besteiras são publicadas/ditas sob a alegada liberdade de expressão? Parece que ela nos tornou prisioneiros de nossa falta de senso crítico.

Valeu, Barbosa!

0 comentários
Ministro Joaquim Barbosa.

O Supremo Tribunal Federal antecipou a condenação do Zé Dirceu e seus comparsas para que nós, brasilianos, tivéssemos motivo para comemorar o feriado da Proclamação da República. 

Narcísicas mentes

0 comentários

Zuckerberg foi o Nemesis moderno que fez com que todos nós virássemos gotas na grande lagoa de Eco, encantados com nossa Face?

O bom filho à casa torna...

0 comentários

...certo? Tanto é verdade que o meu amigo Francisco Rosso Diello, "O" Chico, está de volta à locadora Stop Vídeo. Quem conhece o Chico sabe que ele é uma enciclopédia ambulante em se tratando de cinema. Sabe tudo e mais um pouco. Já assistiu mais de 10 mil produções e tem as melhores dicas na ponta da língua. Quem o conhece, sabe que ele é um amigão 100%, bem-humorado e empulhador. Vai dar gosto passar lá na locadora e pegar um filme para o findi.  Quer uma dica de filme? Ligue pro Chico, na Stop Vídeo. Fone (55) 3251-5152.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Por motivo de força maior...

1 comentários

...fiquei vários dias sem atualizar este blog. Aos poucos, vou retomar. (Se a força maior deixar...).

O fim de "Deus" do dinheiro?

0 comentários

O Ministério Público quer que o governo mande retirar a frase "Deus seja louvado" das notas. Escolha um motivo: (A) Deus não é Igreja para gostar de dinheiro. (B) Os políticos corruptos desviadores de dinheiro não estavam lendo a frase mesmo. (C) Chegou-se a conclusão que nossa dívida para com Deus é cada vez mais impagável. (D) O Brasil é Estado laico. (E) Pra agradar aos que acreditam mais em dinheiro do que em Deus. (F)- Aponte um motivo...