sábado, 8 de setembro de 2012

7 de Setembro em Santiago: Desfile longo demais


Em Santiago, o desfile cívico de Sete de Setembro foi, como sempre, muito bem organizado, muito bonito, muito bem prestigiado e...muito longo. Aliás, longuíssimo, extenso demais. Começou às 9h, com a participação dos militares e se foi até 10 para as duas da tarde. Ou seja: teve quase QUATRO horas de duração. Para se ter uma ideia, em Porto Alegre o desfile teve a participação de 5 mil pessoas, começando às 10h e terminando às 11h50.

Quem perde com esse tempo exagerado são as entidades participantes e o público. Quando chegou ali por volta de meio-dia, as pessoas começaram a dispersar. E ainda tinha muita gente para desfilar e eles mereciam ter o seu momento na avenida. No entanto, poucos ainda estavam por lá para ver, muitas vezes, na expectativa (alongada) de ver algum filho, amigo desfilando.

Penso que a SMEC, que organiza o desfile, deveria limitar as participações. Como pode as escolas botarem 500 alunos para desfilar? Teve escola participando com 400 alunos, outra com 600.  É óbvio que vai atrasar e ficar cansativo para quem está assistindo e, pior ainda, pra quem está esperando para desfilar. 

Tinha que determinar um número máximo e mínimo de participantes pra entidade estar na avenida. E outra: cortem essa história de botar veículos de transporte escolar desfilando. Foi o momento mais "sem noção" do desfile ver aquele monte de vans na avenida...

O desfile, volto a frisar, foi bonito e bem organizado. Mas exagerou no tempo estourado. Aí, não tem público que aguente do início ao fim.

4 comentários:

Make Girls disse...

ACHO QUE DEVERIAM PENSAR NA POSSIBILIDADE DE NOS PROXIMOS ANOS DESFILAREM PRIMEIRO AS ESCOLAS PARA DEPOIS AS AUTORIDADES E MILITARES, POIS AS CRIANÇAS PEQUENAS CANSAM DE ESPERAR MUITAS QUERIAM DESISTIR!!

Anônimo disse...

é só copiar modelos das capitais, diminuir as distancias, reunir os diretores de escolas, solicitar p/ não perderem tempo entre os grupamentos de desfile, ficam parando, e esses veiculos nao tem nada a ver mesmos, que esperar do dia vinte de setembro com esta organizaçao 20 te espera até 3h tarde levem almoço para avenida

Anônimo disse...

Achoo que nos próximos anos as crianças deveriam desfilar primeiro pois cansa, nós fiquemos duas horas e meia parados isso foi muito injusto com nossa escola, pois quando estavamos desfilando estava todo mundo cansado...pois tirando isso o desfile estava bem lindo mesmo... mas foi muito longo.

Anônimo disse...

COMO MÃE, FIQUEI HORRORIZADA DE ESPERAR ATÉ ÀS 13h. e 20 min. PARA ASSISTIR MINHA FILHA PASSAR, COM FOME,O PROBLEMA É QUE REALIZAM COMBINADOS NAS REUNIÕES E DEPOIS DIRETORES NÃO CUMPREM. OS MILITARES DEVERIAM DESFILAR DEPOIS DAS CRIANÇAS JÁ QUE QUEREM HOMENAGEAR A PÁTRIA.FICA AQUI MINHA INDIGNAÇÃO!!!!!!!!!!