sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Música do Dia: Someone Like You

0 comentários

By Adele.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Meu sonho é ser idoso

1 comentários


Desde a segunda-feira até o próximo 04 de outubro está se desenvolvendo em Santiago a programação da 13ª Semana do Idoso. O evento é marcado por muito mais que palestras e debates. É marcado de vida, de experiências, de lembranças e respeito. Observando os esforços da professora Enadir Vielmo e dos demais organizadores da Semana do Idoso, reflito sobre a beleza que é vencer cada década. Da maravilha que é ser um viajante do tempo e ver tantas e tantas mudanças e lembrar de como tudo antes era. Outro dia, encontrei a querida escritora Therezinha Lucas Tusi, (com seus 80 maravilhosos anos), enquanto fazia sua habitual caminhada na Rua dos Poetas. Abraçamo-nos. Conversamos. E, como sempre, encantei-me com sua energia.

E foi naquele instante, de eternos poucos minutos, que disse a ela qual era meu sonho. "É ser idoso", decidi, percebi. Ela olhou-me, indagando-me o porquê, fazendo como se não soubesse a resposta. "Quero chegar na sua idade. E ir além". E segui descrevendo o que pensava. Que não importa os rumos de minha vida, mas que gostaria era de ter um dia a idade que meu pai, o Pedro e minha mãe, a Celi, tiveram. Quero ter a idade que tem a Enadir. Que tem o Oracy. Que tem o seu Lino Bragato. Ou que tem a dona Therezinha. Nada de morrer jovem por alguma burrada ou acidente. Por isso, vivo com cuidado, seguindo conselhos dos mais velhos e respeitando-os, porque quero aprender como chegar lá. Pra um dia poder também olhar pra tudo o que se passou e pensar "eu fiz tudo isso". E ter aquela sensação de que, por mais que se viva, sempre se tem o que aprender.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Nerds resolvem problema científico de 15 anos

0 comentários
Uma possível cura para a Aids?


É notícia em vários sites internacionais que um grupo de jogadores de games conseguiu em apenas três semanas resolver um problema que os cientistas não conseguiam há mais de 15 anos. Apesar de nenhum dos participantes ter qualquer experiência em bioquímica, os caras conseguiram decodificar uma proteína do vírus da Aids em macacos, criando modelos de enzima que se encaixassem. De que jeito? Com uma boa e velha disputa. Quanto mais próximo da resposta ideal, mais pontos levavam. O resultado foi o modelo acima que deixou centenas de milhares de cientistas de quatro e o trabalho está sendo comentado no mundo inteiro.

Em síntese, o que isso pode representar? Um passo certeiro rumo a cura da Aids, só simplesmente isso. Com a aplicação correta, poderá ser criado medicamento que vão ajudar a parar a multiplicação do vírus em quem já está infectado.

Então, da próxima vez que você vir aquela gurizada jogando videogame e pensando que estão lá só perdendo o tempo e fritando o cérebro, saiba que ali pode estar um cientista em potencial. E que pode ajudar a salvar o mundo.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Buenos Aires pode ter sido atingida por meteorito

1 comentários

Na madrugada desta segunda-feira uma explosão misteriosa matou uma mulher e deixou oito pessoas feridas num bairro em Buenos Aires, na Argentina. Testemunhas disseram que uma "bola de fogo" caiu do céu e causou a explosão, destruindo carros e casas.

A imprensa local acredita que a cidade pode ter sido atingida por um meteorito ou por sucata espacial, suspeitando dos destroços do satélite que caiu na Terra na sexta passada e que ainda podem estar em órbita, sendo uma ameaça para outros locais.

A planta carnívora de Oracy Dornelles

0 comentários
Confira o e-mail que recebi de meu amigo Oracy Dornelles, onde ele apresenta foto de uma planta carnívora que possui em seu pátio.

"A foto é de minha planta carnívora. Ela tem a propriedade de exalar um cheiro fétido de carniça para atrair os insetos dos quais se alimenta ao comê-los.

Nada mais característico para registrar aqui, no último dia 22 de setembro, o Dia Nacional do mau hálito. Ofereço este quadro a todas as pessoas infelizes que possuem esse bafo de múmia paralítica...e também para os que não sabem ainda que têm essa herança de corvo... No Brasil há dia para rudo... E não fui eu que inventei isso...
Aproveito, igualmente, neste mês, com a entrada da bela Primavera, para saudá-la com a reprodução da foto de minha horrorosa flor...

Metallica domina os Trending Topics

0 comentários

Desde a madrugada deste domingo, a banda Metallica está entre os assuntos mais comentados no Twitter dominando o Trending Topics, que indica os assuntos mais comentados no mundo inteiro. Não é para menos, pois o show da banda era o mais aguardado neste final de semana no Rock In Rio. Os comentários dos fãs celebravam a execução de músicas como Enter Sandman, Fade to Black, Nothing Else Matters e outras, que até agora, às 12h56 ainda estão em destaque no Twitter.

Sexo nas histórias em quadrinhos

3 comentários
Está nas novelas, nos seriados, no cinema, no teatro e também nas músicas. Então, por que também não estaria nas revistas em quadrinhos? É claro que estou falando de sexo. Esse hábito dos seres vivos, que é tão vital para a nossa sobrevivência quanto respirar, comer ou beber água, aos poucos foi sendo levado para as mídias diversas, para o desconforto dos puristas extremistas. E, claro que isso não é coisa de agora, mas quando o tema estampa publicações tidas "para crianças", como são as histórias em quadrinhos, chama a atenção.

Numa leva nova de revistas, a DC Comics chuta o pau da barraca e mostra uma cena dos personagens Batman e Mulher Gato em beijos quentes, desnudando-se e prontos para partirem pros finalmentes.

Mas esse teor não é exclusividade só dos quadrinhos gringos. Há pouco, a turma da Mônica cresceu e agora o Cebolinha está mais interessado nos beijos da Mônica do que em lhe roubar o coelho Sansão. A edição que estampou na capa o beijo dos dois personagens principais do universo criado por Maurício de Souza teve uma tiragem recorde de 500 mil exemplares. Um feito gigante que valeu comentários até em publicações estrangeiras. Então, se o sexo está nas novelas, nos seriados, no cinema, no teatro e também nas músicas por que também não estaria nos quadrinhos? Está. E em todas as mídias pelo mesmo motivo: porque vende.

sábado, 24 de setembro de 2011

Cinema nacional de qualidade em O Homem do Futuro

0 comentários

Foi-se o tempo em que o cinema nacional não prestava. Esse tempo ficou lá nas décadas de 70, 80 e uma boa parte dos anos 90. E o filme O Homem do Futuro está estreando neste final de semana para provar que nossos filmes são divertidos e não tem só sertão, favela e tiroteio.
A nova produção do diretor Cláudio Torres (do divertido A Mulher Invisível) traz o super Wagner Moura fazendo um personagem muito diferente de seu icônico Capitão Nascimento, de Tropa de Elite 1 e 2.

Em O Homem do Futuro, Moura é um cientista brilhante e solitário. Infeliz, por ter sido humilhado pelo amor da sua vida (Alinne Moraes), há 20 anos. Ao tentar criar uma forma de energia, ele volta no tempo e vê a possibilidade de mudar a sua vida.

Pra quem gosta de ficção científica, o filme segue a "cartilha" dos filmes de viagem no tempo, como De Volta para o Futuro e outros tantos. E, por isso mesmo, é superdivertido. Dê uma olhada no trailer e corra no cinema mais próximo para ver.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Hora de rezar?

1 comentários

"Satélite nosso que estáis no céu. Venha a nós, o vosso reino. Seja feita a vossa vontade..."

Governo ajudará Tropa de Elite 2 a chegar ao Oscar

0 comentários

O indicado brasileiro ao Oscar, Tropa de Elite 2, vai jogar pesado para conquistar uma vaga entre os cinco filmes que vão disputar o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Para isso, a produção contará com o apoio do Ministério da Cultura, que vai liberar uma grana pesada em anúncios voltados aos sócios da Academia de Hollywood. Uma coisa é certa: o filme precisará ser vendido como uma "obra fechada" e não como uma continuação.

Na forma que for, o filme de José Padilha é uma obra muito bem construída, escrita, montada, é cinema de alto nível e reflete o bom momento do cinema nacional.

E, lembrando, os melhores divulgadores do filme serão mesmo o seu diretor, Padilha, e o astro do filme, Wagner Moura, ambos desenvolvendo projetos para o cinema estadunidense. Padilha vai criar a nova franquia de Robocop, enquanto que Moura vai estrelar o filme Elysium, ao lado de Matt Damon, Jodie Foster e Alice Braga.

Desta forma, Tropa 2 pode conquistar algumas indicações ao Oscar como roteiro, montagem, direção ou até atuação. Difícil? Pode ser. Mas talvez seja mais fácil entrar nessas categorias do que justamente na de Filme Estrangeiro. Acontece que a Academia sempre procura em seus indicados aquele perfil de...estrangeiro, exótico, diferente, o que não é o caso de Tropa 2.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Charge do Santiago

0 comentários

Por Santiago (Neltair Abreu)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Nasa descobre planeta com dois sóis

0 comentários
Tatooíne (Planeta com dois sóis em Star Wars)

Em 2011, a Ciência finalmente conseguiu descobrir algo semelhante ao que a Cinema já havia preconizado há mais de 30 anos. Em Star Wars Episódio 4-Uma Nova Esperança, George Lucas apresentou o planeta Tatooine, que ficava próximo de dois sóis.

Kepler 16b- planeta descoberto pela Nasa

Nesta semana, cientistas da Nasa divulgaram o primeiro caso de um planeta semelhante, que foi batizado de Kepler-16b, o qual orbita em um sistema a cerca de "apenas" 200 anos-luz da Terra (Mais de 6 bilhões de Km da porta de sua casa...)

Tal descoberta confirma uma nova classe de planetas que poderiam abrigar vida. Kepler-16b teria o tamanho aproximado de Sarturno e seria inóspito e frio, (entre -70ºC e -100ºC) considerando que as estrelas teriam uma massa de cerca de 30% e nosso Sol.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vanderlei Machado, novo integrante do grupo Rodeio

0 comentários

Se engana quem pensa que o grupo Rodeio brilhou no baile do CTG Os Tropeiros na última quinta-feira. Nada disso: a estrela da noite foi meu amigo Vanderlei Machado, que mostrou seus dotes como cantor e deu a sua versão para a música Vento, Cavalo, Peão, dividindo o microfone com o cantor Régis Marques. Tive acesso a uma filmagem exclusiva e ei-la (cortesia do Gonô, da Central FM), para a apreciação dos amigos. No Rio Grande tão grande do Sul estamos vivendo mais uma Semana Farroupilha. Por aqui, tudo é festa!

O cuidado na era do descuido: perigos de coisificações da pessoa

0 comentários

Por Rodrigo Dalosto Smolareck¹

A evolução inegável e espantosa da humanidade trouxe consigo várias inquietações no tocante as expressas investidas que assistimos descaradamente acerca do descuido com a condição humana. É, no mínimo, angustiante sentir-nos dentro de uma jaula cujos leões e domadores disputam o mesmo espaço, uns contando com o poder do chicote, outros por sua vez, com a prática animalizada do ataque voraz, uma relação de poder estabelecida e configurada no mais alto teor.

Falemos então das jaulas sociais, dos domadores, dos leões: uma verdadeira trama para análise psicopedagógica. Proponho-me aqui a pensar no cuidado na era do descuido com o outro. Jaulas sociais: Quantas? Como se apresentam? Quem está de posse da chave? Quem deve sair?

Domadores: Quem são estes? Qual o tamanho do chicote? Como exercem o controle? Que roupagem usam? Leões: Quem seriam? Será que realmente atacam? Seriam feras? Como se sentem ameaçados pelo chicote? Quantos olhares teríamos pairando nesta singela abordagem, quantas interpretações, quantas reflexões, quanta configuração ou projeção de situações de nossa própria vida: Quando nos sentimos enjaulados? Quando nos tornamos verdadeiros leões? E ainda, quando assumimos a postura de domadores? Valiosas indagações!

Meu temor reside assim na coisificação da pessoa, na banalização do cuidado com tudo o que nos faz SER: sermos sensíveis a tantas situações que nos chamam a compreensão de nossa identidade humana.

A configuração maldosa hospedada muitas vezes em nossa construção nos torna merecedores de frases fortes que ouvimos por aí:

Ajudar que é bom nem pensar, mas criticar de braços cruzados sim!
Vive dizendo como deveria ser, mas não assume o que diz!
Contesta qualquer ideia que não seja a sua, mas não acrescenta em nada!
Adora chamar a atenção partindo de reflexões vazias!
Vive olhando para o movimento do vizinho quando está até dura das pernas!
Nada que não venha de si é correto!
Quer se impor pela poeira que faz!
Muito barulho, também é só o que sabe fazer!
Segura o pé do outro de medo que caminhe mais que si próprio!
E tantas outras... entendo...como entendo, mas o importante é que quanto mais nos embalarmos ao som do bom senso menos vezes cairemos na vala da hipocrisia.



¹ Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial, e-mail: profpedagogia@zipmail.com.br

Música do Dia: The Lazy Song

1 comentários

By Bruno Mars

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Banda de rock lança versão de Like a Prayer, de Madonna

0 comentários

Em 1989, a cantora Madonna criou polêmica ao lançar o clipe da música Like a Prayer, combinando rock com elementos da música gospel. No clipe, a mistura se justificava ainda por mexer com as religiões, apresentando um Cristo negro que seduz Madonna, através de suas orações.

A música já teve algumas versões, foi tema do seriado Glee e agora surge com nova roupagem, com a banda We Are The Fallen, que conta com ex-integrantes de Evanescense. Veja os vídeos e compare.

Fotos Scarlett Johansson nua viram domínio público

0 comentários

A primeira vez em que todos ouvimos falar de Scarlett Johansson foi num filme chamado “Encontros e Desencontros” (Lost in Translation). Na sua primeira cena no filme, que é aliás a primeira cena do filme, vemos um close de sua bunda, vestindo uma calcinha rosa semitransparente (acima). Adiante, a película de Sophia Coppola revela quem é a moça: uma loira de uma beleza clássica, comparável a das grandes divas do cinema, com um olhar misterioso, indecifrável e os lábios mais desejosos que você (talvez nem eu-sniff) jamais vamos beijar.


Mas o propósito desse post não é falar tão somente do talento indiscutível de Scarlett, mas também de sua classe. Aliás, tamanha é a sua classe que se revela ainda maior até quando ela se desnuda, literalmente falando. Veja que ela, levada pela mesma curiosidade que acomete a tantas outras, resolveu investigar seu corpo apoteótico sob a ótica de uma maravilha tecnológica chamada Iphone. Só que, quando ela iria imaginar, que seu aparelho seria hackeado e aquelas fotos se tornariam de domínio público, via interwebs?

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Música do dia: Wish You Were Here

1 comentários

By Avril Lavigne. (A música é linda e eu gostei do clipe, apesar das críticas dos fãs. É só close no rosto da Avril. E quando ela chora, dá vontade de chorar junto...)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A verdade está lá fora

1 comentários
Planeta descoberto pode abrigar vida

Planeta foi batizado de HD 85512 b

Cientistas anunciaram nesta semana a descoberta de um planeta distante 36 milhões de anos-luz da Terra e que tem chance de ter água na forma líquida, requisito essencial para a existência de vida (segundo os padrões terrestres). Batizado como HD 85512 b, o planeta é quase quatro vezes maior do que o nosso e estaria numa zona habitável, próximo de uma estrela semelhante ao nosso Sol, o que favorece a situação climática, considerando também que a atmosfera poderia conter oxigênio e nitrogênio.

A órbita aparenta ser circular e estável, o que influencia também no clima. Outro indicativo é de que o planeta HD 85512 b faz parte de um sistema planetário bem mais antigo que o nosso. Ou seja, outro indício de que a vida tenha se desenvolvido como aqui.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Um dia antes de depois de amanhã Nike lança o tênis de De Volta para o Futuro

0 comentários
Marty McFly: que tênis feio...

...mas ele calça sozinho. Wooow!

Nesta sexta-feira, a Nike vai lançar um tênis do futuro que foi mostrado num filme do passado, mas cuja história se passava em 2015, ou seja, no futuro!!! É claro que estou falando do filme De Volta para o Futuro 2, que faz parte de uma trilogia fantástica, produzida por Steven Spielberg na década de 80.

Em De Volta para o Futuro 2, o personagem Marty McFly, vivido por Michael J. Fox, tinha de ir para o ano de 2015 para consertar um problema que tinha sido causado pela viagem que fez a 1955. Enfim, não vou contar a história. Se você não viu, é porque não teve infância e nem tem alma! Mas pode se redimir e assistir o quanto antes.

Pois bem, tô só enrolando né, tem uma cena no filme que o Marty calça um tênis da Nike e se surpreende por ele se amarrar sozinho. Eis que o tal tênis foi patenteado pela empresa, que estará lançando esse produto num dia antes de depois de amanhã, ou seja, nesta sexta-feira.

Confira o comercial de TV do negócio.


Objeto de adoração nerd. Categoria suprema!

Música do Dia: This is War

0 comentários

By 30 Seconds to Mars

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Carpinejar vem aí!

0 comentários

A Secretaria de Educação e Cultura de Santiago já trabalha pelo sucesso de mais uma Feira do Livro, que será de 23 a 26 de novembro. Na semana passada foi escolhido o tema que será "Ler é acordar para a vida". Na mesma oportunidade, foi apresentada uma sugestão para patrono da feira, o que por enquanto está em secreto, dependendo do homenageado aceitar. Mas duas boas novidades já podem ser reveladas, que é a participação de dois grandes artistas gaúchos, já confirmados para o evento.

Um deles é o chargista Iotti, criador do personagem Radicci. O outro é o grande Fabrício Carpinejar, escritor e colunista do jornal Zero Hora. Com essas participações, a Feira do Livro 2011 já promete ser imperdível!