quinta-feira, 24 de março de 2011

Tentei. Mas não deu...

9 comentários

Que fiasco. Que decepção. Que frustração comigo. Tentei, mas não consegui. Fui ao Hospital de Caridade para doar sangue hoje. Na verdade, já tinha ido ontem, mas fui advertido pela moça que eu deveria estar bem alimentado e que deveria ter dormido bem, senão ficaria fraco. Insisti, mas ela disse não. Que voltasse em melhores condições.

Então, me preparei e nesta quinta fui lá. Estava firme e forte e, apesar de alguns me advertirem qualquer coisa, não tenho medo de ver sangue. O problema mesmo são as agulhas. De qualquer forma, fui encará-las. A moça mediu minha pressão e disse que estava tudo bem. Me sentia forte e já estava com a certeza de que meu sangue seria capaz de curar o câncer.

Ainda fiz piada. "Se eu chorar, não conte pra ninguém", brinquei com a enfermeira que amarrou um garrote no meu braço. Até pensei em pedir que fizesse uma anestesia antes, mas isso também iria envolver agulhas, então, a situação não iria mudar muito.

Quando ela enfiou a agulha em mim, senti uma dorzinha incômoda e meu braço queria sair correndo, gritando e me deixar ali, sozinho. Mas eu permaneci firme. O mesmo não posso dizer de minhas pernas, que se afrouxaram um pouco e o suor que instantâneamente abriu suas comportas. A moça disse "não vai dar". E eu insisti para que continuasse. "Não, tu está fraco" e foi me deitando pra trás.

E eu insisti um pouco mais, pois estava ali para doar sangue e queria fazer isso. "Pode continuar. Eu aguento". E fiquei ali, de olhos fechados, imaginando o sangue saindo de minha veia e enchendo a bolsinha ao lado. Abri os olhos para ver e perguntar se faltava muito e vi que a agulha nem estava mais no meu braço. "Não vamos tirar. Tu não vai aguentar. Quer uma Coca-Cola?", disse a enfermeira, muito atenciosa.

Fiquei chateado e fui levantar e a moça delicadamente insistiu para que continuasse sentado para trás na poltrona. E fiquei. Por um minuto só e levantei, apesar dela dizer que eu não estava bem. Disse que voltaria no dia seguinte e ela me advertiu. "Volte, mas depois do almoço, bem descansado e bem alimentado". Que fiasco. Que decepção. Que frustração comigo. E o pior é que estou até agora sentindo como se aquela agulha ainda estivesse cravada no meu braço...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Clonagem de mamute: o próximo passo da evolução

0 comentários

Cientistas japoneses, russos e americanos trabalham num propósito em conjunto: dentro de seis anos devem apresentar a humanidade um animal chamado Mamute!! Sim, você já ouviu falar dele nos livros de história e também viu sua descomunal figura- de 5 metros e presas do tamanho de um carro- recriada em CGI nos filmes americanos. Mas que tal se ele for recriado através de clonagem? É isso que vai acontecer. Os especialistas estão trabalhando com base no DNA coletado de um bebê mamute, de 40 mil anos, que foi encontrado congelado em 2007, com sua carne, dentes e pelos perfeitamente conservados através de uma mumificação natural.

O processo de clonagem do mamute se dará examente como foi o da ovelha Dolly. Porém, enquanto o óvulo usado era de uma ovelha, no caso do mamute este será de seu parente mais próximo, que é o elefante. Para que isso? Ora, para encontrar respostas que até hoje a humanidade desconhece: o que houve com as espécies que outrora habitaram o planeta e como foram extintas. Afinal, elas não tinham a mesma inteligência do ser humano para destruir o meio em que viviam...

terça-feira, 22 de março de 2011

Saúde, um bem precioso...

0 comentários
Uma frase muito comum que as pessoas dizem é que "tendo saúde é o que importa" e suas variações. E é verdade. Nos últimos meses e mais fortemente nas últimas semanas, meu pai está tendo de se submeter a exames, medicações e internações hospitalares. Estava com uma cirurgia marcada para hoje, mas não vai acontecer. Ficará para os próximos dias.

E, com isso, fica aquela expectativa de melhoras e tudo isso vai envolvendo a todos emocionalmente. Dá um desgaste físico, mental etc. Enfim, sei que ele está sob os cuidados de grandes profissionais da saúde, como o dr. Ourique e os demais profissionais do nosso Hospital de Santiago, tão bem estruturado.

Nessas idas e vindas do HCS, acabei fazendo amizade com enfermeiros, médicos, porteiros e também pacientes. Interessante isso: quando a gente vivencia situações delicadas, acaba por passar por uma transformação que nos faz ver de formas diferentes diversas questões da vida que, aliás, ganha novos sentidos. E a gente passa a se importar só com o que importa, sem as frescuras corriqueiras.

Ou vê que certas situações que parecem tão horrendas, são chuva de verão, tudo passa. Só o que é de verdade mesmo são os laços verdadeiros de amor, de amizade, de compreensão etc. E, claro, é nessas horas que a gente tem a certeza do quanto a saúde é um bem por demais precioso...

Garoto vira símbolo mundial contra o bullyng

0 comentários

O australiano Casey Heynes, de 15 anos, virou herói mundial depois que um vídeo gravado num celular caiu na internet. Nas imagens, ele aparece levando tapas de um colega, até que decide revidar. Ele ergue o seu agressor e o joga no chão com força. Há três anos, o garoto sofria agressões e humilhações diárias.

Heynes disse que estava cansado de sofrer tanto (chegou a pensar em suicídio há um ano) e numa explosão emocional, decidiu dar um basta em tudo aquilo. Crianças e até adultos se identificaram com a história, que acabou chamando a atenção para o problema do bullyng que, a partir de agora, será mais discutido do que nunca.

A nova Mulher Maravilha...

0 comentários

Em tempos de internet é assim: antes mesmo da série Mulher Maravilha gravar a primeira cena, já cai na rede a primeira imagem oficial da atriz Adriana Palick como a personagem, para a apreciação dos internautas. Apesar da atriz estar indiscutivelmente bonita, o uniforme é questionável: colorido demais e artificial. Onde deveria parecer couro, parece vinil. E onde deveria parecer metal, parece plástico. Isso se não for...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Nelson Abreu em Santiago

1 comentários
José Omar, eu, Nelson e Vera Lúcia.

Tive a satisfação de encontrar o vereador Nelson Abreu, do PDT, no centro de minha cidade, Santiago. Ele estava sentado num banco em frente da Farmácia São Leandro e quem o via, logo vinha dar-lhe um abraço e perguntar de sua saúde. Abreu está desde o final de 2009 em tratamento, devido a um AVC. "Estive três meses praticamente morto. Mas estou cada vez melhor. Quero voltar pra Câmara, pra política, pra Santiago. Essa cidade é tudo pra mim", disse Nelson que, por enquanto, segue sob cuidados da família de sua esposa, em Palmeira das Missões.

Nelson fez também comentários sobre a política local, dizendo que segue acompanhando tudo e se disse feliz pela região ter eleito Chicão Gorski para deputado. "Sou do PDT, mas admiro muito o Chico, que é uma pessoa honesta, trabalhadora e de bom coração", disse. Por fim, avisou: "quero voltar a trabalhar na Câmara assim que os médicos me liberarem".

Lixo de serviço!

5 comentários
Desde o início de fevereiro, eu envio e-mails para a 35ª Delegacia de Ensino, de São Borja, solicitando meus certificados de conclusão escolar e nada. E nada. E nada. Foram vários e-mails e nenhuma resposta, apesar de terem me dito, via telefone, que bastava enviar um e-mail para pedagogico35cre@seduc.rs.gov.br, com os documentos em anexo e a devida solitação que tudo seria encaminhado rapidamente. Bem, não sei qual o conceito de rapidez desse pessoal, mas um mês e meio é de esgotar a paciência.

Esta semana encerra o prazo para fazer a matrícula no curso que pretendia fazer. No entanto, estarei impedido por causa da morosidade da 35ª DE.

Outro dia, minha amiga Augusta Velasco chegou a viajar para São Borja para buscar seus certificados. Chegando lá, foi informada de que o "sistema estava fora do ar". Que lixo de serviço público, bem do tipo que as pessoas odeiam. Juro que se eu não obtiver resposta, vou mandar um quilo de Erva-Mate para a 35ª DE, "agradecendo" pela atenção...

sexta-feira, 18 de março de 2011

Música do Dia: A Thousand Miles

0 comentários

Vanessa Carlton

A Lua estará maior neste sábado...

1 comentários

Um espetáculo para os poetas, boêmios e apaixonados: conforme noticiado por agências espaciais, neste sábado a Lua estará 50 mil Km mais próxima da Terra neste sábado. Por causa disso, ela surgirá maior e mais "brilhante" no céu. A última vez em que uma Super Lua surgiu foi em março de 1993.

Apesar da Lua influenciar o efeito das marés, a proximidade do satélite neste sábado não sofrerá alterações significativas.

Pôsters de Thor e Capitão América

1 comentários
Thor, com Anthony Hopkins,
Chris Hemsworth,
Natalie Portman e Kate Dennings.

Capitão América, com Chris Evan, Hugo Weaving,
Tommy Lee Jones e Samuel L. Jackson.

Muito bacana a arte dos cartazes dos filmes Thor e Capitão América-O Primeiro Vingador. O primeiro estreia no dia 29 de abril e o outro no final de julho. Thor é o Deus do Trovão na mitologia nórdica, adaptada para os quadrinhos da Marvel. Vive em Asgard-que no filme será em outro planeta ou dimensão- de onde é banido por seu pai, Odin. Thor vem parar na Terra, onde se torna um herói, confrontando sua arrogância com os perigos que surgem.

Já o Capitão é um soldado que, na época da II Guerra Mundial, recebeu o soro do supersoldado, um experimento do governo, e ganhou resistência física e agilidade para se tornar um símbolo na luta contra o nazismo. Num acidente, acaba criogenado e seu corpo é encontrado na época atual.

Ambos os filmes estão interligados com Homem de Ferro 1 e 2 e com O Incrível Hulk. Essa conexão vai resultar no longametragem Os Vingadores, que estreia no ano que vem juntando esses e outros personagens famosos.

Aniversariantes do dia:

0 comentários
Éldrio Machado

Samuel Dorneles

No dia de hoje, 18 de março, quero parabenizar dois amigos que estão de aniversário. Um, é o advogado e comunicador Éldrio Machado, diretor da rádio comunitária Central FM, pessoa por quem tenho sincera admiração por seu exemplo de profissionalismo, de caráter e nobreza. O outro, é Samuel Dorneles (o Samuka), amigo, parceiro, camarada. Um cara super gente fina e que tem um baita coração. A esses dois bons amigos, um forte abraço do tamanho de Santiago do Boqueirão!

Delegada Anaí: uma liderança admirável

0 comentários
Delegada Anaí (em foto que surrupiei
do blog do amigo Rafael Nemitz)

Desde que chegou em minha cidade, Santiago, a delegada Anaí Mariani tem mostrado notável competência em suas funções como delegada adjunta na Delegacia de Pronto Atendimento em Santiago. É admirável vê-la participando na linha de frente das operações policiais que, muitas vezes, acontecem em conjunto entre a polícia civil e a Brigada Militar.

Noutros tempos, a colaboração entre esses dois órgãos de segurança era meio dificultosa (especialmente por aqui). Mas a delegada Anaí é de outra safra de servidores públicos, que inteligentemente sabe que o trabalho em conjunto soma forças e traz um resultado muito melhor.

E é de admirar também o perfil de transparência que ela (assim como o delegado Vladimir) faz questão de manter em sua relação com a imprensa e com a sociedade. Eis uma liderança notável e digna de ser seguida e admirada...

quinta-feira, 17 de março de 2011

Que tal ir nessa loirinha?

0 comentários

O Programa do Gonô, sucesso de segunda a sexta-feira, 20h, na Central FM fará grande evento no dia 01 de abril, em Santiago. E bobo vai ser quem perder: o show será com a banda Loirinha do Forró. A festa começa a partir das 23h, no Clube União. Ingressos a R$ 10, à venda na rádio Central FM e farmácia Kerpel.

Sorteio de ingressos
Aí, gurizada: estou sorteando três ingressos para o show da totosa aí da foto, cortesia do meu amigo Gonô. Pra ganhar, é sopa no mel: basta mandar um e-mail para marciobrasil7@bol.com.br ou deixar um comentário aí no blog respondendo: qual é a música de maior sucesso da Loirinha do Forró? Feito o brique.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tiririca gastou só R$ 42 em março

0 comentários

Mesmo antes de assumir como deputado federal, Tiririca virou alvo preferido da mídia por ser pobre, artista e fodido sem um puto pila no bolso. Depois, a chacota aumentou quando ele assumiu função da Comissão de Educação e Cultura, tendo em vista que o parlamentar é pouco exímio na arte de ler e escrever.

No entanto, eis uma notícia positiva da parte do Tiririca: ele não seguiu o exemplo de seus colegas do Câmara Federal que torram a verba de gabinete e gastou somente R$ 42 neste mês de março, em serviços postais. E no mês de janeiro, ele foi reembolsado em R$ 519, valor de duas passagens aéreas, sendo que uma delas custou R$ 80.

Eis um político que cumpre o que promete, porque pior que tava realmente não ficou...

Cantora quer mais de R$ 1 milhão pra criar um blog

0 comentários

Olha essa: a cantora Maria Bethânia obteve autorização do Ministério da Cultura para captar cerca de R$ 1 milhão e 300 mil para um novo projeto seu: criar um blog!

A ideia é de mostrar vídeos diários da gadelhuda irmã do Caetano interpretando algumas músicas. A Assessoria de Imprensa disse que Bethânia está muito entusiasmada com essa ideia.

E que tal se não estivesse?

Shakira: "eu sou gaúcha"

1 comentários



Depois de 14 anos, a cantora Shakira retornou ao Brasil. Nesta terça-feira, 15, ela fez um show-za-ço em Porto Alegre, a capital de todos os gaúchos. E, por isso mesmo, um dos momentos em que o público mais delirou foi quando a Shaki disse:

- Esta noite eu sou gaúcha!!

Shakira chegou ao palco após surpreender os fãs atravessando uma passarela de acesso ao palco em meio ao público. Mais de 20 mil pessoas enlouqueceram ouvindo a colombiana mais linda de todos os tempos cantar Pienso Em Ti (música que abriu o show), Si Te Vas, La Tortura, Nothing Else Matters, Inevitable, Sale El Sol, Antes de Las Seis, Waka Wake, Gipsy, Hips Dont'Lie, Whenever, Wherever e, claro, o atual hit Loca. Foi um passeio por canções famosas que cada um dos discos da Shaki, que se apresentará ainda em Brasília, nesta quinta-feira, 17 e em São Paulo, no sábado, 19.


PS: Pena que a Karla Pasini perdeu o show...

terça-feira, 15 de março de 2011

URI mostra a verdade sobre a ditadura militar

0 comentários
Milicada baixando a lenha...

Pessoas protestando pelo seu direito de expressão

De 15 a 18 de março, o Museu das Comunicações da URI promove a mostra "Direito a Memória e a Verdade". A exposição conta com painéis da Secretaria de Direitos Humanos e conta um pouco do que foi a ditadura militar no Brasil (sabe, né? Aquele período em que os milicos torturavam quem não concordava com eles...). Durante esta semana, nos turnos da manhã e da tarde haverá visitação de escolas.

Na parte da noite, acontecem palestras e debates sobre esse período recente (e que não deve ser esquecido) na história do Brasil. Para informações e agendamento de visitas, o contato é com o professor Cléo Bonotto e com a acadêmica Ângela Ribeiro. Fone 9627-7771.

Os últimos 7 bons filmes que vi

0 comentários
Além da Vida- Dois motivos me levaram a assistir Além da Vida (Hereafter). Um: é o novo filme do Clint Eastwood, veterano ator e diretor que, no auge de seus 80 anos, se torna cada vez mais sensível como cineasta. Sua versatilidade apresenta desta vez uma história sobre vida após a morte, porém, não espere aqui aquelas lições de moral como vistas no chatíssimo "Nosso Lar". Tudo é muito sutil e o roteiro evita de sentenciar uma verdade absoluta sobre as experiências pós-morte experimentadas por alguns personagens. O outro motivo para ter visto esse filme? A impactante cena inicial que mostra um devastador tsunami na Ásia. Foi por esse o motivo, inclusive, do filme ter sido tirado de cartaz no Japão. Nota 8..



O Vencedor- Sabe quando dá vontade de aplaudir um filme depois que ele termina? Foi essa a sensação que tive quando as letrinhas começaram a subir. O Vencedor conta a história de um jovem boxeador que desperdiça o seu talento em lutas injustas. Quem o empresaria é a sua mãe, mais preocupada com o dinheiro e o status. E quem lhe treina é o seu irmão, ex-boxeador, atualmente um viciado em crack. E quem lhe incentiva a tomar outro rumo na vida é a sua namorada, uma garçonete desbocada que não tem medo de enfrentar a família do namorado, incluindo suas sete horrendas irmãs. Mark Walberg é o jovem boxeador, Amy Adams é sua namorada, Melissa Leo (vencedora do Oscar de Atriz Coadjuvante), a mãe e Cristian Bale o irmão viciado.
Aliás, Bale dá uma dimensão incrível ao seu personagem, um enrolão, inconsequente e fodido, mas que ama sua família incondicionalmente. Sua dedicação ao papel, que inclui uma magreza mórbida e olheiras profundas, é hipnotizante. Baita filme! Nota 10.

Inverno da Alma- Que Natalie Portman merecia o Oscar de Melhor Atriz neste ano, era quase um consenso. Isso porque existia uma Jenifer Lawrence no caminho. Em Inverno da Alma, a jovem atriz fez um trabalho incrível como uma adolescente que vive numa região montanhosa dos EUA, que precisa encontrar o pai (ou o corpo dele) para não perder a casa onde vive com sua mãe doente e dois irmãos pequenos. A frieza do lugar reflete também a falta de emoções das pessoas do povoado onde vive, quase todas trabalhando para o tráfico de drogas e, por isso mesmo, não sentem remorso em matar alguém que pergunta demais e pode se tornar um problema. Excelente filme. Nota 9.



O Discurso do Rei- É o campeão do Oscar de Melhor Filme deste ano. Conta a história do rei George VI, que era atormentado por uma gagueira inapropriada para o líder de uma nação e que precisava passar confiança ao seu povo, durante a II Guerra Mundial. Para enfrentar seu problema pessoal, ele conta com o trabalho de um fonaudiólogo pouco convencional, que o ajuda. Excelentes atuações de Colin Firth (Oscar de Melhor Ator) e de Geofrey Rush. Bom filme. Nota 8,5.





Minhas Mães e Meu Pai- O filme conta a história de dois irmãos que decidem encontrar o homem que doou o sêmen que os gerou, pois ambos são filhos de um casal de lésbicas, interpretadas por Juliane Moore e Annete Benning. É uma comedia leve e despretenciosa que erra em vários momentos por forçar algumas situações bobas. No entanto, o que mantém o interesse é o talento de seus atores, em especial Mark Ruffalo, que surge com um personagem muito carismático. Nota 7,5.





Bruna Surfistinha- Pois é: assisti e gostei da suposta história de vida da famosa prostituta e blogueira, aqui interpretada por Deborah Secco. Depois de fazer 18 anos, Raquel Pacheco foge da casa da família que a adotou para trabalhar como garota de programa. Aos poucos, a ex-moça de família vai descobrindo que pode ganhar muito dinheiro, especialmente ao fazer uso da internet. Deborah faz um trabalho irregular na primeira parte do filme, mas cresce e mostra talento, se mostrando à vontade nas cenas de nudez. Bom filme. Nota 7.






Cisne Negro- O filme custou U$ 13 milhões e já rendeu mais de U$ 250 milhões nos cinemas mundiais, graças ao talento de Natalie Portman. Ela interpreta uma bailarina obcecada com a perfeição, que ganha o papel principal como a Rainha dos Cisnes. Ao passo que vive de forma natural o lado "branco", ela precisa aflorar o lado "negro" de sua personagem e isso vai perturbando-a psicológicamente. Cena para entrar pra história: a cena de beijo (e o que vem em seguida) entre Natalie e Mila Kunis. Excelente filme. Nota 9.

A crise nuclear do Japão, fisica nuclear e o acidente de Chernobyl

0 comentários

O físico brasileiro Caio Gomes escreveu sobre o tão propagado risco das usinas nucleares no Japão. Confira:

"Vou tentar resumir aqui de maneira rápida o porque a reação geral da mídia (não só nacional ) tem sido extremamente exagerada pela questão das usinas nucleares no Japão, e como comparar com Chernobyl é completamente fora de propósito.

Uma usina nuclear funciona como uma grande panela de pressão: ela retira a energia térmica gerada pelo reator através de vapor, que é utilizada para movimentar turbinas. Esse calor é gerado por reações no reator, que vem a partir do decaimento do oxido de urânio em materiais menos radioativos.

A taxa de reação é controlada através de “barras de controle” que são inseridas no núcleo. Com isso as reações no reator podem ser paradas quase instantemente, sobrando apenas a radiatividade natural do oxido de urânio e dos produtos da reação de fissao (que deve parar em torno de uma semana).

No caso da usina japonesa, isso foi feito na sexta feira: Logo após o terremoto, as barras de controle foram utilizadas, e toda a reação nuclear de fissão foi interrompida. Todo o problema que estamos vendo é resultado apenas do calor gerado pelos produtos da fissão.

Este é o primeiro fato que precisa ser claramente observado: não há mais fissão sendo feitas no reator.

O problema agora é unicamente retirar o calor residual pelo reator. Como a usina parou de funcionar, e portanto as bombas que movimentam a agua, existe um sistema reserva a partir de geradores de diesel. Esses sistemas começaram a funcionar, mas foram destruídos pelo tsunami logo a seguir. Como uma terceira garantia, a usina foi projetada com uma bateria reserva (que entrou normalmente em funcionamento), que pode movimentar a agua por oito horas, até onde um novo sistema de geração deveria ser encontrado. Não sei o porque ainda, mas nesses oito horas não foi possível obter um novo sistema de geração de energia.

Mas para casos como esse (onde os dois primeiros sistemas de segurança não funcionam), os reatores são projetados ainda com três camadas de proteção. A primeira camada é uma cobertura de zirconio feita sobre o urânio. Esta camada de zirconio derrete a 2200 graus Celsius enquanto o urânio derrete a 3000 graus Celsius. A segunda camada de proteção é essa feita pela agua que circulam as barras de zirconio/urânio e que pode retirar o calor gerado.

Caso as barras de zirconio/urânio sejam expostas ( ou seja, a agua em torno de algum ponto delas evapore), estas barras começarão a derreter ( e uma vez completamente expostas devem derreter completamente em torno de uma hora). Para impedir esse derretimento, todo o reator é coberto por uma camada de concreto e aço progetada para resistir a todo tempo até o nucleo resfriar (indefinidamente, já que a temperatura de fusão destes materiais é mais alta que a temperatura de derretimento dos materias do núcleo).

Esta é a construção da usina: o que deve estar acontecendo então?

Com a falha dos geradores, passaram a trabalhar nos sistemas de contenção para impedir o derretimento do nucleo e para isso existem varios sistemas que vão tentar tirar o calor do nucleo. Outra preocupação é em retirar a pressão do nucleo, que poderia causar um rompimento do segundo sistema de contenção.

- esses gases não oferecem risco de contaminação, já que eles os elementos radioativos dividirão em elementos não radioativos em segundos. Além de gases não radioativos mas inflamaveis como o Hidrogenio. É esse hidrogenio que vem causando as explosões vistas nas noticias, ou seja, não relacionados a nada que ocorre no nucleo do reator.

- a analise do gás interno ao refrigerador poderia pode indicar se o derretimento parcial do nucleo está acontecendo, já que traços de Césio apareceriam caso o derretimento estivesse ocorrendo: traços de Césio começaram a aparecer nos gases ventilados do reator.

- Com indicios de derretimento, os técnicos decidiram usar agua do mar para impedir o derretimento como plano B. Ao que tudo indica, isso baixou a temperatura do reator 1.

Nos próximos dias a temperatura do reator ainda estará alta, mas cada vez menos problematica. Há ainda riscos de explosões causadas pelo Hidrogenio ventilado, mas também será cada vez menos problematico.

E ainda lembro que em ultimo caso ainda teriamos a terceira camada de contenção que entraria em jogo caso o derretimento total do nucleo ocorresse.

No momento estamos no no segundo estagio: os técnicos estão tentando impedir o derretimento do núcleo, mas ainda não chegamos ao ponto de usar a ultima camada de proteção.

E Chernobyl?
E porque as comparações com Chernobyl são descabidas?
Primeiro a usina de Chernobyl usava um desenho diferente de reator: primeiramente o resfriante dela não era agua e sim carbono. E em segundo lugar, o terceiro recipiente de conteção ( o de concreto e aço) não existia.

O que isso muda? O carbono, a altas temperaturas pode incendiar e vaporizar, levando o material do nucleo em seu vapor. Sem o terceiro compartimento de proteção, quando a pressão do reator aumentou e ele rachou, esse vapor foi lançado diretamente na atmosfera, levando pedaços do núcleo de urânio para a atmosfera.

Isso é importante: Em Chernobyl não foi uma explosão nuclear (como uma bomba). Foi uma emissão de elementos radioativos na atmosfera (a famosa bomba suja) que causaram os danos de radioatividade. A simples existência do terceiro compartimento de segurança impediria esse lançamento na atmosfera e com isso os maiores danos de Chernobyl teriam sido evitados.
As usinas do Japão estão então protegidas de um acidente como Chernobyl, já que mesmo na época que Chernobyl foi construída já se sabia que aquele desenho de usina era inseguro."

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ruínas da Atlântida teriam sido encontradas na Espanha

1 comentários

Pesquisadores garantem ter encontrado na costa sul da Espanha as ruínas da mítica cidade de Atlântida, que teria sido afundada há cerca de 4 mil anos após ter sido atingida por um tsunami, causado por um meteoro que caiu no oceano Atlântico. A menção mais conhecida dessa história foi feita pelo filósofo grego Platão (428-347 A.C)

A equipe responsável pela descoberta é liderada por um arqueólogo americano, da Universidade de Hartford. Os pesquisadores trabalharam anos empregando tecnologia especial para localizar a primeira metrópole criada pelo homem. Essa busca será mostrada em breve pelo canal National Geographic, no especial Encontrando Atlantis.

Se essa história se confirmar, trata-se da maior descoberta histórica de todos os tempos.

Jaguari sedia debate sobre plantio de fumo, hoje às 14h

0 comentários
Deputado Chicão Gorski presidente a Comissão parlamentar

Nesta segunda-feira, a partir das 14h, acontece em Jaguari uma audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, que é presidida pelo deputado estadual Chicão Gorski. A reunião acontecerá no Centro Comunitário Santa Juliana, no parque São Cristóvão, e debaterá sobre o plantio de fumo, tendo em vista resoluções da Anvisa que podem prejudicar produtores de fumo do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

“A região do Vale do Jaguari é produtora de fumo e também sofrerá com as consequências das medidas caso sejam implementadas. A mobilização dos fumicultores e da comunidade é fundamental para impedir às restrições ao setor fumageiro”, acredita Chicão.

Aniversariante do dia

1 comentários

Quem está de aniversário nesta segunda-feira, 14, é meu amigo Carlos Giovani Delevati Pasini, atual presidente da Casa do Poeta de Santiago. Ele é casado com a Karla e é pai do Eduardo e da Amanda Pasini. Ocupa o posto de capitão no Exército Brasileiro e é professor de Literatura e Redação no Colégio Militar de Santa Maria. Pasini é formado em Letras, mestre em Educação e em Ciências Militar e possui sete livros lançados, sendo A Espiral e o Caracol, A Arte Educativa, Sob o Sol, A Segunda Revelação, Corrida de Orientação (2007), Monólogo com Deus e Corrida de Orientação (2003).

Foi o idealizador da Casa do Poeta de Santiago-Casa Caio Fernando Abreu, que tem o propósito de unir escritores jovens, veteranos e leitores, valorizando a produção literária de Santiago-RS e incentivando o surgimento de novos talentos. É uma pessoa sensível, generosa, dono de um grande talento e um líder admirável.

sábado, 12 de março de 2011

Fotos da catástrofe no Japão

5 comentários



O mundo acompanha atentamente sobre a catástrofe que aconteceu no Japão, após o terremoto e o tsunami que matou milhares de pessoas em várias cidades. Assisti vários programas de TV, vídeos na internet e fotografias, postando algumas aqui no blog. Para quem quiser ver, as melhores fotos foram publicadas pelo site Boston.Com.

Comentário

2 comentários

Olá Márcio, estou sempre lendo teu blog, gosto muito dele, parabéns =).

Com relação a esta notícia vamos primeiro comentar a respeito do tsunami que e algo catastrófico, imagine o caos no Japão? imagine as pobres crianças e familias que estão sendo soterradas, levadas literalmente para o fim...

Infelizmente nada podemos fazer, mas se bem sei o Japão sai dessa melhor do que entrou, que pessoas de garra!

Agora, com relação ao "ovni" e mais uma coisa a ser estudada, mas pode ver que sempre quando algo do gênero e descoberto sempre surge alguém para abafar o caso. Já estudei muito o mundo ovni por curiosidade, des de Rosswel, passando pela área 51 ate os últimos acontecimentos, e posso dizer que cada vez mais tem sido claro diversas coisas.

Não podemos afirmar que isso realmente seja um Ovni, mas tenho certeza que NUNCA estivemos sozinhos...

Iuri

sexta-feira, 11 de março de 2011

OVNI é avistado durante o Tsunami no Japão?

5 comentários


As imagens aéreas da tragédia no Japão intrigaram os aficcionados por vida extraterrestre. É que numa transmissão da rede NHK sobre a devastação na cidade de Sandai, surge uma mancha que se desloca da esquerda para a direita em alta velocidade.

O OVINI surge aos 0:52 segundos do vídeo acima, que mostra a água arrastando casas, prédios, navios, carros como se fossem brinquedos.

Terremoto no Japão pode ter deslocado eixo da Terra

1 comentários





Cientistas acreditam que a magnitude do terremoto que devastou várias cidades japonesas pode ter consequências ainda maior. Uma pesquisa preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia pode ter deslocado em quase 10 centímetros o eixo de rotação da Terra.

Em síntese, isso nos afeta a todos, visto que isso vai afetar o campo magnético do planeta. De que forma? Não sei, mas espere muito mais catástrofes climáticas e geológicas daqui pra frente...

Terremoto no Japão coloca vários países em alerta

2 comentários
Casas em chamas próximo ao aeroporto de Sendai, na cidade de Miyagi, no Japão

Um cenário desolador.

Pessoas observaram a destruição.

Casas em chamas próximo ao aeroporto de Sendai, na cidade de Miyagi, no Japão

Estrada destruída.

Tsunami invade cidade.

Tsunami provocou redemoinhos perto de um porto em Oarai, no Estado de Ibaraki

Água invade cidades nesta sexta-feira após o terremoto

Multidão se reúne na rua do distrito financeiro de Tóquio

Longas filas se formam em um terminal de ônibus em Yokohama. Após o terremoto, os serviços de trem e ônibus foram suspensos no sudoeste de Tóquio

Casas arrastadas pela força das águas.

Canais de TV mostram a tragédia.

Imagem de satélite mostra o avanço das ondas gigantes.

Pessoas se refugiam no terraço de um aeroporto.

População toma as ruas, com medo de desabamentos.

Cidades foram inundadas e a destruição é enorme.
Carros e outros detritos arrastados pelas ondas do tsunami são vistos em Kesennuma na Província de Miyagi, no norte do Japão

Equipes de resgate se preparam para atender vítimas.

Refinaria em Ichihara pega fogo.

O rastro da destruição em Sandai.

Pequeno aviões e veículos amontoam-se entre os escombros após tsumani.

Um forte terremoto atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira seguido por um enorme tsunami e causou a morte de centenas de pessoas (talvez milhares), segundo o primeiro balanço da polícia. O tremor de terra atingiu 8,9 graus de magnitude na escala Richter. Vários países estão sob alerta e podem ser atingidos por tsunamis.

O aviso emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico ampliou o perigo de tsunamis atingirem a costa da Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Samoa, Polinésia e outros arquipélagos menores ao longo da Ásia e da Oceania.

O alerta também vale para países da América do Norte (México e o Estado americano do Havaí), América Central (Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e Honduras) e América do Sul (Chile, Equador, Colômbia e Peru).

Confira as fotos acima.