segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011: últimos comentários

0 comentários

Como já esperava, a festa do Oscar consagrou O Discurso do Rei, que levou quatro prêmios -Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original e Ator-. Destes, achei que não merecia levar o de Roteiro Original, que deveria ter sido de A Origem, verdadeiramente criativo, diferente e ousado, enquanto que O Discurso é simplório, até mesmo em sua tentativa de estabelecer que o rei é um sujeito sofredor, simplesmente porque sofre de gagueira. Da mesma forma, o prêmio de Melhor Direção nunca deveria ter sido dada a Tom Hooper e, sim, a David Fincher de A Rede Social.

Enquanto o Discurso se firma em cima da atuação do trio principal de atores (Firth, Rush e Bonhan-Carter), A Rede é muito ousado em termos de direção. Se percebe a personalidade e o esmero de Fincher em cada cena do filme. Nesse caso, portanto, surge a grande injustiça do Oscar.

Ou seja: é impossível um diretor errar quanto tem atores consagrados como os do Discurso. Por outro lado, Fincher tirou "leite de pedra", fazendo até Justin Timberlake ter uma atuação incrível (olha isso!!), assim como os novatos Andrew Garfield e Jesse Eisenberg, além do semi-desconhecido Armie Hammer. Enquanto um apostou num elenco convencional que surpreende pelo talento já reconhecido, o outro foi ousado e conseguiu fazer um trabalho realmente surpreendente. A Rede Social, aliás, é o filme mais bem lapidado e que realmente merecia o Oscar desse ano. Ocorre que O Discurso do Rei é mais "cara de Oscar".

Natalie Portman ter ganhado como Melhor Atriz por Cisne Negro era o que todo mundo esperava. Ela mereceu o prêmio tanto por sua belíssima interpretação no longa, quanto por sua jovem carreira tão cheia de bons papéis. Da mesma forma, Colin Firth mereceu o prêmio por O Discurso do Rei. Ele é um grande ator e já merecia ter levado o prêmio no ano passado por Direito de Amar.

A Origem levou quatro prêmios: Fotografia, Mixagem de Som, Edição e Som e Efeitos Visuais. Confirmou o favoritismo nestas categorias. Mas fiquei decepcionado, irritado e puto porque o Discurso do Rei ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original que deveria ter ido para Christopher Nolan que, afinal, já tinha sofrido a injustiça de não ter sido indicado a Melhor Diretor.

Gostei que Toy Story 2 levou dois Oscar, os de Melhor Animação e Canção Original. Realmente, o filme é um encanto. Por sua vez, o excelente A Rede Social se destacou em três categorias (Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e Melhor Montagem).

Alice no País das Maravilhas obteve dois importantes prêmios: Melhor Figurino e Direção de Arte. E, se alguém conferiu minha lista antes da festa, viu que eu apostei em Alice nestas categorias, as quais ele não era o favorito. Mas pensei que os mais de 1 bilhão de dólares arrecados pelo filme no mundo todo iriam consagrá-lo com, no mínimo, uma estatueta.

O Brasil concorria na categoria de Documentário com Lixo Extraordinário, que premiou Trabalho Interno. (Seria um prêmio de consolação, já que o Brasil sequer foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrageiro, depois daquela politicagem que foi a indicação de Lula, filho do Brasil.)

A dupla Christian Bale e Melissa Leo, do filme O Vencedor, se consagrou nas categorias de Ator e Atriz Coadjuvante e fez aumentar ainda mais a minha vontade de ver esse filme. Já Bravura Indômita, que teve 10 indicações, saiu da festa sem levar nenhum prêmio, sendo o azarão da noite. Em minha lista original, também não tinha apostado nele. (Aliás, O Vencedor e Bravura Indômita foram os únicos filmes indicados ao prêmio principal que eu não vi ainda)

Por fim, a festa do Oscar não teve aquele brilhantismo de anos anteriores. Por mais que a atriz Anne Hathaway tenha se esforçado como apresentadora- ela merece aplausos por isso-, James Franco não convenceu (e mostrou-se um verdadeiro convencido) não conseguindo fazer rir nas piadas forçadas que representou. O sopro de satisfação veio quando Billy Cristal subiu ao palco, matando um pouco a saudade daquele que deveria ser sempre o apresentador do Oscar.

And Oscar Goes to (9)

0 comentários

E o Discurso do Rei é o grande vencedor do Oscar 2011, conquistando quatro Oscar, incluindo Melhor Ator, para Colin Firth, Diretor, para Tom Hooper e o de Melhor Filme!!

And Oscar Goes to (8)

0 comentários

Natalie Portman: Melhor Atriz, por O Cisne Negro!!!

And Oscar Goes To (7)

0 comentários
Dois prêmios para o excelente Toy Story 3

Gostei!! O filme Toy Story 3 levou o seu segundo Oscar. Se consagrou com o prêmio de Melhor Animação e abocanhou também o de Melhor Canção Original com We Belong Togheter do veterano Randy Newman. É, sem dúvida, um dos mais belos filmes do ano. Mais uma acertada da Pixar.

And Oscar Goes To (06)

0 comentários
A Rede Social levou também o prêmio de Melhor Montagem.

E o Brasil mais uma vez se decepciona ao apostar suas esperanças numa produção concorrendo ao Oscar. O documentário Lixo Extraordinário perdeu para Trabalho Interno.

A dupla de Sherlock Holmes, os atores Robert Downey Jr. e Jude Law anunciaram dois prêmios: Melhor Montagem para a Rede Social e Melhores Efeitos Visuais para A Origem. O filme dirigido por Christopher Nolan levou quatro prêmios dos oito a que foi indicados.

And Oscar Goes To (5)

0 comentários

Nicole Kidman e Hugh Jackman anunciaram a Melhor Trilha Sonora Original: A Rede Social!! Surpresa da noite, que consagrou a moderna trilha de Trent Reznor e Atticus Ross.

Matthew Mcconaughey e Scarlett Johansson anunciaram dois prêmios para A Origem: Melhor Mixagem e Melhor Edição de Som.

Melhor Maquiagem foi para O Lobisomem. Realmente, é só o que presta nesse filme chato. Melhor figurino foi para Alice no País das Maravilhas, que conquistou dois Oscars. Alguém tinha dúvida de que um filme que ultrapassou 1 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais não iria conquistar prêmios?

Melhor documentário em curta-metragem: Strangers no More. Melhor curta-metragem: God Of Love.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

And Oscar Goes to 4)

0 comentários
Christian Bale, Melhor Ator Coadjuvante.

A atriz Helen Mirren anunciou Em Um Mundo Melhor, vencedor do prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Já Christian Bale se consagrou por sua performance em O Vencedor. Levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. E ele tá com uma barba igual a do meu amigo Viktorch.

And Oscar Goes to (3)

0 comentários

...E o filme que lidera as indicações, O Discurso do Rei, leva o seu primeiro prêmio da noite: Oscar de Melhor Roteiro Original. Primeira injustiça do Oscar 2011, pois A Origem, de Christopher Nolan é que é verdadeiramente original e muito superior.

And Oscar goes to... (2)

0 comentários

The Lost Thing venceu o Oscar de Melhor Curta de Animação, o que foi uma surpresa. Já Toy Story 3 venceu merecidamente o prêmio de Melhor Animação. O filme é ótimo. Emocionante, de verter lágrimas!!
A Rede Social venceu seu primeiro prêmio na noite como Melhor Roteiro Adaptado. Um grande filme. Mereceu.

And Oscar goes to... (1)

0 comentários
Cena de A Origem, que venceu o prêmio de Melhor Fotografia.

Estou assistindo a transmissão do Oscar, o prêmio mais importante do cinema. Já foram entregues quatro prêmios: Tom Hanks anunciou Melhor Direção de Arte para Alice no País das Maravilhas e Melhor Fotografia para A Origem.

Um momento histórico: o veterano Kirk Douglas foi ao palco mostrou muito bom humor, brincou com a seriedade de Colin Firth e anunciou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Melissa Leo, por O Vencedor.


Previsões para o Oscar 2011

0 comentários

Hoje é dia da entrega do Oscar, o prêmio mais importante do cinema. Várias listas estão circulando na internet e a minha está no ar desde segunda-feira. Assisti a maior parte dos filmes que estão concorrendo e penso que não há quem tire o Oscar de Melhor Atriz das mãos de Natalie Portman, por Cisne Negro (foto acima); de Melhor Ator para Colin Firth, por O Discurso do Rei; de Melhor Diretor para David Fincher, por A Rede Social e de Melhor Ator Coadjuvante para Christian Bale, por O Vencedor. O resto, tudo é possível. Afinal, o Oscar não teria graça se não reservasse algumas surpresas para os amantes do cinema.

Confira minha lista de vencedores

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tiririca na Comissão de Educação e Cultura da Câmara

2 comentários
Foto André Coelho/O Globo

Ao longo de sua carreira, o palhaço Tiririca ("vulgo" Francisco Everardo Oliveira Silva) tem se especializado em dar a volta por cima. E agora, na Câmara Federal, se inventasse de proferir a famosa frase de Zagallo - Vocês vão ter que me engolir- estaria coberto de razão.

Quando estourou na mídia como cantor na década de 90, com sua irritante Florentina, tomou lugar de artistas consagrados e conheceu o sabor da fama. Mas tão rápido quanto veio a fama, ela também se foi, poucos anos depois, sendo jogado ao limbo do esquecimento. Na TV não mais lhe chamavam porque o público não estava mais interessado em saber dele. Nas gravadoras, não havia interesse nenhum por suas canções. E nos shows, um pingo de gente. Virou uma atração curiosa a participar de feiras e quermesses pelo interior, viajando muito para ganhar pouco.

Mas no ano passado, tornou-se o deputado federal mais votado do Brasil, amealhando mais de 1 milhão de votos em São Paulo. O segredo de seu sucesso? Tiririca assume sua ignorância. Ele não apenas não sabe, como diz que nada sabe. E a gente sabe que ele não sabe.

E sua burrice reflete a de quem votou nele, numa interpretação do exercício do espelho (ver no outro o seu defeito refletido). Talvez por isso, exista um sentimento de compreensão e resignação para com Tiririca. Ele se atrapalha com a política tal qual um palhaço tropeça nas próprias pernas para cair de cara numa torta. Tiririca ri de si e a gente ri dele. E ele ri da gente que ri dele.

A Justiça eleitoral sabia bem de suas limitações quando concedeu a ele o prazo de um mês e pouco para comparecer no Tribunal Regional Eleitoral para provar que não era analfabeto. O teste era ler o título e o subtítulo de um jornal e escrever uma frase.

Pois bem. Tirica venceu mais uma e, desta feita, para revoltar seus inúmeros detratores tornou-se membro da Comissão de Educação e Cultura na Câmara Federal.

Ele pode até ser um "abestado", como costuma dizer. Mas é um abestado que, agora, todos os intelectuais do país vão ter que engolir...

Deputados unidos por escola técnica em Santiago

0 comentários
Deputados Chicão Gorski e Valdeci Oliveira. Foto de Rita Barchet

Na próxima segunda-feira, 28, os deputados estaduais Chicão Gorski (PP) e Valdeci Oliveira (PT) estarão reunidos com Carlos Alberto Pinto da Rosa, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/RS. O assunto: transformar a antiga escola estadual Rubem Machado Lang, em Santiago, numa escola técnica federal, oferecendo qualificação profissional a estudantes de toda a região.

Bonito de ver os dois deputados do Vale do Jaguari, mesmo sendo de partidos distintos, unindo esforços por um objetivo que beneficiará a nossa população.

15 anos da morte de Caio Fernando Abreu

0 comentários

Agradeço pelo e-mail do amigo Weimar Donini, que me lembrou de uma data histórica para a literatura brasileira (e que eu estava desapercebido). Além de me lembrar, o Weimar teve a gentileza de enviar o recorte acima, publicado hoje no grande Jornal de Santa Catarina.

Nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, fazem exatos 15 anos do falecimento do escritor Caio Fernando Abreu. Sua morte ocorreu nesta data, no ano de 1996, em decorrência da Aids.

Caio Fernando Loureiro Abreu nasceu em Santiago (RS) no dia 12 de setembro de 1948. Se estivesse vivo, completaria 63 anos. Em sua cidade viveu até os 15 anos. Depois ganhou o mundo. Morou em São Paulo, onde trabalhou nas revistas Veja, Nova, Manchete e Pop. Escreveu para os jornais Correio do Povo, Zero Hora, Folha de S.Paulo e outros. Foi perseguido pela ditadura militar e viveu um período na Europa, onde experimentou de tudo: fome, droga, prostituição. "Bebi de todos os prazeres e senti todas as dores. Me fez compreender, me fez aprender. Não me arrependo de nada", disse.

Sua bibliografia inclui os livros Inventário do Irremdiável, Limite Branco, O Ovo Apunhalado, Pedras de Calcutá, Morangos Mofados, Triângulo das Águas, As Frangas, Os Dragões não Conhecem o Paraíso e também o romance Onde Andará Dulce Veiga, que ganhou uma versão para o cinema estrelado por Maitê Proença e Carolina Dieckman.

Para quem não sabe, o famoso livro A Arte da Guerra foi traduzido para o Brasil também por Caio Fernando Abreu (Em parceria com Mirian Paglia).

Não há dúvida de que o interesse maior pelo escritor se deu a partir de sua morte. Hoje temos uma geração que abraçou a obra do escritor, que deu voz a sentimentos que muitas pessoas represam ou não sabem expressar. Caio Fernando Abreu é a voz da literatura moderna, que dialoga de forma muita franca com os jovens da atualidade, sendo possível observar isso nas redes sociais, blogs e twitters que disseminam seu pensar.

Apesar de ter nascido em Santiago, cidades como São Paulo e Porto Alegre (especialmente) abraçaram e preservam o seu legado, de maneira muito firme. Em sua cidade, existe a Casa do Poeta de Santiago que faz referência ao seu nome; um busto na Rua dos Poetas (atração turística); uma escola profissiolizante (Sistema Educacional Galileu-Instituto Caio Fernando Abreu) e a promessa de batizar um Auditório Multicultural.

É pouco, considerando que o lugar reservado a Caio F. na literatura brasileira é ao lado dos maiores escritores de todos os tempos.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Santiago vai festejar o maior Carnaval Popular

1 comentários

De 03 a 07 de março, a população santiaguense festejará o seu Carnaval Popular. Serão cinco noites animadas pela banda Meninos do Brasil (de Santa Rosa) que vai comandar a folia na avenida Júlio de Castilhos, a qual receberá infra-estrutura completa: segurança, câmeras de vigilância, camarotes, banheiros, iluminação e decoração especial, a cargo do carnavalesco Flávio Dapieve.
Toda a festa, com início às 23h, será acompanhada pela rainha adulta Taíssa Menezes, infantil Verônica Ramos e pelo rei momo Marcos Bueno. A promoção é da Administração Municipal, através da secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e do Departamento de Cultura.

Pizza em metro: novidade deliciosa

2 comentários

Tem uma pizzaria nova aqui na minha cidade. É a Porão Pizzeria, que apresenta uma novidade: a pizza em metro. Em vez daquele formato redondo, a pizza é entregue em uma caixa medindo até 1 metro. Muito prática para cortar e dividir. Os tamanhão são G, GG e 1 metro, mas tem também as pizzas tradicionais redondas em diferentes tamanhos, assadas em forno a lenha. Os preços variam a partir de R$ 24.

São mais de 25 sabores como strogonoff de frango, mussarela, marguerita, iscas de filé, portuguesa, calabresa siciliana, toscana, al capone, quatro queijos, coração e muitas outras opções. Comi uma na quarta-feira e gostei muito. O telefone da Porão Pizzeria é o 3251-0060.


PS-Ah, sim. Tem uma promoção rolando hoje: quem ligar nesta quinta-feira, 24, e pedir uma pizza GG ganha uma pizza doce. E se disser que leu essa notícia aqui no meu blog, pede para eles me mandaram uma "de grátis" pela propaganda espontânea. Meu telefone é 55-8446-3863 Eheheh.

A evolução da fotografia, por Santiago

1 comentários

Olha que bacana essa charge do cartunista Neltair Abreu (mais conhecido como Santiago, nome de sua cidade-natal). Ele retrata a evolução da fotografia. Dos tempos do lambe-lambe passando além do celular com câmera. Grande sacada.


Confira outros trabalhos no site caminhosdosantiago.com.br/blog

Música do dia: US

0 comentários


De Regina Spektor. Trilha sonora de 500 Dias com Ela.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bruna Surfistinha dá fim à puta falta de sacanagem no cinema nacional

2 comentários
O filme brasileiro mais comentado da temporada é mesmo Bruna Surfistinha. O longa é estrelado pela atriz Deborah Secco e conta um pouco da vida da garota de programa Raquel Pacheco (a verdadeira Bruna...), que foi para a cidade grande tentar a vida e acabou sendo seduzida pelo universo da prostituição. Ela ficou famosa por relatar suas experiências sexuais através de um blog, que depois tornou-se o livro O Doce Veneno do Escorpião, no qual o filme se baseia. Façamos justiça: a Bruna Surfistinha da ficção é muito mais bonita do que a real.

Deborah Secco se entrega à personagem, a qual ela garante ter sido a mais difícil de interpretar. Antes de ir conferir a pré-estreia do filme, Raquel Pacheco (Bruna) fez uma pequena confissão no Twitter:

"Pela primeira vez na vida vou engolir o orgulho e chorar na frente de outras pessoas. Mas né? Já engoli coisas piores. rs. Já tô atrasada!"

De qualquer forma, a cinebiografia da mais famosa prostituta brasileira é um retrato honesto de sua trajetória. Numa sociedade em que os que alcançam o sucesso são admirados, a moça soube aproveitar as oportunidades que a vida lhe proporcionou. Imagine quantos de nossos políticos não tiveram trajetória semelhante, prostituindo seus ideais e seu caráter. Bruna fez isso com seu corpo milhares de vezes, em diferentes equações (com homens, com mulheres, com homens e mulheres, com mulheres e mulheres, com homens e homens...).

E, afinal, o que é ter dignidade? É transar de menos ou de mais? Homem que transa com todas é garanhão, mulher que transa com todos é puta? Homossexuais não entram no céu, ardem no inferno? E, o que dizer, dos corruptos? Não são prostitutas sociais verdadeiramente prejudiciais à sociedade? Ah, sim! A posição social é mais respeitosa do que a posição sexual. Vale a pena conferir o filme nem que seja para refletir sobre essas questões. E, claro, para quem reclamava que o cinema nacional já não era mais o mesmo, Bruna Surfistinha dá fim à puta falta de sacanagem que imperou no cinema nacional nos últimos anos. Deborah Secco aparece nua de frente, de costas, de lado em cenas muito quentes.

Se depois de ver Deborah Secco você quiser conhecer um pouco mais da verdadeira Bruna Surfistinha, há pelo menos uns três filmes estrelado por ela (abaixo). Procure na sessão pornô de sua locadora.


Assista ao trailer de Bruna Surfistinha, o filme


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Torcedor tentou se matar por causa de derrota do Inter

0 comentários

Há pouco, caiu na internet um vídeo que mostra o desespero de um torcedor colorado em Lajeado-RS. No final do ano passado, logo após a derrota do Internacional para o Mazembe no Mundial Interclubes, o torcedor não aguentou a emoção e decidiu acabar com a vida pulando de uma ponte.

No vídeo, o sujeito, identificado como Vanderlei, está cercado de bombeiros e policiais que tentam evitar que ele cometa essa besteira. Note que o bombeiro diz "eu também sou colorado. Eu já tive problemas parecidos com os teus", na tentativa de convencer o torcedor. Ao final do vídeo, o rapaz se atira da ponte e cai na água, onde uma equipe já estava à postos para resgatá-lo.

Ainda bem que nesse caso a pessoa conseguiu ser resgatada com vida, frustrando sua tentativa de suicídio. Porém, já houve casos de pessoas que morreram e outras que foram mortas por causa do fanatismo futebolístico.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Previsões para o Oscar 2011

1 comentários

Neste domingo, 27 de fevereiro, acontecerá a premiação do Oscar 2011, o mais importante prêmio do cinema. Neste ano, consegui assistir o máximo que pude dos indicados. Dos 10 indicados na categoria principal só não vi ainda o Bravura Indômita e O Vencedor, apesar de que ambos estão longe de levar o prêmio máximo que, na minha opinião, deve ficar com O Discurso do Rei. Abaixo, a lista dos filmes e atores que eu penso que vão ganhar e também os que eu achava que mereciam ganhar.


Melhor filme
Vai ganhar: O Discurso do Rei
Merecia: A Rede Social

Melhor diretor
Vai ganhar e merece: David Fincher, por A Rede Social

Melhor ator
Vai ganhar e merece: Colin Firth - O Discurso do Rei

Melhor atriz
Vai ganhar e merece: Natalie Portman, por Cisne Negro
Também merecia: Jeniffer Lawrence, por Inverno da Alma

Melhor ator coadjuvante
Vai ganhar: Christian Bale, por O Vencedor
Merecia: Geofrey Rush, por O Discurso do Rei

Melhor atriz coadjuvante
Vai ganhar: Melissa Leo - O Vencedor
Merecia: Helena Bonham-Carter, por O Discurso do Rei

Melhor roteiro original
Vai ganhar e merece: A Origem
Pode dar: O Discurso do Rei

Melhor roteiro adaptado
Vai ganhar e merece: A Rede Social

Melhor longa animado
Vai ganhar e merece: Toy Story 3

Melhor filme em lingua estrangeira
Vai ganhar: Biutiful
Mas pode dar: Em um Mundo Melhor

Melhor direção de arte
Vai ganhar: Alice no País das Maravilhas
Merecia: A Origem

Melhor fotografia
Vai ganhar: O Discurso do Rei

Melhores efeitos visuais
Vai ganhar: A Origem
Merecia também: Harry Potter e As Relíquias da Morte I

Melhor figurino
Vai ganhar: Alice no País das Maravilhas
Pode dar: O Discurso do Rei

Melhor montagem
Vai ganhar e merece: A Rede Social

Melhor maquiagem
Vai ganhar e merece: O Lobisomem

Melhor trilha sonora
Vai ganhar e merece: Hans Zimmer - A Origem
Poderia dar: Trent Reznor e Atticus Ross, por A Rede Social

Melhor canção original
Vai ganhar: "We Belong Together", de Toy Story 3
Merecia: "Coming Home", deCountry Strong

Melhor edição de som
Vai ganhar: Incontrolável
Pode dar: Bravura Indômita

Melhor mixagem de som
Vai ganhar: Bravura Indômita
Merecia: A Origem


Por estas minhas previsões, Bravura Indômita que é um dos campões em indicações neste ano (com 10), sairia da festa de mãos quase abanando, exceto um ou dois prêmios técnicos. A que se considerar que os irmãos Cohen já ganharam Oscar nas categorias principais em 2008 e é difícil que repitam a dose.

Da mesma forma, Jeff Bridges venceu como Ator no ano passado e não deve levar o prêmio, que vai consagrar Colin Firth. Apesar de A Rede Social possivelmente levar o maior número de prêmios poderá não se consagrar com o Oscar de Melhor Filme, que deve mesmo ficar com O Discurso do Rei.

Natalie Portman vai levar o Oscar de Melhor Atriz e é muito merecido. Mas se acaso a jovem Jeniffer Lawrence levasse por Inverno da Alma seria bastante justo. Não indiquei vencedores nas categorias de curta-metragens e documentários, uma vez que não assisti nenhum dos concorrentes e costumo não palpitar nestes casos, me atendo somente aos filmes de cinema. Apesar disso, vou torcer para que Lixo Extraordinário consagre o Brasil com o prêmio de Melhor Documentário.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Trailer de Thor

0 comentários

Gostei do que vi no trailer de Thor, próxima produção da Marvel a estrear no cinema, depois de Homem de Ferro 2. O filme estreia no próximo 29 de abril e conta a história de Thor, o Deus do Trovão, herói da Marvel Comics inspirado na mitologia nórdica. O personagem foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby em 1962. O filme tem a direção de Kenneth Branagh e conta no elenco com Natalie Portman, Anthony Hopkins e Chris Hemsworth.

O personagem voltará a dar as caras no cinema em 2012 quando estrear Os Vingadores, com o Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Viúva Negra e outros.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

E que tal uma barata em seu Mc Lanche Feliz?

1 comentários

Comer no McDonalds às vezes pode ser um barato. Ainda mais se no meio daquela McLanche feliz você encontrar uma perna de barata. Aí, meu amigo, é só chamar o palhaço Ronald e fazer um acordo milionário pra não escandalizar...

Uma pena que a Vigilância Sanitária de Porto Alegre acabou com essa possibilidade e interditou um restaurante da multinacional para que fosse feita uma desinsetização e acabar com as baratas que andavam circulando pela cozinha. Por meio de sua assessoria, o McDonalds disse que preza pela qualidade e segurança alimentar de seus produtos (aham!..). Portanto, atendeu o mais rápido possível as determinações da Vigilância Sanitária.
Uma pena que a Vigilância só cuidou o que circulava pelo chão do restaurante e não voltou os olhos para a péssima comida que é servida nesses restaurantes. Os lanches são caros demais, contrastando com a pobreza nutritiva, porém, altamente engordurante e causador de problemas de saúde.

Quer saber mais? Veja o documentário Super Size Me-A Dieta do Palhaço, disponível em muitas locadoras.

Tiririca votou SIM ao mínimo de R$ 600 (mas confessou que errou...)

0 comentários

Mesmo sendo do partido que pertence à base aliada da presidenta Dilma, o deputado federal Tiririca (PR) disse que votava pelo bem do povo por um salário mínimo de R$ 600. Só depois é que ele se deu conta que era para ter votado contra, conforme o partido tinha lhe orientado. Ele acabou pedindo desculpas porque entendeu errado, achando que a Dilma queria fixar em R$ 600 e que a oposição era contra.

Numa entrevista, o Tiririca disse que ainda não está entendendo muito bem qual é a função de um deputado federal e que está meio perdido. Ele disse que já assinou alguns papéis porque viu que outros colegas faziam o mesmo. Mas o bom é que ele não está só. Ao comentar sobre os deputados Romário, Popó e outros do Maranhão e Piauí, ele disse que eles também estão meio perdidos, iguais a ele.

Pelo menos ele é um palhaço sincero...

Explosões solares podem prejudicar a Terra

0 comentários

Nesta semana, cientistas observaram a maior erupção solar dos últimos anos, demonstrando que a estrela que ilumina o nosso planeta está em intensa atividade. A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares. Conforme a Nasa, erupções desta magnitude podem provocar colapsos nos satélites terrestres e também nos sistemas de energia elétrica. A titulo de informação: em 1972 uma tormenta magnética causada por uma dessas erupções deixou mais de 6 milhões de pessoas no Canadá sem energia durante horas.

Para se ter uma ideia do tamanho do Sol, seriam necessários cerca de 109 planetas iguais ao nosso só para cobrir o disco do sol. A extensão toda da estrela é mais ou menos 1,3 milhões de Terra's. A camada externa do Sol, chamada de fotosfera, tem uma temperatura de 6 mil graus. Agora, imagine só o dia em que o Sol entrar em supernova...

Mulher-Maravilha vai virar série (e já tem até atriz...)

0 comentários

Para quem se liga nas informações do universo pop, foi confirmado há algumas semanas que será produzida pela emissora americana NBC uma série com a Mulher-Maravilha, personagem dos quadrinhos e que também ficou famosa no final da década de 70 numa série estrelada por Lynda Carter.

Pois é. E ontem foi confirmado que a atriz semiconhecida Adrianne Palicki é que vai interpretar a personagem. Se a série vai render alguma coisa boa ou vai virar outra Smallville, sei lá. Mas que a moça é uma maravilha, isso é...

Brad Pitt...divino?

2 comentários

Outro dia, em meio a uma turma de amigos, surgiu a tradicional discussão (já ouvi várias vezes...) de que o ator Johny Depp é um dos mais bonitos do cinema. O debate surgiu por conta do filme O Turista, que alguns já tinham visto. Um amigo me perguntou se eu achava o Depp bonito e eu respondi que eu era muito mais o Brad Pitt, a quem achava realmente bonitão. Houve um silêncio torturante de eternos segundos. Pensei: "falei besteira...", mas eis que quase todos concordaram comigo. Até mesmo as moças que elogiavam o Johny Depp. Corta a cena.

Outro dia convenci a minha namorada, a Tainã, a assistir comigo ao filme Encontro Marcado, que é estrelado pelo marido da Angelina Jolie. Ela chegou a comentar que o Brad Pitt realmente estava bonito naquele filme e, num impulso, eu retruquei. "Que nada. No Entrevista com Vampiro e no Lendas da Paixão é que ele está divino". Pronto, falei, escapuliu. D-i-v-i-n-o. Assim mesmo. Saia justo, risinhos, deboches. "Como é que é... divino?" E o pior é que eu me referia à sua presença de cena, atuação, talento etc. Assisti mais de 20 filmes dele. Sou tão fã do Brad Pitt que uma vez cheguei a batizar um gato com o nome dele. Brad Pitt prá cá, Brad Pitt pra lá. Pss, pss, pss, pss! Era um gato desses amarelados e de pelo alto.

Claro que, ainda bem, não contei essa história do gato para os meus amigos naquela reunião onde discutiu-se sobre o Johny Depp. Mas, infelizmente, a Tainã já anda espalhando por aí que eu chamei o Brad Pitt de "divino". A Lígia já tá sabendo, a Drika e a Karla também.

Hmm. Penso que não tenho frescura em admitir que um homem seja bonito, que eu seja realmente seguro de minha masculinidade. Mas comecei a juntar os pontinhos: bonitão, divino, "gato"...

...Ou sou muito fã do Brad Pitt ou sou meio gay mesmo...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Qual filme vai levar o Oscar?

2 comentários
No dia 27, vai acontecer a cerimônia de entrega do Oscar, o prêmio mais importante do cinema mundial. Na categoria principal, concorrem 10 produções. Algumas já estão disponíveis nas locadoras, outras no cinema. Neste ano, diferentemente de anos anteriores, o Oscar está bem equilibrado, com filmes realmente incríveis. Qualquer um dos 10 mereceria ganhar o prêmio, mas é óbvio que um só sairá consagrado na festa. Até o dia 27 serão muitas as especulações sobre quem vence. Eis os concorrentes:



Dirigido por Christopher Nolan, A Origem conta a história de um grupo de pessoas especializadas em roubar segredos. Contando com tecnologia, eles invadem o sonho de suas vítimas e, das profundezas de seus subconscientes, conseguem fazer a extração. Até que um dia, Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) recebe uma proposta para, ao invés de roubar, inserir uma ideia da mente de um poderoso industrial. Em troca, ele seria inocentado da acusação de ter matado sua mulher e poder voltar para seu país. O filme tem incríveis efeitos visuais, trucagens de câmera, cenários e traz um elenco afinadíssimo, encabeçado por DiCaprio. E temos Marion Cotillard mais linda do que nunca. Foi o primeiro grande filme que estreou em 2010 a ser considerado entre os que fortes do Oscar. Pra mim, A Origem é um dos filmes mais perfeitos tecnicamente, com uma brilhante direção e um roteiro muito original (aliás, deve brilhar nessa categoria). Uma injustiça que Christopher Nolan não tenha sido indicado a Melhor Direção.



Nesta terceira animação da série Toy Story, Andy vai para a faculdade e seus antigos brinquedos são doados a uma creche. Apenas Woody ficará com seu dono. Woody, no entanto, não abandona seus amigos e precisará, juntamente com Buzz e cia., se adaptar ao novo lugar e aos novos “donos” enquanto tentam se manter juntos. Impossível não verter lágrimas na cena em que Andy resolve doar seus brinquedos para uma criança. Um filme para ser assistido por crianças de todas as idades. (Confesso que chorei um pouquinho...)


Você tem um perfil no Facebook? Se ainda não tem, vai ter. A invenção do jovem Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) é tema de A Rede Social. Mostra como uma ideia se transformou numa rede que reúne mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo e que transformou o jovem Zuckerberg no mais jovem bilionário da história. Só que esse sucesso todo esconde muitas complicações em sua vida social e profissional em um bastidores de intrigas, drogas e traições. Não esperava muita coisa do filme, o qual me interessei em ver por causa do diretor David Fincher que sempre é envolvente. Mas é um dos melhores filmes do ano e traz um elenco afinadíssimo, encabeçado por Jesse Eisenberg (o nerd medroso de Zumbilândia), Andrew Garfield (o novo Homem-Aranha) e Justin Timberlake (o cara que comia a Britney Spears, a Jessica Biel, Cameron Diaz) e, claro, pelo espetacular Armie Hammer que aparece interpretando os gêmeos Winklevoss, brilhando muito nas poucas cenas em que aparece. Gosto de uma frase que aparece no trailer quando o personagem principal conta sobre a criação do Facebook dizendo "eu criei uma coisa". É o modo de David Fincher dizer "criou um monstro". Afinal, as redes sociais são realmente uma força monstruosa...


Minhas Mães e Meu Pai conta a história de dois irmãos que decidem encontrar o homem que doou sêmen que os gerou. Acontece que eles são filhos de uma casal de lésbicas, que resolve atender o desejo dos filhos. O pai biológico das crianças então vai conhecer a família que ajudou a construir e o que era o paraíso em família se transforma em algo...diferente. Destaque, como sempre, para Juliane Moore.


Cisne Negro é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpretada pela belíssima (e bota íssima nisso) Mila Kunis (quero uma pra mim). O filme faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita. Aliás, a palavra perfeição resume muito bem o que é esse novo filme do diretor Darren Aronofsky. Uma obsessão pela perfeição, que se encontra muito bem resumida na interpretação de Natalie Portman. Aliás, eu arranco meu braço direito se ela não levar o Oscar de Melhor Atriz.


O Vencedor é baseado em história real, o filme conta a inusitada trajetória do boxeador Mickey Ward (Wahlberg) até o título mundial dos pesos-leves. Ao seu lado, o irmão Dickie Eklund (Bale), um ex-lutador que se transforma em treinador e quase perde a vida para as drogas e o crime. Amy Adams vive Charlene, garçonete de bar durona que namora o personagem de Wahlberg. Melissa Leo é Alice, a mãe dos irmãos boxeadores.


O Discurso do Rei conta a história do homem que se tornou o rei George VI (Colin Firth), pai da rainha Elizabeth II . Após a abdicação de seu irmão, George ("Bertie") relutantemente assume o trono. Atormentado por uma gagueira terrível considerada imprópria para ser rei, Bertie envolve a ajuda de um terapeuta da fala pouco ortodoxo chamado Lionel Logue (Geoffrey Rush). Através de um conjunto de técnicas inesperadas Bertie é capaz de encontrar sua voz e corajosamente levar o país à guerra. Trata-se de uma comédia com toques de drama que recapitula um período da história da Inglaterra. O trio principal é o que move essa história com destaque, claro, para Colin Firth que deve levar o Oscar de Melhor Ator. Aliás ele já merecia ter levado no ano passado por sua interpretação em Direito de Amar. E tenho certeza de que neste ano o Oscar vai cometer a injustiça anterior.


127 Horas é baseado numa história real. Em maio de 2003, o alpinista Aron Ralston ( no filme interpretado por James Franco) fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos, quando acabou ficando com seu braço preso em uma fenda. Sua luta pela sobrevivência durante mais de cinco dias (as 127 horas do título) foi marcada por memórias e momentos de muita tensão, relatados em um livro. A direção é de Danny Boyle de Quem Quer Ser um Milionário e a interpretação de James Franco é o que move o filme. Muitas pessoas pessoas que viram a cena da amputação não aguentaram, passaram mal, viraram os olhos ou desmaiaram. Eu assisti comendo uma torrada...


Bravura Indômita acompanha o bêbado, grosseiro e totalmente destemido comissário Rooster Cogburn. O rabugento Rooster é contratado por uma decidida garota para encontrar o homem que matou seu pai e fugiu com as economias da família. Quando a nova patroa de Cogburn insiste em acompanhá-lo na empreitada, voam faíscas. Mas a situação vai de problemática a desastrosa quando o inexperiente, mas entusiasmado, Texas Ranger entra na festa. Pelos mesmos diretores de Onde os Fracos não tem Vez. Aqui, os destaques vão para o veterano Jeff Bridges, cada vez mais frequente no cinemão, Matt Damon e pela revelação Heilee Steinfeld.


Inverno da Alma elabora o retrato da adolescente Ree Dolly, uma jovem que vive numa região montanhosa localizada na região central dos EUA, e que, mesmo com a desaprovação das pessoas que lhe são mais próximas, atravessa a região selvagem das montanhas de Ozark, no coração dos Estados Unidos, para reencontrar o seu pai, um conceituado traficante de droga.


Ok. São esses os filmes que concorrem. Meu palpite de quem ganha? Vamos por eliminação: tiramos o Inverno da Alma, que é um drama pesado; eliminamos as chances de 127 Horas, que apela para a tradicional "don't give up", de superação humana; ignoremos Minhas Mães e Meu Pai que é um filme homossexual (e desde que o perfeito O Segredo de Brokeback Montain perdeu o Oscar para Crash, sabemos que a Academia tem seus preconceitos); Toy Story 3 será brindado com o prêmio de Melhor Animação, então retire-o do páreo nesta disputa; O Vencedor conta uma história que os Oscarizados Rocky e Menina de Ouro já contaram, portanto, elimine-o também.

Nos sobra os concorrentes mais fortes: Bravura Indômita, O Discurso do Rei, Cisne Negro, A Rede Social e A Origem. Todos perfeitos e plenamente possíveis de levarem o Oscar. Destes, eu ainda eliminaria as chances de A Origem e sobram os outros quatro. Cisne Negro será consagrado com o Oscar para Natalie Portman e talvez com algum outro, mas não o de Melhor Filme.

Sobram os três mais fortes concorrentes. É uma disputa difícil de adivinhar. Desde Os Imperdoáveis a Academia não premia um faroeste e 2011 pode consagrar o gênero. No entanto, A Rede Social e O Discurso do Rei são os dois maiores favoritos, tendo os vista os prêmios que já venceram por aí (Globo de Ouro para a Rede e Bafta para o Rei). Quem vencerá? Entre o moderno filme de David Fincher e o tradicional estilo inglês de fazer cinema como a Academia gosta, creio que o diretor Tom Hooper se consagrará no Oscar discursando como um rei.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Padilha é indiciado por formação de quadrilha

0 comentários
Ex-deputado jura que é inocente...

Porto Alegre- O ex-deputado federal Eliseu Padilha (PMDB) foi indiciado por crime em licitações e formação de quadrilha. Nesta semana, ele prestou depoimento na sede da Polícia Federal no inquérito que apura irregularidades nas licitações das barragens de Jaguari e Taquarembó. Conversas captadas com autorização da Justiça Federal indicam que o ex-deputado era um dos articuladores no direcionamento de licitações. Ele vinha sendo investigado desde 2007, mas não podia ser ouvido por ter imunidade parlamentar. Como não se reelegeu, perdeu o privilégio e passa a responder perante à Justiça. Em Santiago, o ex-deputado conquistou 770 votos na última eleição.

Traída pela ganância: mulher cai no golpe do bilhete

0 comentários

Realmente não sinto qualquer pena quando ouço a notícia de que mais um otário (a) caiu no golpe do bilhete premiado. Acontece que essa estratégia é das mais velhas e, mesmo assim, há pessoas que ainda caem nela, traídos pela ganância.

Em Santa Maria (RS), uma mulher de 48 anos contou que entregou R$ 1 mil para um homem que apresentou um bilhete que dizia ser premiado e que precisava ir trocá-lo. Nisso cruzou outro homem que "ouviu" a conversa e veio saber do que se tratava. Foi ele que atestou a veracidade do bilhete, ligando em seguida para a Agência da Caixa Federal que "teria" confirmado a história. Acontece que o "sortudo" teria de pagar alguns taxas para receber a bolada e estava sem dinheiro. Foi aqui que a infeliz foi traída pela ganância e se dispôs a dar os R$ 4 mil necessários. Porém, tinha apenas R$ 1 mil na bolsa e precisa ir no banco para pegar o restante.

Esse dinheiro ficou com um dos sujeitos, que saiu com uma desculpa qualquer. O outro acompanhou a mulher por uma quadra, muito falante e feliz com o prêmio que iriam dividir. Em seguida, simulou que iria até a casa de uma tia buscar seu carro e que a mulher lhe esperasse por ali mesmo...

Bem. Ela tanto cansou de esperar que registrou queixa na polícia. Esse conto do bilhete é velho e aparece constantemente em diferentes versões. Os alvos são sempre pessoas mais velhas ou de meia idade, que se deixam seduzir pelo dinheiro e se levar pelo aparente bom mocismo dos trambiqueiros...

Santiago ganhará as Estações do Saber

1 comentários

Em breve Santiago ganhará com a criação das Estações do Saber, que serão instaladas em bairros e vão oferecer espaços com livros, jornais, revistas, internet e proporcionar a convivência social. Inicialmente estão previstas a construção de duas unidades, a um custo de R$ 54.350, cada. As primeiras estações serão construidas na praça do Ginasião Municipal e também na praça Tito Becon (ao lado da escola Thomás Fortes). Com mais esse projeto, a Prefeitura de Santiago pretende incentivar a leitura e levar a cultura para perto dos cidadãos.

Obrigado, Marcela Lima Colbeck...

0 comentários

...por tu ser essa pessoa encantadora, amiga verdadeira, irmã, confidente, conselheira, incentivadora, ombro amigo. Obrigado por teu sorriso sincero, por teu abraço, por tua amizade. Tu é uma das pessoas que mais admiro neste mundo louco onde viemos nos encontrar.

Parabéns por mais um aniversário! Um brinde aos teus 26 aninhos!!!

Rodrigo Vontobel...

0 comentários
...Soube que meu amigo, grande advogado e filho da professora Rosane Vontobel e do seu Ery Rodrigues, está adoentado. O Rodrigo está fazendo exames e tratamento para um problema no pâncreas, que o impede de ir trabalhar já há algumas semanas. Espero que tudo se resolva e que ele recupere sua saúde o mais breve possível. O Rodrigo é uma pessoa por quem tenho grande admiração por seu caráter, honestidade e profissionalismo. Estimo melhoras!

Pausa para o almoço...

0 comentários

Cruzei na frente de uma construção aqui da cidade. Era por volta do meio-dia e eles estavam sendo sobre pilhas de tijolos e sacos de cimento com suas marmitas acomodadas nos joelhos. Um deles estava em pé, mas aproveitava para saborear seu almoço transformando um andaime numa mesa improvisada. Naqueles poucos segundos em que estive próximo dos operários, percebi que conversavam sobre a aposentadoria do jogador Ronaldo. E riam-se lembrando do famoso episódio dos travestis em que ele se envolveu.

"Mas acontece que esses jogadores de futebol tem que se cuidar. Se pega uma mulher e ela engravida, tem que pagar pensão. Com os travestis não tinha esse perigo", disse um deles, para o delírio dos outros dois que se entregaram numa risada gostosa. Não importavam-se de comer e falar com a boca cheia e nem mesmo de expelir comida enquando se dobravam dando risadas. Um breve instante. Uma pausa na dura lida de trabalhar numa construção.

Esse vislumbre dos pedreiros me colocou numa viagem ao passado. Lembrei das manhãs de minha infância quando minha (falecida) mãe ajeitava a marmita para que eu levasse até a construção onde meu pai trabalhava. Ela envolvia com panos de prato uma pequena panela contendo arroz, feijão, carne e alguma salada. Numa garrafa pequena, um suco de alguma coisa.

Tudo dentro de uma sacola e lá ia eu caminhar algumas quadras pela cidade enorme que era Santiago até chegar na construção onde meu avô trabalhava. Quando ele me via, parava o serviço e vinha almoçar. Ligava o rádio de pilhas para ouvir o Jornal Falado (da Rádio Santiago), enquanto eu ficava por ali, dando uma olhada na construção, saltando sobre a areia e caminhando em cima dos andaimes. Gostava de ver meu pai comer, vendo-o concentrado nas notícias para saber "quem tinha morrido". Eu ficava por ali aguardando para levar a panela embora, livrando-o de carregar o utensílio e também evitando que esquecesse quando fosse embora.

Afinal, no outro dia, eu teria de voltar. Naquela época, lembro que cumpria muito feliz com essa rotina. Com o passar de semanas, essa tarefa já não parecia tão atrativa, visto que perdia alguns minutos a mais para manter-me com meus amigos antes de ir pro colégio. No entanto, sabia que era uma atividade justa e muito honrada. Afinal, levava o almoço de meu pai. E isso era, afinal, uma honra.

Naqueles poucos segundos em que cruzei na frente daquela construção, embarquei numa viagem ao passado. E é interessante perceber o quanto o passado pode ser atraente. O quanto a nostalgia nos parece tão mais aconchegante do que o presente.

Mas o mais incrível é verificar que é justamente no passado que estão raízes que explicam aquilo que cada um é em seu presente. Hoje, ao sentar ao lado de meu pai para conversar, puxei esse assunto. Assim, dessa maneira, fazendo-o compreender o quanto penso que tenho coisas dele em mim. Não tanto quanto eu gostaria, mas muito mais do que eu admitiria...

Trailer: X-men First Class

0 comentários

Para ficar babando: primeiro trailer do filme X-men Firs Class. Estreia em junho.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Frase do dia

0 comentários
"As palavras nos permitiram elevar-se acima dos brutos; mas é também pelas palavras que, não raro, descemos ao nível dos seres demoníacos."

Audous Huxley

Para refletir...

0 comentários

"Quais são as palavras que mais saem da sua boca? São palavras de amor, banais, de irritação, que constroem, ridicularizam...

Quando fala ou escreve, você tem cuidado com o uso das palavras? Você as usa com humildade, indiferença, arrogância?

As palavras são importantes para o relacionamento afetivo, profissional com as pessoas que estão à sua volta? A sua relação com o mundo, através das palavras, é satisfatória ou você precisa melhorar?

Você já teve alguma experiência significativa que envolveu o bom ou o mau uso das palavras?"


Trecho extraído da prova aplicada pela URI-Santiago neste sábado.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Música do Dia: Blues da Piedade

0 comentários

De Cazuza


Agora eu vou cantar pros miseráveis
Que vagam pelo mundo derrotados
Pra essas sementes mal plantadas
Que já nascem com cara de abortadas

Pras pessoas de alma bem pequena
Remoendo pequenos problemas
Querendo sempre aquilo que não têm

Pra quem vê a luz
Mas não ilumina suas minicertezas
Vive contando dinheiro
E não muda quando é lua cheia

Pra quem não sabe amar
Fica esperando
Alguém que caiba no seu sonho

Como varizes que vão aumentando
Como insetos em volta da lâmpada

Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

Quero cantar só para as pessoas fracas
Que tão no mundo e perderam a viagem
Quero cantar o blues
Com o pastor e o bumbo na praça

Vamos pedir piedade
Pois há um incêndio sob a chuva rala
Somos iguais em desgraça
Vamos cantar o blues da piedade

Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade

Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Música do dia: Lo que más

0 comentários


Do álbum Sale el Sol, da Shakira.

Joss Stone: nua por uma boa causa

0 comentários

A cantora inglesa Joss Stone é outra famosa a dar sua contribuição para a organização Peta, que busca conscientizar pelo tratamento digno aos animais e também pelo vegetarianismo. A loirinha posou sem roupa (como o fizeram outras celebridades que apoiaram a Peta), como forma de protesto ao uso de roupas de pele e chapeus, especialmente os que são usadados pela guarda real da rainha Elizabeth II e monarcas ingleses.

Na foto, acima, ela aparece com a bandeira da Grã-Bretanha ao fundo e abraçada por um urso de pelúcia para a campanha Abraço de Urso, Não Chapéu de Urso.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Aos Amigos...

1 comentários
Costumo classificar os amigos em dois níveis: os amigos sociais e os amigos de verdade. Os amigos sociais são aqueles que a gente conhece, cumprimenta, pergunta quais são as novas, como estão as coisas e blá, blá, blá.

E, penso, há os amigos de verdade. Esses, sim, são indispensáveis para a nossa vida. São amigos que não importa o mundo, estão sempre com a gente e a gente com eles. Com os amigos de verdade a gente se importa, admira, respeita e torce pelo sucesso.

A amizade social é tênue, em alguns casos, uma farsa sobre a qual se sustentam os pilares da sociedade. Sempre foi assim, sempre vai ser.

Já a amizade verdadeira é perene, calçada na confiança, no respeito e na abnegação. Amizade de verdade não se compra e nem se vende: se conquista. E, uma vez conquistada, se leva para toda a vida.

Enquanto escrevo isso, surge à minha mente a imagem da professora Rosane Vontobel Rodrigues e de seu esposo, o Ery do Amor Divino Rodrigues (mania minha de escrever nome e sobrenome das pessoas). Pois bem, atualmente eles estão morando na cidade de Erechim por conta de suas atividades profissionais. Mas nesta sexta eles estiveram aí na cidade. Quando o Rafael Nemitz me falou que esteve num evento ao lado da profe Rô (sane), meu primeiro impulso era de querer entrar em contato para ver, conversar, dar um abraço nela e no Ery. Mas hoje, quando o Rodrigo Vontobel me ligou e disse que eles já estavam indo embora, fiquei com aquele aperto no peito.

Uma pena não poder vê-los, mas sei de seus compromissos e tudo o mais.Fica para a próxima. Gosto muito de conversar tanto com a Rosane, que é uma alma de imensa sabedoria e amor, que sabe compreender a tudo e a todos. E sempre aprendo muito conversando com o Ery, que é um homem verdadeiramente sábio. Certa vez ele disse-me uma frase, que guardei no coração:

"Na vida tu encontrará pessoas que vão gostar de ti pelas qualidades que tu tens, pelo que tu faz, pelo que tu és.
E da mesma forma encontrará outras pessoas que vão te odiar e tentar te derrubar justamente pelas qualidade que tu tens, pelo que tu faz e pelo que tu és."

Ery, sei que vai ler esse blog (sempre está à procura das notícias de tua Santiago amada) e quero dizer-te: eu poderia passar mil anos convivendo contigo e absorvendo de teus ensinamentos. Jamais deixaria de me surpreender e aprender cada vez mais.

Em momentos de atribulação sempre penso na verdade de tuas palavras, as quais sempre brotam como poesia (apesar de tu não ser um poeta) de tua alma de Homem de Verdade.

Um fraterno abraço

Valeu...

0 comentários
...pela audiência e pela paciência dos amigos que sintonizaram na Central FM e ouviram os programas Expresso no Ar, pela manhã e Trilha Sonora (experimental), pela tarde. Valeu pelas ligações, comentários, críticas. Forte abraço ao Vanderlei, ao Cassal, a professora Cleonice, ao Maiquel, Davi, Victor, Éldrio, Vontobel e demais amigos.

Neste sábado, às 14h...

0 comentários
...Convido os amigos a sintonizaram na rádio Central FM. Estarei fazendo um programa-piloto chamado "Trilha Sonora", duração de 1 hora. Se os ouvintes gostarem, dá para seguir, se não gostarem, vamos parar por aqui. Mas não deixem de ouvir e fazer suas considerações críticas, positivas ou negativas.

Para ouvir pela internet, clique aqui.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Fique ligado na Central FM

0 comentários

Neste sábado, a partir das 10h, se ligue no programa Expresso no Ar, um dos campeões de audiência da melhor rádio FM da região. Hoje, a apresentação ficará a cargo de Vanderlei Machado, Cassal Brum e eu. Na primeira meia hora de programa, vamos conversar e opinar sobre as principais notícias da semana. Em seguida, teremos a participação da professora Cleunice Azevedo, diretora da Ulbra, que falará sobre o crescimento do ensino à distância e sobre o vestibular que acontecerá dia 19.

Para ouvir, clique aqui.

Quem será a Garota Verão de Santiago?

0 comentários

Nesta sexta-feira, 04, acontece a festa de escolha da Garota Verão de Santiago. Será no Center Hall, a partir das 23h, numa promoção da RBS TV com o apoio da rádio Central FM e Agência de Desenvolvimento. Treze meninas estarão desfilando na passarela, recebendo o apoio de suas torcidas e sendo avaliadas pela comissão julgadora. A vencedora vai representar a cidade na etapa regional, que será em Rosário do Sul. E ficamos na torcida para que a cidade também consiga chegar na final em Capão da Canoa.

As concorrentes são Gabriela Lavarda, Janine Marques, Daniela Weber, Priscila Cardoso, Daniela Vieira, Paola Retori, Fabiana Müller, Nathália Machado, Mariane Polga, Didieli Müller, Francielli Lotacatelli, Taís Hartmann e Camila Rodrigues. Na foto acima, as meninas posam com minha amiga Marta Finamor, uma das organizadoras do evento.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nasa anuncia novo sistema solar com 6 planetas

0 comentários
Algo que sempre me fascinou e desde criança desperta o meu interesse é a busca por vida inteligente fora de nosso sistema solar. Tudo bem que nem aqui na Terra temos vida inteligente (miseráveis seres que somos destruindo o próprio meio em que vivemos...). Mas penso que o universo é tão infinito que nossa mente é incapaz de compreender e que a diversidade de raças e inteligências aí fora supera qualquer conceito ou preconceito que, de forma ignorante, alimentamos.

Pois bem. Nesta semana, a Nasa anunciou a descoberta de um novo sistema solar, de seis planetas, distante cerca de 2 mil anos luz da Terra. (Considerando que anos luz é a distância percorrida pela luz em um ano no espaço. Um ano luz corresponde a 9.460.800.000.000.00 Km o novo sistema está distante 1.892.160.000.000.000.000 km da Terra)

Trata-se de uma descoberta revolucionária. Neste sistema há uma estrela muito parecia com o nosso Sol, que foi batizado de Kepler-11. O interessante: essa estrela teria uma intensidade menor que a do Sol.


Até ao momento, a missão Kepler já confirmou a existência de 525 planetas fora do sistema solar e mais de 60 deles com tamanho parecido ao planeta Terra. Sempre faço a seguinte consideração: o nosso Sol é uma estrela e em torno dela orbitam nove planetas, sendo que num deles, a Terra, existe vida tridimensional. Basta olhar para o céu à noite e perceber quantas estrelas (sóis) existem aí fora. Ou seja, infinitas possibilidades de vida.

É muito provável que não estejamos sós no universo. Talvez, sim, em nossa ignorância...



Quer ter uma noção mínima do nosso sistema solar e universo? Veja o espetacular vídeo abaixo:

A torcida não perdoa!

1 comentários


Isso que eu acho interessante dos brasileiros: quando se vê sacanagem nos setores públicos, maracutaias, roubalheiras ou extorsões, ninguém diz nada, ninguém faz nada e todo mundo segue pastando junto com as vacas.

Mas experimente mexer com o time de futebol do coração de alguém. Há pouco tivemos o exemplo de Ronaldinho Gaúcho, que quase teve sua certidão de nascimento "cassada" por ter deixado o Grêmio na mão.

Agora foi a vez do outro Ronaldo, o Nazário (ou Gordo, como preferirem) sentir a ira da torcida. E não era para menos: o maior salário do clube não ajudou em nada o Corinthians na pré-libertadores. O time foi eliminado desta fase, algo inédito para os times brasileiros, ao perder por 2 x 0 pro Tolima, da Colômbia. Claro que, como sempre, sobrou críticas também para o técnico Tite.

Os torcedores não perdoaram: já tem muita gente xingando muito no Twitter e manifestando sua fúria/decepção/indignação em muros de São Paulo.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Diretora da Ulbra estará no Expresso no Ar

0 comentários
Foto: Rafael Nemitz

Neste sábado, 05, a professora Cleunice Azevedo, diretora da Ulbra Santiago, será a entrevista do programa Expresso no Ar, apresentado a partir das 10h na rádio Central FM. Ela falará sobre o vestibular da instituição que acontecerá no dia 19 de fevereiro, que oferece os cursos de Administração, Ciências Sociais, Serviço Social, Letras, Tecnologia em Gestão Financeira, Negócios Imobiliários, Gestão de Beleza, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Tecnologia em Secretariado Escolar e Teologia.

Quem também estará co-apresentando o programa são os ilustres Vanderlei Machado e Cassal Machado Brum.

Juiz deu uma "força" para filho reprovado em exame na OAB

1 comentários
Os dois bacharéis de Direito que entraram com Mandado de Segurança contra a Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará pediram a inscrição nos quadros da entidade. A OAB tenta derrubar a liminar concedida pelo juiz Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Federal da 5ª Região, em Recife.

O juiz do TRF-5 considerou inconstitucional a exigência do Exame de Ordem e determinou a inscrição dos bacharéis, ligados ao Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito (MNBD), sem que eles tenham sido aprovados na prova, na semana passada. Agora, o pedido do bacharel Francisco Maciel e do outro, cujo nome não foi divulgado, vai ser analisado pela OAB-CE. A entidade informou à Folha que o procedimento deve levar cerca de um mês.

Após a concessão da liminar, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que a decisão do juiz foi “oportunista”, já que Helder Monteiro de Carvalhofilho do magistradofoi reprovado em Sergipe quatro vezes no Exame de Ordem entre 2008 e este ano.

“É uma decisão que reflete um entendimento pessoal do magistrado. Se a pessoa não tem isenção, tem algum envolvimento direto ou indireto. Então ela não pode analisar o caso”, afirmou Cavalcante.

É como dizem: para ser advogado é preciso estar direito.

Fonte: JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO.

Shakira de níver

1 comentários

A minha, só minha, eternamente minha Shakira está de aniversário hoje. São 34 aninhos e ela segue sendo linda, maravilhosa, perfeita, adorada, amada, idolatrada, salve-salve. Ela é, há muitos anos, a minha cantora preferida e é por isso que faço questão de destacar aqui sobre o seu dia.

Lembrando que em 15 de março, ela estará respirando o mesmo ar deste Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor que eu. O show vai acontecer no estacionamento da Fiergs em Porto Alegre. Os ingressos já estão à venda: na pista o valor é de R$ 125,00, pista premium custa R$ 350,00 e camarote será R$ 450,00.


Confira a evolução do visual minha futura esposa ao longo dos anos.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Metaleiros vão fazer a festa em Santiago

0 comentários

Neste sábado, dia 05 de fevereiro, vai acontecer em Santiago a terceira edição do Metalzone. A festa será no bar Cuba Libra (esquina da segunda quadra do calçadão), a partir das 22h. Estarão participando as bandas Allive-Santiago (Trashcore); You Are The Blame- Santa Maria/RS (Death Core), Morbid Flames- São Borja/RS (Black Metal Old School); Cavalo Doido- Santo Ângelo/RS (Heav Metal); Opkim- Santa Maria/RS (Heavy Metal). Durante a festa acontece também o lançamento do CD "Erase your past", da banda Allive. Ingressos por 10 pilas à venda na Black Beans, Alfa Músic-Instrumentos Musicais e TS Stúdios.