segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Posse do deputado Chicão

0 comentários
Nova bancada do PP na Assembleia Legislativa do RS

Veio do outro lado do mundo a primeira foto do deputado Chicão Gorski, empossado hoje na Assembleia Legislativa do RS. E a primeira pessoa a publicar a foto foi a Heloísa Flores, em seu blog http://helo-floryflor.blogspot.com/. Clique no link e confira a postagem, que se antecipou aos blogs e sites da região.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Carta aberta ao blogueiro

0 comentários
O professor Rodrigo Smolareck, grande amigo, enviou-me o texto abaixo, intulado como carta aberta, onde faz referência a um texto publicado por mim no jornal Expresso Ilustrado, onde abordei sobre a questão da união homossexual e do direito que todos possuem de buscar sua felicidade da forma que queiram. Confira a carta do Rodrigo:

"Valioso amigo Márcio!
Sobre teus escritos com o título: FORMAS DE AMAR


Trago algumas reflexões tornando público minha admiração e meu singular respeito pela tua incontestável capacidade de ponderar sobre importantes assuntos que envolvem o desenvolvimento cultural da comunidade, e também, claro, nos desafia a tirarmos o pó de ideias ultrapassadas acerca de várias questões que envolvem o sujeito promovido como pessoa.

Em teu artigo intitulado: “FORMAS DE AMAR” publicado no Jornal Expresso Ilustrado, em expedição de 28/01/2011, preciso parabenizá-lo com a grandeza que mereces e registrar:

Lendo um carinhoso escrito de Silvério Trevisan sobre Homossexualidade, seus trajetos e holocausto revelado ao longo dos tempos com os famosos “ massacres santos” onde pessoas eram queimadas vivas em nome de Deus. Uma atitude desumana, maldosa, em última instância repugnante! PENSEI... CÁ COM OS MEUS BOTÕES...

- A sociedade construída em sua dureza no aceite a condição do outro seja de raça, cor, gênero, ou qualquer outra forma que não a dita “normal” aponta aos seres humanos presos a essa condição uma discriminação tão doentia que caberia perguntar realmente se a homossexualidade de alguém desenha seu caráter.

Estou convicto que não! Há tanto heterossexual sem escrúpulos, corrupto caminhando por aí que nem caberia registrar nomes, basta dar uma olhada no cenário político mundial: dinheiro escondido na cueca, na meia, e sei lá os outros lugares que ainda não descobrimos. Assim: dizer que a homossexualidade de alguém define seu caráter É MITO, um “engano maldoso”.

- Os negros, assim como os homossexuais sabem a dor de serem discriminados junto à condição de existir na dignidade, pois aprenderam a viver das sobras de uma sociedade por vezes hipócrita que condena o que talvez muitos vivem nos porões de suas intimidades, julgar o outro sem conhecer a sua história de vida só pela sua sexualidade é tão ridículo que me atrevo a registrar que somos construídos com a colaboração do outro: pai, mãe, amigos, colegas de trabalho, logo se estes não me aceitam em minha condição revelarei o que poderei ser diante do ódio dos ignorantes.

Por fim, registro minha tranqüilidade em falar da condição humana, pois acredito no respeito ao outro como singular outro, na sua condição, inclusive sexual. Os estudos que tenho feito ao longo desses quase dez anos, me fazem compartilhar de uma verdade atual:

AQUELES QUE NÃO APRENDEREM A CONVIVER E RESPEITAR AS DIVERSIDADES HUMANAS ESTÃO CONVIDADOS A NAUFRAGAREM EM SUA PROPRIA IGNORÂNCIA.

Felicitações amigo Márcio pela abordagem atual acerca de um tema tão relevante e presente em nossas vidas: A homossexualidade.


Prof. Esp.Rodrigo Dalosto Smolareck
Pedagogo; Psicopedagogo Clínico e Institucional; MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fazendo da Educação ponte para espetáculos sociais

1 comentários

Por Rodrigo Dalosto Smolareck¹

Durante minha formação acadêmica muitas pessoas, ao me proporcionarem aprendizagens sobre a vida e seus fenômenos foram me fortalecendo diante das grandes alcatéias sociais perversas que tem se desvelado em todos os tempos históricos, quase sempre carregadas de rituais ditados pelo sacrifício do semelhante em nome de ganhos pessoais ou tramas de poder com caráter opressor.

Assim, vivi um momento cabalístico, carregado de muita sabedoria, uma dessas vivências merece ser contada: estava numa rodoviária aguardando um ônibus para voltar a minha residência. No mesmo local uma senhora de mais ou menos quarenta anos estava lendo uma crônica de um escritor da área da Filosofia a qual, ao elevar os olhos, começou a sorrir.

Sentei-me ao lado dela e ao olhar-me exalou uma frase do texto que prendeu minha atenção e fez minha inteligência engravidar de reflexões, era mais ou menos assim: “É comum que um sistema educacional de controle se modernize apenas para sofisticar o seu controle”.

E assim, compreendi que muitos, mas muitos, talvez filões, virão dizer-me, a mim e a tantos outros, com voz mansa: é perigoso falar, é perigoso agir, é perigoso ter esperança na forma que esperas: ativa e ponderada.

E direi de consciência despida de qualquer retaliação: não tenho o hábito de cultuar a hipocrisia, meu juramento como pedagogo foi o de pensar numa reflexão crítica sobre o discurso alienante, o de garantir ao outro a possibilidade de ler o mundo.

Preciso com a elegância que construí ao longo desses anos dizer que poucas vezes vi espaços legítimos tanto em meios de comunicação instituídos quando nas rodas de prosa para uma discussão franca sobre a educação que temos, e a qual desejamos numa perspectiva visionária, mas a educação que falo aqui é aquela feita lá pela professora alfabetizadora que todos os dias levanta pensando em como poderá ajudar seus alunos a atingirem novas aprendizagens, falo também, da escola que sobrevive de criatividade: rifas, bingos, e outros meios dignos de prêmio por tamanha inteligência criativa. Haveria aqui outros relatos para pontuar, mas me faltam linhas.

É muito fácil fazer da educação ponte para espetáculos sociais, verniz e não raiz, meu temor é que os construtores da ponte, caindo dela, levem consigo toda a boniteza que reside no desafio de valorizar pequenas conquistas que se efetivam todos os dias nas escolas brasileiras.



¹ Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial, e-mail: profpedagogia@zipmail.com.br

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Notícia em Verso: site muito criativo

1 comentários

Nesse mundão sem fim que é a internet há muita variedade de sites. Um que eu gostei de conhecer nos últimos dias foi o Notícia em Verso, que apresenta uma proposta muito original: em vez de praticar o usual jornalismo Control + C e Control + V, o site apresenta as notícias em formas de versos, a partir daquilo que toma corpo nos meios de comunicação. Confira, uma das notícias, abordando a polêmica pensão para ex-governadores de Estado:


Que tal assumir uma função por um único dia
E garantir a aposentadoria que todo mundo gostaria?
Pra você que tem 30 anos pela frente, um absurdo?
E se já contribuiu por todo esse tempo, um insulto?

Pois em alguns estados funciona assim, desse jeito
Ex-governador, por um dia ou mil, garante esse direito
Apesar da Constituição de 1988 ter vetado o privilégio
Governantes ou dependentes mantém vivo o sacrilégio

É por essa razão que a OAB vem contestar
O assalto ao dinheiro público precisa cessar
Porque além de questionável o merecimento
Justiça social é necessária em todo segmento

Se há desequilíbrio, pelos outros alguém vai pagar
E no lado mais fraco, claro, a corda sempre romperá
A previdência carece de ajustes em todas as esferas
Garibaldi, novo ministro, nem sabes o que te esperas

A reforma ignorada por FHC e Lula é urgente
Mas ninguém encarou o problema de frente
Se na política, até hoje, não há o que se comemorar
Que ao menos na justiça a gente possa acreditar


Santiago vai escolher a sua Garota Verão

0 comentários
Arquivo Garota Verão 2009

No próximo dia 04 de fevereiro vai acontecer a escolha da Garota Verão de Santiago numa grande festa que acontecerá no Center Hall. A promoção é da rádio Central FM, Center Hall, com o apoio da Agência de Desenvolvimento de Santiago, Comude e Prefeitura Municipal. Garotas de 14 a 18 anos podem se inscrever e concorrer para representar a sua cidade, lembrando que em 2009 o município conseguiu emplacar a participação de Carla Nedel na grande final em Capão da Canoa. Mais informações pelos fones 3251-5577 ou 3251-2510 (com Marta Finamor). A organização do evento é da RBS TV.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os indicados ao Oscar 2011

1 comentários

Foi anunciado hoje pela manhã a lista dos indicado ao Oscar 2011. Neste ano, o líder em indicações foi o filme O Discurso do Rei, com 12 nominações, seguido de Bravura Indômita, com 10 e de A Origem e A Rede Social, com 08. Ao contrário de anos anteriores em que era possível acertar com exatidão os vencedores, a lista deste ano está mais difícil, especialmente na categoria de Melhor Filme. A única certeza que eu tenho, até agora, é que ninguém tira o Oscar de Melhor Atriz de Natalie Portman, por Cisne Negro (foto acima). Confira todos os indicados.


Melhor filme
Cisne Negro
O Vencedor
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Minhas Mães e meu Pai
Toy Story 3
127 Horas
Bravura Indômita
Inverno da Alma

Melhor diretor
Darren Aronovsky - Cisne Negro
David Fincher - A Rede Social
Tom Hooper - O Discurso do Rei
David O. Russell - O Vencedor
Joel e Ethan Coen - Bravura Indômita

Melhor ator
Jesse Eisenberg - A Rede Social
Colin Firth - O Discurso do Rei
James Franco - 127 Horas
Jeff Bridges - Bravura Indômita
Javier Bardem - Biutiful

Melhor atriz
Nicole Kidman - Reencontrando a Felicidade
Jennifer Lawrence - Inverno da Alma
Natalie Portman - Cisne Negro
Michelle Williams - Blue Valentine
Annette Bening - Minhas Mães e meu Pai

Melhor ator coadjuvante
Christian Bale - O Vencedor
Jeremy Renner - Atração Perigosa
Geoffrey Rush - O Discurso do Rei
John Hawkes - Inverno da Alma
Mark Ruffalo - Minhas Mães e meu Pai

Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams - O Vencedor
Helena Bonham Carter - O Discurso do Rei
Jacki Weaver - Animal Kingdom
Melissa Leo - O Vencedor
Hailee Steinfeld - Bravura Indômita

Melhor roteiro original
Minhas Mães e meu Pai
A Origem
O Discurso do Rei
O Vencedor
Another Year

Melhor roteiro adaptado
A Rede Social
127 Horas
Toy Story 3
Bravura Indômita
Inverno da Alma

Melhor longa animado
Como Treinar o Seu Dragão
O Mágico
Toy Story 3

Melhor filme em lingua estrangeira
Biutiful
Fora-da-Lei
Dente Canino
Incendies
Em um Mundo Melhor

Melhor direção de arte
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I
A Origem
O Discurso do Rei
Bravura Indômita

Melhor fotografia
Cisne Negro
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Bravura Indômita

Melhores efeitos visuais
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I
Além da Vida
A Origem
Homem de Ferro 2

Melhor figurino
Alice no País das Maravilhas
I am Love
O Discurso do Rei
The Tempest
Bravura Indômita

Melhor montagem
Cisne Negro
O Vencedor
O Discurso do Rei
A Rede Social
127 Horas

Melhor maquiagem
O Lobisomem
Caminho da Liberdade
Minha Versão para o Amor

Melhor documentário
Lixo Extraordinário
Exit Through the Gift Shop
Trabalho Interno
Gasland
Restrepo

Melhor documentário em curta-metragem
Killing in the Name
Poster Girl
Strangers no More
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang

Melhor curta-metragem
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

Melhor animação em curta-metragem
Day & Night
The Gruffalo
Let's Pollute
The Lost Thing
Madagascar, Carnet de Voyage

Melhor trilha sonora
Alexandre Desplat - O Discurso do Rei
John Powell - Como Treinar o seu Dragão
A.R. Rahman - 127 Horas
Trent Reznor e Atticus Ross - A Rede Social
Hans Zimmer - A Origem

Melhor canção original
"Coming Home" - Country Strong
"I See the Light" - Enrolados
"If I Rise" - 127 Horas
We Belong Together - Toy Story 3

Melhor edição de som
A Origem
Toy Story 3
Tron - O Legado
Bravura Indômita
Incontrolável


Melhor mixagem de som
A Origem
Bravura Indômita
O Discurso do Rei
A Rede Social
Salt

Assisti boa parte dos filmes indicados e devo assistir outros nos próximos dias. Nos próximos dias, farei postagens falando de alguns deles.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Nosso Lar

0 comentários

Você pretende ler o livro Nosso Lar, de Chico Xavier? Então, evite de ver primeiro o filme lançado há pouco baseado em sua obra. Acontece que se ver o filme primeiro, correrá o risco de achar que a história é um lixo, clichê, lugar-comum, piegas e desistir de conhecer a obra literária.

Agora, se você ler o livro primeiro, vai se envolver, se emocionar e sentir-se atraído por saber mais das questões do espírito. E se, depois de ler o livro, você quiser assistir o filme vai saber que é um lixo, uma porcaria, uma canastrice.

Há alguns anos li o livro e gostei muito. Hoje, assisti o filme e-putaquemepariu. Foram duas horas de tortura. Que atores mais canastrões, que pareciam estar encenando uma peça de teatro no colégio do que um filme para o cinema. Historinha maniqueísta, diálogos sofríveis, situações forçadas e eca, eca, eca. Não gostei mesmo.

De qualquer forma, é interessante que o cinema esteja abrindo um espaço para a temática espírita com filmes como esse e também Bezerra de Menezes e Chico Xavier. O que importa, afinal, é a diversidade. Uns gostam. Outros detestam. O importante é que tem filme para todos os gostos. E desgostos.

Você já viu "Dark Inception"?

0 comentários

Muitos críticos de cinema não hesitam em apontar The Dark Knight (ou Batman, o Cavaleiro das Trevas aqui no Brasil), como um dos melhores filmes de 2008. E em 2010, crítica e pública foram unânimes em apontar Inception (no Brasil batizado como A Origem) entre os melhores e um dos potenciais a brilhar no Oscar. Ambos os filmes foram sucesso absoluto de bilheteria. E ambos foram comandados pelo mesmo diretor: Christopher Nolan.

O cineasta inglês é conhecido por sua inteligência, perfeccionismo e elegância que resultaram também nos filmes Following (Obrigado, Victor, por ter me passado esse filme), Amnésia, Insônia, Batman Begins, O Grande Truque. Para homenageá-lo, um fã do site Fan Art Exhibit resolveu homenageá-lo criando um exclusivo pôster que reúne personagens de Dark Kight no cenário de Inception como se fizessem parte de um filme só, chamado Dark Inception.

O resultado não muda a vida de ninguém, claro. Mas não deixa de ser algo curioso para os amantes do cinema que podem até imaginar: e se...?

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Moacyr Scliar se recupera após AVC

2 comentários

O escritor Moacyr Scliar segue internado na UTI do Hospital das Clínicas em Porto Alegre, após ter feito uma cirurgia. Seu quadro de saúde é estável. Scliar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no último sábado, 15.

Ele é escritor, médico e professor universitário. Escreveu mais de 70 livros, dentre eles "O Ciclo das Águas", "O Exército de Um Homem Só", "A Mulher que Escreveu a Bíblia". É o único gaúcho que faz parte da Academia Brasileira de Letras. Há alguns anos tive a satisfação de conhecê-lo e conversar um pouco com ele. Muito gentil, ele autografou um livro para mim, que eu emprestei não lembro para quem e a pessoa não me devolveu. Enfim, ficamos todos na torcida por sua recuperação.

ATUALIZAÇÃO- O escritor Oracy Dornelles me alerta de um equívoco na postagem: Scliar não é o único escritor gaúcho a integrar a Academia Brasileira de Letras, pois o Rio Grande do Sul é representado também por Carlos Nejar. Obrigado pela colaboração.

A nova Mulher-Gato (é uma gata!)

1 comentários

E foi confirmado pelo diretor Christopher Nolan que a atriz Anne Hathaway vai estar em The Dark Kight Rises, continuação de Batman-O Cavaleiro das Trevas. Ela interpretará a personagem Selyna Kyle, que também é a Mulher-Gato. Claro que tanto Batman Begins, quanto o Cavaleiro das Trevas são filmes mais calçados na realidade e todos os personagens ganharam uma releitura sob o comando de Nolan. Portanto, Selyna Kyle ( deve ganhar uma versão menos cartunesca e mais realista.

O mesmo deverá ocorrer com um dos vilões da história, que será Bane (a ser interpretado pelo ator Tom Hardy, de A Origem). Nos quadrinhos, foi um dos mais inteligentes inimigos do homem-morcego e, possivelmente, a versão de Nolan fará um bom uso disso, a exemplo do que ele já fez com o Coringa de Heath Leadger, que ganhou uma profundidade psicológica muito bem trabalhada.

Everybody lies!

5 comentários

Gosto de séries de TV quase tanto quanto filmes. Em verdade, nos últimos anos, as séries evoluíram muito a ponto de se tornaram pequenos filmes. Em vários casos, fazem até a conversão para o cinema como foram os casos de Arquivo X e Sex And The City e outros. Fora que muitos atores descobertos justamente nas séries, acabando sendo coptados para o cinema e estourando ou atores de cinema que estão meio por fora encontram na telinha uma oportunidade de brilhar.

Estava olhando a lista dos filmes que assisti em 2010 e percebi que foi a menor dos últimos anos. E me dei conta de que fiquei uns três meses sem ver filme algum, só episódios da série Lost, completando todas as seis temporadas.

Lost é realmente viciante. A premissa inicial de um grupo de pessoas que caiu numa ilha deserta e tenta sobreviver à espera do resgate que nunca chega, foi sendo substituida pelos mistérios que envolviam o lugar em que eles estavam. Parecia que todos estavam interligados e estava lá por um motivo. Pra mim, Lost foi brilhante do início avassalador ao final emocionante.

Pois bem, falei tudo isso só para contar que agora estou assistindo uma outra série, que Dr. House. Basicamente é uma série que se passa num hospital onde tem um médico chamado Gregory House, nefrologista e infectologista, que chefia uma equipe de jovens médicos num hospital. O legal da série são as tiradas ácidas de House, que é um observador do comportamento humano e um mau-humorado sempre de plantão. Eis algumas frases inesquecíveis:

“Por que Deus ganha crédito quando alguma coisa boa acontece?”

“Quando se quer saber a verdade sobre alguém, essa deve ser a última pessoa a ser consultada”

“Se você fala com Deus, você é religioso. Se Deus fala com você, você é psicótico”

“Mentiras são como as crianças: apesar de inconvenientes,o futuro depende delas”

“Leia menos… veja mais TV”

“O seu raciocinio não presta. Para a próxima, use o meu!”

“Se você está morrendo, todo mundo passa a te amar”

“É uma verdade da condição de ser humanos que todos mentem. A única variável é sobre o quê”

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Brasil reconhecerá união homossexual

5 comentários

A partir de fevereiro, os homofóbicos de plantão vão ter que escolher outra Pátria para defender. Porque tudo indica que o casamento homossexual, ou melhor, a união entre pessoas do mesmo sexo será aprovado. Em 2008, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral entrou com um processo no Supremo Tribunal Federal pedindo mudanças na lei do casamento, permitindo que funcionários homosssexuais do RJ pudessem se casas e ter direitos iguais aos de casais heterossexuais, perante a lei. Se o Supremo aprovar, a decisão será válida para todo o território nacional.

O relator do processo é o ministro Carlos Ayres Britto, que demonstra ser favorável. Da mesma forma, a presidenta Dilma Rousseff vê a questão com bons olhos, lembrando que a Constituição protege a dignidade das pessoas, a privacidade, a intimidade e proíbe quaisquer formas de discriminação.

Tenho certeza de que isso será um avanço para o país, em termos de leis, e vai pôr fim ao conservadorismo de se meter na vida dos outros. Afinal, que importa o que alguém faz ou deixa de fazer entre quatro paredes? Importa mais a sexualidade das pessoas ou o caráter delas? Para mim, a segunda opção.

Advogados Alex e Éldrio

1 comentários
E o que é que acharam da elegância dos advogados Éldrio Machado e Alex Dal'Carobo? Na próxima segunda-feira, às 14h, eles vão inaugurar o escritório de advocacia Machado & Dalcarobo, localizado na rua Tito Beccon, 1568, em frente à rádio Central FM. O telefone de lá é o 3251-1127.

É bem simples...

1 comentários

Falei o que eu tinha para dizer sem usar entrelinhas. Falei uma vez e bastou. Poderia falar mais e mais e mais. Mas não vou transformar meu blog numa trincheira ou num tanque de lavar roupa. Não envolverei pessoas, não citarei filósofos e nem vou recorrer a nada. Caráter é uma coisa que as pessoas tem ou não. E não vou ficar lendo milhares de livros para não aprender coisa nenhuma e só ficar baixando o nível.

Não possuo amizades por interesse, não digo coisas para agradar quem não gosto. Não puxo o saco de quem é influente. Não vou aonde não me sinto bem. Se falo bem de alguém, é porque verdadeiramente gosto, respeito e admiro. Se não falo, é porque não tenho nada a dizer ou não quero dizer.

Se me coloquei contra alguém, foi seguindo as minhas convicções. Meus amigos não precisam de explicação e para quem não é, não fará diferença.

Meu blog seguirá como sempre foi: da paz, divulgando coisas culturais, contos, crônicas, críticas, artigos de amigos, notícias diversas, enfim. Baixaria, deixo para quem é estudado e diplomado e gosta de fazer papel de vítima. Afinal, sempre ouvi dizer que, com bêbados ou ignorantes, não se discute pois não se chega a lugar nenhum. Argumentos, eu tenho. Saber usar as palavras, eu sei. Mas nem por isso vou querer vulgarizar o que sei.

Quer gargantear? Fale com a minha mão.

Santiago, minha cidade

0 comentários

Foto tirada há poucos dias no calçadão de minha cidade, Santiago. Conhecida como Terra dos Poetas. Cidade que eu amo e onde tenho muitos amigos. Cidade Educadora, de gente hospitaleira, de muitos talentos, da Copa Santiago, do Santiago Encena, da Feira do Livro, da URI e de tantas coisas boas e positivas. Meu chão, minha pátria.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dr. Éldrio Machado vai inaugurar escritório de advocacia

0 comentários

A partir de segunda-feira, 24 de janeiro, Santiago ganhará um novo escritório de advocacia, que será comandado pelos sócios Éldrio Machado (OAB/RS 78.602) e Alex Castilhos Dal’Carobo (OAB/RS 78.814).

O novo espaço está localizado na Tito Beccon, 1568, em frente à rádio Central FM. Com o trabalho desses jovens advogados, a região ganhará mais força com profissionais prontos para atuar nas mais diversas áreas do Direito.

Conexão 102: audiência crescente na Verdes Pampas

0 comentários

Desde que o talentoso comunicador Rafael Nemitz retornou aos microfones da rádio Verdes Pampas, o Conexão 102 tornou-se um dos líderes de audiência da emissora. O programa é apresentado pelo Nemitz todos os dias das 8h30 às 11h30 minutos, destacando as notícias da região e do mundo, com inserções musicais selecionadas. Com isso, o programa cativa ouvintes pelo rádio e também pela internet, sendo que o site da Verdes Pampas atingiu picos de audiência.

Para ouvir pela internet, basta acessar o site verdespampas.com.br. O ouvinte pode participar também através do MSN da rádio - verdespampasfm@hotmail.com.

Aos que Fórum e aos que não Fórum

1 comentários

Por Breno Serafini

Na minha estada em Santiago, quando apresentei meu texto sobre literatura, muito estranhei a ausência da dita intelligentsia local. Período de férias? Calor demasiado? Talvez não.

O fato é que, com acertos e erros, o acontecimento de um Fórum para discutir literatura em uma cidade interiorana já é um mérito por si só. Pensarmos que ele se dispõe a uma integração latino-americana pelas letras, por que não? Que seja pelas margens, já que estamos longe demais das capitais, não? Mas bem próximos da fronteira, esse espaço que permite uma confluência de interesses que, se não for ocupado por alguém, alguém ocupará.

Assim só de preencher o vazio – e falo de vazio cultural – já é um grande acontecimento. Quem dirá os outros vazios, das pessoas, das gentes que se dispõem a falar sobre criação, sobre projetos de vida ancorados nas palavras.

Nesse aspecto, o Fórum foi um sucesso: aquele olho no olho de pessoas que repartem um pouco da sua experiência para falar de tudo um pouco e mais ainda de literatura já é um prenúncio de que coisas podem acontecer.

É nesse sentido que a ausência de algumas pessoas se faz sentir. A comunidade deveria estar em festa pela celebração ocorrida na Câmara dos Vereadores. Sei que trabalhar com cultura envolve dedicação, desprendimento e bastante boa vontade. São vários os obstáculos, a começar pela falta de verbas. Se não fossem as pessoas, que seria?

A Casa do Poeta Caio Fernando Abreu, nesse sentido, está fazendo história em Santiago. Espero que, depois dela, a cultura nunca mais seja a mesma, e que o somatório de esforços seja no sentido de construir, não de derrubar projetos. Se houver divergências, que se criem outras estruturas, concorrentes – no fim, todos ganharemos.

O fato de a Cidade contar com um movimento cultural forjado pelos jovens deveria ser motivo de júbilo. A experiência dos mais velhos serviria de farol, nos momentos de tempestade. Não tem sentido fazer tempestade em copo dágua. E não traz luz nenhuma. Aos jovens, com sua inexperiência e criatividade, fica reservado o papel da ousadia, já que criar implica riscos. E de erros é feita toda a obra humana. Quem não comete erros?

Talvez o maior erro seja o de não reconhecer que algo está sendo feito. Ou pior ainda, desqualificar. Sugiro o contrário: somemos esforços para que a coisa cresça e, crescendo, haja espaço para todos.

Só pelo fato de haver uma editora (comunitária) na Cidade, isso já diz muito. Na tenra idade de seus dois anos, a Casa do Poeta já fez muito. E fará mais. Ela tem meu total (e crítico) apoio. O Museu da Música, o Selo Oracy Dornelles – tudo são projetos. E projetos precisam de pessoas para sair do papel. Sem esses jovens, nada estaria acontecendo.

Vida longa à Casa do Poeta, vida longa ao movimento cultural da Cidade. “Santiaguenses de todo o Estado, unimo-nos”.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sadi Machado: um gaudério roqueiro?

0 comentários

Que o gaúcho Sadi Machado, apresentador da Central FM, é um tradicionalista ferrenho, ninguém tem dúvida. Mas ele deve ter dado um susto em seus milhares de fãs ao aparecer no estádio Alceu Carvalho usando uma camiseta da banda de rock Sepultura. Seria uma homenagem ao seu time, o Grêmio, que "morreu" na Copa Santiago?

Diário de Santa Maria divulgou a Terra dos Poetas

0 comentários

Pois é? O Fórum Latino-Americano de Literatura promovido em Santiago na semana passada ganhou até uma página no jornal Diário de Santa Maria, que considerou a importância do evento e deu destaque especial. Além de uma página com toda a programação e entrevistas no caderno cultural Diário 2, também fizeram uma chamada na capa da edição da última quinta-feira, 13.

Destacando, claro, também a divulgação das rádios Central FM, Rádio Santiago, Verdes Pampas, Iguaçu e URI FM, o jornal Expresso Ilustrado, a Razão e vários amigos blogueiros, em especial o Rafael Nemitz e o Leonardo Rosado.

(Não citarei todos porque são vários blogs e não pude acompanhar todos os que divulgaram o evento, inclusive amigos da Casa do Poeta...)

Casa do Poeta criará o Museu da Música

1 comentários
Na foto acima, integrantes da Casa do Poeta por ocasião do aniversário de 02 anos da entidade.

Em breve, Santiago ganhará um novo espaço cultural, dentro das dependências da Casa do Poeta de Santiago. Trata-se do Museu da Música, que apresentará um acervo com centenas de LPs do melhor da Música Popular Brasileira. Há discos raros de Cazuza, Gal Costa, Tetê Espíndola, Vitor Ramil, Bebeto Alves, Legião Urbana, Caetano Veloso, Tom Jobim e muito mais. O material foi doado pelo escritor Breno Serafini, que mora em Porto Alegre e há poucos meses lançou seu livro Mosaico Laico na Casa do Poeta de Santiago, fazendo questão de fazer isso em sua terra-natal. Ele também esteve participando do Fórum de Literatura, onde foi um dos palestrantes.

O Breno é um sujeito cheio de ideias e foi o principal articulador para a vinda do Santiago (Neltair Abreu) a nossa cidade, por ocasião da Feira do Livro, atendendo a solicitação feita pela Casa do Poeta. Além de um excelente poeta, ele é também admirador de Oracy Dornelles e lembra que tem um tio, o Hyran Camargo, que é um dos melhores amigos do Oracy. E, sendo assim, o Breno sugeriu que a Casa do Poeta crie uma linha de publicações que leve um selo homenageando o maior poeta de nossa cidade, que agora também faz parte da entidade.

O sucesso do Fórum de Literatura e o recalque

11 comentários


De sexta-feira, 14, a domingo, 16, nossa cidade de Santiago foi sede do II Fórum Latino-Americano de Literatura Contemporânea e do IV Encontro de Escritores do Mercosul. Tais eventos contaram com a participação de argentinos, uruguaios, paraguaios e também teve a participação de Santiago, Santa Maria e Porto Alegre.

No total, tivemos a participação de cerca de 150 pessoas que conviveram durante três dias no plenário da Câmara de Vereadores, palestrando, apresentando suas obras, discutindo a integração cultural etc. Foram momentos de aprendizado para todos e de trocas de experiência. Os hermanos também puderam conhecer nossos hotéis, investir em nosso comércio, restaurantes, bares e também participar de um passeio turístico comandado por Mônica Vargas, gestora de Turismo de nossa Prefeitura que os levou a conhecer a Estação do Conhecimento, a URI, Rua dos Poetas, praças etc.

Diria, então, que essa participação foi um sucesso, como se convenciona falar? Penso que sim. Pois é muito difícil organizar um evento dessa natureza e não ter falhas. No entanto, sei lá se pelo espírito de todos os envolvidos, se pela vontade de fazer algo, tudo saiu quase que perfeito. O quase se deu por alterações de última hora da programação, em função de um palestrante que acabou não podendo vir. Bem, isso acontece até nos maiores eventos. Nem tudo depende de nós.
*****
Há poucos dias, em uma postagem, o bloguista Froilam profetizou o fracasso do Fórum de Literatura. E disse que nossa cidade seria motivo de chacota internacional.
*****
Ao saber do sucesso do evento não conseguiu esconder o recalque, bem explícito nessa e em postagens anteriores, já que atirar pedras em quem tente fazer alguma coisa parece ser o seu passatempo preferido. E se o propósito é nos tirar do sério, magoar, pode ter certeza de que tu consegue fazer isso. Sinta orgulho de si. Ria. Regozije-se. Brinde com Whisky: tu realmente consegue nos atingir, nos machucar. Mas não nos fazer desistir.
*****
Noutro trecho de sua postagem, ele disse que "da noite para o dia, gente que nunca escreveu um poema passa a figurar como representante da Terra dos Poetas." Claramente, eu identifico que estivesse falando de Rosane Vontobel, coordenadora do projeto Santiago do Boqueirão, seus Poetas quem São, que apoia a Casa do Poeta e que realmente não escreve poesia, mas incentiva centenas de pessoas a fazer isso e é, sim, uma representante da literatura em nossa cidade.. Claro que ele pode dizer que "não era para ela a sua crítica e que eu estou tentando subverter as suas palavras".
*****
Mas então que da próxima vez, não seja bobalhão e escreva o nome das pessoas a quem tu se refere, porque eu acho que tu não tem mais 14 anos e essa coisa de deixar no ar é dar o tapa e esconder a mão e atingir quem não merece.
*****
Na referida postagem, ele cita a Rua dos Poetas como algo positivo feito pela literatura em nossa cidade. E não poderia ser diferente. Já que ele integrou a comissão que avalizou os nomes dos artistas homenageados na referida rua e também teve um livro organizado por ele, na época, e que foi custeado pela Prefeitura e distribuido. Aí, claro, ele reconhece que isso foi importante. E realmente foi.
*****
Froilam é diretor do Departamento de Literatura do Centro Cultural há muitos anos. No entanto, nunca soube de alguma atividade abrangente desta honrosa instituição que atraísse tantas pessoas como a Casa do Poeta tem feito. E, ressaltando, o que é feito não se trata de uma concorrência, mas na cabeça do Froilam parece ser, porque ele passa atacando quem tente fazer alguma coisa.
*****
Ataca e debocha e demontra que não importa quantas centenas de livros ele tenha lido. Não parece ter aprendido muita coisa. Ou se aprendeu, guardou para si, pois é incapaz de ensinar alguma coisa. Isso porque a humildade não transparece em suas ações. Bem pelo contrário.
*****
Agora mesmo, ao saber do sucesso do Fórum de Literatura, debochou e disse que iria criar um Clube dos Blogueiros, claramente atacando ao Giovani Pasini. Que ele funde, então, o Clube dos Blogueiros. Mas duvido que ele tenha tanto empenho quanto teve o Pasini na criação da Casa do Poeta que, desde 2008 para cá, já gastou muito do próprio bolso para fazer as coisas acontecerem.
*****
Investiu financeiramente e emocionalmente para a criação de CNPJ, despesas de eventos e muito mais, sendo o fiador da Casa e mantenedor da maioria de nossas ações, avalizando tudo com seu nome. Em caso tivéssemos prejuízo em nossas ações, ele estava lá para assegurar, pois tem o nome limpo.
*****
Não foram poucas as vezes em que o Froilam atacou a Casa do Poeta, debochou dos escritores que estão começando e escreve textos cheios de despeito e sentimentos reprimidos. A cada vez que faz isso, o seu recalque fica evidente e, duvido que seja essa a orientação que lhe passe a professora Enadir Vielmo, presidenta do Centro Cultural de Santiago, que esteve lá na abertura do Fórum de Literatura. Quer saber se foi uma piada o evento, Froilam? Pergunta pra ela, que teve a elegância de estar lá.
*****
O Froilam debocha de erros nos escritos das pessoas, como se os próprios livros que ele editou (e corrigiu) estivessem despidos de erros. Mas eles estão lá e ele sabe muito bem. Ocorre que ninguém tem espírito de porco suficiente para ficar lhe jogando isso na cara.
*****
Sinceramente, Froilam, eu acreditava que tu era uma pessoa culta. Mas vejo que não importa quantos livros uma pessoa possa ler. Cultura é uma coisa que as pessoas tem ou não e não há nada a ver com volumes de livros.

Mas continue tentando. Quanto mais tempo tu passar lendo, menos tempo vai ficar enchendo o saco de outras pessoas que realmente tentam fazer alguma coisa por Santiago.
*****
Afinal, erros nós vamos continuar tendo sempre e sempre. Eis que só não erra quem fica sentado na cômoda posição de só criticar e não fazer nada pela cultura. Como demonstra ser o teu caso.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Nova dupla musical: Marcelo e Márcio

3 comentários

Durante o Fórum de Literatura, estreei ao lado de meu amigo Marcelo Diello Moro. Ele no vocal e eu no teclado. Foi um show internacional, que teve a audiência de argentinos, uruguaios, paraguaios e brasileiros. O Marcelo deu show com sua voz e cativou o público. Eu, fiz pose de quem sabia o que estava fazendo. Ao final, recebemos efusivos aplausos de nossos hermanos.

Bem, o que posso dizer é que o talento do Marcelo para cantar é verdadeiro, mas meu talento para tocar é fake. Realmente o acompanhei, mas com o teclado desligado enquanto o instrumentava da música rodava num CD. Apesar de todo mundo ter acreditado na farsa, o meu intuito era só enganar uma pessoa: a minha amiga Karla, que ainda disse que "pelo amor aos filhos dela que tinha acreditado que eu sabia tocar"....


Em tempo: esse penteado emo da foto é porque eu estava com o cabelo molhado e ficava balançando a cabeça pra fazer um grau para me aparecer...

A Rede Social se consagra no Globo de Ouro

1 comentários

O filme Rede Social foi o grande vencedor da 68ª edição do Globo de Ouro, um dos prêmios mais importantes do cinema e que é considerado uma prévia para o Oscar. Confira todos os vencedores.

Melhor filme de drama
A Rede Social

Melhor diretor
David Fincher, por A Rede Social

Melhor filme de comédia ou musical
Minhas Mães e Meu Pai

Melhor ator em filme de drama
Colin Firth, por O Discurso do Rei

Melhor atriz em filme de drama
Natalie Portman, por Cisne Negro

Melhor minissérie ou filme para TV
Carlos

Melhor atriz de série de TV (drama)
Katey Sagal, por Sons of Anarchy

Melhor ator coadjuvante em filme
Christian Bale, por O Vencedor

Melhor ator coadjuvante em série de TV
Chris Colfer, por Glee

Melhor ator em série de drama
Steve Buscemi, por Boardwalk Empire

Melhor série de drama
Boardwalk Empire

Melhor canção original em filme
You Haven't Seen The Last of Me, de Diane Warren (Burlesque)

Melhor trilha original em filme
A Rede Social

Melhor filme de animação
Toy Story 3

Melhor atriz em comédia ou musical
Annette Bening, por Minhas Mães e Meu pai

Melhor ator em filme de TV ou minissérie
Al Pacino, por You Don't Know Jack

Melhor atriz em filme de TV ou minissérie
Claire Danes, por Temple Grandin

Melhor roteiro em filme
A Rede Social

Melhor atriz coadjuvante em série de TV
Jane Lynch, por Glee

Melhor filme estrangeiro
Em Um Mundo Melhor (Dinamarca)

Melhor atriz em série de comédia
Laura Linney, por The Big C

Melhor ator em série de comédia
Jim Parsons, por The Big Bang Theory

Melhor atriz coadjuvante em filme
Melissa Leo, por O Vencedor

Homenageado da noite
Robert DeNiro, pelo conjunto da carreira

Melhor série de comédia ou musical
Glee

Melhor ator de filme comédia ou musical
Paul Giamatti, por Minha Versão Para o Amor (nome provisório no Brasil)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Casa do Poeta promove Fórum de escritores em Santiago

3 comentários

Inicia nesta sexta-feira, 14, em Santiago, o II Fórum Latino-Americano de Literatura Contemporânea e o IV Encontro de Escritores do Mercosul, tendo por local a Câmara de Vereadores. Nos três dias, haverá palestras e integração entre escritores argentinos, paraguaios, uruguaios e brasileiros, venda de livros e roteiros turísticos. Inscrições abertas na sede da Casa do Poeta, que organiza o evento, que se estende até o domingo.

Programação
Sexta-feira, 14 de janeiro
19h-abertura. Conferência com a secretária Denise Cardoso, sobre o programa Cidade Educadora.
20h30min- Conferência de Eduardo Jopia (Buenos Aires-Argentina), docente da Universidade de Buenos Aires e editor do Diario de Los Poetas.
21h30- Conferência de Haydée Hostin Lima (Santa Maria-RS), presidenta da Casa do Poeta de Santa Maria. Tema: Bate Papo sobre literatura contemporânea.

Sábado, 15 de janeiro
9h- Conferência com Auri Sudati (Santa Maria-RS), membro da Caposm e editor do jornal literário Letras Santiaguenses. Tema: A Literatura Infantil no desenvolvimento cultural da sociedade.
10h- Conferência de Anibal Silvero (Missiones-Argentina), presidente da Socidad de Escritores de Latinoamerica . Tema: La Educacion através da internet y las nuevas tecnologias.
11h- Conferência de Brigido Bogado (Paraguai). Escritor convidado. Tema: "Ele indigena en la literatura moderna".
14h30 min- Conferência de Iris Gomes (Misiones-Argentina). Diretora Geral da Biblioteca das Missões. Tema: a ser definido.
15h30 min- Conferência de Mônica Vargas (Santiago-RS). Departamento de Turismo. Tema: Turismo Regional na Terra dos Poetas.
16h- Passeio turístico.
19h30 min- Conferência de Breno Serafini (Porto Alegre). membro do Núcleo de Documentação da Fundação de Economia e Estatística. Tema: A Literatura como Menta e Mento da Socidade.
20h30min- Conferência de Valdo Barcelos (Santa Maria-RS). Docente de pós-graduação em Educação-UFSM. Tema: Literatura e Intercultura: o Entre-lugar da América Latina.
21h30- Conferência de Gerardo Alderete (Gobernador Virasoro-Argentina). Vereador e escritor. Tema: Importância da história regional, dentro da literatura do Mercosul.

Domingo, 16 de janeiro
9h- Conferência de Sofia Valezuala (Paraguai)
Presidenta da Sociedade de Escritores de Itapua. Tema: Las reducciones jesuítica, um livro abierto.
10h-Conferência de Gerardo Molina (Uruguai). Diretor de escolas secundárias e escritor. Tema: a ser definido pelo palestrante.
11h- Conferência de Giovani Pasini (Santiago-RS), presidente da Casa do Poeta de Santiago. Tema: Literatura, Educação e Intercultura.
11h40- Entrega de certificados.


Mais informações- E-mail gpasini@ig.com.br. Fone 55-8406-7896.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Santiago em caderno especial do jornal Zero Hora

0 comentários

Não deixe de ler a edição da Zero Hora desta sexta-feira, 14 de janeiro. É que o maior jornal do Rio Grande do Sul vai dedicar um caderno especial de oito páginas para falar de Santiago, minha cidade, enfocando os atrativos, as obras que estão sendo inauguradas, a Copa Santiago e o trabalho que é feito pela administração do prefeito Júlio Ruivo.

Acima, com exclusividade, uma imagem da capa desta bela publicação, que tem a produção do talentoso jornalista Maiquel Rosauro.

Como eu consegui ter acesso à publicação antes? Ah, eu tenho os meus contatos...

Homem-Aranha e Capitão América: primeiras imagens

0 comentários

Esta quinta-feira, 13, reservou duas surpresas para os fãs de cinema e quadrinhos. Acontece que os estúdios Sony e Marvel liberaram imagens de dois filmes muito esperados. O primeiro é Capitão América, que estreia no mês de julho, com Chris Evans no papel do primeiro dos Vingadores, que tentará repetir o sucesso no cinema de filmes como Homem de Ferro e Hulk.

Outra imagem é da grande aposta para 2012: a reformulação do Homem-Aranha, agora sob a direção de Marc Webb (do brilhante 500 dias com Ela), com o personagem sendo interpretado pela revelação Andrew Garfield, que está cotadíssimo para concorrer ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, já que rouba a cena em A Rede Social (nos cinemas, confira).

E nem que eu quero assistir esses filmes...

A dança das "samexungas..."

0 comentários

E a música é "Eu puxo o teu saco e tu puxa o meu"...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Estação do Conhecimento terá novos espaços...

0 comentários
Estação Café...

...E concha acústica (Imagens da Seplan)

Inaugurada há poucos dias em Santiago, a Estação do Conhecimento ganhará novos espaços ainda este ano. Somando-se às atrações já existentes, complexo cultural terá uma concha acústica para shows, nada mais do que um palco ao ar livre. Outra novidade será a construção de uma lancheria, que se chamará Estação Café e que vai oferecer bebidas e petiscos para os visitantes. De preferência, para ser apreciado enquanto a Estação oferece aquilo que tem de melhor: uma vista privilegiada do pôr do sol.
Por fim, outra coisa que a Prefeitura vai correr atrás para conseguir implantar são os vagões literários, um espaço que servirá para a leitura de livros e encontros culturais.

Lembrando que a Estação pode ser visitada de segunda a sexta, das 14h às 22h e aos finais de semana, das 18h às 22h. Vale lembrar o que tem por lá: memorial ferroviário, espaço dos escritores santiaguenses e sala de cinema.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dinossauros na região

1 comentários
Foto de Fernando Ramos

Essa notícia saiu no Diário de Santa Maria de hoje: A Ulbra anunciou a descoberta de fósseis de um tecodonte e de um dicinodonte na estrada que vai a Paraíso do Sul. O primeiro tem cerca de três metros de comprimento, com o esqueleto quase completo, faltando apenas o crânio. O outro, foi encontrado a seis metros de distância e era uma das presas favoritas do tecodonte, o que indica que eles morreram no mesmo evento climático.
A descoberta foi feita pelos pesquisadores da universidade Sérgio Furtado Cabreira e Lucio Ribeiro da Silva.

Parabéns, Denilson Cortes!

0 comentários

Parabéns ao meu colega Denilson Cortes. Ele é um dos 23 aprovados na seleção para o curso de pós-graduação em Especialização em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, que será ministrado pelo IFF de São Vicente do Sul. O Denilson ficou em terceiro lugar, comprovando aquilo que já sabemos a seu respeito: o cara é fera!

Ian McKellen confirmou: ele volta como Gandalf!

0 comentários


Ringers desta e de outras galáxias: comemorem! O ator Ian McKellen confirmou em seu site que assinou contrato para interpretar novamente o mago Gandalf. Ele participará dos dois filmes baseados no livro O Hobbit, escrito por J.R.R.Tolkien, que é um prelúdio para a saga O Senhor dos Anéis e conta como Bilbo conseguiu o Um Anel.

Além de McKellen, boa parte do elenco de O Senhor dos Anéis também participará do filme, a começar por Andy Serkis, o Gollum. Outros que também podem dar as caras em participações especiais são Elijah Wood (Frodo), Cate Blanchett (Galadriel), Orlando Bloom (Legolas), Hugo Weaving (Elrond) e há outros que podem confirmar como Christopher Lee (Saruman) e Viggo Mortensen (Aragorn). E daí que esses personagens todos não aparecem no livro original??

O que importa mesmo é voltar à Terra Média acompanhado de velhos amigos. A direção é do único cara no universo que poderia fazer a coisa funcionar como deve ser: Peter Jackson.

Os filmes estreiam respectivamente em 2012 e 2013.

Para comemorar a notícia, vou reassistir em alta definição o meu box com a trilogia estendida, que ganhei de presente da Tainã.

Fórum de Escritores inicia sexta-feira (14)

0 comentários

De 14 a 16 de janeiro, acontecerá em Santiago o II Fórum Latino-Americano de Literatura Contemporânea e o IV Encontro de Escritores do Mercosul. Nos três dias, haverá palestras e integração entre escritores argentinos, paraguaios, uruguaios e brasileiros, venda de livros e roteiros turísticos. Inscrições abertas na sede da Casa do Poeta, que organiza o evento . Informações pelo e-mail gpasini@ig.com.br.

Tem sessão de cinema na Estação: confira a programação

0 comentários

Neste período de férias, a Estação Cinema promove programação especial para as crianças, com filmes às terças e quintas-feiras, às 19h. Nesta terça-feira, 11, será exibido o filme Meu Amigaozão, Castelo nas Nuvens (foto acima), que conta a história de uma menina que descobre um castelo no topo de uma montanha e embarca numa aventura incrível. O filme tem direção de Andrés Lieban e foi produzido no Rio de Janeiro. (Confira o trailer)

Confira os demais filmes e datas:

13/ 01/2011 - O mistério do Cachorrinho Perdido – Dir. Flavio Colombine - 2008 – Rio de Janeiro.
18/01/2011 - Escola pra cachorro – Koda Cachinhos Dourados – Dir. Stefan Leblanc - 2009 – São Paulo.
20/01/2011 - Paisagens de Meninos – Dir. Fernando Severo - 2003 – Paraná.
25/01/2011 - Desentralha S.A. - Dir. Maurício Castanõ - 2010 - Rio de Janeiro.
27/01/2011 - Maré Capoeira – Dir. Paola Leblanc - 2005 – Rio de Janeiro.
01/02/2011 - Tromba Trem - O estrangeiro – Dir. Zé Brandão - 2009 – Rio de Janeiro.
03/02/2011 - Josué e o Pé de Macaxeira – Dir. Diogo Viegas - 2009 - Rio de Janeiro.
08/02/2011 - Caçadores de Saci Sofia Federico – Dir. Sofia Federico - 2005 – Bahia .
10/02/2011 - Leonel Pé de Vento – Dir. Jair Giacomini - Santa Maria - RS.
15/02/2011 - Mãos de Vento e Olhos de Dentro Dir. Susanna Lira - 2008 – Rio de Janeiro.
17/02/2011 - Historietas Assombradas (para crianças malcriadas) – Dir. Victor-Hugo Borges - 2006 – São Paulo.
21/02/2011 Isabel e o Cachorro Flautista – Dir. Christian Saghaard - 2004 – São Paulo.
23/02/2011 Gasparzinho – Dir. Brad Silberling - 1995 – EUA

A Estação Cinema faz parte do complexo cultural da Estação do Conhecimento, em Santiago, e é mantido pelo Cineclio da URI. O cinema tem capacidade para 33 pessoas, a é sala climatizada e entrada é gratuita.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

30 horas depois, Corsan vai consertar vazamento...

0 comentários

Um morador da rua Osvaldo Aranha acabou de me ligar informando que só agora a Corsan deu as caras para consertar o vazamento, na esquina com a Dr. Rivota. Ou seja: só 30 horas depois de ter sido avisada é que os funcionários da estatal foram dar jeito na situação, relatada ao plantão, o 3251-1774 e também divulgada aqui pelo blog.

Dá para imaginar quantos milhares de litros d'água se perderam durante esse período todo? Com toda essa falta de agilidade e compromisso, fica questionável o serviço prestado pela Corsan em Santiago.

No Brasil, o futebol é mais sério que a política

0 comentários

Há umas poucas semanas, o Brasil inteiro criticou o aumento de salário para deputados federais e estaduais. Tiririca, por exemplo, ganhará R$ 26 mil para desempenhar a função para a qual obteve sua estrondosa votação. No RS, o salário dos deputados estaduais encostará nos R$ 20 mil. E ninguém ficou feliz com isso. Afinal, todos concordam que os políticos já possuem benefícios demais para representar um povo que tem benefícios de menos. E, considerando que um universo tão grande de pessoas tenha ajudado a eleger Tiririca, é possível acreditar que a política não é levada tão à sério, pois se considera que um palhaço (no sentido artístico da palavra) semi-analfabeto possa desempenhar seu papel lado a lado com personalidades que se apresentam com diplomas conquistados nas mais renomadas universidades.

Na semana passada, três grandes clubes de futebol disputavam o passe de Ronaldinho Gaúcho. Lá estavam o Grêmio, o Palmeiras e o Flamengo dando lances no leilão do Assis. Quem desse mais, levava. E os respectivos torcedores de cada clube na expectativa de ver o craque ser contratado. O Grêmio oferece R$ 300 mil mensais? Ora, que o Palmeiras lhe ofereça R$ 1 milhão, então. Ah, é assim: então o Flamengo oferece R$ 1, 2 milhão. E o Corinthians também verifica o saldo na conta para ver se pode oferecer mais e entrar na disputa.

Considerando que torcedores também são eleitores, note o paradoxo: R$ 26 mil para um deputado federal representar o seu país, é um absurdo. R$ 1 milhão mensal para um jogador é um investimento justificado. A essa altura, ainda não se sabe quem levará o passe de Ronaldinho. Mas certamente o clube que levar, garantirá muita festa para a sua torcida, felizes pela contratação.

Se Tiririca ou Dilma ou Tarso ou qualquer outro não vier a cumprir seus compromissos de campanha, os torcedores (eleitores) nem se lembrarão. Mas por ter rompido sua palavra para com o Grêmio (e o Palmeiras e mais algum outro...) Ronaldinho amargará por longos anos como persona non grata. O passeio para ir votar é algo feito a cada dois anos, enquanto que o futebol é um compromisso de todas as semanas.

Eis que os brasileiros são um caso interessante a ser analisado pelo resto do planeta. Por aqui, a responsabilidade de eleger um político é desempenhada de forma descompromissada, enquanto que o futebol é uma coisa séria por demais.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Mais de 130 cadastrados na internet da praça

0 comentários
Conforme informações da Central de Processamento de Dados da Prefeitura de Santiago, em duas semanas, mais de 130 pessoas se cadastraram para ter acesso à internet na praça central. No local, está liberado o sinal wirelless, permitindo que os usuários cadastrados possam ir até a praça com seu notebook e navegar. É uma comodidade que incentiva o uso dos espaços urbanos e que deverá se estender, em breve, para outros locais da cidade.

Para fazer sua senha, clique aqui.

Motorista cegueta...

0 comentários

Pobre do rapaz dono dessa moto aí caída na calçada. No último sábado, ele tinha estacionado a moto no calçadão de Santiago e entrou numa loja, quando voltou encontrou-a caída, com espelhos quebrados e outros danos. Tudo porque, o motoqueiro acredita, o dono dessa Fiat Strada deu ré para estacionar o seu carro e acertou a sua moto.

Mas, pelo visto, o motorista não teria visto ou não se preocupou com o dano causado, pois deixou o carro estacionado por ali (a quase um metro da calçada) e saiu, deixando o aflito dono da mota à espera de uma explicação (e ressarcimento).

A Corsan e seus plantões fajutos...

0 comentários

Pouquíssimas coisas me tiram do sério, no dia-a-dia. Uma delas, é campeã: falta d'água. É uma coisa extremamente desagradável ligar a torneira e só ouvir um "ronco". Apesar de ser algo muito inconveniente, logo penso que é sinal de que a Corsan esteja efetuando algum conserto, qualquer coisa.

Mas se há algo que me irrita tanto quanto falta d'água é de vê-la sendo desperdiçada. Pois bem: uma amiga, moradora da rua Osvaldo Aranha, me ligou hoje por volta de meio-dia e avisou que havia um vazamento d'água na esquina entre as ruas Dr. Rivota e Osvaldo Aranha (próximo da Cooperativa Tritícola). Disse-me "liguei para o telefone da Corsan e ninguém atendeu, para os Bombeiros e ninguém sabia me dizer nada e para a Rádio Santiago, para que alertassem sobre o vazamento". Disse-me a minha amiga, com toda a razão, que a Corsan seguidamente pede para que as pessoas economizem água e ver um vazamento acontecendo, sem que ninguém tome providências é revoltante.

O que fiz: liguei para o telefone do plantão da Corsan, que é o pouquíssimo divulgado 3251-1774 (anotem!!) e um funcionário atendeu-me. Dei-lhe ciência sobre o vazamento e ele garantiu-me o seguinte "vou avisar para uma equipe ir até lá fazer o conserto".

Pois bem. Interessei-me pelo assunto e saí de casa, indo até o local na expectativa de que a Corsan chegasse por lá antes de mim. Cheguei na casa da minha amiga para tomar um copo d'água e fiquei por lá alguns instantes. E nada da Corsan. Fui embora e por volta das 17h30, entrei em contato para saber do conserto, mas ninguém esteve por lá. E a água segue vazando. E vazando. E vazando.

A impressão que tenho é de que a Corsan não trata com a devida consideração esse tipo de ocorrência e não parece estar preparada para resolver problemas assim. Afinal, liguei para o tal de plantão (que o gerente Joel Bonfim garantiu outro dia que era algo eficiente) e nada aconteceu ainda. Cada hora que passa, são milhares de litros que se perdem. E bobos somos nós que ficamos preocupados, pois a Corsan parece não dar bola, pois você liga e eles fingem que te ouvem. E depois deixam o telefone fora do gancho..


Atualização: Perto das 18h deste domingo, 09 de janeiro e nenhum equipe se deslocou até o local para consertar o vazamento...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Poema de Oracy Dornelles

0 comentários

(Oferecido ao Prefeito Municipal Júlio Ruivo, pelo seu meritório trabalho de reavivação da antiga "Estação
Ferroviária de Santiago", RS), tornando-a "Estação doConhecimento".)




CHEGADA DO TREM

Ei-lo, afinal, que vem das bandas de São Borja
Como anfíbio de ferro em rápida manobra,
O trem de passageiro, e para tal se esgorja,
Se retorcendo ao sol como fogosa cobra.


Parece até que há pouco ele saiu da forja,
Porisso seus metais trazem labor de sobra...
Qual fugitivo atroz que escapuliu da corja,
Fumega, apita, range, eis sua diária obra...


Tudo isso traz saudade em relembrar o pago
Dos tempos de guri do nosso imaginário
Quando o progresso veio enaltecer Santiago.


Lembremo-nos também de sua grei gloriosa:
O 1°, (local), Batalhão Ferroviário
E o grande Coronel Deniz Horta Barbosa.

(Oracy Dornelles, 03/I/2011)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Aquele beijo...

1 comentários
Fotorkut



Ao som de Te Necesito, da Shakira

Abraço apertado, deslizando meus dedos por teus braços. Sentindo tua pele, tua quentura. Respirando pertinho da tua nuca, sentindo teu cheiro. Subindo por tuas costas, tocando teus cabelos. Alcançando teu pescoço, percebendo tuas veias pulsando (meu coração galopa no peito, meus lábios tremem, minhas mãos também). Imaginando a temperatura do teu sangue. Indo ao encontro. Chegando próximo de tua boca. Sentindo tua respiração. Tocando de leve os meus lábios com os teus. E em seguida, voraz. Minha língua invadindo a tua. Lábios. Lua. Mordiscadas. Sabor. Cheiro. Ais. Mais...

Mais abraços, mais apertos. Um arranhãozinho suave. Um beijo no pescoço, a lingua insolente atrás da orelha, voltando aos lábios. E beijando com Com suavidade. Com brutalidade. Com delicadeza. Com intensidade. Com vagareza. Dois corpos num só, unidos pela mistura de nossa saliva, nosso gosto. Um momento eterno. Um segredo compartilhado. Só nos dois sabemos o que experimentamos e ninguém mais. Porque isso é nosso.
Teu gosto na minha boca ficou assim. Assim ficou...

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Filhos mal educados e pais incompetentes...

3 comentários

Estava ouvindo pela Rádio Santiago a divulgação das ocorrências policiais. Uma delas me chamou a atenção: uma moça havia denunciado que tinha como companheiro um rapaz menor de idade, com quem morava junto há algum tempo. Ela se queixou na Delegacia de que noite dessas teve uma discussão muito forte com o dito rapaz, que se mostrou bastante agressivo. Certamente sua decisão em denunciar o caso não foi tomada no impulso, já que as mulheres são dotadas de extrema paciência para com seus companheiros. Acredito, então, que ela já vivesse no "fio da navalha" e a discussão fora como a última gota d'água que lhe faltava para transbordar a coragem de fazer alguma coisa.

Ela denunciou o ex-amado (?) e ainda foi conversar com os pais dele para pedir ajuda. A resposta: que não tinham uma boa relação com o filho e que, afinal, ele não morava com eles, isentando-se de qualquer responsabilidade. Desta forma, deram de ombros para a situação da pobre garota. Ou seja: te vira, guria!

Não sei qual a índole do rapaz em questão e, portanto, não me focarei em sua atitude. Mas, sim, na postura nos pais e em sua postura de "lavamos nossas mãos". Que os pais criam os filhos para o mundo, essa é uma verdade desde que o mundo é mundo. E certamente pela negligência de progenitores desse tipo é que o mundo ficou imundo. Quando vejo uma criança mal-educada, penso que ela teve pais incompetentes. Que não souberam dizer não, que não souberam impôr limites, que não souberem ter controle, que não souberem contruir um ser-humano. E essa característica, veja só, não depende de condição financeira. Quantos filhos de pais pobres que se criam verdadeiras pérolas. E quantos filhinhos de papai terrivelmente indisciplinados. E vice-versa.

Lavar as mãos não isenta a responsabilidade constante no DNA, afinal, os pais entregam seus filhos para o mundo. Eles estão prontos? Sabem pedir "com licença", "desculpe", "obrigado", "você está certo", "eu estou errado", "parabéns" etc? Aprenderam a preservar a natureza? A não maltratar os animais? A respeitar a cultura, o pensamento e as opções de cada um?

Há pais que pensam que esse tipo de educação (que representa um universo de coisas mais) é dever de ser passado pelos professores. Engano: é dever de pai. E é lamentável que muitos que assumem essa condição se vêem incapazes de desempenhá-la (e o erro vai sendo passado adiante...)

Que o mundo precisa mudar, todos sabemos. Que o respeito à vida, às pessoas, ao patrimônio, à família e tantas coisas mais precisa ser reconquistado todos estamos convictos. Eis que a única forma que eu vejo de fazer isso é através da educação. E cada filho mal-educado é uma oportunidade perdida de mudar o mundo...

Das vampirizações

0 comentários

Artigo do professor Rodrigo Dalosto Smolareck ¹


A sociedade que se desenha na atualidade é resultado de um processo histórico marcado por relações de poder as quais foram ao longo dos tempos ecoando concepções acerca de como vivemos e de que valores morais são postos como “prato principal” na ceia das relações interpessoais.

Escutei semana passada um sociólogo ainda não muito conhecido revelar que estamos vivendo em uma sociedade com características “vampirizáveis”, ou seja, trouxe à tona que todos nós conhecemos alguém, em algum lugar, que se “alimenta” da desgraça ou das mazelas do outro, há também aqueles que no auge da inveja jogam fel na produção do semelhante. São os vampiros agora numa versão mais sociológica, carregados de intencionalidades pobres no tocante a evolução e ao desenvolvimento de valores legitimamente promotores da pessoa.

O Doutor Varella (2008) pontuou que existem pessoas com peso em bronze, mas com pés de barro, pois antes que comecem a caminhar afundam na própria lama que prepararam durante o escoamento da baba invejosa que pinga dos dentes agudos e afiados que estão prontos para morder a próxima presa.

Há vampiros desta estirpe em todos os lugares, no bairro, na escola, no trabalho, na venda da esquina, e em muitos outros espaços. Nossa missão é encontrarmos objetos cabalísticos que nos protejam dessa gente aparelhada para sugar o potencial alheio.

Estou convicto de que algumas posturas são vitais para o nosso fortalecimento frente os vampiros espalhados por aí: elegância frente à hipocrisia, retidão em momentos delicados, sinceridade em ocasiões um tanto melindrosas, respeito perante a diversidade humana, sabedoria diante da ignorância revelada, e para arrematar uma boa dose de conhecimento para afastar a sensação de impotência diante de tanta trama de protecionismos.

Na interpessoalidade temos que estar alertas... vigilantes...para prosperarmos diante do cenário em que somos e estamos.


¹ Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial, e-mail: profpedagogia@zipmail.com.br