quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nasa anuncia novo sistema solar com 6 planetas

Algo que sempre me fascinou e desde criança desperta o meu interesse é a busca por vida inteligente fora de nosso sistema solar. Tudo bem que nem aqui na Terra temos vida inteligente (miseráveis seres que somos destruindo o próprio meio em que vivemos...). Mas penso que o universo é tão infinito que nossa mente é incapaz de compreender e que a diversidade de raças e inteligências aí fora supera qualquer conceito ou preconceito que, de forma ignorante, alimentamos.

Pois bem. Nesta semana, a Nasa anunciou a descoberta de um novo sistema solar, de seis planetas, distante cerca de 2 mil anos luz da Terra. (Considerando que anos luz é a distância percorrida pela luz em um ano no espaço. Um ano luz corresponde a 9.460.800.000.000.00 Km o novo sistema está distante 1.892.160.000.000.000.000 km da Terra)

Trata-se de uma descoberta revolucionária. Neste sistema há uma estrela muito parecia com o nosso Sol, que foi batizado de Kepler-11. O interessante: essa estrela teria uma intensidade menor que a do Sol.


Até ao momento, a missão Kepler já confirmou a existência de 525 planetas fora do sistema solar e mais de 60 deles com tamanho parecido ao planeta Terra. Sempre faço a seguinte consideração: o nosso Sol é uma estrela e em torno dela orbitam nove planetas, sendo que num deles, a Terra, existe vida tridimensional. Basta olhar para o céu à noite e perceber quantas estrelas (sóis) existem aí fora. Ou seja, infinitas possibilidades de vida.

É muito provável que não estejamos sós no universo. Talvez, sim, em nossa ignorância...



Quer ter uma noção mínima do nosso sistema solar e universo? Veja o espetacular vídeo abaixo:

Nenhum comentário: