terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O sucesso do Fórum de Literatura e o recalque



De sexta-feira, 14, a domingo, 16, nossa cidade de Santiago foi sede do II Fórum Latino-Americano de Literatura Contemporânea e do IV Encontro de Escritores do Mercosul. Tais eventos contaram com a participação de argentinos, uruguaios, paraguaios e também teve a participação de Santiago, Santa Maria e Porto Alegre.

No total, tivemos a participação de cerca de 150 pessoas que conviveram durante três dias no plenário da Câmara de Vereadores, palestrando, apresentando suas obras, discutindo a integração cultural etc. Foram momentos de aprendizado para todos e de trocas de experiência. Os hermanos também puderam conhecer nossos hotéis, investir em nosso comércio, restaurantes, bares e também participar de um passeio turístico comandado por Mônica Vargas, gestora de Turismo de nossa Prefeitura que os levou a conhecer a Estação do Conhecimento, a URI, Rua dos Poetas, praças etc.

Diria, então, que essa participação foi um sucesso, como se convenciona falar? Penso que sim. Pois é muito difícil organizar um evento dessa natureza e não ter falhas. No entanto, sei lá se pelo espírito de todos os envolvidos, se pela vontade de fazer algo, tudo saiu quase que perfeito. O quase se deu por alterações de última hora da programação, em função de um palestrante que acabou não podendo vir. Bem, isso acontece até nos maiores eventos. Nem tudo depende de nós.
*****
Há poucos dias, em uma postagem, o bloguista Froilam profetizou o fracasso do Fórum de Literatura. E disse que nossa cidade seria motivo de chacota internacional.
*****
Ao saber do sucesso do evento não conseguiu esconder o recalque, bem explícito nessa e em postagens anteriores, já que atirar pedras em quem tente fazer alguma coisa parece ser o seu passatempo preferido. E se o propósito é nos tirar do sério, magoar, pode ter certeza de que tu consegue fazer isso. Sinta orgulho de si. Ria. Regozije-se. Brinde com Whisky: tu realmente consegue nos atingir, nos machucar. Mas não nos fazer desistir.
*****
Noutro trecho de sua postagem, ele disse que "da noite para o dia, gente que nunca escreveu um poema passa a figurar como representante da Terra dos Poetas." Claramente, eu identifico que estivesse falando de Rosane Vontobel, coordenadora do projeto Santiago do Boqueirão, seus Poetas quem São, que apoia a Casa do Poeta e que realmente não escreve poesia, mas incentiva centenas de pessoas a fazer isso e é, sim, uma representante da literatura em nossa cidade.. Claro que ele pode dizer que "não era para ela a sua crítica e que eu estou tentando subverter as suas palavras".
*****
Mas então que da próxima vez, não seja bobalhão e escreva o nome das pessoas a quem tu se refere, porque eu acho que tu não tem mais 14 anos e essa coisa de deixar no ar é dar o tapa e esconder a mão e atingir quem não merece.
*****
Na referida postagem, ele cita a Rua dos Poetas como algo positivo feito pela literatura em nossa cidade. E não poderia ser diferente. Já que ele integrou a comissão que avalizou os nomes dos artistas homenageados na referida rua e também teve um livro organizado por ele, na época, e que foi custeado pela Prefeitura e distribuido. Aí, claro, ele reconhece que isso foi importante. E realmente foi.
*****
Froilam é diretor do Departamento de Literatura do Centro Cultural há muitos anos. No entanto, nunca soube de alguma atividade abrangente desta honrosa instituição que atraísse tantas pessoas como a Casa do Poeta tem feito. E, ressaltando, o que é feito não se trata de uma concorrência, mas na cabeça do Froilam parece ser, porque ele passa atacando quem tente fazer alguma coisa.
*****
Ataca e debocha e demontra que não importa quantas centenas de livros ele tenha lido. Não parece ter aprendido muita coisa. Ou se aprendeu, guardou para si, pois é incapaz de ensinar alguma coisa. Isso porque a humildade não transparece em suas ações. Bem pelo contrário.
*****
Agora mesmo, ao saber do sucesso do Fórum de Literatura, debochou e disse que iria criar um Clube dos Blogueiros, claramente atacando ao Giovani Pasini. Que ele funde, então, o Clube dos Blogueiros. Mas duvido que ele tenha tanto empenho quanto teve o Pasini na criação da Casa do Poeta que, desde 2008 para cá, já gastou muito do próprio bolso para fazer as coisas acontecerem.
*****
Investiu financeiramente e emocionalmente para a criação de CNPJ, despesas de eventos e muito mais, sendo o fiador da Casa e mantenedor da maioria de nossas ações, avalizando tudo com seu nome. Em caso tivéssemos prejuízo em nossas ações, ele estava lá para assegurar, pois tem o nome limpo.
*****
Não foram poucas as vezes em que o Froilam atacou a Casa do Poeta, debochou dos escritores que estão começando e escreve textos cheios de despeito e sentimentos reprimidos. A cada vez que faz isso, o seu recalque fica evidente e, duvido que seja essa a orientação que lhe passe a professora Enadir Vielmo, presidenta do Centro Cultural de Santiago, que esteve lá na abertura do Fórum de Literatura. Quer saber se foi uma piada o evento, Froilam? Pergunta pra ela, que teve a elegância de estar lá.
*****
O Froilam debocha de erros nos escritos das pessoas, como se os próprios livros que ele editou (e corrigiu) estivessem despidos de erros. Mas eles estão lá e ele sabe muito bem. Ocorre que ninguém tem espírito de porco suficiente para ficar lhe jogando isso na cara.
*****
Sinceramente, Froilam, eu acreditava que tu era uma pessoa culta. Mas vejo que não importa quantos livros uma pessoa possa ler. Cultura é uma coisa que as pessoas tem ou não e não há nada a ver com volumes de livros.

Mas continue tentando. Quanto mais tempo tu passar lendo, menos tempo vai ficar enchendo o saco de outras pessoas que realmente tentam fazer alguma coisa por Santiago.
*****
Afinal, erros nós vamos continuar tendo sempre e sempre. Eis que só não erra quem fica sentado na cômoda posição de só criticar e não fazer nada pela cultura. Como demonstra ser o teu caso.

11 comentários:

Juliana Zucolotto Deponti disse...

Márcio, já passei lá pelo orkut da Casa e parabenizei pelo evento, um sucesso! Mas ao ler tua postagem não poderia deixar de comentar e apoiar a postura da Casa a qual busaca, a olhos vistos, divulgar a nossa cidades, nossos escritores e a cultura santiaguense e regional de um modo geral. É realmente deprimente ver pessoas que podendo empenhar-se e ajudar nesta bela luta, optam pela difamação, pelo agoro e má fé. Mas, a maior arma contra os imbecis é o tempo...

Um grande abraço e mais uma vez PARABÉNS pelo belo trabalho realizado pelo pessoal da Casa do Poeta

Márcio Brasil disse...

Obrigado, Juliana. Tu sempre tão querida!! Obrigado por tua participação no Fórum de Literatura. Abração!!

Vanderlei Machado disse...

PARABÉNS pelo belo texto Márcio.
As vezes certos recalques nos tiram do sério, mas nessa altura dos acontecimentos bater já não se faz nescessário, uma vez que o povo de Santiago já deve estar olhando meio que de sosláio para os do contra.
"A solidão é uma canoa..."
Abraço!!!

Giovani Pasini disse...

Caro amigo e irmão Márcio!

Parabéns pela postagem.

Como um militar profissional, de carreira, que ama a profissão que abraçou, digo que não responderei a qualquer ofensa subliminar.

Ofender, sem citar nomes, é atitude tomada por covardes.

Contudo, os pontos positivos são tantos, como o próprio apoio do Oracy, que essas atitudes mesquinhas se tornam insignificantes.

Vamos continuar trabalhando, como irmãos, junto com TODOS os verdadeiros apoiadores da Casa.

Somos imperfeitos...
e daí?
Essa é a maior perfeição.

Grande abraço

Anônimo disse...

Oiii meu irmão Márcio, concordo com tudo que vc colocou em tua postagem. Existem homens que se dizem homens, mas precisam tomar muito nescau (rs) para ficar fortinho igual a vc e darem nomes aos bois, sem ficar ofendendo aquele e aquele outro por pura falta do que fazer e como fazer, pois em suas mentes poluídas só há espaço para maldade. Poderiam usar a cultura para o bem, quem planta o ódio - colherá o ódio. Que em 2011, continuemos mais amigos e unidos, para ter estômago e aguentar rindo hahahahahhahaha.

Karla

Anônimo disse...

Amigo Márcio!

Parabéns pela atitude em resposta a críticas infundadas.

É de pessoas assim, corajosas, de caráter que o mundo precisa.

Vindo de você não deveria ser diferente.

É difícil enaltecer o trabalho dos outros, da Casa do Poeta por exemplo e de todos da diretoria.

Parabéns pelas conquistas!

Abração

Elizabete Amarante

Oracy Dornelles disse...

Por que o Capitão Pasini, como militar exemplar que é, não vai ao QG, queixar-se desse Tenente Froilam ao General, por tantas ofensas a um superior hierárquico? Froilam fala em política, da República e em assuntos de civis, e isso é contra o Regulamento Militar?! Ou ele estará esperando que algum gaúcho ofendido lhe dê uma camassada de pau???!!! Oracy Dornelles

Anônimo disse...

Meu irmão e amigo Márcio Brasil e a todos que fortalecem a cada dia o trabalho da Casa do Poeta de Santiago:

...há tempos venho aprendendo que a melhor resposta para qualquer ofensa é o trabalho digno, em prol do bem. E isso a nossa Casa do Poeta tem feito, e continuará fazendo.

Forte abraço,

Lígia Rosso

Anônimo disse...

Caro irmão e amigo, Márcio Brasil.

Te digo essas palavras porque você realmente soube fazer por merecer, num mundo onde poucos podemos chamar de amigos e muito menos irmão, eu te saúdo dessa forma.

Por isso e por muito mais, que tu é respeitado pelas mais variadas pessoas. E por todos os tipos de pessoas. É isso que difere um homem, digno, de outros que apenas se escondem em seu mundinho com três ou no máximo, quatro amigos (por interesse, aposto).

Uma coisa eu aprendi:
- Se não faz melhor, fica quieto.

Eu pelo menos, dou minha contribuição e faço o meu papel como cidadão.

E olha, Froilam. A tua soberba fará com que teu chão fugirá dos pés, culmirá com essa tua "grandeza".

Vida longa a Casa do Poeta (e isso significa, Froilam) a todas as pessoas que fazem dessa Casa, um Sucesso.

Abraços


Att;

César Braga

Anônimo disse...

O Rapozão está por tráz de tudo.Inclusive desse militar pançudo o que é sinônimo de incômpetência para o ofício que escolheu. Não tem condições de ficar em pé 02 horas como plantão. Tarado.
Há Há Há Há....

Anônimo disse...

lindo foro, si decir que no estoy de acuerdo que escribió pero aunque el general es un buen punto de observación ! A mi me encanta [url=http://www.dinerogratispokeronline.com/]Dinero Gratis Poker Online[/url] ....