sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Os melhores e piores filmes que vi em 2010

2 comentários
O ano de 2010 já encena sua despedida e há até alguns afoitos soltando foguetes antes da meia-noite. Como faço sempre, apresento aqui a lista dos melhores e dos piores filmes que vi durante o ano. Ei-la:


Assista antes de morrer (Recomendação máxima)

A Origem- Um roteiro inovador. A atuação de Leonardo DiCaprio. A obra-prima do diretor Christopher Nolan. Pelo menos, até ele lançar o seu próximo filme...
A Rede Social- A história por trás da criação do Facebook. Diálogos espertos, direção inspirada e um elenco afinadíssimo.
Toy Story 3- Tente não chorar no final desta obra-prima da Pixar...
Enterrado Vivo- A mais angustiante experiência cinematográfica dos últimos tempos. O público se sente, tal qual o personagem, preso dentro dum caixão.
Amor Sem Escalas- Um retrato da solidão por meio das relações vazias da época atual.
Ilha do Medo- Duvida que Leonardo DiCaprio será o maior ator de todos os tempos? Assista mais este grande filme do diretor Martin Scorcese e confira.
Bastardos Inglórios- Brad Pitt está incrível nesta ficção de Quentin Tarantino sobre um esquadrão que escalpela nazistas durante a II Guerra.
Sherlock Holmes- A reivenção do personagem de Arthur Conan Doyle sob a pele de Robert Downey Jr. Divertida aventura.
Direito de Amar- Na década de 60, um professor homossexual perde o interesse de viver, depois da morte de seu companheiro.
Guerra ao Terror- Conta a história de um esquadrão antibombas em meio à Guerra do Iraque.
Tudo pode dar certo- As filosofias de Woody Allen mais afiadas do que nunca.
A Estrada- Pai e filho rumam numa terra devastada, onde a humanidade se converte em selvageria.
Obrigado por Fumar- Esperta comédia sobre um lobbista da indústria do tabaco.


Diversão garantida (Recomendação média)

Salt- Angelina Jolie interpreta uma agente, acusada de ser espiã da máfia russa.
Red - Aposentados e Perigosos- Ex-agentes são perseguidos e mortos. Bruce Willis reúne uma equipe e tenta descobrir quem está por trás disso.
Os Mercenários- Tem tiros. Tem explosões e tem Sylvester Stallone, Bruce Willis e Arnold Schwarzzegger.
Kick-Ass - Quebrando Tudo- Guri resolve se tornar um super-herói. E se fode por causa disso...
Querido John- Amanda Seyfried é a mocinha desse filme romântico. Precisa mais?
Homem de Ferro 2- Não é tão bom quanto o primeiro, mas diverte para caramba.
Zumbilândia- Todo mundo virou zumbi e quatro personagens se unem para sobreviver em meio ao caos. E é uma comédia.
Contatos de 4º Grau- Mãe acredita que seu filho tenha sido abduzido por seres de outro planeta.
Lula, o Filho do Brasil- Um pouco da história da vida do presidente mais popular que o Brasil já teve.
Alice no País das Maravilhas- A clássica história de Lewis Carrol através da mente louca de Tim Burton.
Um olhar do Paraíso- Espírito de uma garota não descansa até que o seu o seu assassino seja descoberto.
Bruno- Um nível abaixo de Borat, mas ainda assim Sacha Baron Coen segue provocando risos com as situações absurdas que provoca.
Lunar- Astronauta que vive numa estação na Lua questiona a própria sanidade, após um ano de missão, sozinho.
O Fantástico Sr. Raposo- Família de raposa enfrenta fazendeiros.
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus- O último filme de Heath Leadger.
Batman Contra o Capus Vermelho- Baita animação da Warner.
Up- Altas Aventuras- Bacana.
Following- Surpreendente.
Entreatos- Interessante documentário que mostra Lula um mês antes do Poder.
Superman e Batman: Apocalypse- Divertido.
O Primeiro Mentiroso- Imagine um mundo em que todos falassem sempre a verdade.
Coração Louco- Jeff Bridger interpreta um decadente cantor country.
Super Size Me- Homem passa um mês comendo só comida do McDonalds. E fica doente por isso.
O Golpista do Ano- Jim Carrey vive um golpista gay. Tem até cena de beijo com Ewan Mcgregor.
Foi Apenas um Sonho- Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, o casal de Titanic, vivem marido e mulher na década de 50. Show de interpretação de ambos, que vêem suas vidas despedaçadas e sem sentido.


Não vale a bóia (Por sua conta e risco...)

Eclipse- Segue a saga do vampiro boiola, da mocinha sem sal e do lobisominho inconveniente.
Fúria de Titãs- O filme é chato, mas quando fica interessante, termina.
Legião- Bobagem do início ao fim.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios- Copia ideias de Harry Potter, misturadas com mitologia.
O Lobisomem- Homem que herda maldição se apaixona pela mulher do irmão. Como lobisomem, é caçado e enfrenta um inimigo.
Lua Nova- Bella de aniversário se corta numa folha de papel. Sai sangue. E a vampirada fica excitada. Edward não deixa ela ser mordida. Soou bobo? O resto do filme também é.
A Caixa- Filme chato sobre um cara que deixa uma caixa que, se for apertada, rende 1 milhão para a pessoa. Mas alguém morre por isso.
O Bem Amado-Refilmagem da famosa novela da década de 70, escrita por Dias Gomes, sobre um prefeito que construi um cemitério, mas não pode inaugurá-lo por falta de morto.
Predadores- Salva-se Alice Braga. O resto é bomba na história sobre um grupo de soldados que vai parar no planeta dos Predadores e se tornam presas para os terríveis caçadores.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Visita especial

0 comentários
Recebi hoje a visita de minha querida amiga Rosane Vontobel, que está passando uns dias em Santiago, dando uma descansada das responsabilidade de seu cargo como pró-reitora da URI. Morram de inveja: ganhei um belo panetone em lata e também uma exclusiva agenda da URI, com a capa toda trabalhada em couro ecológico. Belíssimo presente.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Um assunto estacionado...

0 comentários

O ano está prestes a terminar e um importante assunto seguiu se arrastando o ano todo em Santiago, que é a questão do estacionamento rotativo. A ideia de implantar esse sistema foi proposta pela Prefeitura e a Câmara de Vereadores estuda a proposta. Como o valor oferecido parece ter sido pouco atrativo para empresas interessadas em explorar o serviço, há vereadores que já avisaram que se negam a votar pelo aumento desse valor.

Sempre me interessei por política e acompanho com uma carinhosa atenção os assuntos que são tratados em nossa Câmara de Vereadores, onde trabalhei por dois anos e meio como chefe de gabinete.

Portanto, sei como funcionam os trâmites por lá e sei da preocupação de cada agente político em querer poupar o contribuinte de algum custo, reconhecendo as já pesadas cargas tributárias que todos pagamos. No entanto, percebo que alguns vereadores estão olhando só para um lado da questão.

Penso que essa questão do estacionamento rotativo já deveria ter sido resolvida e é interessante que seja cobrado um valor justo. De qualquer forma, é certo que nenhuma empresa colocará sua estrutura à disposição se não houver uma proposta atrativa.

Querem cobrar R$ 1,50 ou R$ 2,00 a hora? Deixe que cobrem. O efeito disso será uma reeducação de muitos motoristas que moram, muitas vezes, umas poucas quadras de seu local de trabalho mas só se deslocam de carro. Essa é também uma causa e efeito para ter uma Cidade Educadora

E quem precisa do carro para se deslocar diariamente e precisa de estacionamento? Simples: que paguem. Legislar significa, sim, ter responsabilidade e pensar no bem-estar dos cidadãos. Mas o fato duma discussão como essa se arrastar fica até parecendo que ninguém quer se queimar com um assunto polêmico como esse. Vai haver queixas? Sempre. As pessoas terão de pagar por algo que tinham de graça. Azar.

Muitos vão optar por deixar o carro em casa, ao invés de encher as ruas. Menos carros nas ruas, mais pessoas andando à pé ou de ônibus, menos poluição e o meio ambiente agradece.

Mais uma imbecilidade da Folha de São Paulo...

0 comentários

É incrível como o jornal Folha de São Paulo dá bola fura. O fato de ser um jornal de grande tiragem, dotado de uma enorme estrutura não o torna melhor. Pelo contrário: volta e meia o dedo de seus editores torna-se visível e a credibilidade da Folha fica risível.

Há algum tempo, o periódico foi alvo de protestos por sua tentativa de reescrever a história do Brasil ao usar o termo "ditabranda", referindo-se à ditatura militar. Queriam dizer que os militares, quando governaram o país, não teriam sido tão duros. (As torturas tantas que ocorreram, talvez fossem "jogos educativos", tal qual propõe Roberto Begnini em seu filme A Vida é Bela, maquiando a realidade para seu filho?)

Mas a última da Folha: anunciaram que o presidente Lula havia oferecido concessão de refúgio ao terrorista italiano Cesar Battisti. Em um editorial, a Folha sentencia o seguinte:

Ao decidir pela concessão, Lula arrisca ferir o tratado de extradição do Brasil com a Itália, o que poderia levar até a pedido de impeachment.

Olha a imbecilidade, o desespero, a prepotência, dos fascistas editores da Folha. Faltam aí dois dias para o Lula entregar a faixa presidencial para a Dilma. E os babacas ainda sonham com um impeachment que, durante oito anos, eles incentivaram incessantemente. Com artigos tão imbecis (ou mais) quanto este...

E criticar o Tiririca de quê jeito, com "formadores de opinião" desse naipe?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Homossexualidade: A condição humana em pauta

3 comentários

Artigo do professor Rodrigo Dalosto Smolareck


Em minha conversa pontual sobre a homossexualidade tenho claro que diante da crise vergonhosa dos valores humanos de justiça e solidariedade, e da lama que nos banha com jatos de corrupção e roubalheira escancarada, os vários segmentos sociais institucionalizados criaram um terreno fértil para as excreções morais, insufladas frente aos homossexuais, hoje bodes expiatórios da generalizada crise de esgotamento moral enraizada nos dias atuais, reunindo ainda a imaturidade de bancadas políticas díspares de alguns segmentos evangélicos, ruralistas, católicos, e outros que não pontuarei todos aparelhados junto à busca pela “decência moral”, (MADUEÑO, 1995).
Na outra ponta desta reflexão temos o novo fundamentalismo político-empresarial que reza como regra primeira o consumo em potencial dos bens e serviços postos a disposição de todos, inclusive do grande “filão” de homossexuais potencializados como consumidores.

Não sejamos tolos, o casal guei da novela “A próxima Vítima”, da Rede Globo (1995) somente tornou-se possível partindo destes indicadores que surgiram com fundamentação em pesquisas realizadas por instituições especializadas o que revelaram um número expressivo de consumidores em massa, daí as incursões “avançadas” da emissora, talvez carregadas de interesses mercadológicos, (TREVISAN, 2007).

Assim, é fato que a permissividade social quanto à homossexualidade, nesse caso, é basicamente oportunista, ou seja, a tolerância varia de época para época, dependendo de fatores de ordem interna e externa, que acrescentam à prática homossexual maior ou menor grau de periculosidade, conforme as necessidades e as circunstâncias das intencionalidades dominantes.
Dos brasileiros pontuou, em dada ocasião, cuja data e autor não me recordo, a Revista Time que para nós nenhuma crença é tão rígida que não possa ser virada do avesso e nenhum inimigo tão odiado que não possa ser abraçado.

Minha preocupação então se volta ao título desta simples reflexão: “HOMOSSEXUALIDADE: A condição humana em pauta” quando percebo o quanto estamos primatas no sentido de respeitar a diversidade, e no âmbito do entendimento de que todos aqueles que “ hospedam” vida, tem o direito e o dever de revelá-la sem máscaras, compreendendo que cada ser humano se constrói legítimo por isso não pode tratado como alguém que virou isso ou aquilo.

Hipócritas são aqueles que acreditam que a homossexualidade é opção, nunca foi e jamais será, é condição singular do sujeito. Ninguém, numa bela manhã de Domingo, sem ter nada para fazer, levantou da cama e disse que queria ser isso ou aquilo, apenas são, é a sua essência humana, a qual pode até ser escondida graças aos parâmetros empoeirados de alguns segmentos da sociedade constituída, mas lá no “quartão de mistério”, expressão de Rubem Alves, está à legitimidade de cada um de nós. Assumi-la ou não é um movimento que se manifesta a partir do entendimento de cada um. A cada porta aberta uma escolha já dizia uma amiga.

Observo assim, que viver a homossexualidade é um ato de coragem e de amor à vida, e respeitar a condição do outro como legítimo outro é mostrar, por exemplo, que você, leitor desse texto, não caiu na vala da mediocridade de pessoas que acreditam poder viver nesse mundo negando a diversidade humana. Por fim, a estes dedico à frase de uma costureira que conheci há alguns anos e vomitava sem dó: “Quem não gosta de gente, mas de gente de verdade, como elas são, que fiquem bem longe de mim”.



¹Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial, professor e pesquisador na área de formação de professores e fenômenos sociais inclusivos, e-mail: profpedagogia@zipmail.com.br


Sobre esse assunto leia também a postagem A Teoria da Homossexualidade

Uma estação de cultura

0 comentários

Agora há pouco cruzei pela Estação do Conhecimento (antiga Estação da RFFSA) e encontrei a secretária Denise e a professora Rita. Conversamos um pouco, enquanto elas me mostraram as diversas atrações que este brilhante espaço cultural terá. A sala de cinema está belíssima, com cadeiras estofadas, telão e climatizadores. Na parte dos acervos, a memória da Viação Férrea e também espaço para escritores santiaguenses como Caio Fernando Abreu e Aureliano Pinto. Em breve, iniciará as construções do Café da Estação e também da Concha Acústica, que servirá para apresentações artísticas.
A inauguração da Estação do Conhecimento será no dia 03, junto às comemorações de 127 anos de Santiago.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Meio que off line..

1 comentários
Passei as últimas 24 horas praticamente off-line. Sábado pela manhã, "meio que" participei do programa Expresso no Ar, porque estava com uma febre fodida. À tarde, a coisa se intensificou e piorou. Um pouco sentia frio, um pouco sentia calor, não me sentia bem estando em pé, me incomodava ficar só deitado, tontura, mal estar, um saco.
Só sei que dormi muito e perdi a noção das horas. Devo ter dormido umas 20 horas das últimas 24 horas, para me recuperar. E não fosse a assistência da Tainã e os remédios enviados pelo Vanderlei, ainda estaria ardendo em febre. De qualquer forma, acho que tive mais sorte do que o Pasini, que acabou indo parar no hospital para receber soro. Ainda estou me recuperando e ficar na frente do computador cansa. Vou seguir descansando. Talvez volte a dormir por mais algumas horas...

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Evite filas enormes: compre na Tritícola!

0 comentários
Tem de tudo na Tritícola. Só não tem prateleiras apertadas e filas imensas...

O setor de frutas e verduras é o melhor da região.

Você mora em Santiago e ainda não fez as compras para sua Ceia de Natal? Ok. Você tem a sexta-feira inteira para fazer isso. Mas quer uma dica de irmão? Dê preferência para comprar no supermercado da Cooperativa Tritícola. Não se trata de uma propaganda, mas de uma sugestão É o mercado mais espaçoso que temos.

A distância entre uma prateleira e outra permite que vários carrinhos possam ser conduzidos com tranquilidade, sem aqueles apertos e atropelos que acontecem no movimentadíssimo supermercado da Rede Vivo. Sem falar, que as filas na Tritícola são bem menores e você não fica meia hora esperando para ser atendido. E, evidentemente, o preço de muitos produtos são bastante atrativos. Fora que o setor de frutas e verduras é o melhor que tem aí na cidade.

Um prego no caminho

1 comentários

O Papai Noel iria chegar de trem. Para eu e meus amigos, que morávamos próximos da Estação Férrea, isso era uma atração e tanto para agitar as coisas em nossa rua. Há vários dias, a gurizada estava organizada para ir cedo pra lá e garantir um lugar na frente. Sabíamos que o bom velhinho iria chegar, distribuir presentes e levar a criançada num passeio. Aos 10 anos, ainda queria acreditar na lenda do Noel. Mesmo sabendo que podia ser alguém usando uma fantasia. De qualquer forma, o que importava era que ele distribuia presentes e isso era uma verdade. Sendo assim, real ou não, o Papai Noel era um sujeito legal e ganhar algo dele, uma bala que fosse, tinha um significado muito especial. Portanto, queria garantir algum ou, se não conseguisse, só o passeio de trem já iria estar bem bom.

Enquanto esperávamos pela hora de ir para a Estação, ficamos jogando bola. Lá pelas tantas tive de dar uma pausa, pois ouvi minha mãe me chamar, talvez querendo que eu fosse até o mercado. Saí correndo para ver o que ela queria. Afinal, quanto mais rápido fosse assim também retornaria para ver a chegada do Papai Noel. Só que no meu caminho tinha um prego e de tão esbaforido que saí para ver o que minha mãe queria, não percebi que aquele objeto traiçoeiro jogado pela rua e que cravou fundo no meu pé. Logo, uma poça de sangue havia se formado e a dor era muita. Depois de lavar a ferida, aplicar curativo e me negar a ir no Hospital para levar ponto, perguntei o que minha mãe queria. “Era para te avisar para não esquecer da chegada do Papai Noel”. Claro que perdi isso. Mas, pelo menos, ganhei algum presentinho de Natal e muito carinho de mãe. Hoje, só a lembrança disso se tornou um presente de Natal que Noel algum poderia dar.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

E-mail de Vanderlei Machado

1 comentários
Por incrível que possa parecer, o coloradíssimo Vanderlei Machado me enviou a foto e a poesia abaixo, fazendo alusão ao fato do Internacional ter perdido o Mundial, na semana passada. O Machado demonstra bom humor e auto-crítica. Ehehehe. Confira:

O Retorno

Fui pelear em Abu dabi
Com um time de negrada,
Eu sou galo colorado
Não tenho medo de nada...
Cheguei me achando valente
Saí de bunda pelada.

Me rasgaram as bombacha
E fiquei de peito nu,
O outro galo era guapo
Mais forte que um urubú
Tentei lhe enfiar um puaço,
Tomei dois, no olho do cu.

Só me restou ir embora
Foi demais a humilhação,
Me arrancaram as penas
Do pescoço até o garrão,
Vou voltar lá pros meus pagos
Disputar o Gauchão.

Um livro é como um filho?

5 comentários
Não para mim. Em função de ter lançado um livro há poucos dias, vários amigos chegaram até mim para parabenizar. Outros tantos diziam: que bom que realizou o sonho de lançar um livro ou eis o teu primeiro filho. Sem querer ofender ninguém que pense desta forma, para mim não significou nem uma coisa, nem outra.

O fato de lançar um livro não foi um sonho. Foi como dessas coisas que a gente faz para se sentir bem, para ter algum prazer. Como fazer um bolo ou encontrar justamente aquele DVD que faltava em nossa coleção. Era um desejo, mas não um sonho. Se eu sonhasse em tão somente lançar um livro para "me sentir um escritor", creio que teria alcançado o ponto culminante de minha vida e tudo o mais perderia a graça. Nem tampouco considero um livro como um filho.

Afinal, muitos pais (talvez a maioria) tem a natural condição de considerar seus filhos como uma versão perfeita de si. Desta forma, querem que eles sejam melhores do que seus progenitores, merecedores de todos os elogios e agrados. Ou seja, em geral os pais tem para com os filhos uma relação narcísica. Em sendo assim, críticas ou defeitos acabam não sendo exatamente bem-vindos.

Para mim, livros não são filhos. São apenas ideias. E ideias servem para reflexão, para debate, para serem criticadas, para provocar, para apontar caminhos ou para serem ignoradas. Se considerasse um livro como um filho, ficaria à espera de elogios e não é isso que espero. Afinal, aquilo que escrevemos só é nosso enquanto permanece em nossa gaveta. Quando sai para "o mundo", deixa de ser nosso e ganha as (des)considerações dos leitores. São eles que darão importância (ou não) para algo que foi proposto.

Se tivesse o sonho de lançar um livro, ao qual considerasse como um filho, poderia ficar triste por tão somente poucos bons amigos e especiais leitores terem adquirido a "obra" que lancei. E se fosse assim, estaria vociferando contra os "sem cultura" e "sem visão", ou sairia falando mal de feiras ou eventos como o fazem os imbecis intelectualóides, que propõe uma ditadura contra o livre pensar.

O livro foi escrito por mim. Está lançado. Não é mais meu. É de quem ler, se assim o quiser. E se assim o fizer, poderá criticar (ou até elogiar) à vontade. Não me importo e não tenho controle sobre isso. O leitor é quem sabe se quer ler ou não. Agora, com licença. Vou preparar um bolo...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Casa do Poeta promoveu Natal literário

0 comentários


No domingo, os integrantes da Casa do Poeta de Santiago juntamente com o projeto literário Santiago do Boqueirão, seus Poetas quem São? fizeram a alegria de dezenas de crianças santiaguenses. Acompanhados de um Papai Noel, uma caravana cruzou por vários bairros distribuindo doces até chegar ao bairro Ana Bonato onde mais de 70 presentes foram entregues, além de kits com livros infantis e de escritores santiaguenses.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Inauguração da Estação do Conhecimento marcará os 127 anos de Santiago

0 comentários

Uma grande festa está sendo planejada pela Administração Municipal para comemorar os 127 anos de Santiago. No dia 03 de janeiro, véspera do aniversário, acontecerá a inauguração da Estação do Conhecimento ( na antiga Estação Férrea). Em seguida, iniciam apresentações de artistas locais seguido pela Top Banda, de Santa Catarina. Às 22h, será servido um bolo gigante ao público, seguido de shows com as bandas Passarela e logo depois com o consagrado Musical San Marino.

À meia-noite, todos entoarão o parabéns à Santiago com um belíssimo show de fogos de artifício. O encerramento desta noite festiva será abrilhantado por João Luiz Corrêa. Faça parte dessa festa e venha festejar mais um aniversário de nossa Santiago, uma Cidade Educadora.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Livro 10 Segundos será lançado nesta sexta

1 comentários
Foto: Rafael Nemitz

Peço licença aos amigos para algumas linhas de auto-promoção: nesta sexta-feira, 17, às 20h, estarei lançando o meu livro 10 Segundos, que reúne uma série de contos, alguns publicados em minha coluna no jornal Expresso Ilustrado, mas a maioria inéditos.

O livro foi editado pela Casa do Poeta de Santiago e será lançado lá na Casinha do Papai Noel, na pracinha de brinquedos. Se algum amigo quiser aparecer por lá, será muito bem-vindo. É isso aí. Abração e até mais.

Os filmes de 2010 em seis minutos

0 comentários

Muito legal o clipe acima, que resume o que foi o ano no cinema, apresentando as maiores produções de 2010. Foi o ano de superproduções como Homem de Ferro 2, Harry Potter e as Relíquias da Morte-Parte 1, Fúria de Titãs, Toy Story 3, Alice no País das Maravilhas, Preadadores, Salt, Red, o Americano, The Runways, A Rede Social, Enterrado Vivo, Legião, Encontro Explosivo, Defendor, O Turista, Cisne Negro, Megamente, Percy Jackson, Marmaduke, O Último Mestre do Ar, Atração Perigosa, Ilha do Medo e muito mais. Confira.

O adeus a Ruy Krebs

0 comentários

Peço desculpas aos leitores pela publicação desta notícia tardia. A semana foi, como sempre, de muito trabalho lá na redação do Expresso. De qualquer forma, não posso deixar de registrar o falecimento do professor Ruy Krebs, aos 62 anos.

Nascido em Santiago, ele atuava como professeor titular do CEFID, era doutor em Educação Física pela Universidade do Novo México nos EUA, com pós-doutorado na Universidade de Indiana, também dos EUA.

Há algum tempo, ele enfrentava problemas de saúde, em funções de complicações no fígado. O corpo de Krebs foi cremado no último sábado e nesta sexta-feira, 17, acontecerá a Missa de Sétimo Dia em dois locais: Às 18h30 na Catedral Metropolitana de Porto Alegre/RS; Às 18h15 na Catedral Metropolitana de Florianópolis/SC. Acredito que seria o caso da Paróquia de Santiago também se somar nesta homenagem a este ilustre santiaguense. Uma rápida pesquisa na internet mostra o quão admirado ele era.

Mas além de ser um profissional de grande notoriedade, Ruy foi um dos maiores amigos do escritor Caio Fernando Abreu. Os dois foram colegas na escola Cristóvão Pereira e moraram juntos em Porto Alegre, para finalizar o Ensino Médio. No livro de Caio, editado pelo projeto Santiago do Boqueirão seus Poetas quem São, há uma carta enviada a Ruy.

Clique aqui para ler a carta transcrita no blog da Suzi Montenegro, Contos e Encantos, dedicado a a Caio F.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O preço do consumismo

1 comentários

A missão do robô Wall-E, no filme de mesmo nome, é empilhar lixo num planeta Terra abandonado por seus habitantes, justamente porque não havia mais espaço para a vida em meio a tantos detritos. Não é de impressionar tanto aquelas montanhas de cacos eletrônicos, quando se faz uma ideia do tanto que se consome e se põe fora. E é o meio ambiente que acaba pagando o preço do consumismo, recebendo as pilhas, baterias, lâmpadas, celulares, TVs, computadores e muitos outros cacos eletrônicos que não tenham mais serventia.

Acho por demais interessante quando os Governos falam em cuidar da Natureza e de cada um fazer a sua parte em prol do Meio Ambiente, quando as autoridades fecham os olhos para a sistemática das indústrias que produzem eletrônicos com prazo de validade, enquanto que poderiam durar muito mais. É a chamada Obsolência Planejada ou seja, a política empresarial de fazer com que um produto dure pouco, justamente para estimular o consumo. Uma lâmpada poderia durar mais de 100 anos (como há casos de lâmpadas muito antigas funcionando), mas elas são produzidas para durar somente algumas milhares de horas.

As impressoras, DVDs e televisores possuem chips que as programam para ter uma vida útil bem mais curta. A consequência disso? Elas vão perder sua validade, vão engrossar as montanhas de lixo eletrônico e a gente vai ir correndo na loja mais próxima para comprar mais eletrônicos. Isso é a inteligência empresarial (ou burrice ambiental, escolha). Gera dinheiro, gera empregos, gera impostos e gera lixo. Uma coisa ligada na outra e cujas consequências maiores estarão bem lá adiante. Por enquanto, o lixo vai pros aterros, pros oceanos e, futuramente, até pro espaço. Mas a que custo? Bem, não importa. O preço maior será sempre pago pela Natureza.

No céu de Santiago: é um pássaro, é um avião...?

3 comentários
Clique na foto acima, tirada há poucos dias numa tarde ensolarada em Santiago, e aproxime num minúsculo pontinho em meio às nuvens. O que você vê?

Para facilitar, vamos aproximar a imagem em quadros: É um pássaro, é um avião ou é... um pássaro em forma de avião ou um avião em forma de um pássaro ou está muito distante para ser um avião ou um tanto estranho para ser um pássaro (pois nesse caso, teria uma forma triangular, um pássaro por demais exótico). Ou então é algo que você diria "não é nada disso. Essas coisas não existem"...?

Do meu arquivo fotográfico: inseto na flor

0 comentários
Não sou um especialista como o seu Ovídio Fiorenza. Portanto, nem me pergunte que inseto é esse e muito menos que flor. Só fiz a foto. Gostei das cores

Cara de brabo?

1 comentários
Pois é. Tava tentando entender como funcionava o meu celular novo e a Tainã em volta querendo tirar fotos...

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Curtas...

0 comentários
Do amigo Davi Damian: Padaria Mazembe informa: o "sonho" acabou.
-----
Boa essa: estão atribuindo a derrota do Internacional ao vudu dos Africanos. Mas quem tem Celso Roth como técnico não precisa de adversário.
------
Sei não. Acho que depois dessa lá em Abu Dhabi, o Celso ficou roto e vai pra ruta...
-----
Letícia Birkheuer tem um rosto bonito. Mas o ensaio dela na Playboy ficou "nota 6". Não faltou sal, faltou é carne.
----
Em Santana do Livramento, o motorista de um tanque militar conseguiu a façanha de colidir em outro e tombar (mas quem foi o Recruta Zero)?
----
Em Santa Maria (RS), câmeras de vigilância flagraram dois gaúchos brincando de "peão e prenda" na rua, com as calças arreadas. Foram pra DP.
-----
Pais 'di' Porrto AlegrE pagavam 60 pilas para professores particulares fazerem o trabalho de seus filhos. Investir na educação não é por aí.
------
A torcida do Grêmio é que é "internacional". Semana passada, se rasgou torcendo para o Independiente. Nesta, morreu de amores pelo Mazembe.
-----
Me convidaram mas não quis ir no Reveillon da RBS. Festejar isso no dia 11 seria como fingir orgasmo. Mas pior era se vestir de pai de santo.
------
A Vera Fisher tá certa em não escrever livros para pobre. Afinal, só os ricos é que compram coisas fúteis. Como os livros dela, por exemplo.

Homenagem aos meus amigos col....

1 comentários

Os indicados ao Globo de Ouro 2011

1 comentários
Justin Timberlake e Jesse Eisenberg em cena de A Rede Social

Saiu a lista dos indicados ao Globo de Ouro, um dos mais importantes prêmios do cinema, que é considerado por muitos como um "termômetro" para o Oscar. Bem, nem tanto. Afinal, enquanto o Globo de Ouro é uma "panelinha" dos jornalistas estrangeiros que atuam em nos EUA, o Oscar é uma "panelinha" da indústria cinematográfica (leia-se atores, diretores, produtores, roteiristas etc). De qualquer forma, o que faz desse um prêmio diferente é o fato de indicar e premiar produções feitas para a TV, como séries e filmes. Bem, vamos aos indicados e, em vermelho, as minhas apostas. A premiação será no dia 16 de janeiro de 2011.


Melhor filme (drama)
Cisne Negro
O Vencedor
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social

Melhor filme (musical / comédia)
Alice no País das Maravilhas
Burlesque
Minhas Mães e meu Pai
RED - Aposentados e Perigosos
O Turista

Melhor ator (drama)
Jesse Eisenberg - A Rede Social
Colin Firth - O Discurso do Rei
James Franco - 127 Horas
Ryan Gosling - Blue Valentine
Mark Wahlberg - O Vencedor

Melhor atriz (drama)
Halle Berry - Frankie and Alice
Nicole Kidman - The Rabbit Hole
Jennifer Lawrence - Inverno da Alma
Natalie Portman - Cisne Negro
Michelle Williams - Blue Valentine

Melhor ator (musical / comédia)
Johnny Depp - Alice no País das Maravilhas
Johnny Depp - O Turista
Paul Giamatti - Barney's Version
Jake Gyllenhaal - Amor e Outras Drogas
Kevin Spacey - Casino Jack

Melhor atriz (musical / comédia)
Annette Bening - Minhas Mães e meu Pai
Anne Hathaway - Amor e Outras Drogas
Angelina Jolie - O Turista
Julianne Moore - Minhas Mães e meu Pai
Emma Stone - Easy A

Melhor ator coadjuvante
Christian Bale - O Vencedor
Michael Douglas - Wall Street 2
Andrew Garfield - A Rede Social
Jeremy Renner - Atração Perigosa
Geoffrey Rush - O Discurso do Rei

Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams - O Vencedor
Helena Bonham Carter - O Discurso do Rei
Mila Kunis - Cisne Negro
Jacki Weaver - Animal Kingdom
Melissa Leo - O Vencedor

Melhor diretor
Darren Aronovsky - Cisne Negro
David Fincher - A Rede Social
Tom Hooper - O Discurso do Rei
Christopher Nolan - A Origem
David O. Russell - O Vencedor

Melhor roteiro
Danny Boyle and Simon Beaufoy - 127 Horas
Lisa Cholodenko e Stuart Blumberg - Minhas Mães e meu Pai
Christopher Nolan - A Origem
David Seidler - O Discurso do Rei
Aaron Sorkin - A Rede Social

Melhor filme em lingua estrangeira
Biuitiful
The Concert
The Edge
I Am Love
Em um Mundo Melhor

Melhor longa animado
Meu Malvado Favorito
Como Treinar o Seu Dragão
O Mágico
Enrolados
Toy Story 3

Melhor trilha sonora original
Alexandre Desplat - O Discurso do Rei
Danny Elfman - Alice no País das Maravilhas
A.R. Rahman - 127 Horas
Trent Reznor e Atticus Ross - A Rede Social
Hans Zimmer - A Origem

Melhor canção original
"Bound to You" - Burlesque
"Coming Home" - Country Strong
"I See the Light" - Enrolados
"There's A Place For Us" - As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada
"You Haven't Seen The Last of Me" - Burlesque

Melhor série de TV (drama)
Boardwalk Empire
Dexter
The Good Wife
Mad Men
The Walking Dead

Melhor atriz em série dramática
Julianna Marguiles - The Good Wife
Elisabeth Moss - Mad Men
Piper Perabo - Covert Affairs
Katey Sagal - Sons of Anarchy
Kyra Sedgwick - Closer

Melhor ator em série dramática
Steve Buscemi - Boardwalk Empire
Bryan Cranston - Breaking Bad
Michael C. Hall - Dexter
Jon Hamm - Mad Men
Hugh Laurie - House

Melhor série de TV (comédia / musical)
30 Rock
The Big Bang Theory
The Big C
Glee
Modern Family
Nurse Jackie

Melhor atriz em série musical ou de humor
Toni Collette - The United States of Tara
Edie Falco - Nurse Jackie
Tina Fey - 30 Rock
Laura Linney - The Big C
Lea Michele - Glee

Melhor ator em série musical ou de humor
Alec Baldwin - 30 Rock
Steve Carell - The Office
Thomas Jane - Hung
Matthew Morrison - Glee
Jim Parsons - Big Bang Theory

Melhor minissérie ou telefilme
Carlos
The Pacific
Temple Grandin
You Don't Know Jack
Pillars of the Earth

Melhor atriz em minissérie ou telefilme
Hayley Atwell - Pillars of the Earth
Claire Danes - Temle Grandin
Judi Dench - Return to Cranford
Romola Garai - Emma
Jennier Love Hewitt - The Client List

Melhor ator em minissérie ou telefilme
Idris Elba - Luther
Ian MacShane - Pillars of the Earth
Al Pacino - You Don't Know Jack
Dennis Quaid - The Special Relationship
Edgar Ramirez - Carlos

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou telefilme
Hope Davis - The Special Relationship
Jane Lynch - Glee
Kelly MacDonald - Boardwalk Empire
Julia Stiles - Dexter
Sofia Vergara - Modern Family

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou telefilme
Scott Caan - Hawaii Five-0
Chris Colfer - Glee
Chris Noth - The Good Wife
Eric Stonestreet - Modern Family
David Straithern - Temple Grandin

Santiago à espera do Natal

0 comentários
Centro Empresarial.

Casinha do Papai Noel.

Calçadão de Santiago.
Prefeitura de Santiago.

A cidade inteira está enfeitada à espera de mais um Natal. Os enfeites natalinos estão por toda a parte: no largo 4 de janeiro, na praça central, no calçadão, na Rua dos Poetas e em vários outros lugares públicos e também nas casas dos santiaguenses que entraram no clima. Já na pracinha de brinquedos, onde foi montada a casinha do Papai Noel segue a programação especial desenvolvida em conjunto com o Lions Clube. A partir da próxima sexta-feira, seguirá a programação com visitação ao Bom Velhinho e atrações artísticas.

sábado, 11 de dezembro de 2010

A criatividade dos alunos do Apolinário

0 comentários

Ontem (sexta-feira, 10), estive na escola Apolinário Porto Alegre. Fui convidado pelas professoras Ruth Elis, de Inglês, e Brisabel Amaral, de Espanhol, para avaliar, junto com outros professores, alguns trabalhos dos alunos de 1º, 2º e 3ºs anos. A proposta era deles produzirem clipes musicais no estilo da MTV, observando a devida tradução. A escolha das músicas ficou a cargo dos alunos, bem como a produção do trabalho e tudo o mais.

Durante algumas horas me diverti assistindo a releitura dos alunos para canções como Stupid Girl, Alejandro, Sorria, Macarena, Smile, Triller, Superfantástico, 05 patinhos, Tik-Tok, Y.M.C.A e muitas outras. Foi um trabalho muito legal, onde os alunos demostraram criatividade e inteligência, colocando a sua visão, esbarrando em dificuldades operacionais e procurando superá-las. Estão de parabéns os nossos clipeiros e especialmente as professoras da escola Apolinário, que demonstram inteligência ao ousar ter ideias como essa. A julgar pelo resultado dos trabalhos, os alunos curtiram pra caramba.

A sugestão que eu daria para o pessoal: colocar tudo no Youtube e divulgar. Se fizerem isso, vou ficar atento para divulgar os clipes aqui no blog. Por enquanto, fiquem com esses, que foram os que eu encontrei:









sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Santiago segue no clima do Natal

0 comentários

Segue em Santiago a programação de Natal. Os enfeites natalinos estão por toda a parte: no largo 4 de janeiro, na praça central, no calçadão, na Rua dos Poetas e em vários outros lugares públicos e também nas casas dos santiaguenses que entraram no clima. Já na pracinha de brinquedos, onde foi montada a casinha do Papai Noel segue a programação especial desenvolvida em conjunto com o Lions Clube.
Nesta sexta-feira, 10, show com Dierli Dalenogare, às 21h. Às 22h, apresentação da escola Criança Feliz. No sábado, 21h, coral da Igreja Mórmon; às 21h30, show com Fabrício Pês e às 22h, sobe ao palco o cantor Valdenir Ferreira. No domingo, 12, 21h, coral Arco Íris, do Desenvolvimento Social e às 21h15, Cia de Danças Corpus. Em seguida, show com Jonas Machado e grupo.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Regras para viver

2 comentários

Um funcionário público que não nos atende como deveria, revolta. O caminhão do lixo que atrasa, incomoda. A fila do banco que não anda, enche o saco. O político que rouba, indigna. E qualquer prestação de serviço público que deixe a desejar é motivo para críticas. Não há perdão. Queremos as ruas limpas, os postos de saúde bem equipados, os médicos sorridentes e os políticos prestando contas todos os dias. Que bom seria se fosse assim, mas não é. Porque, por vários fatores, não tem como ser. É bem simples lançar críticas ao trabalho dos outros e se manter vigilante quanto a isso. É o princípio de uma consciência de cidadania estar ciente daquilo que os outros fazem. O difícil mesmo é estar atento quanto a nossa própria postura e assumir nossas responsabilidades perante aquilo que é público, que deveria ser respeitado por todos.

O que muita gente esquece é que o respeito ao que é da coletividade, começa com a individualidade. E aí que mora o problema, afinal, individualmente somos imperfeitos. Esquecemos de pedir licença, de dar bom dia, de colocar um papel de picolé ou uma lata de refri no lixo, de não avançar sobre a faixa de segurança ou de, simplesmente, recolher a sujeira do cachorro que levamos para passear na praça. Tem coisas que não precisam de lei ou fiscalização, precisam de consciência. E a falta disso indigna tanto quanto o funcionário público que não nos atende, o caminho de lixo que atrasa, a fila que não anda e o político que rouba. Nada do que consideramos errado aconteceria se todos tivéssemos a capacidade de compreender que a coletividade inicia na individualidade. Ou sintetizando: o bom exemplo parte de cada um.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mensagens de amigos neste 7 de dezembro

4 comentários
ANIVERSÁRIO
Vou saudar neste segundo
Não só o Márcio de Santiago,
Do Brasil ou de outro pago,
Mas Márcio Brasil do Mundo!
Oracy Dornelles

*****
Jayme Piva- "Grande e querido amigo Márcio, agora também Super-Herói, merecidamente: Recebe, junto à Tainã, meu fraternal abraço pela festiva data comemorativa do teu aniversário. Felicidade, sáude, sucesso, muita paz e amor são os votos deste teu cativo admirador."
*****
Vera Piva- "Márcio querido, um grande abraço repleto de desejos de felicidade, saúde e tudo mais que imagines!!! Tomara que tua estrela continue brilhando cada vez mais!! PARABÉNS!!!"
*****
Heloísa Helena Ferreira Flôres- "Grande Márcio, um dia muito feliz e a vida toda de momentos alegres e verdadeiros, que valham muito a pena. Um super abraço.
*****
Rodrigo Piva- "Grande Márcio, brasileiro até no nome! Parabéns pelo teu dia, muita Paz, Alegria e Amor no teu caminho, hoje e sempre!"
*****
Kristine Kneipp Piva- "Parabéns pelo niver, Márcio! Parabéns pelo belo trabalho. Sucesso!"
*****
Juliana Machado- Feliz Aniversário, meu Amigo Márcio!!!
Gostaria de escrever uma mensagem bem legal, mas bem legal mesmo! Diferente de tudo que existe e que provavelmente você irá receber hoje. Uma mensagem sem rasuras ou uma única gota de tristeza molhando suas letras. Que ao lê-la seu coração pulsasse mais rápido, teus olhos brilhassem mais e seus lábios pudessem sorrir, comovidos. Uma mensagem simples mas de coração, que te deixasse um pouco mais feliz e realizado! Queria encher o seu "e-mail" de estrelas, de sorrisos, de alegria ao nível do teu merecimento. Eu queria que acreditasse que esta um ano mais velho, mas que ficar mais velho tambem é gratificante sim, Eu quero que lembre-se que a vida passa e com ela todas as dores, as cicatrizes, os vazios passam também ...

Que esta felicidade que te desejo hoje te acompanhe sempre, para todo o sempre. Que bom que você existe. E como é maravilhoso ser sua amiga. Quero que o Patrão Celestial subscreva, sorrindo tudo o que acabei de escrever ... e que a Paz, o Amor a Alegria E a Saúde sempre caminham com você
Feliz aniversário, meu amigo!
*****
Suzana Lemes- "Parabéns amigo! Desejo tudo de bom pra ti, que Deus te proteja e que tu continue sendo essa pessoa especial! abraços."
*****
Arami Fumaco- "Parabéns Marcio! Muita alegria, paz, amor e saúde. Que o sucesso seja constante! Forte Abraço.
*****
Ruth Elis- "Happy birthday to you!"
*****
Suzana Girelli- "Parabéns por mais um de muitos anos a serem comemorados. Um grande abraço".
*****
Ana Rauber- "Feliz aniversário, Márcio. Tudo de melhor e muitos anos de batman e Tainã! SDHIOFHSDF"
*****
Angelica Santos- "Parabéns meu colega querido, vc merece tudo de bom. Eu te adoro muito. Beijãão"
*****
Digão Rocha- "Fala ai rapa.... blz feliz aniver tudo de bom. Abração."
Micheli Tadiello Pissolato- Parabéns por mais um ano de vida *-* Muita saúde e sucesso! bjs"
*****
Fernandinho dos Mateadores- "Meu Galo Cinza, parabéns pelo seu aniversá he. Muita saúde e sucesso sempre. Você é merecedor. Que Deus nosso senhor te abençoe sempre".
*****
Marcus Vinícius Manzoni-" Mano véio. Meus parabéns por mais um ano de vida."
*****
Juliana Deponti- "Feliz aniversário Márcio!!!Tudo do melhor para você Muita paz, amor, inspiração, criatividade e sucesso. Grande e carinhoso abraço nesta data especial"
*****
Ana Paula Veiga- "Um abraço bem apertado p/ti meu grande amigo de longa data... Uma pessoa extraordinária com um humor espetacular, uma visão diferente e surpreendente da vida e dos seres humanos, um carisma inigualável, uma energia contagiante do bem... Um felizérrimo aniversário repleto de todas aquelas coisas boas q desejamos p/ pessoas realmente especiais assim como vc! Te desejo tudo de melhor na vida. Bjão!!!"
*****
Rodrigo Neres- "Parabéns! Tudo de muito bom para você. Sucesso e luz sempre!!!Abração!!"
*****
Ingrid Queiroz- Parabéns Márcio... Tudo de bom pra ti! Aproveita bem teu dia... Mil beijos!"
*****
Camila Jornada- "Márcio, muitas e muitas felicidades!!!! Sucesso sempre! Um grande abraço!!!"
*****
Elizabete Ávila do Amarante- "Continue sempre assim, tão especial e importante na vida de tantas pessoas...felicidade..."
*****
Marcello Oliveira Sampaio- "Grande Márcio Feliz aniversario, irmã. Tudo de melhor na tua vida pq tu merece. Grande Abraço
*****
Leandra Dutra- Oi Márcio!! Como vai? Parabéns pelo aniver!!! Saúde, paz, amor e muitas alegria!!!Abração, tudo de bom!
*****
Marcia Fontana- "Querido Marcio:Feliz aniversário!que Deus te abençoe sempre com muita saúde,amor e alegrias.Tens em mim uma amiga,conta sempre comigo.Te admiro muito.bjo"
*****
Jussara Leal Lavarda- "AH!!! Tem festa??? Pena... estou muito longe não posso estar presente. Pois tudo que precisaria, hoje ...Bolo...Coca-cola e Brigadeiro. Feliz Aniversário!!!Um grande abraço".
*****
Karla Pasini- "Parabéns pra vc, nesta data querida, saúde e paz, abração de todos aqui."
*****
Rogério Corrêa- "Que este dia, não seja só de comemorações...mas de reflexão...que tenha uma "vírgula" neste momento...para poder pensar, fazer comparações, e principalmente planos futuros....e muitos sonhos...
Desejo, não não só este dia....mas todos os outros, que nem sempre a gente é lembrado....rsrsrs...ou que não é tão especial, no caso os dias restantes...tenha seus sonhos realizados e muita saúde, paz e pessoas que te amem do seu lado...pois assim....tudo fica bem mais fácil.
Parabéns....
P.S. Está inteiro para 110 anos....o que você usa?.......rsrsrsrs"
*****
Róger Souza- E ai cara. Que saudade de vcs e daquele tempo de escorregar de papelão no morro, passei pra te desejar os parabéns e que Deus ilumine teus caminhos como vem iluminando até hoje. Um forte abraço do teu amigo de hoje e sempre Róger!!!!!!!!!!"
*****
Rose Leal Wesz- "No dia da feira da feira do livro, li um pouco sobre sua pessoa, sobre o seu pai, sobre a Sofia Brum, minha querida colega, fiquei feliz sabendo que ela te incentivou, pois tb sou professora e esse fato nos orgulha. Então... Parabéns meu querido "amigo on line", tudo de bom para você hoje e sempre. Bj".
*****
Diego Soares- "Grande Márcio. Ficando mais velho mano. RSRSRSRS. Parabéns, brother. Muita saúde, paz e sucesso na tua vida. Que Deus te ilumine hoje e sempre. Um grande abraço. Parabénsssss".

Obrigado também aos amigos:
Paulo Pinheiro, Éldrio Machado, Andriéli Machado, Francisco Diello, Davi Damian, Diego Soares, César Braga, Éden de Paula, João Lemes, Giovani Pasini, Vanderlei Machado, Weimar Donini, Lígia Rosso, Anderson Mireski, Leonardo Rosado, Rafael Nemitz, Sueli Rauber Rodrigues, Cris Guareschi, Amon Dornelles, Maristela Marques, Vanda Guasso, Andriéla Mireski, Anna Paula da Costa Leiria, Cristiano, Maurício, Kαmillα Siłvєirα, Giseli, Bruno, Benhur, Filipe, Luciane, Maurício, Célia, Vagner, Andréa, Jéssica, Uendel, Leila Lopes da Silva, Aninha, Suéllen, Ingrid, Cássimo Salbego, Erci Lopes de Paula, Paulo Cardoso, Eliane Ramos, Lika, Eliana Siqueira, Andréia Teixeira, Darieli Cazarteli, Paulo Reis, Sandra da Costa, Alan de Sá, Daia Lutz, Lucas Maninho, Gabrielly Minuzzi, Vanessa, Marilene Dorneles, Lúcia Kerpel, Dudinha de Paula, Dionathan Raquel e Yasmin, Rose Brasil, Lúcia Bianchini, Patti Nascimento, Cássia Donini, Karen Marques e Débora DallaRosa, Carla Albuquerque, Carine Martins, Istela Garcia, Giovani Gellati, Willian Santiago, Admar Souza, Jéssica Hoisler, Mauro de Vargas Damian, Rafaela Machado dos Santos, Renan Machado Guerra, Jocemar Lamana, Rose Bordignon, Jaqueline Minussi, Paola Retori, Marcon Treinamento e Tecnologia, Márcia Biermann, Bibi Freitas, Sérgio Marion, Unopar Santiago, Leonel Silva (Neca), Eliana Tolfo Heman, Mary Costa, Andrei R. Lopes, Nívia Andres e Rodrigo Palmeiro.

Documentário sobre Túlio Piva

0 comentários

Confira o excelente documentário "Pandeiro de Prata", que conta um pouquinho da vida e da obra do compositor e sambista Túlio Piva, natural de Santiago, autor de obras como "Tem Que Ter Mulata", "Gente da Noite", "Eu Nasci Pro Samba" e muitas outras. Um artista que desfrutava da amizade de outros grandes músicos como Lupicínio Rodrigues, Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi.

Prefeitura inaugura Pavilhão de Marcenaria

0 comentários
Nesta terça-feira, dia 07 de dezembro, 16 horas, acontecerá a inauguração do Pavilhão de Marcenaria, na Agência de Educação Profissional do Senai, no Distrito Industrial, próximo da BR 287. O local servirá para a qualificação de mão-de-obra para a indústria moveleira e o investimento faz parte do programa de promoção humana, dentro do Cidade Educadora.

Confira o programa Primeira Hora

1 comentários

Nesta segunda-feira, 06, aconteceu a estreia do programa Primeira Hora, na rádio Verdes Pampas FM, apresentado de segunda a sexta-feira. Como o nome sugere, o programa inicia à uma da tarde e se estende até às duas.
A atração é comanda por meu amigo César Braga e também pelo administrador Rodrigo Palmeiro e é bastante dinâmico, com notícias, comentários, irreverência e super-antenado ao universo web. Não deixe de conferir, logo mais.

Às 13h, sintonize no Primeira Hora. Pela net, basta acessar o site da rádio Verdes Pampas, clicando aqui.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A festa dos super-heróis

4 comentários
Batman e Vanderlei batendo uma sinuca.

Andrei, descobrindo seu talento como decorador de festas.

Eu, com a espada do Lion-o, dos Thundercats (e camiseta dos X-men), ao lado do Homem-Aranha do Passo da Guanxuma.

O Homem-Aranha do Passo da Guanxuma provando que está em forma, se pendurando no ferro do Vanderlei.

Aqui, o nosso herói mereceu um beijo da mocinha, a Karla Mary Jane Pasini.

Super-amigos: Márcio, Tainã, Drika e Éldrio Machado.

Eu, ao lado do Batman.

As Meninas Super-poderosas: Ellen, Ingrid, Célia, Lígia, Tainã, Paola e Karla.

Até o incrível Hulk apareceu por lá, verde de raiva pela bagunça.

No sábado, tivemos uma grande festa lá na casa do Vanderlei Machado. A decoração ficou à critério da querida Karla Pasini, que deu o tom de uma festa de super-heróis. Tá certo que, com a excessão do Homem-Aranha, não havia mais ninguém fantasiado. Mas vários dos amigos que lá estiveram vestiam camisetas com símbolos de heróis como Batman, Superman, X-men, Thundercats, Mulher-Maravilha e outros.

Para ver todas as fotos dessa superfesta, clique aqui e acesse o supersite Beebop da minha super-amiga Marcinha Fontana.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Rodrigo Piva lança novo CD

1 comentários

Que presente fantástico recebi de meus amigos Jayme e Vera Piva! Cheguei na redação do jornal e a Suélen me entregou um CD. "Mandaram pra ti", disse-me. Era o novíssimo CD de Rodrigo Piva, intitulado Na Garganta do Artista.

Tão logo foi possível, entreguei-me ao regozijo de desfrutar de tão admirável obra, um deleite musical que resgata o brilhantismo dos bons tempos da Música Popular Brasileira, onde a boa letra e a boa música eram uma combinação obrigatório (infelizmente nos tempos atuais, há letras pobres e arranjos idem).

Em Na Garganta do Artista, Rodrigo Piva passeia pelo samba, bossa nova (em francês, inclusive), chorinho, xote e até o tango. (Não esquecendo que o cantor é neto do sambista Túlio Piva, com quem dividiu o palco algumas vezes...)

A produção é caprichadíssima, com arranjos belíssimos. E a voz de Rodrigo é um espetáculo à parte. É uma voz melodiosa, suave e forte- e muito semelhante à de Vitor Ramil. Sem dúvida, um disco que merece ser ouvido, um show que vale à pena ser prestigiado.

Falando nisso, o cantor fará o lançamento do novo CD no próximo dia 08 de dezembro, às 19h, no Café Compasso, em Florianópolis (fica na avenida Rio Branco, 313). Ele estará autografando sua obra e fazendo um pocket show que, na minha opinião, é imperdível. Quero ter, em breve, a oportunidade de assistir Rodrigo Piva. E aplaudir.

Do meu arquivo fotográfico: herança indígena

0 comentários
Essa imagem eu registrei em 2004, numa passagem ali pelas ruínas de São Miguel das Missões, reconhecido ponto turístico que é patrimônio da humanidade. O que achei curioso na cena é que os índios estavam por ali vendendo abacates ou as tradicionais cestarias, (transformados numa triste atração...). Ao fundo, a famosa igreja jesuítica, construída por volta de 1735, dentro do processo de catequização dos índios. Foi quando a Igreja Católica lançou seu poderio sobre os nativos, destruindo sua cultura com uma promessa de civilização, aceitação e religiosidade. Foram convencidos a deixar de acreditar no Deus-Sol, Deus-Lua ou sei lá o quê, para acreditar nesse Deus materialista que cobra dízimo e nos ajuda a ganhar na MegaSena ou que faz o nosso time vencer e o do adversário perder. Um Deus bom.

Pena que a herança dos indígenas tenha se tornado essa. De serem intrusos num solo que não é mais seu, de conviverem em meio a um povo que não lhes pertence. E que se não importa que a cultura deles só persista porque os índios ainda tem cestarias ou abacates para vender...

Em alta velocidade no asfalto da URI

1 comentários

Não dá para querer. Soube que agora de tarde havia quatro motociclistas disputam corridas de moto lá no asfalto que vai em direção a URI (universidade da minha cidade). Sabia que tinha uma galera que gostava de fazer isso aos finais de semana, quando não há movimento por lá. Agora, fazer isso em plena sexta-feira, à tarde, com movimento de alunos indo e vindo para fazer sua matrícula, é uma dose intragável de irresponsabilidade. Que nossos queridos motoqueiros queiram arrebentar os beiços no asfalto, não me importo. Agora, pôr em risto a segurança de outras pessoas é foda...

Inaugura nesta sexta a 1ª academia popular

0 comentários
Nesta sexta, dia 03 de dezembro, às 18h, acontece a inauguração do primeira academia ao ar livre de Santiago, localizada junto da pracinha de brinquedos. O espaço abriga equipamentos a prática de exercícios físicos, incentivando que pessoas de todas as idades possam usufruir deles para ter uma vida mais saudável. As próximas academias a serem inauguradas serão as da avenida Aparício Mariense, da praça do Ginasião e junto da escola Thomás Fortes.