terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Rede Social

0 comentários


Está estreando nos cinemas o filme A Rede Social, o novo do diretor David Fincher (de Seven, Quarto do Pânico, Zodíaco e O Curioso Caso de Benjamin Button). Em resumo, o filme conta a historia da criação do Facebook, a maior rede social do planeta (Se você ainda não tem um perfil lá, ainda vai ter ou está rodeado de amigos que tem).

À primeira vista, soa esquisito que alguém como Fincher se interesse por retratar um fato da história recente. Porém, assistindo ao longa se percebe o que atraiu Fincher: a possibilidade de explorar não a história do Facebook em si, mas as motivações de seus criadores. Graduado em Harvard e um gênio em programação de computadores, o jovem Zuckerberg criou "uma coisa" que, em apenas seis anos, o transformou no mais jovem bilionário da história. Mas, como diz a frase do cartaz: é impossível chegar a 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos.

Mark Zuckerberg e Eduardo Savarin são interpretados com brilhantismo por Jesse Eisenberg (de Zumbilândia) e Andrew Garfield (o novo Homem-Aranha). Aliás, a participação de ambos nesse filme é tão marcante que não duvido que os dois sejam indicados ao Oscar 2011, respectivamente Melhor Ator (Eisenberg) e Ator Coadjuvante (Garfield). O elenco inspirado se completa com as incríveis performances de Justin Timberlake, como Sean Parker o criador do site Napster e de Armie Hammer, que trabalhou em dobro interpretando os gêmeos Winklevoss.

A Rede Social: adicione esse filme em seus favoritos.

E-mail: de Jayme Piva para Oracy Dornelles

0 comentários

"Grande Oracy, portentoso mestre dos mestres:
Era já para ter escrito para ti desde o meu regresso. Mas foram tantos livros que trouxe na bagagem, leituras, mensagens, tudo isso cumulado com a sacudidela do pó das andanças, que travei batalha contra o tempo para me desincumbir dos deveres e gratidões pela acolhida que tive aí no pago. Apresto-me em agradecer ao querido amigo, a quem tanto admiro, pela afável companhia e prestigiosa presença que sobremaneira valorizou o evento, por ocasião da nossa 12a Feira do Livro.

Na realidade, devo dizer-te que, modestamente - eu um pobre escriba - mirei-me no teu dignificante exemplo como Patrono-mor de todas as feiras, cujo renome e edificante obra te fazem sobrepor a todos os que foram ou venham ser homenageados com a distinção do título. Da Feira, trouxe comigo, como precioso legado, teus maravilhosos "EPITÁFIOS e Últimos Poemas".

Por incrível que pareça, eu ainda não possuía o livro. Pressuroso, li e reli mais essa tua magnífica obra com redobrado prazer. A começar pelo inteligente Introdução, assinada por ti. De resto, colocações criativas nos Epitáfios, de par com glosas caricaturais muito propositadas e divertidas.A culminar, num esplêndido fecho, com teus inspirados últimos poemas. Praza a Deus que não sejam os últimos, tal como denominaste.

Virão muitos e muitos outros, para alegria e aprazimento de nós todos, tua legião de admiradores. Trago apenas um sentimento: a frustração de não ter obtido tua dedicatória nos Epitáfios, pelo fato de não ter te encontrado no dia do encerramento. Fizeste muita falta.Mas a dedicatória e teu autógrafo arrebanharei no meu próximo regresso à nossa terra, que não haverá de tardar.
Abraço grande do amigo e admirador de sempre.
Jayme"

Dias sem atualizar

1 comentários

Essa prática de blogar é uma coisa viciante, que te deixa com sentimento de culpa. Toda vez que se fica muito tempo sem escrever nada, é como se você estivesse traindo a si mesmo, de alguma forma. Fica aquela cobrança "você precisa atualizar o blog". Pois bem, desde sexta-feira fiquei sem escrever nada por aqui. E cá estou, sem muita coisa, mas pelo menos dando uma satisfação e colocando o blog "em dia". Na sexta-feira, fui ao curso de Inglês no CNA. Em seguida, estive no lançamento do livro "Esparsos", de Ilma Bernardi. No sábado, eu a Tainã acompanhamos nosso amigo Vanderlei Machado até a cidade de Rivera. A Tainã comprou uma câmera digital e eu um celular. Ainda no sábado, à noite, fomos ao casamento da Téssia e do Vitomar, acompanhados de nossos amigos Bruno e Ingrid.

No domingo, iríamos no Sai da Toca, mas houve um imprevisto e tivemos de ficar. À tarde do mesmo dia, fomos com a Michele até a sorveteria Cascão, onde conversamos por horas. De lá, fomos até a minha casa para seguir na conversa. Em seguida, para a casa da Tainã.

A segunda-feira iniciou com o Chico batendo na minha janela e me acordando. À tarde, fui para o jornal, reiniciando os trabalhos semanais. Fiquei lá até as 21h30. Chegando em casa, fui ler um pouco, fazer alguns exercício de Inglês, ler.

E chegou a terça. Saí, passei na Central FM, onde conversei um pouco com o Éldrio. E me fui para a prefeitura, pegar um material com o Éden. Dei minha passada semanal lá na banca do Gecênio, conversamos um pouco, voltei para casa e cá estou.

Alguma novidade? Estou com um telefone celular agora. A resposta do meu amigo Pasini, quando lhe passei o número:

"Tu de celular? O mundo vai acabar. Com relógio e celular...ai, ai - aquecimento global."

Se algum amigo quiser anotar o número, é 8446-3863. Me liguem. Eu ganho bônus...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Prefeitura vai entregar mais casas na próxima semana

1 comentários

Conforme o prefeito Júlio Ruivo, mais casas populares serão inauguradas em Santiago na próxima semana. Está marcado para o dia 29 de novembro, próxima segunda-feira, a inauguração do condomínio Parque da Lagoa, às 17h, na rua Luiz Durgante, bairro Vila Rica. Em seguida, às 18h30, será a vez de fazer a entrega de casas do Condomínio Carlos Humberto 2, na ua Almira Dias Pinto, no bairro Carlos Humberto. Já no dia 30, às 18h, os moradores da rua Hipólito Garcia receberão o Empreendimento Corte Sete, localizado no bairro Belizário. As moradias foram construídas por meio do programa Minha Casa, da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Caixa Econômica Social.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aniversariante do dia

2 comentários

E hoje é o aniversário da minha guria, a Tainã, que está completando seus 24 anos. Hoje ela veio almoçar em minha casa para provar de uma lasanha especial que eu preparei. Na foto, a Tainã posa com o boneco do projeto literário Santiago do Boqueirão, seus Poetas quem São?
Eu até deixei que ela desse um beijo apaixonado no que ela achou mais bonito. E juro que não fiquei com ciúme...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fotos de Ovídio Fiorenza

0 comentários
Gralha-picaça

Azulão

Peitica
Chopim- do- banhado

João-de-barro

Durante a 12ª Feira do Livro de Santiago a exposição de fotografias de Ovídio Fiorenza fez grande sucesso. Pudera. Ele é um artista que consegue fazer transformar seus cliques em poesia. Confira algumas imagens captadas pelas lentes do seu Ovídio, que é sem dúvida um fotógrafo de qualidade internacional.

Davi Damian palestra hoje na URI

0 comentários
Davi Damian e Vanderlei Machado

Nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, às 18h, o psicólogo Davi Damian (meu amigo de ferro) fará uma palestra no Museu de Comunicações da URI, sobre games.

Games: subjetividade, contemporâneo e utopia

Alguns tópicos pertinentes a apresentação:
• Gilles Deleuze e a filosofia da diferença;
• A criação são os intercessores;
• Para entender o conceito de utopia, contemporâneo e subjetividade;
• Games, ato de criação, cinema/arte/literatura;
• Nietzsche, Bergson, Deleuze e Spinoza: games e o tempo.

Hora de sair da toca!

0 comentários

Neste domingo, 28 de novembro, acontecerá a 9ª edição do Sai da Toca, encontro de recreação e lazer, que fará a abertura da temporada de verão no balneário de Ernesto Alves. Conforme Mônica Vargas, do Departamento de Turismo, há diversas atrações como escolha da rainha e garota do balneário, escola de chimarrão, show com Xiru Missioneiro e Montana Borges, jogos de futebol, vôlei, rappel, passeios, ginástica e recreação em parceria com o Sesc. e muito mais.
Vai ter ônibus saindo da praça, sendo R$ 4 o preço da passagem (ida e volta).

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mensagem de Jayme Piva

1 comentários

"Grande e querido amigo Márcio Brasil: Não sei como agradecer tantas e tamanhas gentilezas e atenções! Devo a ti todas as homenagens que recebi nessa minha abençoada terra natal. Inspirador que foste e admirável mentor da indicação e escolha do meu nome para Patrono da nossa grandiosa Feira do Livro, cuja aprovação diz bem do prestígio que desfrutas junto aos nossos caros conterrâneos.

Evento que me proporcionou tantas alegrias e o grato ensejo de rever o pago e abraçar os fraternais amigos. Agradecido, recebe o tributo da minha admiração e a certeza de que ficarei eternamente cativo e honrado pela tua amizade. E orgulhoso por me certificar do teu carisma, da simplicidade e bondade que emanam desse teu espírito jovem e empreendedor, pleno de bondade e que te faz merecedor da estima e admiração de todos os que te cercam.
Coisas que nos identificam: gostar de amigos, leituras, árvores e bichos. A mim, graças a ti, faltaram braços para tantos abraços, quando aí estive.

Teu livro, recém lançado, não poderia ser melhor! Mesmo cansado da viagem de regresso, nele me debrucei para logo me abeberar dos teus notáveis escritos. Já li quase todo, encantado com a instigante variedade temática e sensibilidade poética do autor. Sim, existe muita poesia na tua literatura, cujo elegante fraseado permeia e se alterna entre a sensualidade e o romantismo. Dentre os contos que já li, ressalto 10 Segundos, impactante, dramático; James Blunt e Flores Mortas, inspiradíssimo e romântico; Bolo Frito com Sexo e Chimarrão, avançado e excitante. Todos a revelarem um autor plenificado de argúcia e maestria no domínio da escrita. Desde já te cumprimento pela beleza e magnificência da obra, cuja leitura a todos recomendarei, convicto do êxito e repercussão que haverá de obter, graças ao manifesto talento e virtuosidade do autor.

Parabéns e agradecido por tudo, meu prezado Márcio, com recomendações e carinho à tua querida Tainã, pela simpatia e desvelo com que fomos - Vera e eu - por ambos recebidos.

Jayme Camargo Piva"


Meu amigo Jayme. Sinto-me lisongeado por tuas palavras e mais ainda pelo privilégio de ter convivido contigo e com a Vera nestes quatro dias de Feira do Livro. Obrigado por teu apoio e incentivo. Grande abraço e até breve. Ainda vou aparecer em tua praia, para desfrutar de teu gentil convite.

Desperdiçar água vai render multa

1 comentários

A prefeitura da cidade gaúcha de São Leopoldo lançou um decreto estabelecendo multa aos moradores que desperdiçarem água. A decisão foi anunciada após a baixa do nível do Rio dos Sinos, que perdeu volume de água.

Os moradores que forem denunciados lavando calçadas, carros, enchendo piscinas ou molhando gramados podem ser multados, mediante denúncia ou flagrante. Independentemente de se estar num período de seca ou de uma cidade possuir abundância de água, desperdício de água deve mesmo ser tratado como crime ambiental. Imagine: água tratada, pronta para o consumo indo embora rua abaixo.

Que bom se as Câmaras e Prefeituras de nossa região adotassem esse mesmo sistema por aqui.

Aniversariante do dia

0 comentários

Hoje está de aniversário o meu amigo Ery Rodrigues, esposo da querida professora Rosane e do advogado Rodrigo Vontobel Rodrigues. Ele completa seus 60 anos. O Ery é uma pessoa inteligente, sensível, ponderado, verdadeiro exemplo de bondade e sabedoria. Impossível conversar com ele por no mínimo cinco minutos e não absorver uma lição para ser praticada a vida inteira. Gosto de dizer sempre que ele é um verdadeiro Samurai, de tão honrado e visionário que é. Parabéns, Ery.

Jayme Piva: o patrono que foi um padrinho

2 comentários
Jayme e eu.

Camila Jornada entrega Faces do Ser ao patrono Jayme.

Jayme, sócio-honorário da Casa do Poeta, ao lado de Giovani Pasini.

Não há dúvida de que a 12ª Feira do Livro de Santiago vai entrar para a história por vários méritos. Mas um deles, transcende o aspecto organizacional da Prefeitura e foi responsável por uma boa fatia do êxito de nossa feira: o patrono Jayme Camargo Piva.

Durante os quatro dias do evento, este santiaguense de 75 anos circulou pelos estandes com fôlego de um guri de 15, sempre acompanhado de sua querida esposa, a Vera. Os dois, como dois adolescentes, demonstravam uma energia incrível, visitando todos os estandes, conversando com as pessoas e estando o tempo todo disponíveis para tudo, em nome do amor por sua cidade.

Jayme foi mais do que o patrono de um evento. Foi, sim, um padrinho para cada um dos escritores que esteve por lá, lançando os seus livros.

Naturalmente o Jayme era a estrela da feira, mas fazia questão de compartilhar de seu brilho com todos, cumprimentando, incentivando e se fazendo presente em cada lançamento, levando o seu abraço, a sua amizade e, em numerosos casos, dizendo que as portas de sua casa, em Florianópolis, estariam abertas para os amigos.

Jayme, em nome de nossa cidade, quero dizer que foi muito bom conviver contigo. Passei a te admirar muito mais. E esse sentimento, sei bem, resume o que muito mais amigos sentiram após conversar contigo por dois minutos ou por duas horas. Tu (como me proibiu de te chamar de senhor) é uma daquelas raras pessoas que conhecemos num instante e, no outro, sentimos que conhecemos a vida toda. Tal feito se deve a tua transparência, bondade e caráter incrivelmente notáveis e inspiradores.

Foi muito bom de ter de regresso aqui, em tua Santiago dos Poetas. Terra de Túlio Piva. De Oracy Dornelles. De Aureliano Pinto. De Caio Fernando Abreu. De Jayme Piva.

Os games em debate na URI

0 comentários
César Braga para Davi Damian: "Ele é O cara!"

Nesta quarta-feira, às 18h, meu amigo Davi Damian, psicólogo santiaguense que está fazendo pós-graduação em Porto Alegre, fará uma palestra na URI. Ele vai falar sobre Games, Subjetividade, Contemporâneo e Utopia. Será no Museu de Comunicações da URI.

Trata-se de uma atração inédita e que merece ser assistida e debatida. Afinal, os games fazem parte da vida de muitos jovens e se constituem numa arte interativa que agrega computação gráfica, literatura, música e linguagem cinematográfica.

E não me venham com essa de que "videogames estimulam a violência", porque eu jogo desde criança e nunca metralhei ninguém. Por enquanto...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cenas do último dia da 12ª Feira do Livro em Santiago

2 comentários
Vanderlei e César: muito trabalho na praça de alimentação.

O cartunista Santiago e a piscóloga Rose Guse.

Marcinha Fontana e eu, divulgando o livro 10 Segundos.

Grande movimentação na feira.

Rodrigo Neres, Gabriel o Pensador, prefeito Júlio Ruivo e a secretária de Educação, Denise Cardoso.

domingo, 21 de novembro de 2010

Dia para ver Gabriel o Pensador na Feira do Livro de Santiago

0 comentários
Giovani Pasini autografando a Espiral e o Caracol.

A escritora Fátima Friedriczwski autografa sua obra Descaminhos.

Quando viu Oracy na fila de autógrafos, o cartunista Santiago se levantou e disse "mestre Oracy", abraçando-o. Em seguida, mandou que devolvessem ao Oracy o dinheiro que ele havia investido na compra de Retroscópio. "Faço questão de presenteá-lo", disse o cartunista.

Eu, no lançamento do livro 10 Segundos, ao lado de meus amigos Sidi Garcia, Jayme Piva e do mestre Oracy Dornelles.

40 anos depois o reencontro do professor Girelli com seus ex-alunos Weimar Donini e Neltair Abreu, o Santiago.

E chegamos ao último dia da 12ª Feira do Livro de Santiago, evento que acontece em nossa praça central e que vivencia a sua maior (e melhor) edição até então. A feira tem sido uma festa para todos os participantes, livreiros, leitores, expositores.

Todos fazem parte da grande festa da literatura que une a Terra dos Poetas. Neste sábado tivemos vários lançamentos, entre eles dos livros Retroscópio, de Santiago; Graça na Praça, de Uberti e Descaminhos, de Fátima Friedrieczewski.

Neste domingo, a grande atração na Feira do Livro é o cantor Gabriel o Pensador, que fará uma palestra-show, a partir das 19h.

Acima, algumas imagens da Feira.


PS: Se alguém achou um exemplar do livro Jura, de Tadeu Martins, autografado em nome da Casa do Poeta, fui eu quem perdeu.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Santiago e Uberti: dois cartunistas de peso na Feira do Livro

0 comentários

Neste sábado prossegue a 12ª Feira do Livro de Santiago. O evento acontece na praça central com vários estandes de livreiros, shows musicais e muitas coisas legais. Destaco dois grandes lançamentos para hoje. A partir das 17h, o grande Neltair Abreu, o Santiago, lançará o livro Retroscópio que reúne 171 charges que retrata desde a descida do homem na Lua à eleição do primeiro presidente negro dos EUA. São cartuns cobrindo o período de 1969 a 2009, fazendo um retrospecto de toda a carreira do Santiago. Não perca: às 17h, oportunidade de conhecer o trabalho desse artista fantástico.


Graça na Praça

Outra grande atração é o lançamento do livro Graça na Praça, do cartunista Fernando Uberti. Ele é natural de Alegrete. Publicitário, artista gráfico, ilustrador e quadrinista, participou de vários salões e exposições de humor, além de inúmeras antologias, como o Bento levou, Corta essa, Humores nunca dantes navegados e 14 bis. O livro Graça na praça está sendo vendido pela L&PM, 2010, assim como a nova obra do Santiago.

Ñão dá para perder a oportunidade de conhecer o trabalho destes dois grandes cartunistas, notáveis mestres do humor gaúcho.

Feira, feira, feira...

0 comentários
Camila, Tainã e Rose.

A 12ª Feira do Livro de Santiago está incrível e é, sem dúvida, a maior edição. Não pude postar nada hoje, apesar de termos a facilidade da cabine de imprensa por lá, com internet, água mineral e cafezinho. É que a correria é muita por lá. Hoje não parei.

A Tainã e eu ficamos a maior parte do dia atendendo na praça de alimentação vendendo pastel e refri. Tarefa que foi agradabílissima por dividirmos esse trabalho com os colegas da Casa do Poeta: Vanderlei Machado, Janice e Luciano Trombini, a Rose Guze, a Camila Jornada e o César Braga. Ufa. Correria e tanto, mas foi legal. Sábado tem mais. E domingo também. Venha pra feira você também.

Agora sai deste blog e vai comprar um livro para ler. É bom também: você não precisa clicar para ler a outra página.

Fragmentos da vida e obra de Apparício Silva Rillo...

0 comentários

A escritora Maria Izabel Guimarães Scalco, de São Borja, também virá para a 12ª Feira do Livro de Santiago. Ela estará lançando o livro Fragmentos da Vida e Obra de Apparício Silva Rillo que recapitula a importância deste grande artista para a cultura riograndense, por meio de depoimentos e fatos históricos. O livro tem finíssimo acabamento, com capa costurada e é acompanhado de um CD, cujas letras das músicas são todas de autoria de Silva Rillo.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Livros: 10 Segundos e Faces do Ser...

1 comentários

São esses os dois lançamentos a serem feitos pela editora da Casa do Poeta nesta sexta-feira, durante a 12ª Feira do Livro de Santiago. 10 Segundos é um livro que reúne vários contos que eu escrevi. Tem de tudo: contos românticos, insólitos, eróticos, engraçados, tristes, monótonos, irônicos etc. A capa é uma criação do meu amigo do peito Sidnei Garcia. O lançamento de 10 Segundos está previsto para as 18h45.

O outro livro é Faces do Ser, da Camila Canterle Jornada, que reúne suas inspiradas poesias. Sua obra foi lançada no último sábado na sede da Casa do Poeta. Aliás, esqueci de contar: a Camila quase esgotou a primeira edição de seu livro. Faces do Ser será lançado às 19h45.

Futuro secretário da Cultura do RS envia mensagem ao blog

0 comentários

O escritor Assis Brasil, futuro secretário de Cultura do governo Tarso Genro, leu a postagem que falei sobre ele (clique aqui para ler). E fiquei feliz que ele deu um feedback (palavra que o Davi Vernier gosta de dizer...).

O secretário comentou sobre o acervo Caio Abreu e até respondeu uma pergunta do amigo Weimar Donini sobre sua ligação com Santiago, que de fato existe. E não é que eu posso até ser parente do homem e não sabia?

Eis a mensagem do grande Assis Brasil

Meu caro Márcio
Fico muito grato por tuas palavras tão incentivadoras. Tentarei merecê-las. Quanto ao caso do acervo do Caio, ele está vindo para a PUC, por desejo da família. Quando estiverem de fato na PUC, poderemos falar com a família e ver como encaminhar o assunto. Quanto ao Dr. Ney, de fato: era irmão do meu pai, Amilcar.

Mas há outra coisa: Amilcar viveu em Santiago quando recém-casado com minha mãe, isso em 1937-38. Era técnico agrícola, e sempre me falavam em Santiago como seu paraíso perdido. Dizia ele que em Santiago vivera os melhores anos de sua vida. Aí foi amigo do médico e escritor Aureliano de Figueiredo Pinto.

Mundo pequeno.

Baita abraço do Assis Brasil

A Terra dos Poetas vivencia a sua 12ª Feira do Livro

0 comentários
O Oracy Dornelles não podia faltar na abertura de nossa Feira do Livro

Autoridades, público e o patrono da feira, Jayme Piva.

Jayme Piva

Visão parcial do público. Destaque para minha amiga Jaqueline se protegendo do sol.

Vários livreiros estão vendendo suas obras.

Está oficialmente aberta a 12ª Feira do Livro de Santiago, com o lema "Livros: Janelas e Portas que Se Abrem". Na manhã desta quinta-feira, centenas de pessoas comparecerem na praça Moisés Viana onde foi montada uma estrutura em toda a extensão da quadra em frente ao Banrisul, junto da praça Moysés Viana.

Na abertura, foram feitas homenagens ao patrono Jayme Camargo Piva, autor das obras Aqui Me Tens de Regresso e Os Seios de Joana. Em seguida, o prefeito Júlio Ruivo cumprimentou o homenageado falou sobre a intenção do município em fortalecer a sua identidade cultural e, em seguida, fez o lançamento do programa Cidade Educadora. Após, houve visitação aos estandes das livrarias. A programação segue até o domingo com vários lançamentos e sessões de autógrafos. No dia 21, às 19h, está marcada a palestra do cantor Gabriel o Pensador.

Em breve, mais postagens.

A literatura em festa na Terra dos Poetas

0 comentários

Inicia nesta quinta-feira, 18 de novembro e se estende até o domingo, 21, a Feira do Livro de Santiago, em sua 12ª edição. A promoção é da Secretaria de Educação e Cultura e a expectativa é de fazer a maior de todas as edições do evento. Distribuídos em mais de 730 metros quadrados na praça central, a feira terá a participação de 10 livrarias e 24 lançamentos de livros durante os quatro dias. O local possui praça de alimentação e palco para shows.

Como atrações: oficinas literárias, apresentações de dança, música e teatro, pintura de rosto, origami, grafite; brinquedos recreativos, animadores, mateada, exposição de fotos, sessões de filmes e muito mais. O slogan é “Livros: Janelas e Portas que se abrem” e o patrono é o escritor Jayme Camargo Piva, autor de Os Seios de Joana. A abertura da feira está prevista para às 10h desta quinta. Confira a programação:

Quinta-feira, 18 de novembro
10h - Abertura Oficial da 12ª Feira Municipal do Livro
Fanfarra da Banda 1ª Bda. C. MEC
Homenagem ao Patrono da Feira – Escritor Jayme Piva
11h - Apresentação de Balet Clássico – Verônica Ramos – Escola Criança Feliz
Apresentação de Dança Moderna
14h - Recital de Poesias – Escola M. Geraldina Bitencourt Borges
Pintura de Desenhos e Contos Infantis – UNOPAR
Musical – EMEF Aurora Lubnon
15h - Oficina Literária Kalunga – Secretaria Municipal de Eduicação
16h - Dança Coreografia e Estilos e Contos de Histórias – Escola da URI
18h - Lançamento de Livro 2º ano - Colégio Medianeira- Raíza/ Ana Marisete
19h - Entardecer com Banda - Colégio Medianeira
19h30 - Dança (Tango) - Colégio Cristóvão Pereira
20h - Show com os cantores Júnior e Emerson e Renato Duran

Sexta, 19 de novembro
09 h - Cinefeira (Mostra de filmes antigos – UNOPAR
Peça Teatral: As três porquinhas - E.M.E.F Boa Vista
09h30min - Oficina com o escritor Kalunga
10h - Lançamento de Livro 6ª série- Colégio Medianeira- Arlete/Neusa
Dança Moderna Colégio Medianeira
11h - Três contos que eu vou contar - I.E.E. Professor Isaías
13h45min - Esquete Teatral - E.M.E.F Servando Gomes
14h - Pintura de rosto, arte com balões e contos infantis- UNOPAR
Apresentação do Grupo de Canto - E.M.E.F Severino Azambuja
14h30min - Selma Nanci Feltrin conversa com leitores
15h30min - Dança Moderna- E.M.E.F. São José
Teatro Monteiro Lobato - E.E.Monsenhor Assis
16h - Enquete Itinerante Colégio Medianeira
Dança Folclórica - Escola Criança Feliz
Grupo Mirim Tradicionalista - E.E.Cândido Genro
16h45min - Recital de Poesias - Curso de Letras URI
17h - Concerto de Flauta - E.M.E.F. João Evangelista
18h - Lançamento de Livro 4° ano - Colégio Medianeira- Renata
19h - Entardecer com Banda - Colégio Cristóvão Pereira
Oficina de Relaxamento e Programação Mental - Nelsi Guerra
Filme “Ensaios sobre a cegueira”- ULBRA
Apresentação Seita Maldita - I.E.E. Professor Isaías
20h - Show de André Canterle com a participação do Grupo Musical do CRAS de Capão do Cipó

Sábado, 20 de novembro
09h - Cinefeira (Mostra de filmes antigos – UNOPAR
Cantores solos do Criança Feliz
Oficina Literária Dilan Camargo
Lançamento de Livro 8ª série - Colégio Medianeira- Ronaldo
10h - Oficina: Os Subsídios Históricos para a Literatura na terra de Érico Veríssimo - Rossano Cavalari
Oficina de Origami (25 participantes) - Guilherme Pedroso- ULBRA
Oficina de Grafite - Otelo Ribeiro
11h - Dança Folclórica - E.M.E.F. Sílvio Aquino
Grupo Mirim de Danças Folclóricas- Colégio Cristóvão Pereira
14h - Pintura de rostos, arte com balões e contos infantis – UNOPAR
Show Lançamento: Promoção mais Varejo – Centro Empresarial Santiago
14h30min - Lançamento de Livro 3° ano - Colégio Medianeira- Luciane
15h - Dança Moderna da APAE
15h30min - Coral Arco Irís- Desenvolvimento Social
16h - Coral Helena Teixeira do Grupo Feliz Idade-Centro Cultural
Lançamento de Livro 4ª série - Colégio Medianeira- Ronaldo
17h - Dança Tradicionalista – Grupo Mirim - CTG Coxilha de Ronda
18h - Grupo de Dança Nativista- CTG Os Tropeiros
18h15- Lançamento de livros dos cartunistas Santiago e Uberti.
19h - Entardecer com Banda - Projeto Emancipar/ E. E. Apolinário Porto Alegre
Dança Moderna - E.E. Apolinário Porto Alegre
19h15min - Entrega de premiação do Concurso “Conte um Conto”
19h30min - Sessão Cinematográfica: Neto e o Domador de Cavalos- Cine Clio e Clube de História
20h - Show Walter Alonso
21h - Show Marcelo Moro

Domingo, 21 novembro
09h- Cinefeira (Mostra de filmes antigos)- UNOPAR
10h - Programa Radiofônico Ponto de Vista – Rádio Santiago
14h - Pintura de rostos, arte com balões e contos infantis
16h - Mateada Literária e apresentação da Fanfarra da Banda da 1ª Bda C. MEC
16h15min - Programa Especial Central FM 12ª Feira do Livro
17h - Show Nativista Édison Vargas
18h - Entrega do troféu Lutzemberger/ Projeto Destaque e Personalidade/ Entidade destaque na Área Ambiental
18h30min – Capoeira - Criança Feliz
19h - Palestra com Gabriel O Pensador

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Fátima Friedriczewski lançará o livro Descaminhos

0 comentários

Não perca: no próximo sábado, 20 de novembro, a minha amiga Fátima Friedrieczewski lançará o seu livro de poemas Descaminhos, durante a 12ª Feira do Livro de Santiago. A obra traz 78 poemas escritos pela autora desde a década de 70 até agora.

"Sempre falo que meus poemas são minha catarse pessoal, e assim são. Sou muito crítica quanto ao seu possível valor literário. Mas estou muito feliz com este momento, com esta possibilidade.
O livro tem um pouco de todos os meus amigos, sugestões, que quando lerem, cada um vai se encontrar", disse a Fátima.

O livro dela é mais um lançamento da editora da Casa do Poeta.

Trailer de Lanterna Verde, o filme

0 comentários


Em 2011, a Warner aposta numa nova adaptação de histórias em quadrinhos para dominar as bilheterias dos cinemas mundiais: o filme Lanterna Verde. Estrelado por Ryan Reynolds conta a história de Hal Jordan, um piloto de avião que é escolhido para ser um dos guardiões de uma tropa intergaláctica. Para quem gosta, eis o trailer que acaba de ser divulgado.

PS: Antes que alguém pergunte, não se trata de racismo dos produtores: o Lanterna Verde original não era negro, como mostrado no desenho animado da Liga da Justiça. Aquele é John Stewart, o segundo Lanterna da Terra. O original é Hal Jordan, como mostrado no filme.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A emoção de lançar um livro

0 comentários

Quem teve a oportunidade de assistir ao lançamento do livro Faces do Ser, de minha querida amiga Camila Canterle Jornada no último sábado, se arrepiou. Agora, chegou a hora dos internautas poderem saber como foi esse momento especial, lendo o depoimento emocionado da escritora, que lançou seu livro pela Casa do Poeta de Santiago. Confira um trecho...

"Uma noite sem nenhum tipo de palavras e muito menos de poemas, nenhum verso chega perto do cair de todas aquelas lágrimas de felicidade! Eu me explodi por dentro por horas e horas, fiquei quente e minha alternância de temperatura me deixou abobada, eu tive o prazer de me sentir voando mesmo sabendo da firmeza dos meus passos naquele chão: eu não saía daquela Casa, as portas e janelas estavam balançando com a entrada de pessoas, elas iam espalhando boas-vindas com o riso do ambiente."

Leia o restante no blog camilajornada2.blogspot.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A voz dos outros e a nossa voz

3 comentários

( Optando pela pedagogia da elegância)

Artigo do professor Rodrigo Dalosto Smolareck¹

A aprendizagem na e com a convivência é um momento fantástico na constituição e no fortalecimento da matriz existencial da pessoa. Meus anos como aprendente tem me proposto desafios singulares em minha feitura incompleta como professor sempre disposto a refletir frente às tramas que se desvelam junto aos nichos humanos nos quais estou inserido, e ainda os quais observo sempre com uma escuta sensível. Conversando um dia desses com um amigo filósofo ele lançou-me sem dó a seguinte sentença: “A voz dos outros e a nossa voz na mistura nem sempre garantem um diálogo elegante, por isso, quanto alguém fugir de uma prosa respeitosa pule fora, o outro não deve condená-lo a reducionismos chulos”.
Optando, pois pela pedagogia da elegância por vezes deverá calar-se, recolher-se, ser pontual, reconduzir-se, fazer de conta que não ouviu ou entendeu, sair da “roda”, cuidar para não flagrar-se numa exposição desnecessária.
Tenho tentando aprender com situações desta natureza, observadas ou vividas, mas confesso, sem sigilo, é um exercício complexo e diário que requer muita inteligência para que a leitura de mundo em seus múltiplos contextos se constitua.

Vivi um momento muito significativo no ano de dois mil e sete, em um evento internacional de educação, onde ocupei o mesmo palco que Danilo Gandin, um dos ícones do planejamento participativo no Brasil (até foto tirei com ele), junto com o retrato ficou uma reflexão: “A competência profissional também requer um planejamento que tenha como princípio a organização pessoal de saber escutar as mil vozes que nos cercam”. É o que tenho revelado como opção, lançar-me, com inúmeras tentativas a aprender pela pedagogia da elegância, assim, quiçá que nossos anos acumulados não sejam apenas celebração de um tempo transcorrido, mas sim de um tempo que nos banhe com melhoramentos em nosso trajeto de ser e estar.

¹ Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Lançamentos de livros nesta sexta e sábado...

0 comentários

Em Santiago, nesta sexta-feira às 20h, o psiquiatra Fernando Almeida lança o seu livro O Segredo do Sucesso: Você mesmo, obra de auto-ajuda. No sábado, 13, será a vez da talentosa Camila Canterle Jornada lançar Faces do Ser.

Ambas as obras estão sendo lançadas pela editora da Casa do Poeta de Santiago, em sua sede na Silveira Martins, 1432, esquina com a General Canabarro. Todo mundo é convidado.

Próximos lançamentos da editora da Casa do Poeta: Esparsos, 10 Segundos e Descaminhos.

Vou vender pastel...

1 comentários

... durante a 12ª Feira do Livro de Santiago. É que a Casa do Poeta será responsável pelo setor gastronômico da praça de alimentação da feira. E estaremos todos envolvidos por lá, vendendo pastel, cachorro-quente, pizza, refri, bolo etc. Lembrando, claro, que firmamos uma parceria prá lá de especial com a Padaria Fronteira.

Sem dúvida será algo muito divertido para os demais amigos da Casa do Poeta, que estarão participando e ajudando a servir o público. O dinheiro que arrecardarmos será muito bem-vindo para investir em nossos projetos culturais.

Vencedora de concurso literário da SMEC lança livro neste sábado

0 comentários

A jovem escritora Camila Jornada lançará neste sábado, 13, na sede da Casa do Poeta o seu primeiro livro de poesias: Faces do Ser. A Camila foi a vencedora do 6º concurso literário Conte um Conto, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e receberá sua premiação durante a 12ª Feira do Livro de Santiago.

A Camila é uma grande promessa na nossa literatura e já foi merecedora de elogios até de nosso poeta maior, o Oracy Dornelles.

Em tempo: nesta sexta-feira, 12, às 20h, a Casa do Poeta de Santiago lança o livro "O Segredo do Sucesso", do psiquiatra Fernando Porto Almeida. Tanto no lançamento do livro dele, hoje, quando no lançamento do da Camila, amanhã, todos são convidados.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Banda Allive participará de festival em Santo Ângelo

1 comentários

A banda santiaguense Allive estará em Santo Ângelo neste dia 20, participando de um festival de metal, juntamente com as bandas Excellence, Iron Maiden Cover e Metallica Cover. A gurizada está organizando uma excursão para quem quiser ir à festa, restando poucos lugar. Interessados, ligar para o fone 9931-1271 e falar com Rafael Montanha. Ou ainda no TS Estúdio, na rua Bento Gonçalves, 1597.

O novo herói brasileiro!!!

0 comentários

Ói, ói, ói... Tiririca é o nosso herói, o mais melhor de bom!! O deputado federal que o Braziu precissava! Mereçe nossos aplauzos!

Ele conçeguiu mostrá sua intelijência poisque ele sabe lê e ainda por cima tamém iscrevê escrevê rapaiz!! Aqueles bobaião do TRE de São Paulo duvidarão duvidaram o nosso mais novo político mostrou que está abilitado para o cargo que ele vai dezempenhar.

O tema dos juíses juízes era escrevê uma letra de música e o Tiriricão arrasou, poisque ele começou a escrevê Florentina, Florentina, Florentina de Jesuis, Não sei se tu me ama, pra que tu me seduz...

Recado da Karla Pasini

1 comentários

Olha, gente. Não é muito do meu feitio ficar me gabando disso ou daquilo. Se alguma vez eu fiz (aqui no blog pelo menos), foi totalmente sem querer. Mas me perdoem e deixa eu abrir uma pausa para experimentar um momento "última bolachinha do pacote". Tudo por conta de um depoimento que minha irmã Karla Pasini me enviou. Veja:


"Oii Márcio, hoje quero deixar registrado a admiração que tenho por ti, vc é o tipo de pessoa que conhece muita gente e entende todo mundo, pois sabe como ninguém respeitar ao próximo. Tu é sensível, amigo pra toda hora. Contigo não tem tempo ruim, ah tu tbm gosta da Shakira, de Gabriela Sabatini e faz um arroz bem soltinho. Hehehe, tu me assusta com histórias de terror, mas mesmo assim pode crer que te considero como irmão e que sempre estarei torcendo por ti, pois és um cara batalhador pra caramba, o Dudu e a Amanda te adoram. Abraço de todos aqui!!!"


Depois dessa, tô me achando...