quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um fenômeno chamado Chicão

0 comentários






(Atualização: a carreata de final da campanha do Chicão acontece neste sábado, 02 de outubro. O amigo Giovani Pasini alertou que eu tinha escrito "setembro". Agora tá corrigido.)



Nesta reta final, segue cada vez mais empolgante a campanha do Chicão para deputado estadual. Por toda a cidade, casas e carros estão adesivados com o 11444. E desde o início da semana se disseminou pela internet as fotos adesivadas com sua legenda. Pelo orkut, facebook e blogs as pessoas fazem questão de abrir o voto e declarar apoio a candidatura de nosso ex-prefeito, a exemplo dessa gurizada aí que está apoiando o Chicão lá em Santa Maria. 


Nunca vi tamanha aceitação para um candidato: o Chicão se converte num fenômeno eleitoral e conquista a confiança de apoiadores também em São Francisco, São Borja, Alegrete, Jaguari, São Vicente, Capão do Cipó, Unistalda, Caçapava do Sul, Rio Grande, Pelotas, Cruz Alta e várias outras cidades.


E pelo jeito que vai, a onda não vai parar por aí e tudo indica que a carreata de sábado, 02 de outubro, vai ter uma participação maior ainda do que a anterior. A concentração será às 14h30 min na avenida Alceu Carvalho. 

Links para acessar
Para aderir à campanha de adesivamento de fotos, clique aqui
Para assistir ao vídeo da campanha de Chicão, confira aqui. 
E para baixar a animação em Powerpoint que está circulando nas correntes de e-mails, clique aqui
E ainda, para fazer o download do jingle da campanha, clique aqui.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vai começar o maior Santiago Encena

0 comentários

Na próxima quarta-feira, 06 de outubro, 20h, acontecerá a abertura de mais um Santiago Encena, festival de teatro amador. Neste ano, serão 16 espetáculos concorrendo aos prêmios neste que é considerado um dos melhores festivais de artes cênicas do interior. No primeiro dia, como se tornou tradicional, acontecerá a entrega do troféu Caio Fernando Abreu para Rosane Vontobel, destaque na literatura; Dinorá Campelo, destaque na Cultura e Líria Suzana Canterle Farina, destaque na educação. Confira a programação:
  
21h – Espetáculo de Abertura: “LA PERSEGUIDA” – Teatro VagaMundo – Santa Maria/RS. (foto acima)

Dia 07 de outubro de 2010 – Quinta-feira
14h – Espetáculo Infantil: “Sonhos e Pesadelos” – Grupo Despertando Talentos – Santiago/RS.
 15h 30min – Espetáculo Infantil: “Rosa Solteirinha, Solteirona” – Grupo de Teatro Oficina - Carazinho/RS.
 19h – Espetáculo Adulto: “A Mulher sem Pecado” – Dom de Semblantes Cia Theatral – Santiago/RS.
 21h – Espetáculo Adulto: “Fando e Lis” – Grupo Ponto e Vírgula – Itaqui/RS.
 22h 30min – Espetáculo Adulto: “As Linhas de Elise” – Entrelinhas Cia de Teatro – Santa Maria/RS.

Dia 08 de outubro de 2010 – Sexta-feira
9h – Espetáculo Adulto: “Ano Novo, Vida Nova” - Grupo Tio Pedro – São Francisco de Assis/RS.
 11h – Espetáculo Infantil: “Os brinquedos as Mafalda” – Grupo Artemágika – Santiago/RS.
 14h – Espetáculo Infantil: “Torta de Baunilha” – Grupo Teatral Tá Rolando Arte – Rolante/RS.
 15h – Espetáculo Infantil: “Angélica” – Grupo Tá Nascendo Arte – Rolante/RS.
 16h 30min – Espetáculo Infantil: “A Roupa Nova do Rei”- Grupo Peppe Company – Santo Ângelo/RS.
 20h – Espetáculo Adulto: “Meu cupido, meu amor” – Grupo Teatral Leva Eu – Viamão/RS.
 22h - Espetáculo Adulto: “As Criadas” – Grupo Peppe Company – Santo Ângelo/RS.

Dia 09 de outubro de 2010 – Sábado
9h – Espetáculo Adulto: “O Urso” – Assoc. Teatral Àgora Téspis – Uruguaiana/RS.
 11h – Espetáculo Adulto: “Enquanto mamãe não Morre”- PROART – Produções Artísticas – Santa Maria/RS.
 14h – Espetáculo Infantil: “Encanto e Cacarejo” – Grupo La Trupe Azul – Carazinho/RS.
 16h – Espetáculo Adulto: “O Abajur Lilás” – Grupo Teatro por que não? – Santa Maria/RS.
 21h – Encerramento do 14º Santiago Encena – Premiação e Show Musical.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mensagem de Jayme Piva: patrono da Feira do Livro em Santiago

1 comentários

"Meu caro Márcio: Pela leitura do teu excelente blog, e agora através da ligação feita pela atenciosa Elenice, tomei conhecimento do indicativo do meu modesto nome para Patrono da nossa histórica Feira do Livro. A indicação me enche de orgulho e me desvanece pelo significado e alcance do gesto. Sei bem das responsabilidades intercorrentes, só abrandadas pelo ensejo de rever minha abençoada Santiago e abraçar os queridos conterrâneos, mitigando a saudade do pago.

 Mil gracias a ti, Márcio, pela sugestiva lembrança cujo referendo diz bem do teu prestígio. Encareço a fineza de retransmitires à competente secretária Denise Cardoso e demais dignos integrantes da Prefeitura, bem como a todos os participantes da reunião, os meus melhores agradecimentos e a certeza de que procurarei não desmerecer a honraria da escolha. Permanecerei aqui, na distante Floripa, humilde e reverencioso, na expectativa da oportuna convocação e sempre às ordens dos diletos amigos que tamanha alegria me proporcionaram."

Jayme Camargo Piva

Escolhido o patrono da Feira do Livro 2010: é Jayme Piva!

1 comentários

O escritor Jayme Camargo Piva foi escolhido de forma unânime para ser o patrono da Feira do Livro 2010 em Santiago. A reunião aconteceu nesta segunda-feira, no Centro Cultural de Santiago, contando com a presença de integrantes da Secretaria de Educação e Cultura e dos escritores Therezinha Lucas Tusi, Lise Fank, Fátima e Nuraci Friedriczewski, Ilma Bernadi, Cida Azzolin, Fortunato Oliveira e Gibelino Minussi, além deste reles blogueiro. A secretária Denise Cardoso destacou que a feira acontecerá de 18 a 21 de novembro e será a maior edição já realizada. 

Uma ótima notícia para Santiago, que fará uma homenagem mais do que merecida para um filho ilustre: Jayme Piva, autor dos livros Aqui Me Tens de Regresso e Os Seios de Joana (obra que ele estará lançando na Feira do Livro de Porto Alegre, dia 31 de outubro). Além de ser também herdeiro cultural do legado do grandioso Túlio Piva. A Feira do Livro iniciou seus preparativos com o pé direito e promete muitas emoções...

sábado, 25 de setembro de 2010

Mostra de Turismo

0 comentários
Em poucos minutos, estarei embarcando para Santa Maria para participar da I Mostra de Turismo da Região Central, que estará acontecendo neste final de semana em Santa Maria. Estarei acompanhado de amigos da prefeitura de Santiago, como o Éden de Paula e a Mônica Vargas, e integrantes da rota Caminho das Origens e também de minha querida amiga Lígia Rosso e de minha namorada, Tainã Steinmetz. Por lá, também encontraremos nossos amigos Giovani, Karla, Dudu, Amanda e também o Andrei. Ou seja, numa mesma "botada", Santiago se fará presença neste evento com a Prefeitura de Santiago, Caminho das Origens, URI, Santiago do Boqueirão seus Poetas quem São, jornal Expresso Ilustrado e também a Casa do Poeta.

Jingle da campanha de Chicão

0 comentários


Confira o vídeo com imagens e o jingle oficial da campanha de Chicão Gorski candidato de nossa região para deputado estadual.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

And Oscar goes to... Lula, the man?

4 comentários

Hã? Como é que é? O filme Lula, o Filho do Brasil vai ser o representante brasileiro para concorrer a uma indicação ao Oscar de Filme Estrangeiro? Péra, lá... quer dizer que o júri formado por Cássio Henrique Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Kakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral e Mariza Leão Salles de Rezende escolheram essa novelinha global disfarçada de filme dirigida pelo péssimo Fábio Barreto? Eles viram o mesmo filme que eu vi?

Quer dizer que, mais uma vez, um filme dirigido por alguém da família Barreto, mesmo sendo ruim, é que vai ser o representante brasileiro na disputa pelo Oscar? Mas o que aconteceu com aquela enquete criada pelo Ministério da Cultura que abria a participação popular para escolher um dos 23 filmes, onde Nosso Lar despontava com milhares de votos à frente dos demais concorrentes?

O voto de quem participou da enquete não teve peso algum? É só acessar o site http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/08/enquete-oscar/ para ver. Estão lá os comentários do pessoal que indicou Nosso Lar, que não era o meu candidato, mas mesmo assim é um fenômeno de bilheteria. Muito estranha essa indicação. Pelo menos, o Obama vai poder assistir em casa o filme de Lula, the man.

Ou o júri não entende é nada de cinema ou entende é muito de política.

O peso do Terra

0 comentários

A foto acima foi publicada no blog do amigo João Lemes e mostra um grupo de apoiadores do candidato a deputado federal Osmar Terra (PMDB), ex-secretário de Saúde dos governos Rigotto e Yeda.

Para quem é da minha cidade, olhem o peso da turma aí reunida. À frente, o diretor administrativo do Hospital de Caridade e também da Cooperativa Tritícola, o Ruderson Mesquita, acompanhado do advogado Rodrigo Vontobel, dos ex-vereadores Renato Cadó e Fernando Serafini, do popular Salmeron Aguirre, o seu Marcos Lemos, o Mota e demais apoiadores, ao lado do candidato (o careca de Jaqueta marrom. Não confundir com o careca de casaco preto. Eheheh)

Façamos um rápido cálculo: Só o Ruderson levanta uns 400 votos para o Terra. Mais o estratégico Vontobel, o Cadó e os demais, chegamos a mais umas centenas. Fora que o ex-secretário também conta com o apoio do médico e ex-vereador Accácio Oliveira, que trabalha quieto e levanta centenas de votos de forma silenciosa.

Só pelas pessoas reunidas na foto, aí temos de 700 a 1.000 votos para o Osmar Terra que, aliás, foi o único secretário estadual que efetivamente fez alguma coisa por Santiago, através de todo o apoio ao Hospital de Caridade.

O resto foi só conversinha fiada, sorrisinhos e politicagem. Talvez ele devesse ter seguido o exemplo de outros colegas que usaram de seus cargos para fazer campanha política à custa de empenhos e diárias.

Osmar Terra deve se tornar o segundo candidato a deputado federal mais votado em Santiago, perdendo somente para o arrasa-quarteirão Luis Carlos Heinze (PP), que é da região.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

15 anos depois, Santiago voltará a ter cinema

3 comentários

Na semana passada dei uma cruzada pelo shopping Ilha Bella e aproveitei para conversar com o administrador Rodrigo Palmeiro. Pedi para ver como estava o andamento das obras da sala de cinema, que estiveram paradas durante anos e que agora foram retomadas pelo dono do espaço, empresário Valmor Poltosi.

O Rodrigo permitiu, então, que eu subisse até a sala de cinema, mas não pude fazer fotos, já que o proprietário não se encontrava por lá para autorizar. Sendo assim, para os leitores deste blog, especialmente os de minha cidade, descrevo o que vi:

A instalação elétrica do local está quase concluída ao mesmo tempo em que já estão sendo colocadas placas de gesso que irão revestir o espaço, proporcionando a isolação acústica. Além disso, já estava por lá uma estrutura metálica que servirá de suporte para a tela de projeção.

Pelo ritmo das obras, o meu palpite é de que até o final do ano, Santiago vai ganhar novamente uma sala de cinema, depois de 15 anos do fechamento do antigo Cine Neno.

Casa do Poeta no Diário de Santa Maria

0 comentários

A coluna Zoom, escrita pelo jornalista Francisco Dalcol, no jornal Diário de Santa Maria publicou reportagem sobre a inauguração da sede da Casa do Poeta de Santiago, Casa Caio Fernando Abreu.Confira clicando aqui.

Leia também o blog da Casa do Poeta e saiba mais.

Jayme Piva na Feira do Livro da capital

1 comentários
O escritor Jayme Piva é uma das presenças na Feira do Livro de Porto Alegre. Ele vai lançar sua nova obra, Os Seios de Joana, no dia 31 de outubro, às 16h30min. Piva é autor também de Aqui Me Tens de Regresso, livro que reúne crônicas e poesias. Além disso, é o herdeiro cultural do legado do sambista e poeta Túlio Piva.
******
Enquanto isso, várias pessoas que atuam no meio cultural de Santiago estão na torcida para que o nome dele seja o escolhido como patrono da Feira do Livro 2010 da Terra dos Poetas. Pude conversar com o Giovani Pasini, o Jones Diniz, o seu Oracy Dornelles, o jornalista Júlio Prates, a professora Lígia Rosso e vários outros amigos. A Feira do Livro de Santiago acontecerá de 18 a 21 de novembro.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Casa do Poeta de Santiago no portal Terra

0 comentários

O Terra, maior portal de internet do Brasil, divulgou a recente inauguração da sede da Casa do Poeta de Santiago- Casa Caio Fernando Abreu. O local busca integrar e valorizar o trabalho de escritores veteranos e novatos da Terra dos Poetas. Clique para ler a notícia.

"Dilma não administra nem lojinha de R$ 1,99"

0 comentários

Ah, o horário político. Não tem programa de humor na TV que seja mais divertido que as inserções dos candidatos. Talvez por isso mesmo é que tenha sido criado uma lei que proíbe que os Pânicos, Cassetas e CQC's façam piada com nossos dignos representantes. É porque eles próprios conseguem nos entreter e garantir nossas risadas.

A melhor da semana: o candidato do PSDB, Zé Serra, nos informou (eu não sabia dessa) que em 1995 sua adversária Dilma Rousseff foi dona de uma loja de produtos de R$ 1,99, em Porto Alegre. "Ela não conseguiu administrar a lojinha de R$ 1,99. Quebrou e botou a culpa na alta do dólar", disse um dos personagens da propaganda do Serra. Enquanto isso, o Serra apela de todas as formas: mostra seis notas de R$ 100 e diz que vai aumentar o salário mínimo para R$ 600 e que se o povo quer que o Lula volte a ser presidente em 2014, não adianta votar na Dilma. Tem que ser nele.

Quem precisa do Tiririca para animar uma eleição?

Imagens do desfile de 20 de Setembro

0 comentários
Nesta segunda-feira, 20 de Setembro, acompanhei um pouco do tradicional desfile do Dia do Gaúcho, em minha cidade. Confira algumas imagens.

Centenas de cavalarianos participaram do desfile.

Costumes antigos foram relembrados.

Felizes, as crianças que desfilaram abanaram para a multidão.

Galpão de campanha retratado na avenida.

A lenda do Negrinho do Pastoreio revivida.
Público atento ao desfile.

Gauchada na avenida.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Jayme Piva para patrono da Feira do Livro de Santiago

1 comentários

A Feira do Livro de Santiago está prevista para acontecer de 18 a 21 de novembro. E mais uma vez a Secretaria de Educação e Cultura de minha cidade trabalha para fazer um grande evento, destacando o trabalho dos escritores santiaguenses e atraindo os leitores. Nos próximos dias deve acontecer a escolha do patrono da Feira do Livro.

Abro meu voto e deixo como sugestão o nome de Jayme Camargo Piva, autor do excelente livro Aqui me Tens de Regresso e do novíssimo Os Seios de Joana (que ainda não tive oportunidade de ler). Trata-se de um escritor magnífico que merece receber uma justa homenagem de sua terra por sua construção literária, que agora encontra espaço também como colunista do jornal Expresso Ilustrado. Além de quê, o Jayme é o herdeiro cultural do grande sambista e poeta Túlio Piva.

Há poucos dias, conversei com o amigo Oracy Dornelles sobre essa ideia e ele foi totalmente de acordo: também considera que Jayme deve e merece ser homenageado por sua cidade. E assim como ele, acredito que muitos outros amigos do meio cultural santiaguense são favoráveis a essa sugestão, a ser apreciada por nossa secretaria de Educação, Denise Cardoso.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Galpão Crioulo da Prefeitura vira ponto de encontro

0 comentários


Fotos: Éden de Paula

Desde que foi oficialmente inaugurado com a chegada da Chama Crioula, o galpão nativista do Largo 04 de Janeiro tem sido parada obrigatória para peões e prendas de Santiago. O local serve de encontro para amigos, uma boa prosa e uns goles de chimarrão, tornando-se um atrativo para integrantes de entidades e escolas de Santiago. Na foto acima, alunos do Colégio Medianeira visitam o Galpão Crioulo, devidamente pilchados. E não esqueça: na próxima segunda-feira acontecerá o desfile de 20 de Setembro, a partir das 9h20.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Minha maior qualidade...

0 comentários
Quando criança, a Semana Farroupilha causava em mim um efeito inversamente proporcional ao de muitos dos meus colegas na escola Sílvio Aquino. Enquanto muitos ficavam animados e aproveitavam para ir à aula de bota, lenço e bombacha eu ia para a aula no meu estilo (sem estilo) de todos os dias. Afinal, uma pilcha custava dinheiro. E por mais que eu pudesse querer, minha mãe dizia que eu não podia ter. Coisa supérflua para usar uma vez e só no ano. Não dava. Melhor era comprar um tênis e uma calça pro ano todo.

Tudo bem, então. E assim, então, nada de dançar com a prenda bonita. (Talvez por isso eu não tenha aprendido a dançar). Semana Farroupilha era época de servirem arroz-de-carreteiro na merenda. Outro empecilho pra mim, que não comia carne. Chimarrão? Não achava graça nessa água verde e amarga. Eca. Hoje em dia até engulo.
******
Se não podia ter bota e bombacha e nem dançar música nativa ou mesmo comer "carreteiro", que graça teria para mim a tal Semana Farroupilha? E pior: como me considerar gaúcho de verdade? Tá bem, na aula de História a professora explicava sobre a bravura riograndense. Depois, na frente da escola a gente entoava em coro o "de modelo a toda terra".

E, assim, cresci, sabendo o quanto o Rio Grande era grande. E que bom ter nascido aqui nesta terra que é muito fácil de amar. Aprendi que para ser gaúcho não é preciso usar bombacha, tomar chimarrão ou comer churrasco -E talvez eu não faça essas coisas de birra, pelo passado-. Para ser gaúcho, não é preciso nem ter nascido no Rio Grande do Sul, mas abraçar esse Estado como sendo seu. E também cultivar a paz, que é a maior das riquezas desta terra. Pensando assim, percebo que ter nascido gaúcho foi minha melhor herança...

... E ser santiaguense eu sempre considerei a minha maior qualidade.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Casa do Poeta de Santiago no jornal Zero Hora

1 comentários

Recorte de uma matéria que saiu no jornal Zero Hora, no dia 08 de setembro de 2010, sobre a inauguração da sede da Casa do Poeta de Santiago. Legal, né?

PS: É óbvio dizer mas... clique para ampliar.

Escolha o filme que o Brasil vai indicar ao Oscar

0 comentários

Trailer de Nosso Lar: belíssima produção com atores que parecem interpretar uma peça de colégio.


Trailer de As Melhores Coisas do Mundo: o meu indicado


Numa iniciativa inédita, o Ministério da Cultura abriu para os brasileiros a possibilidade de ajudar a escolher o filme que será indicado pelo país para disputar uma vaga no Oscar 2010. Achei muito bacana isso, afinal, ano após ano me desesperava vendo aqueles júris de críticos escolhendo os filmes que seguiam uma "fórmula do Oscar", na ânsia de conseguir a aprovação da Academia de Ciências Cinematográficas.

E, com isso, obras como Cidade de Deus e Tropa de Elite foram relegadas para dar lugar a outros, que passaram muito longe de conquistar a indicação. Para dar nos dedos dos críticos, Cidade de Deus se tornou o filme brasileiro mais admirado no mundo inteiro, tendo concorrido tardiamente a quatro indicações ao Oscar (por conta da Miramax e não dos brasileiros), enquanto que Tropa de Elite chegou a conquistar o Leão de Ouro de Melhor Filme, no disputadíssimo festival de Berlim. Pois bem, mas e quem disse que a voz do povo é a voz de Deus? Neste ano, com a possibilidade do público ajudar a escolher o representante, adivinhe qual desponta na preferência popular? O filme Nosso Lar, baseado no livro de mesmo nome de Chico Xavier.

Devo dizer que li o livro, que é uma das "bíblias" do espiritismo brasileiro, uma obra muito emocionante mas que deu lugar a um filme aparentemente insosso. Não assisti ainda, mas só pelo trailer já dá para tirar a "febre": belíssima produção, efeitos especiais nunca antes vistos no cinema nacional, porém interpretações dignas de peça de teatro de colégio.

Enquanto isso, filmes explêndidos como As Melhores Coisas do Mundo surgem com uma votação bem aquém do que mereciam. Ao passo que vai, "Nosso Lar" poderá conquistar a indicação ao Oscar.

Qual filme brasileiro você gostaria de ver concorrendo ao Oscar 2011?

As Melhores Coisas do Mundo
A Suprema Felicidade
Antes que o mundo acabe
Bróder
Cabeça a Prêmio
Carregadoras de Sonhos
Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos
Chico Xavier
É Proibido Fumar
Em Teu Nome
Hotel Atlântico
Lula, o Filho do Brasil
Nosso Lar
Olhos Azuis
Ouro Negro
O Bem Amado
O Grão
Os Inquilinos
Os Famosos e os Duendes da Morte
Quincas Berro D’água
Reflexões de um Liquidificador
Sonhos Roubados
Utopia e Barbárie

Clique aqui para votar

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ataliba e eu...

0 comentários
... no tempo da brilhantina.

Um pedacinho de Santiago

1 comentários


Tava olhando no Youtube e achei esse vídeo, postado por mim em 2007. Mostra um pedacinho do centro de minha cidade e teve mais de 800 acessos, sem nunca ter sido divulgado.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Raiz no Pampa

2 comentários


Na semana passada, por ocasião da inauguração da sede da Casa do Poeta de Santiago, recitei a crônica A Raiz no Pampa, de Caio Fernando Abreu, onde ele conta sobre a última visita que fez a Santiago, sua terra natal. O vídeo acima foi feito por minha namorada, a Tainã. Confira minha performance como ator (mentado), clicando no vídeo acima. Mas não deixe de conferir o texto original do Caio, clicando aqui.

Clube de Música Amigos de Beethoven

0 comentários
Parte dos integrantes do Clube de Música Amigos de Beethoven.

Dr. Pedro, Bordinhão, Rose, dr. Disconzi e a professora Dinorá.

Oracy Dornelles e o mestre Beethoven.

Graziela, Oracy e Marília.

No sábado, a Tainã eu fomos convidados pelo meu amigo Oracy Dornelles a participar de seu retorno ao Clube de Música Amigos de Beethoven, do qual ele foi membro-fundador em 1980. A reunião aconteceu na casa da Marília Pesce Silveira. Às 8h30 em ponto, o Oracy nos esperava na frente da casa da anfitriã da noite. Chegamos. E lá encontramos outros amigos: a Rose Bordignon e seu esposo, o doutor Arlindo Disconzi, a advogada Iara Castiel, o dr. Pedro, o Jaime, o Bruno Immich, o professor Albino Lamperti, a Graziela, a professora Dinorá Campello. Todos profundos conhecedores de música clássica.

Felizes pelo reconhecimento que o Clube de Música Amigos de Beethoven obteve por conta das comemorações de 30 anos, ocorrida recentemente. Por algumas horas, esquecemos da vida lá fora e sintonizamos nossos corações e mentes na obra do maior mestre da Música Verdadeira.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sadi Machado: entrevistado da semana no programa Palavras e Ondas

0 comentários
Sadi Machado, devidamente pilchado, ao lado de Vanderlei Machado e da Janice Trombini.

O programa Palavras e Ondas, apresentado todos os sábado, das 14h às 15h, na rádio Central FM se configurou num importante espaço de divulgação da cultura, abrindo espaço para a música, a literatura, o teatro e diversas outras formas de expressão artística. O programa é apresentado por Lígia Rosso e César Braga. Em primeiro lugar, a direção da rádio merece todos os elogios por possibilitar esse importante espaço, mostrando que o seu fantástico comprometimento comunitário.

E neste sábado, 11, o popularíssimo Sadi Machado será atração como entrevistado no programa. O Sadi é um artista excepcional da minha cidade, compositor de célebres canções como Mãos Abençoadas, que homenageia as parteiras de campanha, figuras tradicionais do Rio Grande. Confira um trecho:

Parteira velha de mãos abençoadas
Esteio de vida para a vizinhança
Curtida de tempo, de sol e de geadas
Anciã na idade, alma de criança
Partejando filhos pelas madrugadas
Deste luz a sonhos prenhes de esperança.

Outra dele, que gosto muito e considero genial é a Candidato Mal de Vida, que conta a história de um político em busca de votos. (O Sadi foi vereador e disputou a eleição algumas vezes. Daí, a inspiração para a obra).

Negra, meu bem
no calçadão e na praça
Beija e abraça todos os nossos "eleitor"
Leva pareio, preto, branco e mal trajado
Porque voto de pelado vale igual ao de doutor.

Enfim, essas duas composições são apenas uma mostra do potencial poético do grande Sadi Machado, a quem admiro por demais. Imperdível, portanto, o programa Palavras e Ondas deste sábado, a partir das 15h, na rádio Central FM. Produção da Casa do Poeta de Santiago. Para ouvir, clique no logotipo da rádio, ao lado.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Miguel Bianchini e Tarso Genro

1 comentários

Acessando o blog do vereador Miguel Bianchini, catei essa foto aí para postar no blog, com a licença do meu amigo. Trata-se de uma grande liderança do PP apoiando o candidato Tarso Genro, que é do PT.

Podem até dizer que o Bianchini não estaria sendo coerente com o partido, que apoia a candidatura de Yeda Crusius, do PSDB, mas antes de qualquer coisa, vejo que ele está sendo coerente com sua ideologia, pois acredita na competência de Tarso Genro para governar o Estado.

Eu também voto em Tarso Genro e desde o ano passado tenho dito que ele ganhará o governo estadual. Espero que isso aconteça ainda em primeiro turno, para evitar aquele pavoroso sopão de siglas partidárias e interesses múltiplos. Cada qual com um prato na mão reivindicando sua participação na panela do Governo.
*****
Mas falando na vitória de Tarso Genro, lembrei que outro dia o amigo Júlio Prates escreveu que estava preocupado com o Censo 2010. Ele acredita que Santiago pode não atingir os esperados 51 mil habitantes, o que acarretaria menor arrecadação de dinheiro através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), fora outras questões, como mais vagas na Câmara de Vereadores.

A sugestão que eu daria, então, para o nosso amigo João Pedro Peruffo, coordenador do IBGE de Santiago: que deixasse para concluir o Censo em janeiro, logo que o PT assumir o Estado. Afinal, vários santiaguenses que estão trabalhando atualmente no Governo do PSDB iriam voltar para casa, ocasionando o aumento de nossa população...

Alemão: na corrida por Chicão

0 comentários
Foto copiada do blog do Chicão.

Outro dia conversei com o Alemão, uma figura popularíssima na minha cidade. Ele estava feliz da vida por estar empunhando pelas ruas a bandeira do Chicão Gorski, candidato a deputado estadual, enquanto faz o treino habitual para se manter em forma. Acontece que o rapaz, cujo nome é Cleiton Vargas de Melo, é corredor de rua e já disputou (e conquistou) diversas maratonas e rústicas pelo Estado. No ano passado, ele realizou o sonho de participar da Corrida de São Silvestre em São Paulo. Por ora, enquanto ajuda Chicão a vencer na corrida eleitoral, o Alemão já vai sonhando também em disputar mais uma vez a grande maratona paulista.

Vaidade imortal

0 comentários

Conforme já tinha comentado, eu participei do desfile de Sete de Setembro, ao lado de amigos e integrantes da Casa do Poeta de Santiago e também do projeto literário Santiago do Boqueirão, seus Poetas quem São. Uma coisa engraçada, que até comentaram comigo, foi que quando passamos em frente do palanque oficial do desfile, o comunicador Éden de Paula citou o nome de alguns dos que faziam parte do desfile, chamando-os de "imortais", numa associação com o termo que designa os membros da Academia Brasileira de Letras. Um amigo até brincou comigo: "não sabia que tu era imortal", compreendendo que se tratava de uma brincadeira do amigo Éden.

Só espero que ninguém se sinta ofendido pela brincadeira. Afinal, sabe como é: qualquer coisinha e saem fazendo elucubrações contrárias e conspiratórias, provando que sua inteligência quase sempre é derrotada pela vaidade...

PS: A pintura acima, de Caravaggio, retrata o mítico Narciso, o que admirava a própria imagem, às margens da lagoa de Eco. Serviu de ilustração para as primeiras edições do livro O Alquimista, de Paulo Coelho.

Qui-bi-bi-a-fu-fuUUUUUUUUU!!!

0 comentários

Uau!! Assisti o filme Os Mercenários com meu amigo Chico. Trata-se do novo filme do ator Sylvester Stallone, que conta a história de um grupo especializado em missões de risco, que aceita ir até um país sul-americano para tocar o horror para cima de um ditador e seu exército. O roteiro e os diálogos são risíveis. Mas a ação é primorosa, bem coreografada e merece aplausos.

E, quer saber? Quando um filme reúne Stallone, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Jason Sthanton, Jet Li, Dolph Lundgren e Mickey Rourke e outrões fodões, o que menos importa é o roteiro. É bem como diz o meu amigo Davi: é um filme para assistir bêbado, para se desligar do bom senso e "se gozar".

Ok, não bebemos, o Chico e eu, mas ficamos verdadeiramente embriagados com o sabor fast food (faz mal e faz bem) de Os Mercenários. Um filme de ação que parece ter sido moldado no cinemão de ação dos anos 80, cheio daquelas "frias" que a gente faz questão de acreditar. Filmão, filmão. Fodido, mas também muito foda.

Outro dia, meu amigo Rodrigo Vontobel propôs que os brasileiros boicotassem o filme nos cinemas, já que Stallone fez uma piada com o Brasil (que serviu de cenário para algumas externas do filme). Porém, o boicote não deu certo. Só por aqui, Os Mercenários já faturou mais de R$ 6 milhões nas bilheterias. No mundo todo, o filme se aproxima dos U$ 200 milhões de dólares. E que venha o segundo filme, que bem que podia ter no elenco também o Chuck Norris e o Van Damme para juntar a bagaceirada toda.

Quando o filme terminou, eu olhei pro Chico, que tava com o sorriso nas orelhas e dei um grito de Qui-bi-bi-a-fu-fuUUUUUUUUU!!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Qual o tamanho do seu espartilho?- Artigo do professor Rodrigo Smolareck

1 comentários

Pensando sobre revelações sociais...

Certa vez estava a sombra de uma laranjeira lendo escritos de Serra, um texto datado de dois mil e quatro, e para minha surpresa, durante as confissões que fazia sobre suas angústias frente às represálias moralizadoras postas pelo “aparelhamento” social perguntou sem dó: Qual é o tamanho do espartilho que comprime suas concepções pessoais acerca das coisas do mundo? Ao ler a interrogação fiquei tão incomodado em minha intimidade intelectual que tive vontade de gritar. Claro que me controlei! Todavia minha inteligência “criminosa” não me deixou descansar: matutei, matutei e como diz nosso querido amigo Rubem Alves quando a cabeça engravida de ideias o sofrimento faz parir novas possibilidades de pensar as coisas, de fato.

Minhas leituras, minhas escutas, enfim, minhas percepções, inacabadas e inconclusas fazem com que olhe eu para “meus espartilhos”, meus olhares estreitos diante da grandeza dos fenômenos do mundo, mas também me fazem pontuar a preocupação que tenho com a fragilidade que as pessoas revelam diante de valores que concidero cerne para a cidadania: seriedade, sinceridade, competência, dignidade entre tantos outros que poderia recitar por semanas a fio.

A sensação que tenho é um tanto “feia”, pois vejo muitos, verdadeiras fileiras de gente “ espartilhadas” pelo fel da hipocrisia: uns ditando verdades fechadas acerca de uma vertente uniformizada do ser humano, coisa descabida, outros apostando na cegueira de quem de tanto olhar já enxerga sem ver os movimentos instalados com nuances de sabotagem quando o assunto é a promoção ou a potencialização do ser humano.

Resta-me pedir, com o carinho e o respeito que compete oferecer a cada leitor, para que olhe “seu espartilho” e reconduza, pela pedagogia do bom senso, todas as atitudes que esmagam as possibilidades de revelação do crescimento e da evolução humana.


Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial, e-mail: profpedagogia@zipmail.com.br

Do meu arquivo fotográfico: Chicão e o Criança Feliz

0 comentários
Chicão e ex-integrantes do Criança Feliz.

Ontem, durante o desfile da Semana da Pátria, encontrei o Chicão Gorski, ex-prefeito de minha cidade e que concorre a deputado estadual. Trocamos duas ou três palavras, porque é impossível conversar um pouco mais com ele em público, já que todos se achegavam querendo abraçá-lo, cumprimentá-lo e dar o seu apoio.

Ao vê-lo recebendo o carinho das crianças que chegavam gritando o seu nome e disputavam um abraço ou um aperto de mão, me veio à mente a foto acima, que fiz a alguns anos. Na época, Chicão era o prefeito e fazia uma das tantas visitas ao projeto Criança Feliz (hoje escola de turno oposto), que oferece aulas de reforço escolar, alimentação, oficinas de dança, música, esporte e muito mais. As crianças da foto hoje são jovens que ganharam um futuro melhor, assim como todos que fazem parte desta escola que reúne mais de 500 crianças. Chicão sempre cuidou do Criança Feliz como um pai cuida de seus filhos: com o máximo carinho.

A escola Criança Feliz é um dos tantos motivos pelos quais eu voto em Chicão para deputado estadual.

Desfilando pela Pátria e pela cultura

0 comentários


Fotos de Denilson Cortes/Jornal Expresso Ilustrado

Ontem, terça-feira, 07 de Setembro, participei do desfile de encerramento da Semana da Pátria, junto com amigos e integrantes da Casa do Poeta de e do projeto literário Santiago do Boqueirão seus Poetas Quem São. Hoje, quarta-feira, 08, encontrei um amiga que disse ter visto a hora em que eu desfilava e que ela até acenou, mas eu não a vi. Acontece que durante o desfile eu procurei só olhar para a frente, para não perceber a multidão ao longo da avenida Júlio de Castilhos. Senão, eu ia ver um amigo aqui, uma amiga ali e ia ficar me acenando durante o desfile como se fosse uma Miss Brasil...

Música do Dia: One Of Us

1 comentários


"E se Deus fosse um de nós? Apenas um preguiçoso como um de nós..."

By Joan Osborne

domingo, 5 de setembro de 2010

Crossover em Santiago do Boqueirão...

2 comentários
Foto de Vanderlei "Bond" Machado

Não é todo dia que acontece um crossover Marvel e DC. Mas aconteceu em Santiago, na inauguração da Casa do Poeta. Eis o Homem de Ferro, a Batgirl e o Batman (nicks de MSN) de Davi "Stark" Damian, Tainã "Gordon" Steinmetz e Márcio "Wayne" Brasil.

sábado, 4 de setembro de 2010

Um novo espaço cultural para Santiago

0 comentários
Visão parcial do público presente. (Fotos Rafael Nemitz e Tainã Steinmetz)

Parte dos diretores da Casa do Poeta.

Biblioteca de escritores santiaguenses. Gentileza: Rimar Móveis.

Obra de Adriana Madrid.

Zé Lir, Bianca e George.

Vanderlei e Clodinei.

Zé Lir Madalosso e Jones Diniz.

Giovani e Karla.

Tainã e eu (Não deu tempo de fazer a barba)

Nesta sexta-feira, em Santiago, aconteceu a inauguração da sede da Casa do Poeta de Santiago- Casa Caio Fernando Abreu, que é um novo espaço cultural para a nossa cidade, que busca se somar aos já existentes. O objetivo é de valorizar a obra e destacar a obra de quem produz literatura, mas também agregar outras formas de expressão artística. Em especial, a casa faz referência homenagem ao escritor Caio Fernando Abreu, através de livros, fotos, biografia, pensamentos etc. Para os organizadores deste espaço, foi uma grande emoção contar com um público tão seleto.

Tivemos lá pessoas como o ex-prefeito José Francisco Gorski, o Chicão; o vereador Miguel Bianchini, a secretária de Educação e Cultura, Denise Cardoso; o professor João Batista Borges; a presidenta do Centro Cultural, Enadir Vielmo; os diretores da URI Michele Beltrão e Jorge Padilha, o jornalista João Lemes; os escritores Clodinei Silveira Machado, Zé Lir Madalosso, Therezinha Lucas Tusi, Camila Jornada, Fátima Friedriczewski, Rafael Nemitz, Augusta Velasco, Dinoráh Campello, Rodrigo Neres e outros tantos amigos lá estiveram.
******
E prossegue neste sábado, 04 de setembro, a programação de inauguração da Casa do Poeta de Santiago. Às 19h acontecerá o lançamento do livro Sementes Literárias, do escritor Clodinei Silveira Machado, que estará autogrando a sua obra durante o coquetel. Nas próximas postagens, trarei mais informações.


Para conferir mais fotos, clique aqui.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Casa do Poeta de Santiago inaugura sede hoje

0 comentários

Hoje, a partir das 19h, começam as atividades de inauguração da sede da Casa do Poeta de Santiago, localizada na rua Silveira Martins, nº 1432. Confira o cronograma completo do evento e prestigie!


Acesse o blog da Casa do Poeta de Santiago: http://casadopoetadesantiago.blogspot.com