terça-feira, 31 de agosto de 2010

Amigos na festa dos Melhores do Ano

3 comentários
Sidi, Tainã e eu.

Karla e Giovani Pasini.

"Meu nome é Machado. Vanderlei Machado."

No sábado passado, aconteceu a festa Os Melhores do Ano, promovida pelo jornal Expresso e Agência Oficial, conforme comentei em postagens anteriores. Volto a falar sobre isso só para postar algumas fotos de nossa turma de amigos que estava por lá: a Karla e o Giovani Pasini, o Sidi, eu e a Tainã e o elegantíssimo James Bond santiaguense, o Vanderlei Machado. A festa tava boa, sim. Mas o melhor, pra mim, era estar entre grandes amigos. Por lá, ainda pude cumprimentar o Cassal, o Éldrio, o Jones, a Marisa, a Marcinha, o João, a Sandra, o Weiller e vários outros amigos.

Estatísticas do blog em agosto

0 comentários

Último dia do mês de agosto. Neste mês, o blog teve um total de 30.551 acessos. A maior parte deles, claro, do Brasil. Mas o blog registrou visitas também dos EUA, Portugal, Argentina, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Holanda e outros países. Dos visitantes, 50% são usuários do Internet Explorer; 34% do Firefox e 13% do Chrome, entre outros navegadores. O blog parceiro que mais enviou visitantes foi o do jornalista Júlio Prates, num total de 284 visitantes que migraram do blog dele para o meu. Neste mês, a postagem mais visualizada foi uma que inseri ainda no mês de maio, quando a vocalista Hayley Willians, do Paramore, "pagou peitinho". Essa postagem trouxe 754 visitantes só em agosto. Nos meses anteriores, houve mais. Em segundo lugar, Cléo Pires na Playboy trouxe 520 visitas e o PC estúdio de tatuagens, em terceiro, com 482 visitantes.

E agora, José?

0 comentários
A campanha de José Serra já pode servir para estudos de acadêmicos de Publicidade e Propaganda como exemplo de "Como não fazer sua campanha de marketing", devido aos tantos erros cometidos por seus marqueteiros. Por sua vez, os propagadores de Dilma Rousseff não perdoam e dão show de criatividade. Veja só esse e-mail que recebi, de autoria do professor Leandro Parise, que usou dos famosos versos de E agora, José?, de Carlos Drummond de Andrade, para compor uma obra em "homenagem" ao Zé do PSDB.

E agora, José?

A festa acabou,
a Dilma ganhou
o Índio sumiu,
a Globo mudou..
e agora, José?
e agora, você?

você que é sem graça,
que zomba da massa,
você que fez plágio
que amou o pedágio
e agora, José?


Está sem “migué”
está sem discurso,
está sem caminho..
não pode beber,
não pode fumar,
cuspir não se pode,
nem mesmo blogar?

a noite esfriou,
o farol apagou
o voto não veio,
o pobre não veio,
o rico não veio..
não veio a utopia
não veio o João
tão pouco a Maria

e tudo acabou
o Diogo fugiu
o Bornhausen mofou,
e agora, José

E agora, José ?
Sua outra palavra,
seu instante de Lula:
careca de barba!
sua gula e jejum,
sua favela dourada
sua “São-Paulo de ouro”
seu telhado de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora ?

com a chave na mão
quer abrir qualquer porta,
não existe porta;
o navio afundou
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
nem Rio, Bahia, Sergipe, Goiás..
José, e agora ?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa da despedida
e a Miriam tirasse…
se você dormisse,
se você cansasse,
como o leitor do Noblat
se você “morresse”
Mas você não morre,
você é vaso “duro”, José !

E sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem megalomania
Sem Folha, O Globo, Estadão, o Dia..
sem Cantanhede
para se encostar,
sem o cheiro da massa
pra você respirar..

e sem cavalo grego
que fuja a galope,
sem o Ali Babá
pra lhe arranjar algum golpe,
você marcha, José !
José, pra onde?
pra sempre?

E agora, José?
Se quando a festa acabou, o povo falou
que sem você, podia muito mais..
Então, nesse caso: Até nunca mais, José!

Mensagem do meu amigo César Dors.

0 comentários

Querido amigo, saudades mil. Fiquei muito feliz, quando li no teu blog, que a casa do poeta Caio Fernando de Abreu está sendo preparada para receber pessoas ligadas a cultura. Sabes que sou fã do Caio, penso que para Santiago é um passo muito importante em preservar a memória do Caio. Parabéns a todos vocês pelo trabalho. Santiago merece ser conhecida pelos seus poetas, escritores, músicos etc. Estou muito feliz pela iniciativa. Abraços.

P.S: quando vais aparecer? Estou com piscina e quiosque, o verão promete, venha...

César Dors (de Cruz Alta)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Na festa Os Melhores do Ano....

0 comentários
Foto: Marcinha Fontana

No último sábado, aconteceu na minha cidade a festa Os Melhores do Ano, que foi um grande sucesso. A começar pela decoração do Armazém das Flores, que transformou a estrutura do Grêmio (clube social onde aconteceu o evento). Segundo, pela lista de premiados. Terceiro, pelo excelente jantar, do Buffet do Dorinho. E, por fim, pelo ótimo show dos atores Lucas Krug e Cris Pereira, que apresentarão o espetáculo Primeiro as Damas. Tive a satisfação de dividir a mesa com os amigos Giovani e Karla Pasini e com meu amigãozão Sidinei Garcia e próximo do sargento Cassal Brum. Depois, o grande Vanderlei Machado juntou-se a nós e formamos a nossa pequena máfia. Acima, uma foto de bastidores: os candidatos a deputado estadual, Chicão Gorski, e federal, Luis Carlos Heinze, foram dar um abraço nos atores que, ao final do espetáculo, foram muito assediados pelo público.

Mais tarde, retorno com outros assuntos. Abração.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

"Primeiro as Damas" neste sábado na festa Os Melhores do Ano

0 comentários
Neste sábado, 28, acontece a festa Os Melhores do Ano em Santiago, promovida pela Agência Oficial, com o apoio do jornal Expresso Ilustrado. Trata-se de uma festa que premia empresas e profissionais mais lembrados através de pesquisa de opinião pública. Após a premiação e o jantar será apresentado o espetáculo Primeiro as Damas, com os atores Cris Pereira e Lucas Krug, que tornaram famosos personagens como Jorge da Borracharia, seu Cucar, Claudiovaldo Nogueira e outros, que fazem grande sucesso no Youtube. Se você não conhece, dá uma conferida nos vídeos abaixo. Se quiser conferir ao vivo, ligue para o fone 3251-1717.









quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Santiago terá uma casa para Caio Fernando Abreu

12 comentários
Caio Fernando Abreu, em frente da casa onde viveu, em Porto Alegre.

Em Porto Alegre, um movimento liderado pela ativista cultural Andréa Beheregaray luta pela preservação da casa onde morou o escritor Caio Fernando Abreu no bairro Menino Deus. E graças ao grande número de admiradores da obra de Caio F., o movimento tem ganhado cada vez mais apoiadores da ideia de transformar a casa num centro de cultura a ser mantido pela prefeitura ou Estado, estruturando o espaço com acervos do escritor. (Leia mais aqui)

Integrantes da Casa do Poeta de Santiago, trabalhando pela cultura.

A luta de Andréia encontra eco também em Santiago, já que nossa cidade também deverá ganhar o primeiro espaço urbano a destacar o escritor Caio Fernando Abreu, fazendo valer sua importância também em sua terra-natal. A iniciativa é da Casa do Poeta de Santiago, presidida pelo escritor Giovani Pasini, e que tem como patrono perpétuo o autor de Morangos Mofados, Ovo Apunhalado e diversas outras obras que revolucionaram a literatura brasileira.

Até o amigo Vanderlei Machado pegou no serviço.

Há vários dias, os integrantes da Casa do Poeta tem se mobilizado para estruturar o novo espaço cultural de Santiago, que será inaugurado no dia 03 de setembro, sendo que o investimento para manter tal espaço é dos próprios integrantes, com o apoio de incentivadores e de empresas locais. Nas fotos acima, o leitor observa o esforço de alguns membros da Casa do Poeta, engajados na limpeza e estruturação da casa Caio Fernando Abreu, que se localiza na esquina entre as ruas Silveira Martins e General Canabarro.

Com a criação deste espaço, Santiago demarcará mais um importante passo pela urgente e necessária valorização da obra de Caio F, a exemplo de cidades como Cruz Alta, que inteligentemente soube destacar o legado de seu conterrêneo Érico Veríssimo. A intenção dos integrantes da Casa do Poeta de Santiago- Casa Caio Fernando Abreu é de somar-se a outros movimentos culturais já existentes na cidade. O novo espaço contará com exposição permanente do projeto literário Santiago do Boqueirão, seus Poetas Quem São?, terá salas de leitura, com acervo de escritores santiaguenses, fotografias de Santiago, pinturas, oficinas de produção textual, também abrigando lançamentos de obras e agregando outros artistas.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Oracy Dornelles

0 comentários


Eis um vídeo de nosso poeta-maior, Oracy Dornelles, lendo um soneto feito em homenagem a Santiago, sua cidade.Foi filmado por ocasião do lançamento de seu último livro. Só não repare que o incompetente do cinegrafista (no caso, eu), cortou a gravação quando o Oracy iria pronunciar a última palavra: Santiago.

Meus dias colorados...

0 comentários

Outro dia em nosso programa de rádio Expresso no Ar, lá na Central FM, eu disse que estava feliz pelo Internacional ter conquistado o bicampeonato na copa Libertadores da América. Disse ainda que apesar de ser gremista, eu sempre torcia pela vitória dos colorados porque também me considerado um tanto colorado, já que meu pai é torcedor do Inter e que eu era gaúcho, afinal. Pois bem, a Sandra Siqueira me chamou de melancia que isso não existia e né, né, né. Eis a prova que, apesar de meu "coração" ter optado pelo Grêmio, o condicionamento familiar bem tentou me levar pros lados do Beira-Rio.

Note que eu usava camiseta e calção do Inter. Como dizia minha mãe, "todo de vermelho assim eu parecia um diabinho procurando serviço"...

Pitadas no Twitter

1 comentários

O Twitter é uma rede social que vem ganhando cada vez mais força, graças a instantaneidade e a interatividade entre os usuários. E é justamente por causa do Twitter que muita gente tem deixado o Orkut de lado (bem, eu pelo menos pouco acesso o Orkut...). Criei minha conta no site em março de 2009 e, desde então, atualizo regularmente. Se você não encontrar postagens recentes por aqui, é bem provável que eu "esteja" lá pelo Twitter dando alguns pitacos sobre tudo e sobre nada. Confira alguns:

Marina Silva se aproxima de Serra nas pesquisas eleitorais. Ela subiu? Não: ele é que não pára de cair...
*******
Cheguei hoje de uma viagem no tempo. Vim da década de 90. Onde estão a Legião Urbana, Engenheiros e Paralamas? E o que é Restart? o_0
*******
Hoje me disseram que a Ivete Sangalo é a maior e melhor cantora do Brasil. Fiquei deprimido...
*******
Eu não me incomodo quando vejo pessoas escrevendo "encomodo". Apenas tenho vontade de rir.
*******
A política se modernizou? Nem tanto: hoje se usa Blog, Twitter, Facebook e Youtube para dizer o mesmo que o Jânio Quadros já dizia.
*******
Dilma tem o maior espaço de rádio e TV em seus programas. Não bastasse, o nome dela é o mais pronunciado no espaço do Serra.
*******
Eu "si" divirto assistindo as propagandas eleitorais. Tem gente que não tem o menor jeito pra política.
*******
"Serra. Votando nele, você não Erra, pelo bem da nossa Terra". Seria óbvio se esse fosse o jingle, mas melhor do que chamá-lo de "Zé"
*******
Se a campanha de 2003 do Lula foi um exemplo de sucesso, a do José Serra 2010 (agora o Zé...) é uma sucessão de trapalhadas.
*******
Minha cidade pode até não ser a melhor do mundo. Mas ela bem que tenta.

Acesse e me siga em twitter.com/MarcioBrasil

Durma com barulho de chuva

0 comentários

Quem não gosta de dormir com aquele barulhinho de chuva caindo lá fora? Parece que diante disso a nossa cama fica ainda mais aconchegante e o nosso descanso mais revigorante. E que tal dormir com isso todos os dias? Basta acessar o site http://www.climachuvoso.com.br e deixar a caixa de som na altura desejada. Pronto: barulhos de pingos, trovões e ZzZzZzZzZZZZzZzZzZzZz....

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pitacos políticos

1 comentários
Dilma com 46%? Bem, o Serra tem que ver o lado bom. Afinal, vai economizar a grana que gastaria num 2º turno, que não vai ter.
*******
O Serra tem o Índio de vice. E a Dilma, algum Cacique?
*******
Palavras da diarista aqui de casa: "Acho que vou votar na Dilma só por causa do Lula. Eu gosto dele."
*******
O que é pior? Quando os políticos criam jingles "originais" ou fazem plágio de canções famosas, embalando suas campanhas?
*******
Ganhei um santinho da Manuela D'Ávila. Vou mandar fazer um pôster...
*******
O que é pior: um fanático religioso, um fanático por futebol ou um partidário político ferrenho?
*******
Pior argumento de um candidato a deputado federal. "Quero me eleger para enfrentar os poderosos de Brasília".
*******
Ainda fico com o do Tiririca: "Pior que está, não fica". Se tem tantos palhaços na política, que tal colocar lá um genuíno?
*******
No Brasil, 900 políticos já foram cassados por compra de votos. Só que é quase impossível fazer campanha neste país sem levar "mordida".
*******
É claro que o Brasil tem políticos corruptos. Afinal, espelham o próprio povo que representam, que também é corrupto.
*******
Não tenho nada contra a Yeda Crusius. Até torço que ela se aposente pelo Estado, com um ótimo salário, a partir de janeiro de 2011.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Depois do polvo, a vaca vidente diz que Dilma será presidente!

0 comentários

O polvo Paul fez sucesso na Copa do Mundo prevendo muitos resultados acertadíssimos. Mas eu apresento a vaca Mimosa. Ela não tá muito ligada nessas pesquisas do Ibope ou Datafolha. Aliás, as únicas folhas que a Mimosa conhece são as que ela se alimenta. Mas ela sabe das coisas e não é uma Maria-vai-com-as-outras. Ela é uma vaca livre que acredita na democracia e exercita sua cidadania. E a Mimosa previu: nada de Serra:

- A Dilma será presidente.

Garantiu Mimosa, a vaca vidente.

Os vampiros que se mordam

0 comentários


Estreou nos EUA o filme Vampire Sucks, que no Brasil vai se chamar "Os Vampiros que Se Mordam" e que tira um sarro da "saga" Crepúsculo. Ficará mais engraçado se você tiver assistido alguns dos filmes da série.

Post dedicado ao meu amigo Andrei Lopes, que é fã da Bella, Edward e Jacob. Eehehehe.

O que trouxe alguns internautas até aqui (7)

0 comentários

Com vocês mais uma estupenda, maravilhosa, incrível, inusitada e absolutamente inútil postagem com algumas buscas registradas pelo blog na última semana, mantendo a grafia dos internautas.

  • personalidades do paraguai- Fora a Larissa Riquelme?
  • serra come todo mundo- Até o Damião.
  • Chicão deputado- Se depender das pesquisas, nosso ex-prefeito tá eleito.
  • Descobri que sou gay aos 50 anos- Nunca é tarde para começar a dar o seu... amor.
  • Divagações sobre as fotos de Cléo Pires na Playboy- Será a minha tese de mestrado.
  • Triticola vai acento- Não sei, mas tem vários assentos por lá.
  • Kamila Riquelme nua- Não sei quem é, mas o sobrenome é Riquelme. Me interessa.
  • Vídeo pornô da mulher da Farmácia de Uruguaiana- Da mulher da farmácia? Não seria uma propaganda institucional de preservativos?
  • registro de ataqui de lobizomem- Não era um lobisomem. Era um burro.
  • Rede Vivo quem é o dono- O "vivo" do Brandão.
  • eu amo uma garota só que ela mora em cacequi- Ei, isso dá letra de música. Saca só: eu amo uma garota, só que ela mora em Cacequi. Ela gosta de melancia e eu gosto mais é de caqui.
  • renata fan historia de sexo- Fora as que ela viveu nos meus sonhos? Não sei nenhuma.
  • o que posso dizer sobre uma pessoa pretensiosa- Diga que ela é o máximo. Ela vai adorar.
  • quais são os habitos dos lobisomens- Depende do dia da semana.
  • foto hayley willians madrugada de 29 de maio- Nesse dia a safadzzzinha mostrou as jóias da família. Aqui.
  • resultados das 14hs do jogo do bicho do dia 18/08/2010- Putz. Esse eu também perdi.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Música do dia: I miss You

2 comentários


By Haddaway.

Os amigos de Beethoven

3 comentários
Integrantes atuais do CMAB

De 25 a 27 de agosto, o Centro Cultural vai abrir para uma programação especial que marca os 30 anos do clube de música Amigos de Beethoven, entidade que reúne admiradores da música clássica e que mantém viva a arte dos grandes mestres. Já no dia 28, acontece um concerto aberto com os músicos Dinorá Campello, Bruno Immich e Diogo Bonato, às 20h30min na Igreja dos Mórmons. O surgimento dos amigos de Beethoven remete a uma viagem no tempo, rumo ao 20 de agosto de 1980, quando se cruzaram os caminhos de dois militares, um poeta, um médico e um funcionário público, reunidos pelo hábito de ouvir música clássica. |Hugo Jorge de Brito Chaves, Oracy Dornelles, Arlindo Disconzi, Samuel Jornada e Maurício Furtado de Mendonça foram os precursos do grupo, que resistiu ao teste do tempo e ganhou outros adeptos sempre com o mesmo propósito, fazendo do CMAB um pequeno oásis da música clássica em meio ao pampa gaudério.

Em 30 anos, os amigos de Beethoven completaram 687 concertos ordinários (entre os sócios), 34 concertos abertos ao público, 21 concertos especiais (apresentando instrumentistas ou grupos musicais eruditos), realização e apresentação de programas musicais clássicos em várias rádios e a participação em todos os eventos culturais de nossa cidade. Atualmente, o grupo possui 17 sócios ativos, sob a presidência da professora Dinorá Campello. Se hoje Santiago desperta para a construção de uma identidade cultural, é preciso sempre aplaudir as instituições e pessoas que ajudaram a consolidar esse caminho. É por isso que o Clube Amigos de Beethoven merece o carinho de Santiago por seus primeiros 30 anos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Serra "come" todo mundo

0 comentários

Outro exemplo de como José Serra está perdido em sua segunda campanha presidencial: virou piada mundial através do Twitter (nos Trending Topics), por conta de um infame vídeo onde virou um "comedor", graças a uma descuidada associação de palavras. Serra diz: "... como a mãe dele, que eu conheci também. Como a Vânia, que é a sua mulher; como o Damião, como a Andréia, como a dona Maria..."

Que campanha mais imbecil. E recém está começando. Vai dar pra dar muita risada ainda...

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Serra: "Ah, eu sou gaúcho"

1 comentários
Foto: Fábio Berriel

O José Serra anda mais perdido do que cusco em procissão e nem sabe para quê lado se atira e nem de que lado se atiram os seus apoiadores. Em suas primeiras propagandas eleitorais, ele demonstra que está com um sério problema de personalidade: ele pensa que é o Lula. Discursa de forma simples e emocional como o atual presidente que não frequentou muita a escola, mas fez escola na política. Serra se esforça para não parecer esnobe. Se o grande feito dos marqueteiros de Lula foi colocá-lo num terno Armani e fazê-lo parecer mais high society, a operação em Serra é o inverso. Eles tentam tirá-lo do salto alto e afastá-lo da verborragia para aproximar-se do povo. O doutor José tenta ser um "Zé". Tarefa inglória.

O Serra esteve no Rio Grande do Sul. Não achou alguma criança para pôr no colo ou algum velhinho para abraçar. Mas queimou os beiços numa cuia de chimarrão, fazendo de conta que gosta de tomar essa estranho chá amargo. Disse até que "será um gaúcho na presidência", demonstrando que além de não saber quem é, desconhece de onde veio. Para tentear um voto, só faltou dizer que iria torcer pelo Internacional na final da Copa Libertadores da América, mas aí podia perder voto dos gremistas e ele não quis arriscar... (e nem defendeu o Bolsa-família por aqui ou prometeu reforma-agrária, como tem feito lá pra cima).

Mas se ele está tão desbaratado assim, imagine como estão os seus tradicionais apoiadores. Se na última eleição que disputou, Serra contou com o apoio do PMDB e do PP gaúchos, hoje tais aliados em âmbito nacional se bandearam pro lado da Dilma Rousseff. Mas e que tal foi sua surpresa em ver representantes dessas e outras siglas dando-lhe aquele abraço apertado durante sua visita aos nossos pagos? Serra comemora o fato de estar à frente de Dilma nas pesquisas entre o povo gaúcho. Afinal, por aqui há grandes empresários e latifundiários que se identificam com o tipo de governo que implantou em São Paulo. Mas falta convencer o resto do país para reverter esse jogo. Mas para fazer isso, só se Serra fosse Lula. Mas ele não é. Mas mesmo assim, ele tenta...

Leilão vende objetos de Lost

0 comentários



A expectativa dos produtores da série Lost é arrecar mais de U$ 1 milhão de dólares vendendo cerca de 1 mil objetos de cena e artigos usados nas filmagens da série Lost. A Kombi da iniciativa Dharma e que é dirigida por Hurley em determinadas cenas, por exemplo, custa U$ 12 mil. Outros objetos à venda: a cadeira de rodas do Locke, terno do Jack, bilhete da loteria de Hurley, passaporte da Kate, latas de cerveja Dharma e muito mais. Os fãs vão disputar a tapa.


PS: Eu até pensei em comprar alguma das roupas usada pela Kate (Evangeline Lilly), mas juntando todo o meu dinheiro, acho que eu só conseguiria comprar um sutiã dela. Hmmm. Mas não seria uma má ideia...

Hora da pizza

1 comentários

Eu gosto de inventar moda na cozinha e agora, estou tentando me aperfeiçoar como pizzaiolo. Vou até pedir umas dicas pra minha amiga Marcela, lá do Ponto X. Fiz uma pizza domingo e, se não ficou à altura das pizzas que ela faz, pelo menos não foi fora e deu para matar a fome. Mas vou insistir e procurar fazer melhor, até fazer sombra pro Davi, lá da Comilona. Depois de aprender a fazer pizza, vou me encarnar em aprender a acertar o ponto da massa de panqueca. Um desafio para os próximos dias, assim que o inverno terminar. Dá muito trabalho de limpar os respingos de massa que vão parar até no teto...

sábado, 14 de agosto de 2010

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Chicão inaugura diretório (E porque eu voto nele para deputado estadual)

0 comentários

Neste sábado, às 10h, será inaugurado o comitê de campanha de Chicão Gorski, candidato a deputado estadual e de Luis Carlos Heinze, candidato a deputado federal. Será na rua Pinheiro Machado, 2062, no prédio em frente da praça central, bem pertinho da Caixa Federal. Com isso, a campanha dos dois vai se intensificar em Santiago e região. O Chicão está muito feliz com a receptividade que ele está tendo, conseguindo apoio cada vez mais crescente.

Não é a toa. Foram oito anos à frente da administração municipal como prefeito e outros quatro como vice-prefeito, dedicando-se ao máximo pela cidade. É por causa do trabalho de Chicão que Santiago é hoje uma cidade promissora, um pólo regional de desenvolvimento, que se consolidou através de programas como o Minha Casa, construindo centenas de residências para famílias carentes; a escola de turno oposto Criança Feliz, que propicia aulas de reforço e oficinas esportivas e culturais para alunos da rede municipal; o Bola pro Futuro, que promove a inclusão social através do esporte; o Centro de Especialidades Odontológicas, que proporciona atendimento gratuito na área de odontologia. Enfim, são inúmeras conquistas, muito trabalho, muitas obras, muita coisa que fez com que Santiago evoluísse e se tornasse uma cidade diferente, uma das de melhor qualidade de vida no Rio Grande do Sul.

Para mim, como cidadão santiaguense, votar em Chicão será como um pequeno gesto de agradecimento por tanta coisa feita pela minha cidade. Votar em Chicão é o mínimo que eu posso fazer para dizer um "muito obrigado" para esse cara que tanto fez pela cidade que tanto amo. E que, eu tenho certeza, ele sempre leva no coração. Aliás, não há palavra que rime mais com o nosso Chicão do que coração.

Ele tem aquela casca grossa, aquela carranca de gringo enfezado, mas é como um paizão de todo mundo. Afinal, foi dessa forma que ele administrou durante o período em que foi prefeito: assumindo os problemas das pessoas como se fossem os seus próprios. E procurando a melhor maneira de cuidar das pessoas e melhorar a vida delas. Como um pai faria com seu filho.

Ninguém ama aquilo que não conhece, certo? E o Chicão conhece não apenas o nome de cada rua de nossa cidade, mas o nome de cada morador. Ele conhece porque convive com essas pessoas. Não apenas "de vez em quando", "de visita", "de passagem", mas porque mora aqui, frequenta os lugares, conhece a realidade a história de cada família, tem parentes, tem amigos de verdade por toda a região. E isso é muito diferente de pagar um cabo eleitoral.

Através de seu trabalho como prefeito, Chicão ajudou muitas dessas pessoas a mudarem de vida. É diferente de um candidato que cai de paraquedas querendo parecer íntimo das pessoas, usando de velhas artimanhas políticas.

Respeito e ouço qualquer candidato paraquedista que surgir aí na cidade, sempre de forma sazonal, de quando em quando. É um direito que eles tem, de aterrisar por aí. Democracia serve para isso e a gente tem que respeitar. Aí pela região, circulam candidatos como Ernani Polo (PP), Edson Brum (PMDB), Cristopher Goulart (PDT), Pedro Pereira (PSDB), Gilberto Capoani (PMDB) ou Mônica Leal (PP).

Mas para merecer meu voto não basta tapinha nas costas, não basta sorrisinho, não basta promessas, não basta jogar o cabelo ou piscar o olho. É preciso ter conteúdo. É preciso ter confiança e comprometimento verdadeiro com o que a nossa região precisa.

E eu tenho confiança no Chicão, não só pelo que ele tem toda a competência para fazer, mas, sim pelo tanto que já fez. Afinal, confiança é uma coisa que se constrói e isso não se compra e nem se vende. Eu voto em Chicão para deputado estadual.

Afinal, ele é de casa, é da região, é gente nossa. E digo isso com toda a sinceridade, afinal, não tenho nenhum comprometimento com candidato algum. Minha postagem, meu apoio ao Chicão é de coração. De um santiaguense para outro.

Quais meus outros votos? Clique aqui para saber.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

É bacana quando...

1 comentários

... falam bem das pessoas que a gente gosta, né? Ontem encontrei minha amiga Fátima Friedriczewski e conversei um pouquinho com ela sobre sua casa nova, seus gatos e demais coisas simples, corriqueiras e gostosas do cotidiano. Em meio a conversa, ela me perguntou sobre o trabalho da Casa do Poeta de Santiago, o qual ela vem acompanhando de longe, mas que vê com bons olhos. Lá pelas tantas, ela diz que admira muito o Giovani Pasini, presidente da Casa, e que o considera uma liderança notável, diplomático e equilibrado.

Por causa dessa admiração e também pelo crescimento da Casa do Poeta, a Fátima me disse que quer se associar e contribuir com a cultura, lembrando dos tempos em que Santiago possuia uma Confraria Literária, que durou pouco tempo, mas o suficiente para pavimentar caminhos (foi a partir daí que surgiram o jornal literário Letras Santiaguenses, o slogan Terra dos Poetas, vários projetos culturais, a Rua dos Poetas e também a propria Casa).

Mas voltando à Fátima, ela me contou que estava com uma ninhada nova de lindos gatinhos. Quem quiser adotar um (ou ser adotada por eles), basta ligar para ela fone 3251-5446 e combinar.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A verdade está lá fora...

3 comentários

Nesta terça-feira, 10 de agosto, o Diário Oficial da União publicou normas que regulamentam procedimentos de integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) que avistem ou saibam de aparições de objetivos voadores não identificados, os chamados OVNIS ou discos voadores.
De acordo com a publicação, tão logo o fato seja testemunhado é preciso registrá-la nos livros do Comando da Aeronáutica que, por sua vez, criará um documento a ser enviado ao Arquivo Nacional.

Nesta quarta-feira, o Jornal da Globo divulgou uma reportagem ampla sobre esse assunto que, estranhamente, vem ganhando espaço na mídia nas últimas semanas. A começar por uma série de avistamentos estranhos na China. Além disso, uma declaração do renonado astrofísico Stephen Hawking. Ele disse o seguinte:

"Se os extraterrestres nos visitassem, o resultado seria mais importante do que quando Cristóvão Colombo chegou à América, o que não foi positivo para os índios americanos", disse o brilhante cientista, reconhecendo a possibilidade de vida extraterrena.

Também há poucos dias, o físico Stanton Friedman, afirmou que os governos encobrem a existência de extraterrestres. Ele disse ainda "verdade" sobre os ETs será revelada em breve e caso se tornará "Watergate cósmico", fazendo referência ao famoso escândalo ocorrido no governo do presidente americano Nixon.

Sobre tudo isso, vou repetir uma coisa que sempre digo: vivemos num sistema solar de oito planetas (Plutão foi "rebaixado", lembra?). E em torno desse planeta temos uma estrela, que é o Sol. E neste sistema, temos um planeta, que é a Terra onde existe a vida tridimensional (pode haver outras formas de vida em diferentes dimensões naturais). Portanto, basta mirar-se nas estrelas, à noite e pensar que cada uma delas é um Sol, exatamente como o nosso. Agora, imagine quantos planetas podem orbitar em torno de cada um delas. Será que só existe vida aqui?

E por que os governos não revelam aquilo que já sabem? Simples, meus amigos: deixaríamos de ser os "filhos únicos" e prediletos de Deus. Teríamos outros irmãos espalhados por aí. Alguns muito mais evoluídos do que nós, outros menos. Os evoluídos, é certo, são esses que conseguem nos visitar. Os menos evoluídos, assim como nós, não conseguem sair do planeta.

Mas o pior não é nem descobrir que não somos filhos únicos. O pior seria descobrir que não temos "pai".

O que achou? Quebraria a igreja. Bateria o desespero. Derrubaria a economia. Caíriam os governos. Sacou? Como bem disse o agente Fox Mulder, em Arquivo X, "A verdade está lá fora". Afinal, aqui dentro seguimos acreditando na mentira...

Curtíssimas

0 comentários
Estou decidido: vou na Comic Con, em San Diego no ano que vem. Ou em 2012, antes de acabar o mundo...
*******
Quá, Quá, Quá- Fãs do jogador Pato pensando em Dunga...
*******
Uma coisa boa de morar no Rio Grande do Sul: comer ensopado de mandioca nos dias frios.
*******
Que decepção o ensaio da Cleo Pires para a Playboy. Agora a revista vai ter que se redimir: Ou traz a Renata Fan ou a Luiza Brunet.
*******
Sylvester Stallone disse que quer ser um exemplo para os jovens. Para alguns, ele já é. Adoram brincar de Rambo e sair matando por aí...
*******
Camelôs estão vendendo a R$ 5 a Playboy da Cleo Pires. Que exploração isso! Tão cobrando o triplo do que vale.
*******
Ilha de Caras ou de Lost? Se a Kate Austen estiver junto, vou até para Ernesto Alves...
*******
Para quem acha que eu escrevo muita bobagem eu digo o seguinte: ainda bem que não escrevo tudo o que penso...
*******
Que absurdo aquela mulher quebrar a lanchonete por falta de nuggets. Se ainda fosse pão de queijo...http://migre.me/13PvX
*******
Por curiosidade, acessei meu Formspring. Tem 269 perguntas pra responder, por lá. Tinha até esquecido que aquele site existia...
*******
Romário é candidato a deputado federal no Rio de Janeiro. Será que já descobriu que está no PSB e não no PSDB?
*******
De puta...deputa....deputa...digo, deputada (tô gago com a notícia). A cantora Simony disputa em São Paulo a de puta...deputa...
*******
Os últimos serão os primeiros. Se o Grêmio seguir nesse ritmo, vai despontar na segunda divisão.
*******
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver? Só 800 torcedores compraram ingresso para o jogo que o time disputará contra o Goiás.
*******
Sacanagem jogarem garrafa no Justin Bieber pra machucar o guri. Nem deu nada. Da próxima vez, joguem calcinha ou sutiã. Ele vai odiar.
*******
A Playboy da Cleo Pires foi a decepção do século. É o rosto do Fábio Jr num corpo de mulher...
*******
De novo o meu orkut já está no limite. Já deletei uns e vou seguir deletando outros. Nada de criar perfil 2 ou 3, o que acho bobo.
*******
A Força Aérea Brasileira publicou no Diário Oficial normas para pilotos que avistem algum OVNI.
*******
Nos últimos dias, a imprensa tem divulgado muitas notícias sobre OVNIS. Tô achando estranho...
*******
Como diria Fox Mulder, "a verdade está lá fora..."
*******
http://zip.net/bpzT Governo torna públicos relatos sobre discos voadores avistados no Brasil desde 1952.
*******
Fazia três meses que não jogava futebol. Fui jogar domingo e estou há três dias com as pernas doloridas e com calos nos pés. Aaaaai.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Salve a Casa Caio Fernando Abreu

1 comentários

Recebi um e-mail de minha amiga Graciela Ferraris, que é mestre em letras e responsável pela tradução de obras de Caio Abreu na Argentina. Ela comenta sobre a criação de um movimento pela preservação da casa onde morou o escritor, em Porto Alegre.

"Oi Márcio tudo bem? Estou aqui em Córdoba, com muuuuuuuita saudade de Santiago, faz uns tempos tava querendo escrever pros amigos de lá, e só hoje é que faço, começo por ti, porque tu pode ajudar melhor a divulgar uma coisa triste que está acontecendo em Porto Alegre, vai:

A casa do Caio ficou vazia, a família dele já não mora mais aí, e tem um cartaz que diz vende-se. O que vai acontecer, com certeza, e que vão comprar essa casa e derrubar e transformar num imenso prédio como está acontecendo muito no bairro Menino Deus, onde o Caio morava.

É triste, mas acabo de saber que tem um movimento de fãs do Caio que querem impedir isso e também propõem criar a Casa da Cultura Caio Fernando Abreu. Ideal seria que fosse nessa mesma casa, te mando aqui o blog mas tem vários blogueiros que estão colocando esse assunto, talvez tu já sabias disto, mas vai para o teu blog, ok.


Te mando um grande abraço
a saudade continua,

Graciela"

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Quem vai perder uma festa assim?

0 comentários

As mulheres vão fazer a festa neste sábado, 07, no Círculo Militar. É a primeira edição do "Elas Comandam", com a presença das comunicadoras Drika e Fran, da Central FM, e da dj Camila Jornada. Das 23h à meia-noite só as mulheres vão poder entrar e a copa estará liberada. Os homens só poderão entrar a partir da meia-noite para curtir uma festa pra lá de especial, que não tem hora para acabar. Transmissão ao vivo pela 87.9 e sonorização da Marx Eventos. Ingressos antecipados com os formandos da escola Thomás Fortes, Frescalle ou Vitamin.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Feliz aniversário, Sandra!

0 comentários
Toninho, Débora, João, Suélen, Suzana, Sandra, Ilda, Angélica, Márcio e Valéria.

Ao final do expediente, nesta quinta-feira, nos reunimos para festejar o aniversário da Sandra Siqueira, diretora comercial do jornal Expresso. Tudo foi organizado secretamente pelas colegas Angélica e Suélen, que determinaram que estávamos proibidos de parabenizar a Sandra. Tratava-se, claro, daquela estratégia da aniversariante pensar que havíamos esquecido para, então, ser surpreendida. A festa teve frios, refri e bolo e tava tudo muito bom. As gurias fizeram umas tiarinhas com plumas para dar um clima mais descontraído. Eu gostei tanto que até usei uma...

Achando tempo...

0 comentários
... para atualizar o blog. Nos últimos dias não tenho achado tempo de parar um pouco por aqui e escrever. Não sei se por preguiça, não sei se por esgotamento mental, não sei se por falta do que dizer. De qualquer forma, preciso dormir uns três dias direto para me recuperar do ritmo acelerado das últimas semanas. A vida segue normal. Trabalho. Casa. Lost.

Mudando de assunto, estou com um e-mail novo. É marciobrasil@r7.com. Já escrevi demais. Volto mais tarde.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Santiago comememora as inaugurações de várias empresas

0 comentários

Nesta segunda, feira a Prefeitura da minha cidade inaugurou 10 empreendimentos empresariais, o que comprova o crescimento de Santiago, que cada vez mais se torna um polo regional. Primeiro, houve o lançamento oficial da loja Damian, que terá um novo complexo comercial. Depois, no Distrito Industrial, houve a inauguração de oito empresas: óveis Delevati, Monpar, Carrocerias Resta, Móveis Saggin, Móveis Resta, Água Azul Fibras (Fábrica de Piscinas), Metal Forma e a Percianas e Cia. Por fim, teve também a inauguração oficial da Felice Funilaria.

O prefeito Júlio Ruivo garantiu que a Prefeitura seguirá nesta filosofia de valorizar as empresas locais, incentivando o empreendedorismo, deixando de lado a utopia de se buscar empresas de fora.

- Indústrias e grandes empresas costumam se estabelecer nas regiões metropolitanas onde possuem maior clientela e infraestrutura melhor. Portanto, não adianta ficar sonhando. É preciso reconhecer e valorizar aquilo que temos.

Batman e Mulher-Maravilha se casam

1 comentários




O Super-Homem, que só xavecava a Lois Lane, perdeu a vez com a Mulher-Maravilha. É que o Batman cansou das chicotadas da Mulher-Gato e se amarrou mesmo foi na princesa das Amazonas. O casamento deles aconteceu na Inglaterra numa cerimônia cheia de convidados especiais como Hulk, Homem de Ferro, Capitão América, Wolverine, Robin, Coringa e até o Kick-Ass.

Foi dessa forma divertida que o casal Sharon e Neil Vaughan resolveu trocar alianças e juras de amor. Eles abrirão mão de fraques e vestidos em favor das fantasias e fizeram os convidados entrarem na brincadeira.

domingo, 1 de agosto de 2010

A tristeza de quem fala daquilo que desconhece

0 comentários

(Das associações infelizes e equivocadas...)

Prof. Esp. Rodrigo Dalosto Smolareck¹

Lendo Olívia Porto, em um tempo que nem me recordo fiquei encantado quando ela, pontuando a evolução das pesquisas e estudos acerca da natureza humana e de sua capacidade pensante diz que no campo da Ciência existem os ditos “estudiosos do tudo” que infelizmente nos entristecem reproduzindo discursos de senso comum, em outras palavras, falando daquilo que desconhecem. De fato, investigo há anos, dentro minha formação acadêmica, os mecanismos sociais estrategicamente articulados que “coisificam” a condição humana, ou ainda que reduzem a diversidade da pessoa tendo como pilastra um discurso uniforme, prepotente, arrogante ou até, em cume, hipócrita.

Utilizando uma lógica mais primata fala Toledo (1996) que a beleza de um jardim esta justamente na singularidade do ciclo e das especificidades de cada flor, já no campo da Psicopedagogia, como especialista em aprendizagem humana, penso que negar a diversidade dos sujeitos, ou pior que isso, justificar preconceitos empoeirados fazendo comparações “rasas”, sem sustentação científica é o que chamamos de “posição no vácuo”, ou seja, alguns fazem conexões esdrúxulas para polemizar assuntos que a própria Ciência fervorosamente estuda e mais, zela, tendo com o princípio uma demanda que chamo de “cuidado humano”.

Ouvindo a professora de moda e etiqueta Glória, saltou-me aos olhos quando disse que todos temos o direito de revelar nossas opiniões, todavia, sem uma abordagem adequada ofendemos, agredimos e não agregamos para o famoso “ processo de melhoramento” social. O que de fato me perece ser bem pertinente. Claro que é sabido e Moretto (2006) traz essa ideia com muita propriedade que poucas são às pessoas que se valem do bom senso quando se posicionam acerca daquilo que já hospedam em si mesmos, pré-julgamentos, mesmo sem arcabouço de sustentação técnica.

Minha preocupação então, repousa, de forma ativa, na posição que trago de um estudo feito inclusive pela própria Psicopedagogia de constituirmos uma sociedade pautada em princípios éticos que agreguem os diferentes e não segreguem as pessoas com comparações ou associações de categorias que não tem fundamentos no campo da Ciência.

Que fique claro, desautorizo e desaprovo toda e qualquer atitude humana que se revele contra a vida e a dignidade da pessoa, o que não posso deixar de parafrasear é que entendo como equivocado comparações ou associações com grupos sociais sejam da natureza que forem: negros, homossexuais, pardos, índios, heterossexuais, cafuzos, entre outros, para justificar ou tentar explicar patologias ou distúrbios de sujeitos os quais não são o foco de minha discussão. Por fim, Varela (2004) diz que nosso desafio como intelectuais é não julgarmos as pessoas somente pelo “verniz”, pois assim seremos uma estátua de bronze com pés de barro, pronta para sucumbir, categoricamente, afundar.

¹ Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial, pesquisador na área de processos sociais inclusivos, e-mail: profpedagogia@zipmail.com.br