sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Melhores filmes políticos

A eleição acontece neste domingo, 03 de outubro. E as campanhas de todos os candidatos se intensifica nestas últimas horas. Eu gosto de política e sempre gostei, considerando-a uma ciência do trabalho pela coletividade. Mas também sou fascinado pelas estratégias de campanha de cada candidato. Mas neste post não falarei específicamente sobre política. Mas vou sugerir alguns filmes que tratam sobre este tema. Os melhores  para mim são:

Segredos do Poder- Com John Travolta e Emma Thompson. É baseado num livro que conta os bastidores da campanha de Bill Clinton para a presidência dos EUA. Travolta vive Jack Stanton, governador de um estado americano, que disputa as eleições primárias para ser candidato à presidência do país. Para mim, o filme é uma aula de estratégia política. E uma das melhores atuações de Travolta que vive um político inteligente e sedutor (com direito a escândalos sexuais, inclusive..)

Frost/NixonConcorreu ao Oscar de Melhor Filme. Trata-se de uma adaptação da uma peça teatral que conta sobre a dramática entrevista do presidente americano Richard Nixon ao apresentador de TV britânico David Frost logo após o escândalo político de Watergate, em 1972. É um filme de diálogos e um duelo de interpretações entre Frank Langella e Michael Sheen.

A grande ilusão- Sean Penn está inspiradíssimo como um político populista e demagogo, que se comporta como se fosse um caipira, pois percebe que desta forma seria ouvido pelo povo, que se identificaria com ele. Inicialmente um idealista, ele vai se deixando seduzir pelo poder o que traz muitas consequências para a sua vida. O filme conta com um elenco impressionante que inclui também Jude Law, Anthony Hopkins e Kate Winslet.

Milk- Outro filme político estrelado pelo incrível Sean Penn. Neste, ele vive Harvey Milk, o primeiro político estadunidense, homossexual assumido, a vencer uma eleição. Milk é dono de uma loja de produtos para fotógrafos e que se torna líder em seu bairro. Aos poucos, percebe que precisa assumir um papel maior em defesa dos ideias que acredita, sempre enfrentando o preconceito e nunca se deixando abater pela fúria dos poderosos. Grande filme.

Entreatos- Documentário que começou a ser filmado 30 dias antes da eleição presidencial de 2002 e que revela passo a passo dos bastidores da campanha de Lula. O documentário mostra conversas de bastidores, reuniões estratégicas, telefonemas, críticas e faz revelações incríveis sobre o atual presidente, que teve a coragem de aceitar expor-se frente às câmeras do diretor João Moreira Salles.

Meu querido Presidente- Com Michael Douglas e Annete Bening. Andrew Sheperd (Douglas) é o atual presidente americano, que perdeu a mulher, vítima de câncer, logo após ter sido eleito por uma margem mínima. No decorrer de três anos ele conseguiu uma aprovação de 63% do eleitorado, mas quando entra em uma fase do seu mandato em que tudo é calculado visando a reeleição, se envolve com uma lobista (Annette Bening). A paixão do presidente passa a ser o principal alvo de um senador (Richard Dreyfuss), que é candidato à presidência. Está mais para o romance, mas ainda assim a política ganha espaço no filme, mostrando que nem sempre uma coisa está separada da outra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, tem outro legal - "13 dias que abalaram o mundo" - sobre a crise dos misseis no governo de JF Kennedy.

Até mais

Davi