quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Diretores de documentário sobre Caio F. gravaram em Santiago


Airton Flores e sua mãe, Elcy (familiares de Caio), com os realizadores do filme

No início desta semana, os diretores do documentário Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, estiveram em Santiago gravando depoimentos com familiares, conhecidos e fãs do escritor Caio Fernando Abreu. O longa, que vai estrear no cinema em 2011, também teve filmagens em Porto Alegre, São Paulo e na Europa, passando por Amsterdam (Holanda), Berlim (Alemanha), Paris (França) e Londres (Inglaterra), em todos os locais onde o escritor morou.

O filme é dirigido por Bruno Polidoro e Carlos Nazário e apresenta um roteiro poético que analisa a vida e a obra de Caio. A pedido do prefeito Júlio Ruivo e também da professora Simone Vernier, acompanhei a equipe para familizá-los um pouco com a cidade e identificar as marcas de Caio F na Terra dos Poetas.

Os diretores fizeram questão de vir a Santiago, pois ela é identificada nos livros de Caio como sendo o Passo da Guanxuma, sua localidade ficcional, que usa de elementos da época em que morou na cidade, até os 15 anos. Os diretores também fizeram várias tomadas do centro da cidade, incluindo a Rua dos Poetas, a praça e também a Casa do Poeta.
*****

Sobre sete ondas verdes espumantes é um documentário poético, com duração aproximada de 52 minutos, construído através da obra de Caio, cuja obra, tão dolorida e bela, é reflexo da intensidade que ele impregnou em sua vida. Dessa forma, um filme documental sobre ele não pode ser comum. Nessa busca, o filme será dividido em sete ondas, blocos narrativos que trazem consigo tessituras que permeiam a obra literária e a vida de Caio F.: onda da solidão, do espanto, do amor, da melancolia, do transbordamento, do ir-remediável e para além dos muros..
*****
Fique ligado: em breve mais informações sobre esse filme.

2 comentários:

Bruno Latorre disse...

Como conseguir este documentário?

Márcio Brasil disse...

Olá, Bruno. O filme ainda não foi lançado. Quando isso acontecer, divulgarei aqui pelo blog!!

Abração!!