quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Escolha o filme que o Brasil vai indicar ao Oscar


Trailer de Nosso Lar: belíssima produção com atores que parecem interpretar uma peça de colégio.


Trailer de As Melhores Coisas do Mundo: o meu indicado


Numa iniciativa inédita, o Ministério da Cultura abriu para os brasileiros a possibilidade de ajudar a escolher o filme que será indicado pelo país para disputar uma vaga no Oscar 2010. Achei muito bacana isso, afinal, ano após ano me desesperava vendo aqueles júris de críticos escolhendo os filmes que seguiam uma "fórmula do Oscar", na ânsia de conseguir a aprovação da Academia de Ciências Cinematográficas.

E, com isso, obras como Cidade de Deus e Tropa de Elite foram relegadas para dar lugar a outros, que passaram muito longe de conquistar a indicação. Para dar nos dedos dos críticos, Cidade de Deus se tornou o filme brasileiro mais admirado no mundo inteiro, tendo concorrido tardiamente a quatro indicações ao Oscar (por conta da Miramax e não dos brasileiros), enquanto que Tropa de Elite chegou a conquistar o Leão de Ouro de Melhor Filme, no disputadíssimo festival de Berlim. Pois bem, mas e quem disse que a voz do povo é a voz de Deus? Neste ano, com a possibilidade do público ajudar a escolher o representante, adivinhe qual desponta na preferência popular? O filme Nosso Lar, baseado no livro de mesmo nome de Chico Xavier.

Devo dizer que li o livro, que é uma das "bíblias" do espiritismo brasileiro, uma obra muito emocionante mas que deu lugar a um filme aparentemente insosso. Não assisti ainda, mas só pelo trailer já dá para tirar a "febre": belíssima produção, efeitos especiais nunca antes vistos no cinema nacional, porém interpretações dignas de peça de teatro de colégio.

Enquanto isso, filmes explêndidos como As Melhores Coisas do Mundo surgem com uma votação bem aquém do que mereciam. Ao passo que vai, "Nosso Lar" poderá conquistar a indicação ao Oscar.

Qual filme brasileiro você gostaria de ver concorrendo ao Oscar 2011?

As Melhores Coisas do Mundo
A Suprema Felicidade
Antes que o mundo acabe
Bróder
Cabeça a Prêmio
Carregadoras de Sonhos
Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos
Chico Xavier
É Proibido Fumar
Em Teu Nome
Hotel Atlântico
Lula, o Filho do Brasil
Nosso Lar
Olhos Azuis
Ouro Negro
O Bem Amado
O Grão
Os Inquilinos
Os Famosos e os Duendes da Morte
Quincas Berro D’água
Reflexões de um Liquidificador
Sonhos Roubados
Utopia e Barbárie

Clique aqui para votar

Nenhum comentário: