segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Jayme Piva para patrono da Feira do Livro de Santiago


A Feira do Livro de Santiago está prevista para acontecer de 18 a 21 de novembro. E mais uma vez a Secretaria de Educação e Cultura de minha cidade trabalha para fazer um grande evento, destacando o trabalho dos escritores santiaguenses e atraindo os leitores. Nos próximos dias deve acontecer a escolha do patrono da Feira do Livro.

Abro meu voto e deixo como sugestão o nome de Jayme Camargo Piva, autor do excelente livro Aqui me Tens de Regresso e do novíssimo Os Seios de Joana (que ainda não tive oportunidade de ler). Trata-se de um escritor magnífico que merece receber uma justa homenagem de sua terra por sua construção literária, que agora encontra espaço também como colunista do jornal Expresso Ilustrado. Além de quê, o Jayme é o herdeiro cultural do grande sambista e poeta Túlio Piva.

Há poucos dias, conversei com o amigo Oracy Dornelles sobre essa ideia e ele foi totalmente de acordo: também considera que Jayme deve e merece ser homenageado por sua cidade. E assim como ele, acredito que muitos outros amigos do meio cultural santiaguense são favoráveis a essa sugestão, a ser apreciada por nossa secretaria de Educação, Denise Cardoso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro Márcio, emérito jornalista e escritor a quem tanto admiro pelo dinamismo, lucidez, inteligência e criatividade:
Agradeço a lembrança do meu modesto nome como indicativo para Patrono da prestigiosa Feira do Livro da nossa terra. Responsabilidade muito grande pela pouca expressividade do meu nome acaso confrontada com o talentoso gênio de um Oracy Dornelles e de outras tantas personalidades que ilustraram eventos anteriores. Sumamente orgulhoso e honrado pela generosa indicação, prefiro creditar o gesto à bondade desse consagrado colega escritor e amigo. Como quer que seja, por fim haveria de me restar o consolo e a feliz oportunidade de matar a saudade do meu abençoado pago, rever os amigos e abraçar meus queridos conterrâneos.