segunda-feira, 21 de junho de 2010

De José Saramago, "A Flor mais grande do Mundo"



No último Cafezinho Poético, promovido pela Casa do Poeta de Santiago, estivemos debatendo sobre a vida e a obra de José Saramago, falecido na última semana. Acima, uma animação baseada no seu (único) conto infantil chamado A Flor Mais Grande do Mundo. O desenho é narrado pelo próprio escritor português.

Conta a história de um menino de sete anos que, numa tarde de verão, decide explorar um fascinante mundo existente a cinco minutos de sua casa. Durante o passio, ele chega a um ponto ressecado e inóspito onde encontra uma flor murcha. E ele faz de tudo para ajudar essa flor a recuperar sua beleza. Uma bela (e curta) história que vale a pena assistir.

"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"
José Saramago

2 comentários:

Henrik disse...

Gosto imenso desta animação de um belo conto infantil. Eu, por mim falo, como tenho um sobrinho de 8 anos e sou absolutamente viciado em literatura leio com frequência literatura infantil. E quem, no seu perfeito juízo, pode julgar uma obra como a de Antoine de Saint-Éxupéry, O Principezinho, como uma mera obra infantil? Transborda as fronteiras de todas as catologações.

Brasil Desnudo disse...

Bela homenagen a saramago...

Quem nunca foi uma criança?
Se os adultos lembrasem pelo menos um pouquinho disso, entenderiam melhor seus filhos.

Marcio RJ