segunda-feira, 8 de março de 2010

Oscar 2010: confira os vencedores

Guerra ao Terror: seis oscar

Vingança da ex-mulher: olha só o olharzinho que a diretora Kathryn Bigelow mandou para o ex-marido James Cameron, após vencê-lo no Oscar 2010. Ela concorria por Guerra ao Terror. Ele, por Avatar. E diga se não parece que Cameron está dizendo "Shit"?


Pela primeira vez em muitos anos, posso dizer que o Oscar fez justiça. Avatar entrou na festa como o favorito e saiu como azarão na edição 201o do maior prêmio do cinema mundial.

Fiquei feliz de Guerra ao Terror ter ganho de Melhor Filme, além de outros seis prêmios, incluindo aí o de Melhor Diretora para Kathryn Bigelow. Foi uma vitória do cinema independente contra uma ultra-mega-super produção de efeitos visuais (mas pouco conteúdo e isso faz horas que eu venho dizendo...). Tinha apostado em Avatar, mas torcia por Guerra ao Terror (confira minha lista...).

É aquela história: nem sempre o filme pelo qual a gente torce tem condições de ganhar, já que tudo faz parte de uma política. Mas gostei de Guerra ao Terror e do trabalho de Kathryn Bigelow que faz por merecer o reconhecimento.

No dia Internacional da Mulher, 08 de março, ela consagrou-se como a primeira mulher a vencer um Oscar nessa categoria.

Contrariando quase todas as bolsas de aposta, eis que Guerra ao Terror superou o bilionário Avatar, deixando James Cameron sonhar com navios afundando.

Adorei a Sandra Bullock ter recebido o prêmio de Melhor Atriz no mesmo dia em que ela tirou sarro de si mesma após ter ido receber o prêmio de Pior Atriz no Franboesas de Ouro.

Uma surpresa foi ver Preciosa vencendo na categoria de Roteiro Adaptado. Achei que o prêmio iria para Amor Sem Escalas e, na verdade, torcia por isso.

Cristopher Waltz consagrou-se como a grande estrela de Bastardos Inglórios que foi o único prêmio para a obra-prima (auto-proclamada) de Quentin Tarantino.

Confira todos os vencedores do Oscar 2010
Melhor Filme- Guerra ao Terror
Melhor Direção- Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror)
Melhor Atriz- Sandra Bullock (Um Sonho Possível)
Melhor Ator- Jeff Bridges
Ator Coadjuvante- Cristoph Waltz
Atriz Coadjuvante- Monique
Roteiro Original- Guerra ao Terror
Roteiro Adaptado- Preciosa
Animação- Up, Altas Aventuras
Filme Estrangeiro- O Segredo de Seus Olhos (Argentina)
Melhor Documentário- The Cove
Direção de Arte- Avatar
Fotografia- Avatar
Figurino- The Young Victória
Edição- Guerra ao Terror
Canção- The Weary Kind
Maquiagem- Star Trek
Edição de Som- Guerra ao Terror
Curta de Animação- Logorama
Melhor Curta-Metragem- The New Tenants

Pai do Ano
Desde 1998 meu amigo Chico e eu fazemos uma aposta para ver quem acerta mais o número de filmes vencedores do Oscar. E, infelizmente para o Chico, acabo de vencê-lo pelo meu quinto ano consecutivo. O nosso placar registra 08 para mim, 04 para ele.

Dica
Quem quiser, pode já assistir ao campeão do Oscar 2010. Guerra ao Terror já está disponível nas locadoras há meses. Outros vencedores de Oscars que podem ser vistos nas locadoras são Star Trek, Bastardos Inglórios e Up-Altas Aventuras.

Nenhum comentário: