sábado, 27 de março de 2010

Renato Russo: 50 anos


"Eu sou o Renato Russo . Eu escrevo as letras, eu canto. Nasci no dia 27 de março, eu tenho 23 anos. E sou Áries e ascendente em Peixes. Eu trabalhava com Jornalismo, rádio, era professor de Inglês também. E ... comecei a trabalhar com 17 anos e tudo. Mas só que de repente tocar Rock era uma coisa que eu gostava mais de fazer. E como deu certo eu continuo fazendo isso até hoje"...

Esse é o trecho de abertura da canção Riding Song, que faz parte do disco Uma Outra Estação, o último lançado pela banda Legião Urbana, em 1997. No entanto, a gravação foi compilada com trechos de uma entrevista da época do disco "Dois", de 1986. Neste sábado, 27 de março, Renato Russo estaria completando 50 anos, se estivesse vivo. Ele faleceu em 11 de outubro de 1996, em decorrência da aids.

Ele é considerado um dos mais importantes compositores do rock brasileiro. Destacou-se como integrante da Legião Urbana. Através da banda lançou os discos Legião Urbana (1984), Dois (1986), Que país é este (1987), As Quatro Estações (1989), V (1991), O Descobrimento do Brasil (1993), A Tempestade ou o Livro dos Dias (1996) e Uma Outra Estação (1997). Além disso, também lançou os discos solo The Stonewall Celebration Concert (em Inglês) e Equilíbrio Distante (em Italiano), fora os discos póstumos lançados. Mesmo que a banda tenha acabado ainda há uma legião de fãs que mantém viva a arte dessa banda que foi, senão, a mais importante de todos os tempos em nosso país.

Ainda hoje a voz de Renato Russo e suas ideias fazem parte de meu cotidiano, influenciam minha vida e se tornam a trilha sonora de muitos momentos na alegria, na tristeza, no apaixonamento, na desilusão. Não há um dia sequer em que eu não ouça ao menos uma música da Legião Urbana. (Minhas preferidas: Sereníssima, Teatro dos Vampiros, Love In The Afternoon, Giz, Perfeição, Quase Sem Querer e Pais E Filhos). Em meu quarto, ouvindo Legião Urbana, me torno um integrante da banda, canto junto, grito, transformo minha mesa numa bateria e até uma escova de cabelo num microfone, se a emoção extravasar. A Legião vive no coração dos fãs. Renato Russo vive imortalizado nas canções.

Faço desse post uma pequena homenagem à memória de um dos maiores pensadores modernos do Brasil.


"As pessoas acham que eu tenho resposta. Mas eu não sei qual é a pergunta..."
Renato Russo


2 comentários:

Vanessa Souza Moraes disse...

Gosto tanto...

Giovani Pasini disse...

O Legião Urbana está presente em nossas vidas, com letras profundas, que levam à reflexão.

Adoro cantar o Legião...pena que não sei cantar (rs)

Caro amigo Márcio,
excelente postagem!

Hoje assisti o especial no canal MTV e 22:00h terá uma entrevista com o Renato.

Parabéns!