quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Comentário da Nívia Andres

Quem nunca recebeu um comentário anônimo em seu blog, que jogue a primeira postagem. Infelizmente, a Internet tem disso. Facilita o anonimato e possibilita essa coisa de dar um clique e esconder o mouse. Felizmente, a net é também um campo maravilhoso para troca de ideias e estreitamento de amizades. Portanto, é sempre uma satisfação receber um comentário franco em que a pessoa concorde ou discorde de você, mas o faça de forma aberta. E é um privilégio receber um comentário de uma Nívia Andres. Na postagem deste blog intitulada "Humildade: rara como diamante", essa brilhante e sensível escritora santiaguense deixou o seguinte comentário:


"Caro amigo,
Obrigada por teu comentário em meu blog. És sempre muito hábil e criativo no manejo da palavra. Cada vez mais refinado e sensível. Percebes, como poucos, as nuances de cada fato que examinas e, tão gentilmente, expressas opinião particular, dividindo-a com os teus leitores, que são muitos.

Tens toda a razão quando dizes que a humildade é uma virtude rara, encontrada em poucas pessoas, certamente naquelas que compreendem que elogios, fama, diplomas, honrarias, títulos, não servem para nada. No máximo, são úteis para estimulá-las a crescerem, a melhorar como seres humanos. Do contrário, corrompem e concorrem para nos tornar vaidosos, presunçosos, arrogantes, e pior, autossuficientes, insuportavelmente pretensiosos.

Quanto ao Paulo Sant'Ana, compartilho da tua opinião e acrescento que, talvez pela gravidade dos problemas físicos que enfrenta, com a vida sempre por um fio, busca tornar-se inesquecível. E dual. É Paulo e Pablo, à semelhança (resguardadas as devidas proporções) de Fernando Pessoa e seus heterônimos, que sempre viveu perigosamente, mas eternizou-se através da sua poesia de múltiplas vozes. Paulo (Pablo) quer eternidade através das suas crônicas...Para muitos, isso soa como pedantismo. Pode ser uma maneira de prender-se à vida, que se escoa.

Um grande abraço e vamos seguir trocando figurinhas de cordialidade, gentileza, opinião e contestação, como bem sugeres em outra significante postagem. Trocas sempre são valiosas."


Uptate: Faço questão de postar abertamente o comentário da Nívia para que não se perca e, justamente aprofunde o debate sobre o Sant'Anna, que teve origem lá no blog do Ruy. A conexão blogueira é um fenômeno magnífico...

Nenhum comentário: