sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Vocês não tem noção do paraíso que é Santiago!"


Agora à tarde, tive o privilégio de participar de um encontro na escola da URI, ao lado de meu amigo e editor João Lemes, promovido entre alunos da 5ª série e o desembargador Ruy Gessinger, que teve um texto seu analisado e discutido em sala de aula. Os alunos ficaram muito impressionados com um texto do Ruy, publicado na coluna dele no Expresso, onde falava sobre o medo que alguns animais tem do homem. Outro dia, deixei um comentário para ele de que é muito melhor ser analisado e compreendido por meia dúzia de crianças do que por 100 intelectuais. Uma coisa bonita que o Ruy falou hoje:

- Fazer edifícios é muito fácil. O difícil é manter a natureza como ela é, preservar as matas, os rios e os animais. Daqui há 40 anos, haverá japoneses vindo para nossa região e pagando caro para se hospedar no meio do mato, acampandos em barraquinhas. Simplesmente por aqui ainda vai existir essa natureza maravilhosa.

Ele também contou que, quando criança costumava pescar lambaris em um arroio próximo de sua casa, em Santa Cruz. E que aquele arroio não existe mais, pois está debaixo da terra, virou tubulação de esgoto. Também disse que as praias do Rio e do Nordeste e que tanto causam emoções nas novelas da Globo, se transformaram em depósitos de garrafa pet e que todos os dias há tratores e caminhões recolhendo o lixo de madrugada.

As crianças ficaram bastante preocupadas com essa situação e, o mais interessante, compreenderam a riqueza que temos aqui. Apesar do Ruy fazer o seguinte alerta:

- Vocês não tem noção do paraíso que é a nossa região. Não tem ideia do paraíso que é Santiago!

O Ruy foi breve e, em seguida, ele e seu filho Rudolf, acompanhados do músico Paulo Reis proporcionaram instantes mágicos para a galerinha, executando belíssimas canções com seus violinos e violão. Fiquei realmente muito feliz de ter participado deste momento especial e deixo aqui registrado no blog.

Nenhum comentário: