quarta-feira, 17 de junho de 2009

Luana da Motta Diello


Foi numa tarde de dezembro de 2007. A Luana e eu estávamos na carroceria de uma camionete do CFC Santiago, exaustos no último dia de uma campanha de arrecadação de alimentos que fizemos junto dos amigos Lígia Rosso, Mayara Oliveira e César Braga, entre muitos outros. A Luana estava superfeliz de estar participando daquela ação e me confessava algumas coisas de coração (há poucos dias ela tinha trocado o primeiro beijo com meu melhor amigo, o Chico). Eis que ela me olha e diz:

- Sabe de uma coisa? Tu é meu melhor amigo.

A declaração expontânea da loira me fez perder a graça, até porque fazia poucos meses que a gente se conhecia e a lógica logo martelou na minha cabeça que era um exagero dela dizer aquilo. Ao mesmo tempo em que fiquei vaidoso com a declaração, também tive impulsos de dizer o mesmo, mas travei. Sabia que soaria forçado. Limitei-me a dizer que gostava muito dela e a considerava uma agradável companhia. Ela gosta de ler, escrever e se interessa por assuntos místicos, assim como eu.
*****
Exatos dois anos depois de ter conhecido a Luana, percebo que se tivesse dito naquela época que, sim, ela era também minha melhor amiga, não estaria mentindo. Ela está prestes a completar um ano de casamento com o Chico, ao mesmo tempo que festejará um ano do filho deles, o Jones. Hoje em dia, ela é minha grande confidente e ombro amigo. E, da mesma forma, procuro estar disposto a fazer o mesmo por ela. Seguido, a Luana também me liga para contar sobre alguma proeza nova do Chico ou para ajudá-la a dissuadí-lo de alguma ideia estapafúrdia. Ou incentivá-lo. Ou, simplesmente, para conversar com ele. Semanalmente, a gente se reúne para assistir filmes, tomar vinho, bater altos papos e dar boas risadas. Outro dia estava indo embora, enquanto o Chico e a Luana me levavam até a porta. Parei e disse:

- Chico, tu é o meu irmão. E, Luana, tu é minha melhor amiga!

E, como eu disse outro dia, temos amigos de verdade e amigos sociais. E são os amigos de verdade que nos defendem. E são os amigos de verdade que nós defendemos.


Foto: Luana e Jones by Márcio Brasil

Nenhum comentário: