domingo, 19 de abril de 2009

Domingo de chuva e filme


Domingo chuvoso e gostoso. Hoje nem botei o nariz para fora de casa e 98% do tempo até esta postagem fiquei só dentro de meu quarto. Um pouco trabalhando, um pouco falando no MSN, um pouco asstindo filmes. Entre as pessoas com as quais conversei está o amigo Diego Soares, talentoso comunicador, santiaguense que está trabalhando na Rádio 87.9 em Itaqui e que nesta semana assume mais um espaço na programação da emissora. Tem conquistado um bom espaço à custa de talento e carisma lá naquela cidade. Os filmes que assisti? Nas últimas horas foram vários: Gran Torino, com o Clint Eastwood; O Feitiço do Tempo, com Bill Murray; O Lutador, com Mickey Rourke e O Leitor, com Kate Winslet. Vou falar brevemente sobre cada um deles.

O Leitor- Com Kate Winslet e Ralph Fiennes. Se passa na Alemanhã no período da 2ª Guerra e conta a história de um jovem de 15 anos que se envolve secretamente com uma mulher mais velha (Kate, mais uma vez aparecendo nua), por quem se apaixona. O caso deles dura um tempo, até que ela some de sua vida. 10 anos depois, quando ele é um jovem estudante de Direito, reencontra ela no banco dos réus, acusada de ter trabalhado para os nazistas. Um filme forte, pelo qual Kate Winslet conquistou o Oscar de Melhor Atriz.

Gran Torino- É o último filme estrelado pelo Clint Eastwood. Gostei do Clint no filme e gostei da história. Mas detestei quase todos os outros atores que apareceram no filme, com excessão de um barbeiro italiano. Os outros, são muito fracos, sem carisma, parecem estar participando de uma peça de teatro. Clint, fazendo uso de uma expressão manjada, carrega o filme nas costas com uma interpretação magistral. Ele vive um ex-combatente de guerra, já beirando os 80, quando perde a sua esposa. Ele mora sozinho num bairro que foi tomado por imigrantes coreanos. E detesta os vizinhos e não se dá bem com os filhos e netos. Mas se ele não gosta dos vizinhos, a recíproca é verdadeira, até que que ele bota uma gangue para correr e meio que se torna um herói na vizinhança. Apesar de odiar isso e recusar os presentes que levam até a sua porta. Mas ele faz amizade, a contragosto, com um rapaz que tentou roubar o seu carro, o Gran Torino (1972) do título e o ajuda.

Feitiço do Tempo- É um filme de 1993 e que eu nunca tinha visto. Estrelado por Bill Murray conta a história de um repórter de TV que se vê preso no tempo. Todos os dias, ele acorda no mesmo dia, um dia que ele detesta. Inicialmente, começa a gostar daquilo, pois só ele lembra das coisas que aconteceram anteriormente. E assim, ele se diverte e tenta tirar proveito de todas as formas. Depois, tenta conquistar a mulher que ama e nunca consegue isso. Até que ele se cansa e tenta dar um fim naquilo, em vão. Aos poucos, descobrindo que não consegue ser feliz ele procura então, tentar fazer os outros felizes. Gostei muito do filme, tem uma mensagem fantástica.

O Lutador- É o badalado filme estrelado pelo ex-galã Mickey Rourke pelo qual ele quase ganhou o Oscar. Na produção, ele vive um decadente astro de luta livre, "The Ram". Velho para a profissão e deixando os dias de glória para traz, ele tenta reconstruir sua vida, tentando se reaproximar da filha que abandonou, quando descobre estar com problemas cardíacos decorrentes do uso de esteróides. O filme tem três personagens muito marcantes: o de Mickey Rourke, sua filha Sthephanie, vivida pela talentosíssima Evan Rachel Wood e Pam, uma prostituta interpretada por Marisa Tomei. Três personagens tristes, num filme triste e arrebatador.

Nenhum comentário: