segunda-feira, 9 de março de 2009

César Dors: um amigo, um irmão


Recebi por e-mail a foto acima. Trata-se de meu grande amigo e irmão César Dors, que morou em Santiago durante alguns anos, onde era meu colega no jornal Expresso Ilustrado. O César é um amigo inesquecível, de quem tenho muitas saudades de conviver diariamente. Durante o horário de expediente, éramos colegas muito próximos e eu aprendia muito não só com a experiência profissional dele (que é jornalista formado), mas principalmente com o seu caráter, humildade e humanidade. Também tive o privilégio de conviver com sua amada família, constituida de sua esposa Luciane e da super-esperta Laurinha, sua filha. Quantas e tantas vezes, jantamos juntos (strogonoff, hmmmm), conversamos, brindamos nossa amizade. E tantas vezes, tive a honra de desfrutar estar na companhia do César, que adorava mostrar sua coleção de LPs e demonstrar o seu conhecimento musical. E ele sempre me recebia muito bem, mesmo que eu fincasse o dedo na campanhia de seu apartamento. Mesmo que eu batesse em sua porta às 8h da manhã de um domingo tenebroso para desmanchar-me em lágrimas e revelar minha mais profunda tristeza, abrandada por vários copos com água de melissa que a Luciane me serviu. E tantos filmes assistimos juntos. E era para ele que eu primeiro mostrava a minha coluna da semana, para saber sua opinião, tão valiosa para mim.

O César é um fã de Caio Fernando Abreu, profundo conhecedor da obra do escritor santiaguense e muito lhe agrada ter morado na cidade onde Caio nasceu. Da mesma forma que ele é orgulhosíssimo do legado de Érico Veríssimo, escritor nascido em Cruz Alta, cidade onde o César mora com sua família. E é justamente na foto acima, que ele fez questão de me enviar, que ele demonstra um pouco do orgulho dessa paixão pela arte do autor da saga O Tempo e O Vento. Ao lado da Laurinha, ele posou para esse retrato (certamente feito pela Luciane) durante um passeio no museu Érico Veríssimo.

Amigo meu, um beijo e abraço para ti e tua querida família. Obrigado pela foto. Que bom ver-te bem ao lado de tua filhota!

Um comentário:

Nivia Andres disse...

Fico muito feliz de saber que o César está bem de saúde. Um grande profissional - digno, competente, gentil, solidário. Um jornalista de primeira linha!