segunda-feira, 2 de março de 2009

Boas notícias para iniciar a semana


Notícias boas para começar a semana em Santiago. Carla Nedel, a Garota-Verão de Santiago, conquistou o primeira colocação entre as seis candidatas escolhidas no último sábado na eliminatória regional do concurso em Rosário do Sul. Agora, a moça vai para Capão da Canoa com grandes chances de conquistar o título.
-----
Hoje, mais de 2.600 alunos das escolas municipais estão retornando às salas de aula em Santiago, sendo que a abertura do ano letivo aconteceu na última sexta-feira durante uma grande reunião com todos os professores no Clube União Santiaguense. A reunião teve clima de festa de reencontro e uma grande expectativa para este ano. A qualidade das escolas municipais é motivo de orgulho para todos nós, santiaguenses. E, como sou oriundo de uma escola municipal, meu glorioso Sílvio Aquino, tenho "autoridade" para falar do ensino municipal, que é maravilhoso em Santiago.
-----
No próximo dia 09, a minha querida amiga Rosane Vontobel Rodrigues estará recebendo das mãos da governadora Yeda Crusius o prestigioso troféu Ana Terra, ao lado de outras 28 personalidades femininas de nosso Rio Grande do Sul. O prêmio é uma referência a famosa personagem da obra de Érico Veríssimo (escritor de Cruz Alta, né, meu amigo César Dors). No último sábado, tive o privilégio de desfrutar algumas horas ao lado da profe Rosane e de seu esposo Ery, tomando um chimarrão amigo e proseando bastante. Ela está muito feliz com esse prêmio e, por conta disso, pretende se dedicar ainda mais ao projeto literário Santiago do Boqueirão, Seus Poetas Quem São?
---
Aliás, a profe Rosane me contou que os próximos escritores que terão suas obras publicadas através do projeto são Nívia Andres, Therezinha Lucas Tusi e Nenito Sarturi. Excelentes nomes que irão concluir a primeira etapa do projeto, que estará constituído de 10 autores, incluindo Oracy Dornelles, Lise Fank, Antonio Manoel Gomes Palmeiro (o Barbela), Ataliba de Lima Lopes, Márcio Brasil (que casualmente sou eu), Caio Fernando Abreu, Ayda Bochi Brum. A professora Rosane me comentou que depois disso será lançada uma coletânea com obras desses 10. A partir daí, o projeto ganhará uma outra dimensão. Aguarde e confie.
-----
Particularmente, fico muito feliz com o lançamento das obras da Nívia Andres, uma cronista de grande sensibilidade literária, e a querida Therezinha Lucas Tusi, avó do meu amigão Alberto e ser humano de um valor inestimável, além de Nenito Sarturi, que é um talentoso letrista.
-----
Hoje, dia 02 de março é aniversário de meu amigo Alessandro Reiffer. Amigo, professor, poeta e um excelente contista. A festa aconteceu no último sábado em sua casa, onde tive o privilégio de desfrutar de sua hospitalidade, ao lado de outros grandes amigos como o Francisco, a Luana, a Liziane, o Luiz Paulo e o Alberto Ritter. Em breve, o Alessandro estará lançando mais um livro, o segundo em sua carreira de escritor. Desta vez, revelando um pouco de seu trabalho como poeta. Ele já escreveu mais de 900 poesias

Nenhum comentário: