quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Post literário e cultural


Já vou avisando: esse meu post só fala sobre cultura e literatura.
*******
Fiquei muito feliz com a receptividade no meio literário santiaguense e especialmente entre os leitores do novo espaço ecriado no jornal Expresso Ilustrado, que é a coluna Rotação Literária. O objetivo deste espaço é de mostrar o trabalho de novos escritores de nossa cidade, oportunizando o surgimento de mais talentos. Na semana passada, saíram dois mini-contos do amigo Marcus Vinícius. Nesta semana, dois poemas do Alessandro Reiffer. Para as próximas semanas, já temos recebido trabalhos de escritores como Giovani Pasini, Ligia Rosso, Juliana Machado e muitos outros. Cada semana é um autor diferente e quem quiser pode enviar textos para o meu e-mail: marciobrasil7@bol.com.br.
*********
Para mim, foi uma honra ter o texto, a foto e o nome do Marcus (meu mano) ao lado de minha coluna no jornal. A nossa amizade já vem de longa data, desde crianças. Reparem na foto acima. Nosso antes (lá na década de 90) e agora (a minha foto é desta semana, a do Marcus de pouco tempo atrás, só que ele adora usar barba e nesse dia estava sem). Da criança maravilhosa que era, o Marcus tornou-se um escritor de talento, um músico sensível e um ser humano sensacional.
********
Na manhã desta quarta-feira, tive a satisfação de conversar com o vereador Miguel Bianchini, que já está plenamente integrado aos novos compromissos como presidente da Câmara. Empolgado, ele me garantiu que iria conversar com o prefeito Júlio Ruivo e que o auditório multicultural Caio Fernando Abreu vai mesmo sair do papel. Bianchini compreende que tal projeto irá fortalecer a identidade cultural de Santiago, ao mesmo tempo em que eterniza de forma respeitosa o maior ícone de nossa literatura e também oportuniza o surgimento de um novo espaço, que tanto pode ser usado para a cultura quanto para eventos da própria Câmara ou da Prefeitura. Divido com o vereador Bianchini a expectativa de ver esse projeto materializado.
*******
Ainda não foi nomeado nenhum titular para assumir o Departamento de Cultura da SMEC, apesar de alguns nomes terem sido cogitados. A possibilidade é de que o Departamento acabe regressando ao núcleo da SMEC, dentro da nova política de gestão. Vamos ver como é que fica.
*******
A Casa do Poeta de Santiago, coordenada pelo escritor Giovani Pasini, está lançando um concurso literário nas categorias de Conto, Crônica e Poesia. As inscrições já estão abertas e o regulamento está à disposição no site da casa do poeta http://www.casadopoetadesantiago.com.br ou na livraria do Tide Lima.
*********
Fui convidado pelo amigo Alessandro Reiffer para participar de uma janta na casa dele que vai acontecer no próximo domingo. A ocasião pretende homenagear os 200 anos da memória do Edgar Alan Poe, o mestre do mistério na literatura.
*********
Rapaz do céu. Ontem fui surpreendido com um simples scrapp no Orkut. Era a Irene Gomes, grande comunicadora, jornalista e hiper conhecida no meio tradicionalista do Rio Grande do Sul. Ela perguntando da minha mãe como estava e falou da tia Maria, lá de São Luiz Gonzaga. Aí, me dei conta de uma coisa que eu não sabia: ela é minha prima. Quando criança, eu frequentava a casa da tia (mãe dela), mas perdi o contato. Cresci e nunca mais a vi. Quer dizer, a vi tempos depois e várias vezes, mas nunca me toquei que a famosa Irene Gomes era a minha prima Irene. Que coisa, não. Mas fiquei super-feliz em ganhar uma prima que eu já tinha. Eheheheh.

Nenhum comentário: