sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Ruivo disparado na primeira pesquisa eleitoral do ano





Está nas bancas e na mão dos leitores a edição do jornal Expresso Ilustrado desta semana, que traz a primeira pesquisa eleitoral do ano, promovida pelo Instituto Index, de Porto Alegre. O instituto entrevistou 600 pessoas o resultado foi o seguinte: Júlio Ruivo, candidato do PP, disparou na frente dos oponentes, com 52,3%. Em seguida, Sandro Palma, do PTB, surge em segundo com 24,7%. O candidato do PSDB, Vulmar Leite, aparece em terceiro com 12,3%, ou seja, metade das intenções de voto de Palma. Júlio Prates, do PT, por fim surge com 2,2%.



Júlio Ruivo- O que a pesquisa reflete? Uma, que o PP, segue na preferência do eleitorado em função do bom trabalho feito por seus administradores (Toninho, Chicão). Ruivo está na vida pública há vinte anos ininterruptos, numa trajetória ascendente. Foi vereador por três mandatos, foi presidente da Câmara, elegeu-se vice-prefeito por duas vezes e ocupou a Secretaria de Planejamento e a de Saúde, mostrando desenvoltura e competência. Os índices da pesquisa são, na verdade, o reconhecimento a sua postura de homem público. A lógica se refletiu nessa primeira pesquisa.


Sandro Palma- Com relação a Sandro estar em segundo lugar, é isso que surpreende. Ele é um fato novo na política. Surgiu há oito anos como candidato a vereador. Elegeu-se na primeira e na segunda, quando obteve uma votação recorde para vereador. Sua ascendência na preferência popular lhe transforma no novo líder da oposição. Estar à frente de Vulmar Leite dá a Sandro um nível de respeitabilidade e mostrou que ele não entrou na disputa para brincar. Não há dúvida que a postura diplomática e carismática de Sandro lhe renderá muito durante a eleição, auxiliado também pelo excelente jingle de campanha que, ao contrário de outros, não chega a incomodar. (Como a do PSDB que dói no ouvido com aquela parte que fala em "emprego para o povão", "para não diminuir a população")...


Vulmar Leite- Vulmar apareceu como a terceira opção do eleitorado. Isso é reflexo das duas últimas vezes em que ele concorreu a deputado estadual, sem obter êxito, enfraquecendo sua imagem. A cada vez que um eleitor deposita voto em um candidato que não se elege, ele acaba sentindo que "botou o voto fora". Pode parecer simplista, mas é real. Outra, acabou ocupando cargos no Governo do Estado, porém, sem aparecer na política local, perdendo muito da popularidade que ele tinha. Querer recuperar isso em três meses é difícil, ainda mais contra dois candidatos populares como o Ruivo e o Sandro. Apesar do volume da campanha de Vulmar estar forte no centro (com o jingle tocando até enjoar), nos bairros a campanha do PSDB praticamente inexiste. As coisas podem melhorar para ele a partir dos programas de rádio, já que ele detém o maior tempo.


Júlio Prates- O fato de o candidato do PT figurar com 2,2%, não é nenhuma surpresa, pois está dentro do percentual que a sigla mantém a cada pleito. Afinal, o PT de Santiago é um partido com pouca militância e escassos recursos financeiros. Sem a possibilidade de marquetear o dia todo, pagando cabos eleitorais e rodando o centro com jingle e etc. Para agravar, além de estar sem militância, o próprio presidente do partido parece não dar muita bola para a campanha majoritária e nem demonstra estar engajado. Sei lá. Prates, ao que parece, peleja com a ponta da adaga, ao lado de sua vice, praticamente sozinhos. O percentual é de votos que o PT mantém e pode crescer durante a campanha.


Mas se Prates e Vulmar não figuraram com grandes índices na pesquisa do Instituto Index, ao menos, ele são os reis do universo virtual. Na pesquisa deste blog, a respeito do desempenho dos candidatos a prefeito no debate, eles lideram.


Até a presente postagem, o percentual é de 66% para o candidato do PT e 18% para o do PSDB. Ruivo, aparece em terceiro com 11% e Sandro com 9%. A enquete já somou mais de 260 votos, desde segunda-feira. Cabe lembrar que a enquete só registra um voto por número de IP por dia e não tem como burlar. Depois de votar, pode até trocar de candidato e votar de novo, mas só um único voto é computado.

5 comentários:

melia kindler disse...

Mas também, com as mesmas pessoas votando o dia todo, é claro que a enquete do teu blog teria esses resultados aí.

Anônimo disse...

FALOU E DISSE, AMIGO VELHO. PARA SER BOM PREFEITO PRECISA-SE DE CREDIBILIDADE, COISAS QUE NEM TODO MUNDO TEM. POPULAR NÃO É A´PERTAR MÃO EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO SÓ. TEM QUE SER SEMPRE. É A HORA DO RUIVO SER PREFEITO PORQUE CONSTRUIU SUA VIDA PARA ISSO. A GENTE RESPEITA. ABRAÇOS!

GUILHERME SOARES

Anônimo disse...

Tem político pagando para as pessoas votarem nessa enquete?? Ou tem candidato na net o dia todo votando o dia todo??? KkkkkkkKK!!!

Eleitor atento

Julio Prates disse...

Prezado Márcio: confesso que que me falou da enquete foi a Vivian. Agradeço as pessoas que votaram em mim, mas não tenho dinheiro para pagar pessoas para votarem em mim e o sistema da enquete é claro: só aceita um voto por computador. Logo ficar na net dia inteiro votando é impraticável pelo sistema operacional da enquete que só aceita um voto por computador. Pouco me interessa se que ganhei ou não o debate, isso não inbfluencia a minha campanha e nem o meu ritmo de trabalho, mas crassa o desrespeito contra a vonta dos internautas que votaram e entenderem que eu fui melhor no debate.

Júlio Garcia disse...

Márcio, cuidado ao avaliar essa 'pesquisa' do Expresso ... aí tem!!! E não é a primeira vez...