quinta-feira, 3 de julho de 2008

Projeto Santiago do Boqueirão Seus Poetas Quem São é destaque no Diário de Santa Maria


Leia a reportagem publicada no jornal Diário de Santa Maria, nesta quinta-feira, 03 de junho, sobre o projeto literário "Santiago do Boqueirão, seus Poetas quem São", defendido pelo curso de Letras da URI.


"Município Os poetas da terra da poesia Projeto da URI divulga escritores da cidade"


Se a cidade é dos poetas, a poesia é do povo. Foi pensando em democratizar os versos produzidos pelos escritores de Santiago que o curso de Letras da Universidade Regional Integrada (URI) da cidade bolou o projeto "Santiago do Boqueirão, Seus Poetas Quem São?". A iniciativa já conseguiu divulgar o trabalho de 30 novos escritores e popularizar o acesso a obras de cinco poetas conhecidos.
Em uma volta pelo comércio da cidade - desde o bolicho da campanha até uma passada no posto de gasolina do Centro, ou em uma festa em uma boate - , é possível dar de cara com um trecho de poema. As estrofes dos poetas do Boqueirão estão espalhados por mais de 50 lojas que se dispuseram a ajudar na divulgação da idéia.
- Queremos que a comunidade olhe para os poetas de Santiago. Já que a cidade é a Terra dos Poetas, não podemos ignorar a literatura daqui e nem viver de saudade dos poetas que já morreram - explica a coordenadora do projeto, Rosane Vontobel Rodrigues.
Para que as pessoas saibam identificar quais são os locais onde os livros são vendidos, a coordenação do projeto adotou uma estratégia de impacto:
- Distribuímos poesias nas lojas parceiras e deixamos penduradas, bem na altura dos olhos, que é para as pessoas baterem a cabeça mesmo e lerem - acrescenta Rosane.
O projeto começou a ser desenvolvido em agosto do ano passado. De lá para cá, três exposições, com quatro meses de duração cada, já foram realizadas.
A cada nova edição, um livro de um autor conhecido é lançado. Na última, que ainda está em exibição, foram três livros de três autores diferentes (veja quadro acima). As obras têm 36 páginas e custam R$ 3 cada. A tiragem é de mil livros impressos, distribuídos entre as lojas que apóiam o projeto.
A exposição é composta por uma caricatura em tamanho natural para cada um dos autores dos livros e um painel, onde são apresentadas fotos e trechos de poemas dos poetas desconhecidos. A mostra fica 15 dias em cada lugar e viaja pela região. O projeto não tem data para acabar. A idéia é que mais de 50 poetas sejam publicados e divulgados.

As estrelas

Na primeira exposição - Publicação de um livro de Oracy Dornelles - Divulgação de poesias de Alzira Fiorin, Lígia Rosso, Deividi Santana, Ayda Brum, Nenito Sarturi, Juliano Saldanha, Lise Fank, Alessandro Reiffeir, Froilan Oliveira, Ilma Bernardi, Antônio Palmeiro e Radharani

Na segunda exposição

Publicação de um livro de Lise Fank - Divulgação de poesias de Marlene Cantoni, Fátima Alves, Antônio Duarte, Auri Sudati, José Santiago Naud, Julio Garcia, Sadi Machado, José Savaris, Ataliba Lopes, Fátima Friedriczewski, Erilaine Silveira e Francisco Espenosse


Atual exposição

Lançamento de três livros, um de Ataliba de Lima Lopes, um de Márcio Brasil e um de Antonio Palmeiro - Divulgação das poesias de Simone Silveira, Ana Paula Sangói, Rafael Rocha, Roselaine Martins, Jaime Medeiros Pinto e Manuel Vargas Loureiro


Itinerante

Em outubro, a exposição dos poetas de Santiago vai estar em Santa Maria. A data ainda não está definida, mas a idéia é que a exposição fique 15 dias no hall da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma)

Um comentário:

Anônimo disse...

genial

gostei Santiago está em meu coração