quinta-feira, 5 de junho de 2008

Noite de emoções



A última terça-feira, 03 de junho, foi muito especial para mim, para o seu Antônio Manoel Gomes Palmeiro, o Barbela e para o Ataliba de Lima Lopes. Neste dia, aconteceu o lançamento de mais três volumes da coleção "Santiago do Boqueirão, seus poetas quem são?", que objetiva estudar e catalogar os escritores de nossa cidade. O Barbela é uma figura histórica de nossa cidade, verdadeiro ícone como radialista, comentarista esportivo, cronista, enfim. Já oAtaliba é um tradicionalista, artista, compositor, músico, poeta de sentimentos bairristas e significado universal. E eu, um piá saído da vila Itu, que estudou nos colégios Sílvio Aquino e Cristóvão Pereira, que sempre gostei de ler e escrever e tive a sorte de encontrar pessoas amigas e que me incentivaram a ir adiante com meus sonhos.


O livro do Ataliba é o número 03 da coleção de Poesia (os anteriores são de Oracy Dornelles e Lise Fank). O livro do Barbela é o número 01 na coleção de Crônicas e o meu é o livro é o primeiro da coleção de Contos. Fiquei contente com a excelente participação de público. Me emocionei com as grandes interpretações artísticas, a cargo de pequenos dançarinos do Piquete Irmãos Sagrillo, dos meus amigos do Teatro Artemágika (dirigido pelo Renato Polga), Divaldo Souza, Dilnei Chagas e Mayara Santos; pelas apresentações de tango, a cargo de alunos do Cefet, de São Vicente.




Enfim, foi uma noite agradável e fora que o Barbela tava enciumado porque a minha torcida organizada era maior que a dela (brincadeira), tudo correu muito bem. Como foi bom rever a Cíntia Toledo. Nossa, eu adoro ela. É uma boa amiga, um ser humano de muita luz e excelente profissional. Como foi bom ver o carinho que os seus ex-alunos tinham e a surpresa que era reencontrá-la lá na universidade, ajudando a professora Rosane Vontobel, como ela sempre fez, no projeto. Como me encanta ver a dedicação da Cristieli, da Juliana e da Rosana, verdadeiras guerreiras ao lado da professora Rosane. Tive a satisfação de ver a Juliana Deponti defender a sua monografia sobre a vida e a obra do Ataliba. Ela descrevia o seu trabalho com tanto amor, com tanta emoção, que era encantador de ver. A Cristieli, eu soube, está fazendo a sua monografia com base nas coisas que eu publico no jornal, o que é uma grande honra para mim.


Foi maravilhoso ver a emoção da Lígia Rosso. Puxa, ela é uma verdadeira amiga. Estava lá, toda nervosa e empolgada com o lançamento dos livros e vinha falar comigo com tanta alegria e autenticidade. A Lígia é fantástica. E como foi bom conhecer, finalmente, a Ana Leal. Ela escreveu um artigo analisando o meu trabalho e "me encheu a bola". Ainda bem há muito abandonei de muitas vaidades, senão o texto dela teria me "estragado" de vez. A Ana falou tão bem de mim que nem a minha mãe seria capaz. Eheheh.



Lá estavam pessoas importantes em minha vida: Chico, Luana, Tainã, Rodrigo, Cíntia, César, Diniz, Lígia, João, Sandra, Eloí, Anderson, Paulo, Divaldo, Renato, Marcus Vinícius, Julio Prates, Eliziane Mello, Jones Diniz, Therezinha Tusi, Ciméia Machado e tantos outros.



Autografei vários livros, que minha mão chegou a ficar cansada. O mesmo com o Barbela e com o Ataliba. Foi uma noite de emoções para todos. Mas, como disse na Rádio Santiago, a verdadeira estrela da noite não era nenhum dos escritores.

Era Rosane Vontobel Rodrigues.

Esta, sim, uma grande profissional, grande guerreira, precursora, batalhadora. Mulher de fibra, talento e coragem e que não se entrega diante das dificuldades. Alguém que não se abaixa para os grandes, mas se ajoelha diante dos humildes. Como eu a admiro. Como eu não tenho palavras para descrevê-la. A Rosane faz acontecer, não importa as adversidades. Só o que eu espero é que, depois de mais esse lançamento, a direção da URI compreenda a importância do projeto que ela desenvolve e o comércio de Santiago seja cada vez mais parceiro. E que nossos representantes políticos tenham a sensibilidade de compreender o que significa para Santiago esse projeto. Que o Nequinho, por exemplo, não fique achando que só porque ele criou a lei que denomina Santiago como "Terra dos Poetas", a parte dele está cumprida. Criar um slogan é fácil. O que eu quero ver é engajamento pessoal. É luta, é suor, é garra. É isso que dignifica uma luta. E é por isso que a Rosane é uma pessoa que tanto admiro.
---------

No outro dia, sei que saiu uma reportagem na RBS TV sobre o lançamento. Infelizmente, eu não pude assistir, mas soube que eles deram um belo destaque para esse trabalho maravilhoso da Rosane e sua equipe e que terá prosseguimento com o lançamento de mais livros, de mais autores de nossa querida cidade de Santiago.


Mensagens de amigos

Professora Tânia Lencini
Marcio, eu nem sabia do lançamento de teu livro. Vê se faz mais anuncios outra vez.Sucesso que te desejo.Minhas colegas Sofia e Ana Brasil também o desejam!!! Abraça essa oportunidade que é tua.


Júlio Prates
Fala MB: O lançamento estava muito tri. Foi um show. Meus parabéns. Um forte abraço e grande sucesso. Torço por ti e me realizo com as tuas conquistas.

Alessandro Reiffer
E aí Márcio! Cara, desculpa não ter ido ontem lá, é que cheguei de viagem quase as 20h, e como eu era o motorista, tava muito cansado, nem tinha dormido, aí não tive condições de ir. Mas parabéns pelo teu livro, tu mereces. Reserva um pra mim. Abração!


Juliano Gieseler
CARA:Parabéns pleo livro!Sucesso!

Ana Leal
Oi Márcio! Recuperado de ontem?? Me contaram q a conversa tava boa!!hehehePena que fui embora cedo, mas adorei te conhecer!! Um grande abraço, e mais uma vez, obrigada por ter sido tão gentil comigo!Abraços!Ana


Giovana Della Flora
Oi Márcio!!!Como está?Passei p te deixar os parabéns pela divulgação do livro,espero q tenha muito sucesso,o quanto vc merece pelo esforço,dedicação e talento. Abraço


Rafael Nemitz
Meu amigo, a Terra dos Poetas está em festa!E a culpa é toda tuaaa vio!
Que este teu livro possa iluminar a vida de muitos santiangues, possa inspirar os dias osciosos, ser lido, relido e guardado na memória!
Parabéns meu amigo...Que este talento que tu tens possa se tornar mais especial a cada novo dia!
Conta sempre comigo!Um caloroso abraço!


Roselei
Oi Márcio, td bm?
Parabéns, pela nova publicação, tens um talento e deves investir nele.
Olha, recebi o convite da universidade para ir até lá prestigiar o evento de hoje à noite, porém não me foi possível.Gostaria de adquirir o Livro de vcs, como faço??
Abraço e sucesso!

Daiia lutz
amei o livro!to lendo ele!algumas ja tinha lidoo no jornal..ta aki guardado no meu s2
bejo

3 comentários:

tainã disse...

Eu acho que eu já te disse tudo... Tu merece! E que tenha mais xD

Aguardarei as fotos!
Beijos!

Lígia Rosso disse...

Márcio...
obrigado pelas tuas palavras e carinho! E te digo novamente: parabéns meu amigo pelo teu livro...ler a análise que fizeram de ti e de tua obra emocionam a gente que te conhece e torce por ti. Como tu bem disse em teu texto, eu realmente estava muitooo emocionada e até nervosa durante o lançamento de tua obra. Puxa! Afinal, lançar um livro não é qualquer coisa não...Lembre-se: faça a vida valer a pena: plante uma árvore, tenha um filho e escreva um livro!
Beijo pra ti e tudo, tudo de bom!

Júlio Garcia disse...

Parabéns pelo livro, caro amigo companheiro Márcio. Sucesso!