terça-feira, 14 de agosto de 2007

João Lemes


Para quem não conhece (e, em Santiago não há quem não conheça) esse aí dividindo o microfone ao meu lado é o meu amigo de fé, João Lemes, diretor-proprietário do jornal Expresso Ilustrado. Como todo mundo sabe, o Expresso é o jornal de maior circulação da Fronteira Oeste e possui milhares de leitores. A trajetória de quaze quinze anos do Expresso é uma trajetória de muita luta. E o João é, sem dúvida, um guerreiro que fez por merecer a credibilidade e o respeito que hoje possui, em função de um trabalho bem feito.

Acredito que a história recente de Santiago pode se dividir em antes e depois do jornal Expresso Ilustrado, que surgiu no município no ano de 1993. Isso porque o jornal é um órgão de imprensa essencialmente voltado a servir as comunidades em que está inserido. São quase 15 anos colaborando e ajudando a construir um município melhor.

Todas as causas sociais, campanhas, colaborações, eventos e tudo o mais que o Expresso se predispõe a fazer, é um sucesso. O que seria de nossa região sem um jornal desse gabarito? Méritos de João Lemes que, através de sua liderança, talento, empreendedorismo e visão social fez do jornal uma marca consolidada, que gera mais de 50 empregos em Santiago. Mesmo assim, ainda havia quem o chamasse de "forasteiro", não aceitando que alguém, que não era daqui, não era abastado ou filho de fazendeiro, conseguisse construir uma empresa somente com a força de seu trabalho. Aprendi muito com o João Lemes e continuo aprendendo.

Quando entrei no Expresso, eu tinha 19 anos, era bem gurizão mesmo e o João apostou em mim, na minha capacidade e, acredito que correspondi à altura, sendo que eu sempre tive adoração pelo que fazia: diagramação, redação, fotografia, coluna, enfim, o que viesse. Amo o Expresso Ilustrado e tenho o maior respeito , carinho e amizade por todos da equipe. A equipe criada pelo João Lemes, que é dessas pessoas inspiradoras, exemplo de vida e perserverança que nos fazem crer que vale a pena acreditar num ideal. Vale a pena se sacrificar, se esforçar, lutar. Então, é merecidamente que o meu amigo João estará, no próximo dia 24 de agosto, recebendo o título de "Cidadão Santiaguense". Meu amigo deixará de ser um forasteiro e será acolhido pela cidade que escolheu para construir a sua família e para colher os frutos do seu trabalho. A história de vida de meu amigo é inspiradora e sempre tive para mim que sua trajetória seria digna de escrever um livro. Por uma dessas felizes coincidências, tive a satisfação de receber do próprio João a sua autorização para, sim, escrever um livro sobre a sua vida, que será lançado no ano que vem.

Da minha parte, fico extremamente feliz com mais essa conquista, esse reconhecimento ao meu amigo, pois acredito que a função dos amigos é essa mesmo: acreditar, apoiar, aplaudir as pessoas que amamos. Tenho a sorte de contar com grandes amigos nessa vida e, nesse post, em especial, aproveito para enviar as melhores vibrações para os meus colegas do Expresso Ilustrado (onde hoje sou apenas um colaborador). O meu carinho para Sandra Siqueira, Suzana Lemes, Antônio Santos, Sidnei Garcia, Ânderson Taborda, Paulo César Ribas Maia, Camila Prado, Gilberto Aguirre, Elisana Cassol, Hélio Fontana, Éverton Gerhard, Froilam Oliveira, Elisandra Nunes, Vagner Souza, Débora Dalla Rosa, Cláudio Brum e, claro, o João Lemes. Todos esses grandes e sinceros companheiros, pessoas que admiro, respeito e que carrego sempre comigo em meu coração...

Nenhum comentário: