terça-feira, 14 de agosto de 2007

Charge do Santiago

Essa charge aí é do Santiago, ou melhor Neltair Rebés Abreu, famoso cartunista. Nosso conterrâneo da Terra dos Poetas, ele é de uma perspicácia e inteligência crítica em seu trabalho. Sempre fervoroso contra as oligarquias, privatizações e toda forma de poder ou exploração do povo. Um artista que não se vende ou se dobra diante dos poderosos. Lembro que no ano passado, a Veja entrou em contato com ele pedindo autorização para publicar na revista uma charge que ele havia publicado, com muito sucesso no Jornal do Comércio. Santiago não se envaideceu e disse que jamais gostaria de ver um desenho seu publicado na Veja, visto que não concordava com a linha editorial da revista. Alapucha!!! No entanto, a revista acabou publicando, mesmo sem o seu consentimento (e o que é pior, sem o crédito), o trabalho do cartunista. E ele não se dobrou: publicou uma carta no Jornal do Comércio repudiando a revista.
Um exemplo de cidadão que compreende que a política é a ciência do bem coletivo e manifesta isso através de seu trabalho. Sou fã de Santiago. Lembro de uma vez em que ficamos, eu e o meu amigo PC, durante uma hora conversando com o cartunista, lá no "finado" restaurante Stradivarius. O PC e eu nos criamos admirando o trabalho de desenhistas como Frank Miller, Bill Sienkiwikz, Sérgio Aragonéz, Milo Manara e Todd Mcfarlane, entre outros. E, adivinhe só: o Santiago conhecia todos esses caras. É claro que o nosso papo rendeu...

Bom, a charge aí acima, creio que dispensa comentários. Até porque quando você tem de explicar uma piada, ela perde a graça. Rê-rê-RÊ.

Nenhum comentário: