domingo, 22 de julho de 2007

O que penso sobre religião

Se eu não me engano, Karl Marx dizia que "a religião é o ópio do povo". É de se analisar essa afirmativa. Antes que alguém me julgue, quero dizer que não sou marxista. Se é para me definir, me definiria como socialista, mas isso já um âmbito político. Bem, tenho sentimentos controversos acerca de religião. Ao mesmo tempo que eu concordo com Marx, de que a religião é o ópio, também acho que ela é um mal necessário.
Tem uma frase de Cristo na Bíblia que diz que não se necessita de Igrejas para se chegar ao Pai. Neste ponto, quero dizer que sou batizado pela Igreja Católica, mas faz muitas anos que não piso dentro de uma igreja. Não fiz a primeira-comunhão e, possivelmente, nem vou casar numa igreja.
Para mim, a Igreja é senão uma grande empresa. Uma empresa que comercializa produtos da marca Jesus Cristo, Deus, Maria etc. Acredito em Deus, acredito em Jesus, acredito no poder da fé. Mas, para isso, não preciso de igrejas.
Acredito que há muitas pessoas bem intencionadas dentro da igreja. Há os equivocados sinceros que julgam que aquele caminho é o certo. Bom, quem sou eu para apontar um caminho para alguém? Mas acredito que não há um caminho mais verdadeiro e objetivo do que o caminho de nosso próprio coração.
Ao longo dos séculos, muitos crimes foram cometidos em nome da religião, em nome da igreja. Creio que isso não pode jamais ser esquecido. Creio que a forma como cremos em Deus ainda é uma forma arcaica, herdada de muito tempo atrás. Creio que Deus não está em cima das nuvens jogando raios na cabeça dos pecadores. Creio na existência de um Deus presente em cada átomo que compõe cada coisa, cada ser humano, árvore, pedra, rio. Acredito num Deus-hierárquico formado por nossa própria consciência coletiva. Acredito que Deus existe e a sua manifestação em cada um de nós se dá através de nossa Consciência e do Amor.
A Consciência é aquela que nos cobra a seguir e fazer o que é certo. E o amor é aquele sentimento mais sublime que todos carregamos.

Nenhum comentário: